Depois do lançamento da série Midnight, a Chevrolet apresenta as demais configurações da linha 2019 da picape S10. Entre as inovações estão os sistemas de controle eletrônico de estabilidade e de tração estendidos também para as versões de entrada LS, Advantage e LT, enquanto a High Country ganha airbags laterais e de cortina em adição aos frontais. Já as configurações mais sofisticadas, equipadas com rodas de alumínio aro 18, passam a trazer o estepe na mesma especificação.

“A S10 já se destacava no segmento pelo conjunto mais equilibrado entre performance, tecnologia, conectividade, conforto e robustez. A adoção do controle eletrônico de estabilidade e tração para toda a linha e a oferta de seis airbags reforçam outro pilar importante, o da segurança veicular”, argumenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM. Neste quesito, a S10 é protagonista com diversas tecnologias, como o alerta de colisão frontal, alerta de mudança involuntária de faixa, resposta automática em caso de acidente, monitoramento de rota, entre outras.

Desempenho e conforto fora-de-estrada

Segundo a GM, o conforto é mais um importante diferencial competitivo da picape Chevrolet, a única no segmento equipada com o sistema CPA, que funciona como um filtro de vibrações e ruídos e possibilita o acoplamento antecipado da transmissão, melhorando também a eficiência energética e o desempenho tanto no uso urbano como no fora-de-estrada.

Acabamento interno premium, banco com ajuste elétrico, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, luz de condução diurna em LED, câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras, sensor de estacionamento dianteiro, acionamento remoto da ignição e do ar-condicionado além de sistema de áudio de alta definição são alguns dos itens disponíveis.

Conexão é tudo

Em relação a conectividade, somente a S10 oferece o sistema de telemática avançada OnStar, que traz serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e diagnóstico ao toque de um botão no veículo ou por meio de aplicativo para smartphone. Já o multimídia MyLink é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto para integração com apps como Waze, Spotfy e Whatsapp.

“Usuários de picape costumam utilizar o carro como ferramenta de trabalho e para o lazer, o que tornam estas novas tecnologias ainda mais relevantes como fator decisor de compra”, observa Rogério Sasaki, gerente de Marketing de produto da GM.

Nova opção de cor

A linha 2019 da Chevrolet S10 traz ainda nova opção de cor de carroceria: a volta do Azul Old Blue Eyes. Ela se junta às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chili, Cinza Graphite, Vermelho Edible Berries e Preto Ouro Negro.

A S10 é ofertada no país em seis versões de acabamento (LS, Avantage, LT, Midnight, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4x2 e 4x4 com reduzida).

Parrudo. Moderno. Atraente. Essas são algumas características do SUV premium da Mercedes que notamos de cara. Ao pegá-lo na Newsedan – autorizada da marca em Fortaleza - e passar um final de semana com ele, fiz uma vistoria. “Cadê o estepe?”, perguntei. A grande surpresa é que não há, pois segundo a fabricante, mesmo com pneu furado, o GLA é capaz de rodar por vários quilômetros. A mágica? Ele vem com tecnologia “run flat”. Sem dúvida, é uma segurança a mais para quem viaja pela estrada, principalmente, à noite.

Para Eduardo Weimar, gerente da autorizada cearense da marca, a procura pelo o modelo é boa. Em média, mensalmente, quase 10 unidades do GLA são vendidas. “Junto com o C180, ele é um carro chefe da marca”, explica.  O profissional declara que design, altura de solo e dirigibilidade são seus pontos fortes.

No interior

Por dentro, os tecidos dos bancos e a porção central do painel em alumínio escovado são novos. Ah, a versão Advance tem a opção de revestimento dos bancos na cor cinza, além do tradicional preto, sem custo adicional! Os bancos são em concha e os pontos de luz indiretos por diversas partes do habitáculo.

Desde que foi lançado, em 2014, o modelo figura entre os primeiros em vendas. Montado no interior de São Paulo, Eduardo ressalta o SUV é equipado com motor turbo 1.6 com injeção direta de combustível e 156 cv (versões Style, Advance e Enduro) ambos associados à transmissão automática de sete marchas e dupla embreagem.  “Seu preço de entrada é R$ 161.990,00 e vai até R$ 205.900,00 pela versão enduro. No GLA, o motorista tem altura e de SUV e dirigibilidade e dinamismo de um esportivo”,  pondera.

Como anda?

