O Salão começou e com ele as novidades que ganharão o mercado brasileiro nesse ano e para o próximo. A Ford apresentou os lançamentos, conceitos e “show cars” que o público vai ver no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018, dando sequência à renovação da sua linha de produtos. O estande, montado em formato de galeria de arte com o tema Ford Design Hall, aponta as futuras tendências da marca e será palco de várias interações com os visitantes, de 8 a 18 de novembro no São Paulo Expo.

A mostra inclui o Edge ST, o EcoSport sem estepe na traseira e o Territory, além dos conceitos Ka Urban Warrior, Ranger Storm e Ranger Black. O Fusion Energi, a F-150 Raptor e o Mustang completam a lista, ao lado dos demais modelos da linha atual da marca. Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, destacou na coletiva de imprensa a boa receptividade dos lançamentos feitos este ano pela marca na região -- o Mustang, o EcoSport Storm e a linha Ka 2019.


“O Ka se consolidou como o segundo carro mais vendido do mercado brasileiro. O EcoSport lidera o segmento na Argentina e mantém um público fiel no Brasil, enquanto o Mustang é líder absoluto dos carros esportivos nos dois países”, disse. O executivo mencionou também o avanço da Ford na pesquisa de satisfação do consumidor em serviços da JD Power, na qual ficou em 4º lugar este ano, evoluindo do 14º no ano passado, e os prêmios conquistados na mídia especializada.

 

Evolução nos serviços

Lyle Watters destacou como parte do processo de transformação da Ford a evolução na área de serviço ao cliente, que foi expandida e passou a se chamar Experiência do Consumidor. Ela hoje é liderada globalmente por Elena Ford, descendente de Henry Ford que participou da coletiva de imprensa no salão.

“Adotamos um novo conceito de relacionamento com o cliente para abranger toda a sua experiência com a marca. E estamos introduzindo um novo padrão global de atendimento na rede de concessionárias, chamado Ford Signature”, disse.

Outra novidade da Ford na área de serviços e conectividade é o alerta de manutenção do veículo, que usa a central multimídia SYNC 3 e o aplicativo FordPass para enviar mensagens diretamente no celular no cliente. O aplicativo avisa, por exemplo, quando está na hora de abastecer ou trocar o óleo e se há algum problema no motor, transmissão, freios, suspensão, fluidos ou filtros, indicando também os passos e suporte para a sua correção.

“É um grande avanço na conectividade que reforça o nosso foco na satisfação dos clientes, criando veículos inteligentes para um mundo inteligente”, completou Lyle Watters.

SUVs, esportivos e elétricos


Os SUVs são os astros da Ford no salão, com três grandes atrações. O novo Edge ST, primeiro carro a trazer para o Brasil a grife “Sport Technologies” de carros de alto desempenho da Ford, terá a pré-venda iniciada durante o salão. O EcoSport Titanium sem o estepe na traseira é outra grande novidade que chega em breve às ruas. Já o Territory, novo SUV médio global repleto de tecnologia, desenvolvido na China, é apresentado como conceito.

“O Territory é uma inovação que combina o DNA global e expertise tecnológica da Ford no design, engenharia e fabricação de veículos com a competitividade da China. Ele é uma prova chave de como vamos crescer com alta qualidade e custos eficientes”, afirmou Lyle Watters.

O Mustang de nova geração, equipado com um arsenal tecnológico de respeito e cavalaria pesada sob o capô, tem lugar de destaque no estande. Os fãs poderão ver três Mustangs GT Premium, um deles em versão especial tunada de 1.000 cv.

A F-150 Raptor, picape off-road de alta performance, é apresentada na versão 2019, com novas tecnologias de controle. Na área de carros elétricos a Ford traz o Fusion Energi, versão híbrida plug-in do sedã com bateria de nova geração que também pode ser recarregada na tomada.

Propostas de estilo

A exposição da marca inclui conceitos desenvolvidos para testar a reação dos consumidores a novas propostas. O Ka Urban Warrior tem suspensão elevada e elementos de estilo que dão ao Ka Sedan uma roupagem nova e esportiva, com foco no uso urbano.

A picape Ranger traz duas propostas de personalização, criadas a partir de modelos diesel com cabine dupla. A Ranger Storm exibe pintura exclusiva em duas cores e elementos que reforçam a musculatura da carroceria. A Ranger Black, como diz o nome, tem a cor preta como tema, criando um visual ousado e moderno.

Mostra completa

A mostra da Ford inclui também a linha Ka 2019, equipada com novo motor 1.5 Ti-VCT, transmissão automática e central multimídia SYNC 3. Ela é representada pelo hatch nas versões Titanium, SEL e FreeStyle, e pelo sedã Titanium.


