Ibyte (bonificação)

Mercedes-Benz do Brasil ganha iluminação azul. Saiba o por quê

09 de Novembro de 2018 . Por Jota Pompílio

Durante o mês de novembro, o prédio central da sede da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo/SP, estará iluminado na cor azul em apoio à campanha de prevenção e combate ao câncer de próstata. A ação é uma extensão da ocorrida em outubro, quando o prédio recebeu a cor rosa em apoio à prevenção ao câncer de mama.

A iluminação tem como objetivo atrair a atenção de milhares de pessoas que passam diariamente próximo à fábrica de caminhões, ônibus e agregados, situada no bairro Paulicéia, próximo à Rodovia Anchieta, para a realização de exames que identifiquem e previnam a doença.

Para reforçar o tema internamente, entre os colaboradores, a empresa também vai promover palestras sobre a doença com o intuito de explicar os exames preventivos e tratamentos adequados em caso de descoberta. Outra iniciativa é o convite aos colaboradores a utilizarem uma peça de roupa na cor azul às sextas-feiras e enviarem fotos para divulgação nos canais de comunicação interna.

“A Mercedes-Benz do Brasil, que emprega mais de 10 mil colaboradores em suas fábricas e tem próximo relacionamento com a comunidade e seus parceiros de negócios, promove ações como essas seguindo o seu comprometimento com a Responsabilidade Social”, declara Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos Mercedes-Benz América Latina.

“Assim como incentivamos os exames durante o Outubro Rosa, reforçamos a importância durante o Novembro Azul. Incentivamos nossos colaboradores a deixar o preconceito de lado e cuidar da saúde sempre em primeiro lugar”, conclui.

Para fugir um pouco do Salão de São Paulo, vamos abordar sobre um assunto e ele é de comemoração, ok? É que a Land Rover, marca britânica em veículos todo terreno premium, comemora 70 anos de história em 2018. Como parte das celebrações, a marca apresenta o filme “Terra dos Land Rovers”, um minidocumentário que mostra os desafios diários de locomoção das pessoas de um vilarejo na Índia que conta com 42 veículos da Land Rover, sendo a maioria deles modelos Series I de 1957. Trata-se de uma história de relacionamento entre um lugar, seu povo e a Land Rover. 

O filme destaca a jornada espetacular de 31 km feita com frequência pelos moradores de Maneybhanjang, “o lugar onde todas as estradas se encontram”, no estado da Bengala Ocidental, na fronteira do Nepal com a Índia, até a aldeia de Sandakphu. Curvas perigosas, estradas íngremes e rochosas e clima traiçoeiro são apenas alguns dos perigos enfrentados diariamente pelos moradores e seus Land Rovers na jornada até a vila no topo da colina, que fica a uma altitude de 3.636m. 

Essa história fascinante teve início em 1958. O local sempre foi conhecido por terrenos difíceis, com condições climáticas desafiadoras e paisagens espetaculares. Mas as pessoas eram fortes e determinadas a superarem os desafios, contando até então com pôneis para se locomoverem e atenderem as necessidades entre distâncias curtas e longas. Essa história mudou em 1958, quando o primeiro Land Rover Series I chegou ao local. 

No vídeo é possível notar como os veículos da Land Rover têm um papel vital para a comunidade de Maneybhanjang, fornecendo um transporte confiável e incansável, independentemente do tipo de terreno. 

“A Land Rover é muito importante para essa comunidade, porque todos têm um sentimento especial em relação a seus veículos. É por isso que a marca segue presente e indestrutível”, afirma Dawa Tenzing, um dos motoristas de Maneybhanjang. Para conferir os dois primeiros episódios da série, visite a página da Land Rover no Youtube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=2dtiYveaw5E&list. 

Série I

Em uma praia em Anglesey, no Reino Unido, há 70 anos, Maurice Wilks desenhou um esboço na areia. Este esboço se tornaria a inspiração para o primeiro Land Rover. O modelo Series I tornou-se um ícone, assim como Wilks. Com um espírito aventureiro e inquieto, o objetivo de Wilks era construir algo que pudesse enfrentar qualquer terreno, condição climática ou desafio. E foi exatamente isso o que ele fez. Lançado em 30 de abril de 1948, no Salão do Automóvel de Amsterdã, o modelo Series I ficou conhecido como um legítimo Land Rover, um dos veículos mais icônicos da indústria automobilística mundial.


São Luiz

BMW e sua família X no Salão

08 de Novembro de 2018 . Por Jota Pompílio

Não há como fugir: essa semana só tem notícias do Salão Automotivo Internacional de São Paulo. E a BMW Group trouxe para o evento a família X. Parece nome de série de ficção cientifica, mas não é. Pelo contrário, são super carros premiums da marca que durante o evento estará exposto para o público. No Salão, o novo X5 é atração, além do anúncio de chegada do X7 para o próximo ano. Seguindo com os lançamentos da família X, a BMW Group fez investimento de R$ 125 milhões para a produção do X4.