Em um test-drive com a versão Advance, cerca de 01 hora entre Fortaleza e o litoral - praia do Presídio (Aquiraz), foi possível confirmar que o GLA é ótimo em ultrapassagens e bem estável em curvas. Percebe também que o ganho aerodinâmico se traduz em maior conforto acústico a bordo em velocidades mais elevadas. O motor 1.6 turbo de 156 cv e torque de 25 kgfm confere um bom desempenho ao SUV. As trocas de marchas, que podem ser feitas por borboletas no volante, são rápidas. 

É bom lembrar que todas as aptidões do GLA podem ser reforçadas com os quatro diferentes modos de condução: Sport, Eco, Comfort e Individual.

A suspensão, que usa eixo dianteiro McPherson e suspensão traseira com braços múltiplos, deixa o carro extremamente à mão. A direção elétrica tem bom peso e transmite solidez e segurança. Falando em segurança, o modelo traz funções de assistência como o contraesterço quando o veículo sai de traseira e correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência. Ou ainda sistema ETS (controle de tração eletrônico em cada roda), pré-carregamento dos freios (prepara o sistema para frenagens extremas), secagem automática dos discos de freios em caso de chuva e sete airbags.

Versões que saem mais

Versão de entrada, o GLA 200 Style, além do visual, ganhou novas rodas de liga leve de 18 polegada, interior com acabamento do painel em black-matrix, novo design para os bancos e traz de série o sistema de partida por botão, câmera de ré e sistema multimídia Audio.

Já o intermediário GLA 200 Advance também tem novas rodas de liga 18 polegadas com cinco raios e traz de série faróis full LED. O painel ganhou acabamento em alumínio escovado, e os bancos com encosto de cabeça integrado também são novos. A partir desta versão, o sistema multimídia incorpora Apple Car Play e Android Auto.  

Dnapoio

Onix vem mais seguro e tecnológico na versão 2019

25 de Maio de 2018 . Por Jota Pompílio

Desde que foi lançado, o Ônix, da GM, é líder absoluto e tem humilhado muito concorrente por aí até com o dobro de vendas em cima do segundo colocado. Isso ano a ano, mês a mês. Preferência dos brasileiros há três anos consecutivos, o Onix chega agora na linha 2019. Hoje, na concessionária Sanauto, em Fortaleza, segundo Henrique Brito, diretor comercial da autorizada cearense da marca,  a versão mais barata é a Joy, de R$ 40.990. A mais cara custa R$ 67.250 com a versão de Activ.

De acordo com a montadora, a nova linha vem com quesitos que valorizam o conforto e segurança. O modelo de maior volume de vendas da Chevrolet ganha também acabamentos externos e internos que o deixam mais atrativo visualmente.
As evoluções abrangem inicialmente as versões LT (1.0 MT6 e 1.4 MT6/AT6), Advantage (1.4 AT6), Effect (1.4 MT6), LTZ (1.4 MT6/AT6) e Activ (1.4 MT6/AT6), cada qual com uma estratégia pensada para seu público-alvo.

Ouvindo as ruas

As alterações tiveram como base sugestões colhidas em clínicas com consumidores, sendo a última delas durante o Onix Day promovido pelo Lollapalooza, em março. “Conceitos com estas características enfim reunidas foram exibidos durante o festival de música e a aceitação foi extremamente positiva, o que nos deixa muito confiante”, conta Hermann.

Mais sofisticados

Um dos itens externos que mais chamou a atenção do consumidor nas clínicas foram as rodas aro 15 em preto brilhante de aparência esportiva. Elas passam a incorporar a partir de então o Onix Effect e o Onix Activ, em sintonia com os retrovisores e o adesivo de coluna em mesmo tom.

O modelo aventureiro ganha ainda uma opção de acabamento interior com apelo mais urbano, ressaltado pela nova cor de destaque, o cinza Dark Galvanized, aplicada aos incertos centrais do painel e das portas. Os revestimentos de bancos seguem o mesmo padrão escurecido e recebem detalhes com a nova cor.

Em contrapartida, o interior com detalhes cítricos continua à disposição, mas apenas quando a carroceria for coberta pelo laranja Burning. Os faróis passam a contar com lâmpadas do tipo Blue Vision, para melhor visibilidade e conforto visual ao dirigir - a tecnologia é extensiva às versões LTZ e Effect, que ganham ainda novos revestimentos para os bancos, em material premium nas áreas de contato, para melhor conforto dos ocupantes e para a criação de uma atmosfera mais moderna e tecnológica.

