Desde que foi lançado, o Compass reina absoluto entre os SUVs. Porém, há concessionárias que querem mais e só faltam deixar o modelo em sua garagem. A fórmula para este aumento em vendas tem um nome mágico aos nossos ouvidos: “facilidades”.  Na Newsedan Jeep, em Fortaleza, o Compass (bússola, em inglês) vem com três caminhos para você levá-lo para casa: taxa zero em 24 meses, emplacamento e IPVA grátis ou a primeira parcela depois da Copa do Mundo. Essa promoção só é válida para maio e a versão escolhida é o Compass Longitude flex. E bônus de até R$ 8 mil. 

Há 21 anos no mercado, a experiente Ana Furtado, gerente comercial da autorizada cearense, explica que o desafio da campanha é manter a consolidação do Compass  que, “desde o seu lançamento final de 2016 vem se mantendo na liderança do seguimento no Brasil. Então pensamos estrategicamente e resolvemos criar uma campanha com um forte apelo de varejo, visando fazer de maio o melhor mês do semestre”. 

Sobre as vendas do SUV, ela enfatiza que elas vêm surpreendendo mês a mês, “pois conseguir mesmo com as novidades de mercado ter uma distância significativa dos seus concorrentes diretos depois de mais um ano de seu lançamento, mostra que seu sucesso não foi um modismo momentâneo, mas sim que o Compass veio para ficar”. Quem quer saber seu preço, a gerente afirma que no caso do Compass Longitude Flex, o protagonista da campanha, o modelo na concessionária parte de 122.990,00. 

Um outro em ascensão 

Para aumentar a alegria da Jeep, o Renegade, o irmão menor do Compass, segue em alta e deverá fechar o segundo mês seguido como líder entre os SUVs compactos, graças a uma agressiva política de marketing e comercial que inclui vendas diretas.  

“Acredito que o mercado se adaptou aos últimos lançamentos que concorrem diretamente com o produto e após essa maturação, o consumidor percebeu que o Jeep Renegade tem a melhor relação custo benefício, fora o fato que o apelo da marca é muito forte atrelado ao conjunto de atributos que fazem o Renegade estar em um patamar diferenciado dos concorrentes direto”, pondera Ana.

Longitude? Que versão é essa? 

O Jeep Compass Longitude 2018 está disponível em duas configurações de motorização, sendo uma a diesel e outra com motor flex. A primeira é mais potente. O Motor Multijet 2.0L Turbo Diesel entrega 170 cv de potência. Esta versão vem com um câmbio automático de nove marchas e tração 4x4, com opção reduzida e Selec-Terrain para selecionar automaticamente o terreno em que você vai passar com o seu Jeep Compass Longitude.

Caso esteja buscando uma versão mais modesta, poderá optar pelo motor Tigershark 2.0L Flex, que também é potente, com seus 166 cv e torque de 20,5 kgfm. Neste caso, o câmbio automático tem seis marchas. Ambos vêm com o sistema Stop&Start, que é o botão de partida que permite economia de combustível quando o carro não está em movimento. A diesel ou flex, você encontrará uma versão do Jeep Compass Longitude 2018 que vai se encaixar no que você procura. 

É cada vez mais forte a interação tecnológica de comunicação nos veículos. Os usuários do Waze, por exemplo, que utilizam iPhone, agora podem projetar as informações de trânsito e navegação em tempo real do aplicativo na tela dos veículos Ford via SYNC AppLink e controlá-lo por comandos de voz. Com isso, a Ford torna-se a primeira e única fabricante no Brasil a oferecer a sincronização do aplicativo para os dois sistemas operacionais: Apple iOS e Android. O acesso está disponível para os proprietários de modelos com SYNC 3 versão 3.0 com tela sensível ao toque. Aqueles que não tiverem essa versão podem fazer a atualização pelo site da Ford.

Com a sincronização, fica mais fácil usar os recursos do aplicativo, entre os quais estão encontrar rotas de tráfego eficientes, localizar os melhores preços de combustível e relatar acidentes de trânsito.  Para espelhar o app na tela dos modelos com SYNC 3 – EcoSport, New Fiesta, Focus, Ranger, Fusion, Edge e Mustang -, o usuário deve conectar seu smartphone à porta USB de seu veículo. Com o SYNC AppLink, é possível acessar os recursos do aplicativo na tela localizada no painel do carro e receber a orientação por voz através dos alto-falantes e do sistema de microfone do veículo.