O EcoSport estará presente também nas versões FreeStyle e Storm, e o Fusion nas versões Hybrid e Titanium AWD. O New Fiesta Hatch, o Focus Hatch e o Focus Fastback completam a mostra, nas versões topo de linha Titanium.

A Ford apresenta ainda no salão uma tecnologia inédita de mobilidade criada para facilitar o deslocamento de cadeirantes, o Tapete de Acessibilidade. O acessório, ainda em fase de protótipo, transforma o tapete do porta-malas do EcoSport em uma prancha portátil que ajuda a cadeira de rodas a vencer obstáculos na etapa final da viagem.

Fiec - selos

Porsche tem crescimento em vendas no Brasil e em outros países

06 de Novembro de 2018 . Por Jota Pompílio

2018 está acabando e para a Porsche, montadora premium, o ano não poderia ser melhor. Graças à um terceiro trimestre forte, a fabricante voltou a aumentar seu resultado operacional, número de carros entregues e número de funcionários nos primeiros nove meses de 2018 segundo a marca. No Nordeste, a marca tem concessionária em Recife (PE), mas Fortaleza como em Salvador são sérias candidatas a ter uma, desde que a economia no País volte a crescer.

O fato é que na ponta do lápis, o resultado operacional, comparado ao do mesmo período no ano passado, cresceu cerca de 11%, atingindo 3,3 bilhões de euros, com o faturamento aumentando 12%, para 19,1 bilhões de euros. O retorno em vendas foi de 17,4%. Já as entregas de carros cresceram 6% e a empresa entregou 196.562 veículos aos clientes até o final de setembro. No que se refere a força de trabalho, o aumento ficou em torno de 8%, e alcançou 31.753 empregados.

"O Panamera e o nosso ícone, o 911, tiveram um aumento notável na demanda”, afirma Oliver Blume, CEO da Porsche AG. "Por trás disso tudo está nossa vigorosa força de trabalho, que vem crescendo rumo ao recorde de 32 mil funcionários. Cerca de um quarto das 1.200 vagas voltadas ao nosso primeiro carro esportivo totalmente elétrico, o Taycan, já foram preenchidas. Agora que o Conselho deu sinal verde para o Taycan Cross Turismo - a versão de produção em série de nosso segundo carro esportivo elétrico - planejamos contratar mais 300 pessoas", acrescentou Blume.

Segundo Lutz Meschke, vice-presidente do Conselho Executivo e membro do Conselho Executivo, Finanças e Tecnologia da Informação da Porsche, o resultado do terceiro trimestre pode ser atribuído, em particular, a várias causas positivas e ao crescimento no volume. Um impacto negativo foi causado por flutuações de câmbio desfavoráveis e os altos investimentos na eletrificação, assim como no desenvolvimento de novas áreas de negócios. 

"Esse resultado nos dá um impulso para a corrida do final do ano, que será muito desafiadora para nós", afirma Meschke. "Além das incertezas econômicas e políticas, também temos que lidar com a mudança para o novo ciclo de testes WLTP e os filtros de partículas para gasolina, assim como a despedida do diesel." A nova legislação de emissões está em vigor na Europa desde o dia 1º de setembro. Como parte das mudanças, os novos modelos serão introduzidos em etapas, o que resultará numa restrição temporária da linha de produtos.

Por aqui

No Brasil, nos primeiros nove meses de 2018 a Porsche Brasil vendeu 1.113 carros, um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2017. A marca alemã já supera o recorde histórico de vendas do ano passado, quando comercializou 1.124 veículos. Nestes últimos meses do ano, a Porsche espera ter um aumento da procura por seus carros, principalmente durante a exposição no Salão do Automóvel em São Paulo. “Ver essa evolução no mercado brasileiro é muito bom. Trabalhamos forte em conjunto com os concessionários para, cada vez mais, evoluirmos juntos e entregar o que de melhor temos para nossos clientes”, disse Werner Schaal, Diretor de Vendas da Porsche Brasil. 

O Brasil está entre os países com o maior crescimento percentual no mundo e, esperamos manter este ótimo momento, com a apresentação de novos produtos no Salão de São Paulo, além da inauguração de mais uma concessionária, dessa vez em Belo Horizonte”, revelou o dirigente.

Macan, Cayenne e 911 foram, novamente, os modelos que mais impulsionaram as vendas da marca no país. Todavia, aumentos expressivos na procura do Panamera (+205%) e também do 718 Cayman (+190%) reforçam a relevância do portfólio da marca no Brasil.