Seguindo os passos da versão aventureira, as demais configurações com multimídia MyLink passam a trazer a câmera de ré, independentemente do tipo de motorização. Esta é outra característica presente no Onix comum em veículos de categoria superior.

Entre as novidades válidas para toda a gama estão o assento traseiro central com apoio de cabeça e cinto de segurança três pontos além do sistema de iluminação do quadro de instrumentos e demais comandos da cabine em LED branco - igual ao do Chevrolet Cruze. O intuito é proporcionar sensação elevada de sofisticação a bordo.

Além do amplo espaço para os passageiros traseiros, o usuário do Onix elogia o comprometimento da Chevrolet com a constante evolução do produto e de seus serviços, refletindo no prestígio do carro no mercado. Tanto que o produto vem sendo ano após ano o modelo de maior valor de revenda da categoria.

“O Onix é um fenômeno como conceito e sempre ditou tendências. A linha 2019 do modelo reforça os quesitos mais valorizados pelo consumidor com elementos que realmente agregam valor na percepção do usuário”, observa Kleusner Lopes, diretor de Vendas da GM.

Por outro lado, Henrique Brito salienta que o sucesso de vendas do Onix reside que o modelo atende todos os públicos. “Além disso, há nele ampla conectividade, esportividade e um design atraente. Sem contar que há o melhor preço de revenda”, salienta.  

Acabamento

O novo acabamento interno das versões LT e Advantage impressiona pela escolha dos materiais, pelo capricho dos detalhes, criando uma sensação no usuário que ele não costuma ter em configurações de entrada da concorrência.

Bancos com revestimento híbrido que combina material premium e tecido, com destaque para gráfico estilizado em alto relevo. Computador de bordo e volante com controle do sistema de áudio também são outras tecnologias presentes em toda a gama.

A configuração LT 1.0 com multimídia Mylink, além da câmera de ré, ganha também os retrovisores externos com ajuste elétrico e nova moldura do console da alavanca do câmbio de seis marchas; enquanto a configuração LT com motor 1.4 adiciona roda de alumínio aro 15 com acabamento exclusivo e grade com moldura cromada.

Independentemente da versão, o Onix já oferecia uma lista completa de itens de comodidade e segurança, como direção com assistência elétrica, ar-condicionado, bancos e cinto do motorista com regulagem de altura, travas e vidros elétricos com controle remoto, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, alerta de mudança de marcha, sistema Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis.

Opções

O Onix se destaca também pelo desempenho e eficiência energética acima da média do segmento tanto na configuração 1.0 ECO (até 80 cv) com transmissão manual de seis marchas, quanto na configuração equipada com motorização 1.4 ECO (até 106 cv) com transmissão manual ou automática de seis marchas. 
 

Em Fortaleza, como no Brasil, diante da possível falta de combustível, os postos estão amarrotados de pessoas enchendo o tanque de combustível. Para salvar e economizar esse líquido que agora está mais precioso que nunca, o Road In ouviu especialistas como frentistas, mecânicos e até engenheiros de algumas marcas. Porém, um conselho. Verifique como está o nível de combustível. Se tiver na reserva é melhor se precaver e depois economizar o máximo com estratégias de rotas , hábitos e até de dicas simples que vamos dar.    

Para os especialistas, não há mágica. A fórmula para economizar combustível em seu veículo é a combinação de três atitudes: dirigir de maneira correta, manutenção em dia e tomar cuidado ao escolher o combustível na hora de abastecer. Hábitos simples, como calibrar os pneus, podem fazer muita diferença no consumo. Se você mora perto do trabalho, melhor. Não custa nada deixá-lo parado nessa crise. Separamos 8 dicas que podem fazer você poupar dinheiro e custar a voltar em um posto. Ok?

 

Calibração é um caminho 

Pneus murchos ou com a calibragem errada influenciam diretamente no consumo. A calibragem deve ser feita no máximo a cada 15 dias, seguindo as orientações das montadoras para pressão, que é diferente para traseira e dianteira e se o veículo está carregado ou não. A indicação de calibragem está no manual do proprietário ou em um adesivo na tampa do tanque ou na porta carro. Os pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo.

Passa a marcha direito, "homi"!

A troca de marcha faz muita diferença no consumo. Todos os veículos trazem no manual do proprietário a velocidade certa para a mudança, que deve levar em conta o torque do carro. Um carro a 40 km/h não pode estar em 5ª marcha, por exemplo. Assim como você não deve chegar a 100 km/h em segunda. Nos dois casos estará gastando mais do que o necessário. O uso do câmbio de ser suave, sem necessidade de “espichar” até o fim.