“Nosso objetivo é facilitar ao máximo o acesso aos recursos, aplicativos e serviços do smartphone mais importantes para o motorista, sem que ele tenha de pegar o aparelho”, afirma Bruna Guarda, supervisora de Veículos e Serviços Conectados. “Com o Waze, nossos clientes obtêm os benefícios com os quais estão acostumados, com o conforto adicional de experimentá-los em uma tela maior, podendo manter os olhos na pista e as mãos no volante.”

Além da capacidade de dar informações sobre tráfego intenso, acidentes e preços de combustível, a integração do Waze com a Ford inclui atualizações recentes do aplicativo, como o Talk to Waze, que permite controlar o app por comandos de voz.

“A receptividade do motorista brasileiro para inovação é um dos motores do nosso sucesso”, afirma Paulo Cabral, líder de Desenvolvimento de Negócios do Waze. “O Waze tem um relacionamento recíproco e solidário com o povo brasileiro, e é nosso prazer demonstrar alguns dos recursos e parcerias mais interessantes aqui. Agradecemos a Ford por nos ajudar a realizar esse incrível projeto”, completa.

Para quem não sabe, o Waze compartilha com seus usuários informações anônimas e disponíveis publicamente, incluindo trânsito, acidentes, fechamentos de estradas, clima e muito mais. O app recolhe e analisa esses dados, e oferece as informações de roteamento otimizadas em tempo real para ajudar os motoristas a chegarem aos seus destinos ainda mais rapidamente.

Para acessar o aplicativo no AppLink em seu veículo Ford usando um iPhone é preciso ter o SYNC 3, iOS 11.3 e o aplicativo Waze baixado em seu telefone na Apple Store.   

No Brasil, realmente os SUVs deitam e rolam. Não é à toa que dominam quase 20% do mercado brasileiro e estão sempre em evidência. A Audi Center Fortaleza, por exemplo, aposta em um novo mix de cores externas e internas para a SUV Q3 com mais de sete variações  e combinações internas.

Além disso, sob seu capô, encontramos um motor de 1.4 tfsi flex com 150 cavalos, com transmissão S-Tronic.  Equipado com seis marchas, o conjunto é capaz de acelerar o modelo de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.  

Ano a ano, desde que foi fabricado, o Audi Q3 é um dos SUVs premiums mais vendido do Brasil. Em 2017, ficou a frente do Mercedes-Benz GLA, de acordo com os números da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos),  a Audi vendeu 2.864 unidades do Q3 nos oito primeiros meses do ano, enquanto o GLA aparece em segundo lugar, com 2.488. O  BMW X1, ficou na terceira colocação entre os SUVs premium, com 2.408 carros em 2017. O seu preço está bem atrativo na concessionária cearense, de R$ 139.990,00.

Para a consultora Dayse Terra, uma das características marcantes no modelo são a leveza e desempenho da condução, aliado ao baixo consumo de combustível. “Ele tem tamanho ideal para cidade e também é perfeito para eventuais viagens”, destaca.  



Para quem gosta de carros 4x4, areia, paisagens deslumbrantes e competição, na charmosa cidade de Gravatá (PE), apenas 80 km de Recife, receberá a primeira etapa no Nordeste do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports 2018. A disputa será no dia 26 de maio e as inscrições estão abertas no site www.mitsubishimotors.com.br. Para participar basta doar uma cesta básica e seis produtos de higiene pessoal. Nessa competição é comum ver a presença de vários cearenses divertindo-se ou levando a prova de modo profissional.

Conhecida como a Suíça Pernambucana, graças às temperaturas médias mais baixas que o restante do Estado e também à arquitetura com seu estilo alpino, a cidade, localização no Planalto da Borborema, é destaque como polo turístico, gastronômico e moveleiro. “Estamos muito felizes de voltar a Gravatá. A região tem um relevo fascinante, perfeito para o off-road. Será uma prova repleta de belezas naturais em um fim de semana de muita descontração para amigos e famílias”, afirma Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors.

Não é necessário ter experiência, nem carros preparados para participar da prova. O objetivo da prova é manter-se dentro do tempo e velocidade estipulados pela organização. Na véspera do evento é realizado um briefing com todas as informações e explicações do trajeto.

Podem participar os modelos 4x4 das linhas L200, Pajero e ASX e as inscrições podem ser feitas no site www.mitsubishimotors.com.br. Não é cobrada nenhuma taxa e cada carro faz a doação de uma cesta básica e seis produtos de higiene, que são destinados a entidades assistenciais da região.

“Viajamos o Brasil inteiro para participar do Mitsubishi Motorsports porque é muito bom fazer isso, é nossa paixão, a válvula de escape. É um prazer participar”, afirma a navegadora Debora Bonatti.