Carmais-Honda Nova Luz

Audi Q8: pronto para brilhar no Salão de 2018

05 de Novembro de 2018 . Por Jota Pompílio


Que o novo Audi Q8 será uma das estrelas que a marca alemã apresentará na 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018, isso vai!!!  O modelo, completamente novo na linha de produtos da marca, combina o melhor de dois mundos – a elegância de um cupê de quatro portas de luxo e a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte. 

Ele chega para ocupar o topo da linha dos utilitários da montadora e deve vir para o Brasil em 2019. A imensa grade frontal e a lanterna traseira em LED, e que ocupa grande parte da tampa do porta-malas, evidenciam a agressividade do modelo.

Derivado do Q7, ele é menor em comprimento e em altura. Só a largura é maior. Mesmo assim é um carro grande. São 4,99 m de um para-choque até o outro, 1,71 m do chão até o teto, e 2 m de largura. A distância entre-eixos é de cerca de 3 m.

Motorização 

Sob o capô há um 3.0 turbodiesel de 290 cv e 61,2 kgfm de torque. Ele é acompanhado pelo câmbio automático de oito marchas e tração integral quattro. Para melhorar o consumo, o modelo conta com tecnologia híbrida leve. A bateria de 48 volts consegue armazenar uma parte da energia das frenagens e auxilia o motor na hora da partida. Tudo para economizar combustível.

Inside

Por dentro, o novo Audi Q8 é bem parecido com o sedã A8. Há duas telas no console, sendo que a de 10,1 polegadas é a responsável pela central multimídia. A outra, de 8,6 polegadas, controla o ar-condicionado e o sistema de GPS. Assim como outros modelos do grupo VW, o painel de instrumentos digital também faz parte do utilitário. A tela tem 12,3 polegadas.

Segurança e conforto: os sistemas de assistência ao motorista

Seja estacionando, rodando na cidade ou em longas jornadas – o Q8 torna a vida mais fácil para o motorista em diversas situações. A Audi reúne seus sistemas de assistência em quatro pacotes diferentes. O controle de cruzeiro adaptativo confortavelmente garante controle longitudinal e lateral em todas as faixas de velocidade. Dá suporte ao motorista com aceleração, frenagem, manutenção de velocidade e distância e em congestionamentos. O sistema detecta as marcações de faixas, estruturas da estrada e veículos em faixas adjacentes e em frente.Uma vantagem em trânsitos pesados: o Q8 adapta automaticamente sua velocidade à situação de tráfico.

O Emergency Assist também é um sistema relevante para a segurança no pacote. Ele detecta, dentro dos limites do sistema, se o motorista está inativo e, consequentemente, fornece um aviso visual, acústico e tátil. Se isso não provocar uma reação, o sistema assumirá o controle e automaticamente para o veículo. Isso também ativa as medidas de segurança do Audi Presense e aciona uma chamada de emergência automática, dependendo do país. O Night Vision Assist ajuda a melhorar a visibilidade na escuridão, destacando pessoas detectadas e animais maiores na cor amarela no Audi Virtual Cockpit.

Cinco sistemas fornecem segurança no trânsito da cidade. O Crossing Assist detecta tráfego cruzando em frente ao carro, o Audi Presense 360° adverte contra veículos que se aproximam pelos lados e o Rear Cross Traffic Assist registra veículos se aproximando durante a marcha à ré em baixa velocidade, por exemplo, ao sair de uma vaga de estacionamento perpendicular. O Exit Warning e o Lane Changing Warning completam o pacote.

Um componente de alta tecnologia da Audi está por trás de todos esses recursos: o controle central de assistência ao motorista, que calcula permanentemente uma imagem diferenciada do ambiente. Os dados necessários são obtidos, dependendo das opções selecionadas, por até cinco sensores de radar, cinco câmeras, doze sensores de ultrassom e um scanner a laser. O sistema os usa para calcular os sinais dos elementos e fornece a melhor assistência possível ao motorista.

Pipo

Polícia armada da Itália agora tem blindado Jeep Grand Cherokee

05 de Novembro de 2018 . Por Jota Pompílio

Quem vai à Europa especificamente para o “país da botinha”, a Itália, está acostumado a ver a polícia italiana andando em Alfa Romeos e Lamborghinis. Hoje, porém, os Carabinieris (carabineiros) revelaram seu último carro de patrulha, um Jeep Grand Cherokee que na Newsedan, em Fortaleza, custa R$ 329.000,00. "Porém, esse valor é negociável", explica Ana Furtado, gerente comercial da concessionária cearense. Traduzindo: com uma boa conversa você pode levá-lo mais barato.