Para quê isso?

Evite aceleradas bruscas e desnecessárias. Isso afetará muito a média de combustível. Também não há necessidade de ficar aquecendo o carro pela manhã antes de sair da garagem. Nos modelos com injeção esse aquecimento é feito automaticamente pelo sistema. Nos carros zero quilômetro é recomendado deixar o veículo ligado na primeira partida por alguns minutos nos primeiros 1 mil quilômetros. No demais, basta ligar e sair rodando.

Aditivada

Em um primeiro momento, a aditivada não influencia no consumo do carro. A função dela é manter a limpeza e preservar o motor. Mas um motor mais limpo e sem desgaste pode apresentar melhora de desempenho, o que inclui economia de combustível a médio prazo.

Velas

As velas estão entre os itens de manutenção que mais influenciam no consumo dos carros.  Elas precisam ser trocadas exatamente com a quilometragem recomendada pela montadora, que varia de modelo para modelo. E quando uma estragar, todo o jogo deve ser substituído por peças com as mesmas especificações. A função das velas é gerar energia na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível. Se ela está ruim, essa queima fica irregular, o que reflete diretamente no aumento do combustível injetado.

Vidros abertos

Parece uma coisa boba, mas isso acontece. Andar com os vidros abertos interfere na aerodinâmica do carro e no consumo de combustível, especialmente a mais de 80 km/h. 

Peso

A lógica é simples. Um carro mais pesado precisa de maior aceleração para movimentar-se. Quando mais carregado, mais o veículo consome. Por isso, é fundamental observar no manual do proprietário o peso máximo recomendado pelas montadoras. Estudos mostram que 40 quilos de excesso de peso aumentam o consumo em até 2%. Faça uma revisão nos objetos inúteis deixados no porta-malas.

"Desliga isso, menino!"

Você não é obrigado a passar calor. Mas em dias de temperaturas amenas é possível desligar o ar condicionado. Ele aumenta, em média, 20% o consumo do veículo.

Se para a fabricante inglesa foi mais uma concessionária inaugurada, para a autorizada cearense, representou muito mais que isso. “Pode-se dizer que é um começo de uma nova era”, pondera Odilon Peixoto, presidente do grupo Agências Peixoto. Ontem, em sua inauguração, além de modelos super luxuosos no hall, o que mais brilhava, na noite, era a própria concessionária, na Av. Santos Dumont – corredor importante na cidade. Na ocasião, o destaque também ficou por conta do lançamento do SUV, o E-PACE.

Na apresentação, na presença de centenas de convidados, Divanildo Albuquerque, diretor geral de Vendas, Marketing e Serviços da Jaguar Land Rover (abaixo), que estava no evento, falou que o maior objetivo da nova concessionária era oferecer aos clientes produtos de alta qualidade, tecnologia, serviços transparentes e confiáveis. O executivo ressaltou também que o Estado tem o melhor market share do Brasil.

“Nós acreditamos muito no potencial aqui do Ceará, principalmente, na capital, já que é um mercado em franca expansão. Para se ter uma ideia, de janeiro a abril, o mercado do Ceará cresceu 37,38% enquanto a média no Brasil foi de 21,05%. É importante salientar que o market share da Land Rover no Ceará também é acima da média, graças ao ótimo desempenho da Extrema que tem a missão de entregar o melhor para o cliente”, relatou.

Tradição pesa

A nova sede da Extrema seguirá a identidade conhecida como 3S (Sales, Service and Spare Parts, ou seja, com áreas para Vendas, Pós-vendas / Reparos e Estoque de Peças). A concessionária apresenta os mais altos padrões em seu serviço, com a tradição adquirida ao longo dos 56 anos que o grupo Agências Peixoto atua no mercado automobilístico, buscando atender às necessidades do setor cearense. 

Novo E-EPACE. 

É o primeiro SUV compacto da Jaguar. Uma combinação única de estilo, agilidade e condução dinâmica. O Jaguar E-PACE representa a consolidação do renascimento da marca Jaguar mundialmente. Um SUV com preço atrativo e uma combinação única de direção emocionante, design, acabamento contemporâneo e praticidade para o dia a dia. 

O chassi do E PACE foi desenvolvido para oferecer um comportamento dinâmico, ágil e refinado. Os componentes de alumínio são utilizados para melhorar o desempenho, o que aumenta a rigidez da suspensão.