Percurso por belas paisagens

A largada e chegada da prova serão no Hotel Canariu's e as categorias terão percursos diferentes. A Master, Graduados e Turismo, destinadas às duplas mais experientes, seguirão por uma fazenda com muitos balaios, lama e trilha estreita. Um dos destaques é a passagem por uma pedreira. “O trecho promete empolgar mais ainda os participantes, pois teremos laços com médias bem justas. Os navegadores serão as grandes estrelas da prova e serão os responsáveis pela performance de seus pilotos”, garante Lourival Roldan, diretor técnico da prova.

Na parte final, os competidores passarão por trilhas de mata fechada com grandes lajes e gigantescos mandacarus. Ainda subirão e descerão serras com estradas estreitas e sinuosas passando pela margem de belas plantações de abacaxi, finalizando a prova com cerca de 160 quilômetros.

Já para quem tem pouca experiência ou está indo pela primeira vez, a Turismo Light iniciará a prova pelo lado sul de Gravatá, passando por uma bela e bem cuidada estrada municipal, mostrando a riqueza da região. Depois entram em estradas estreitas com piso de areia, lajes e também sobem a um ponto alto da região com uma paisagem incrível, percorrendo municípios como Sairé, Bezerros e Passira, totalizando cerca de 130 quilômetros de percurso.

“Nos programamos para participar das etapas. É algo para a família e nós gostamos muito de competir”, comenta Agnaldo Garcez, que ao lado da esposa Selly e da filha Aline, participa na categoria ASX. “O carro é fantástico, ele encara lama, estrada e cidade sem problemas. Vale muito a pena”.

Descubra como o rali funciona: https://youtu.be/j6jTFKOgxVI  

Para quem tem dúvida e sempre está ligado nas notícias da Internet, com certeza, se deparou com o nome Kicks. O modelo já figura entre os mais vendidos de março e abril. Feito em Resende (RJ), mas com qualidade japonesa, equipamentos diferenciados e um design atraente, o Nissan Kicks teve suas qualidades reconhecidas novamente pela imprensa especializada. 

Desta vez o crossover urbano, que é um dos modelos mais vendidos do segmento desde seu lançamento em 2016, foi indicado como a melhor opção entre modelos que custam de R$ 80 mil a R$ 90 mil no guia de compra "Compra Certa", organizado anualmente pela revista especializada Car and Driver Brasil. A versão SV do modelo destacou-se na sua categoria e na comparação com outros segmentos, como de sedãs, hatches e picapes.

Segundo os jornalistas da publicação, o Nissan Kicks é um veículo "compacto, eficiente e fácil de manter. Não é à toa que vem dando um baile nas vendas entre os utilitários esportivos". Outros pontos destacados pelos profissionais foram o custo de manutenção baixo ("suas revisões são um caso à parte: os R$ 2.591 são praticamente irrisórios quando você pensa em um SUV desse preço"), baixo consumo ("ele também é eficiente no consumo, com nota A no Inmetro") e bom valor de revenda ("desvalorização de apenas 9% no primeiro ano"). Todas essas qualidades do Nissan Kicks fizeram a publicação concluir: "números de um carro que chegou ao topo, e promete ficar lá".

Esse é o sexto ano consecutivo que a Nissan tem um modelo indicado como melhor opção de compra pelo guia da Car And Driver. Entre 2012 e 2017, o March foi o melhor entre os carros de entrada e o Versa venceu em 2017 como a opção de compra entre R$ 60 mil e R$ 70 mil.

Nissan Kicks

Com um estilo ousado e dinâmico, o Nissan Kicks foi criado para os clientes que levam uma vida agitada nas grandes cidades e precisam enfrentar os desafios da "selva urbana". O modelo é um dos primeiros a integrar o conceito de "Mobilidade Inteligente" da Nissan, resultado de avançados processos de engenharia e manufatura e inclusão de itens tecnológicos que proporcionam o equilíbrio perfeito entre desempenho e economia de combustível.

O Nissan Kicks traduz este conceito em uma série de atributos, como um motor moderno, o câmbio Xtronic CVT de última geração, peso menor em comparação com seus concorrentes, além de design aerodinâmico que aumenta a eficiência. Além disso, o Nissan Kicks é equipado com tecnologias de segurança realmente úteis, como a Visão 360° com Sistema Inteligente de Câmeras, o Detector Inteligente de Objetos em Movimento, Controle Inteligente de Chassi, Controle Inteligente em Curvas, Estabilizador Inteligente de Carroceria e Controle Inteligente de Freio Motor, nos modelos topo de linha.