 

É bom lembrar ao internauta da Road In que a Jeep pertence ao grupo Fiat nos dias de hoje, então, não devemos nos surpreender. E não é um carro de patrulha comum. Os 19 Grand Cherokees abocanhados pela força policial do Ministério da Defesa da Itália estão blindados. As janelas, os pneus e os painéis da carroceria podem resistir a ataques, enquanto a suspensão foi reforçada, presumivelmente para suportar o peso extra. Um motor diesel V6 de 3.0 litros com 187 cv fornece a força motriz do Grand Cherokee.

De acordo com a polícia italiana, o resultado final é um veículo tático capaz de garantir segurança de alto nível para militares e mulheres, ao mesmo tempo em que oferece excelente confiabilidade mecânica para assumir com sucesso qualquer missão. O primeiro está agora nas ruas de Roma, com todos os 19 em serviço anti-terrorista até o final do ano.

 

Quem é ele no Brasil

Sem ter a mesma fama dos irmãos Compass e Renegade no Brasil, o Jeep Cherokee é super conhecido lá fora, Europa e Estados Unidos. O fato é que hoje a oferta do Jeep Grand Cherokee 2018 apresenta três cores: Cinza Granite Crystal (Metálica), Branco Bright (Sólida) e Preto Brillant (Sólida). No interior, apenas a tonalidade preta no acabamento em couro. O modelo mantém as duas motorizações anteriormente disponíveis, sendo a gasolina com o V6 3.6 Pentastar de 286 cavalos e 35,4 kgfm. No diesel, o motor é o VM Motori V6 3.0 de 241 cavalos e 56 kgfm.

Nos dois motores, o câmbio é automático com oito marchas e alavanca em forma de manete. O Jeep Grand Cherokee 2018 tem sistema de tração nas quatro rodas Quadra-Trac II com 100% de torque nas rodas traseiras se necessário e relação de subida de 44:1. Há também o ajuste do Select-Terrain, que permite a escolha de cinco modos de terreno: Auto, Snow, Sand, Mud e Rock.




Beach Park

Ford GT tem nova edição limitada carbon series

01 de Novembro de 2018 . Por Jota Pompílio

Para quem gosta e se amarra em exclusividade, a Ford GT terá uma nova edição limitada, a Carbon Series, com peças de fibra de carbono aparente e visual exclusivo. O objetivo do carro é voltado para pilotos amadores que poderão usá-lo tanto para correr nas pistas como para dirigir de volta para casa, combinando elementos dos modelos de competição e de rua do superesportivo.

Para situar, o Ford GT foi lançado com uma produção de 1.000 unidades durante dois anos e recebeu mais de 6.500 inscrições. Para atender essa grande procura a Ford ampliou a produção para quatro anos, com mais 1.000 unidades. Este ano, foi anunciado um lote adicional de 350 unidades até 2022, com a opção da versão Carbon Series. Elas poderão ser encomendadas durante 30 dias, a partir do próximo dia 8, em mercados globais selecionados no www.FordGT.com.

Diferentemente do modelo de competição, o Ford GT Carbon Series é equipado com ar-condicionado, rádio e multimídia SYNC 3, mas também abre mão de alguns itens, como porta-copos e porta-objetos para manter o peso sob controle. O seu peso total é cerca de 18 kg mais leve, graças a inovações como rodas de fibra de carbono, escapamento e parafusos de titânio e tampa traseira de policarbonato com ventilação adicional.

Visualmente, a terceira edição especial do Ford GT se destaca pelos itens de fibra de carbono aparente nas duas faixas centrais, nos pilares A, nos painéis inferiores e rodas. As capas dos retrovisores, a faixa central e as pinças de freio podem vir em quatro cores contrastantes – prata, laranja, vermelho ou azul –, à escolha do cliente.

Na cabine, o Ford GT Carbon Series exibe fibra de carbono nas soleiras, comandos de ar e console central. Ele também tem bancos de padrão exclusivo, com costura prateada que é repetida no volante, além de borboletas de câmbio anodizadas e um distintivo exclusivo no painel.

“Este é mais um exemplo de como ouvimos nossos clientes na Ford”, diz Lance Mosley, gerente de marketing da Ford Performance. “Muitos fãs do Ford GT de competição pediram mais fibra de carbono aparente, ar-condicionado e rádio no veículo. Desenvolvemos a Série Carbon para atender essa necessidade, oferecendo também um estilo único.”