É bom salientar que Série 3 e o Série 8 são estrelas do estande da marca, que mantém a classe e a esportividade dos carros, mas se reinventa em tecnologia e mobilidade. De acordo com a montadora, o Série 3 está mais leve (-55kg), equipado com comando de voz e tem sensor que abre o carro pelo celular. No final do primeiro semestre de 2019 o carro chega em terras brasileiras.

A eletrificação dos carros da BMW começou em 2011, com o Série 3 e o Série 7. No Brasil, o primeiro elétrico da marca foi o i3, mas em 2019 o novo i8 e o novo X7 chegam nas terras brasileiras.



A Lexus, marca de luxo da Toyota, está nesta 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel e como planos para 2019, irá fortalecer sua estratégia de investimento em veículos híbridos. Outro ponto revelado no evento é que está ampliando a rede de concessionárias, que representa uma cobertura de 80% do mercado de luxo no País. Em Fortaleza, por exemplo, sob a bandeira da Newland, está prevista mais uma. 

Todos os modelos que compõem essa lista estão expostos no estande da Lexus, com destaque para os dois últimos grandes lançamentos: o sedã médio de luxo ES 300h (acima) e o SUV compacto UX 250h (abaixo). Segundo a fabricante, as novidades marcam uma nova era da Lexus no Brasil, que desenvolveu diversas melhorias de design, conforto e desempenho para oferecer produtos diferenciados e de qualidade.

Outra atração do estande será o novo RX 450h L, SUV de sete lugares que será lançado em 2019 para compor a linha totalmente híbrida da marca. Outro destaque do estande será a exposição do LC 500h, modelo usado nas gravações do filme Pantera Negra, da Marvel, com atividades de realidade aumentada e cenário para o público tirar fotos e se divertir.

UX 250H

O primeiro crossover compacto de luxo da Lexus é, antes de tudo, ousado. Ele oferece design inovador, e recursos de luxo em um pacote que combina novos elementos de estilo e um motor ultraeficiente. Para muitos clientes, o UX não será apenas o primeiro Lexus. Será também o primeiro veículo de luxo.

Disponível no Brasil apenas em sua versão híbrida UX 250h, o modelo já pode receber pedidos na rede de concessionárias Lexus a partir deste mês, com entregas previstas para o primeiro trimestre de 2019. Os preços irão variar entre R$ 170 mil até R$ 210 mil.

O Lexus UX oferece o luxo e conforto renomados da marca em um pacote ideal, proporcionando a exploração urbana em cidades de todo o mundo. A distância entre-eixos de 2.640 mm contribui para uma direção suave e estável e para o excelente espaço da cabine. O comprimento de 4.495 mm faz do Lexus UX um automóvel fácil de manobrar e conveniente para estacionar.

ES 300H

Entre as principais atrações da Lexus, o sedã médio ES 300h cria um caminho ambicioso para a nova geração de sedãs médios de luxo. Suas últimas seis gerações já possuíam conforto interno incomparável, que foi aprimorado nesta nova versão, com refinamento no design e novos itens de luxo no interior do veículo. Os pontos fortes do modelo foram retrabalhados, resultando em um modelo com aparência mais dinâmica e uma experiência de direção ainda mais prazerosa.

O novo Lexus ES 300h reafirma o compromisso da marca em criar veículos com entusiasmo, emoção e paixão, além de apresentar o futuro da Lexus para um público mais amplo. Os clientes tradicionais perceberão facilmente o ganho de espaço, mais silêncio e segurança.

Apresentado em abril deste ano globalmente, no Brasil o sedã de luxo da Lexus tem lançamento previsto para o fim do ano, inaugurando uma nova era para o modelo, um dos mais populares da marca. Com preço inicial de R$ 239.990,00, o ES 300h já estará disponível para compra em novembro, com entrega até dezembro.

Por falar em segurança, o sedã da Lexus tem dez airbags, controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas. Completam o pacote, a câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema ISOFIX para fixação de assento infantil, com dois pontos de ancoragem, sistema de alerta em caso de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo, entre outros itens.
Outros modelos

LS 500H

A quinta geração do Lexus LS faz sua estreia no Brasil com o modelo LS 500h. Os novos atributos do sedã indicam como a marca se prepara para uma revolução em seu portfólio global. Referência para todo o line-up, o LS passa novamente à vanguarda da Lexus nos quesitos mais imprescindíveis aos consumidores de luxo: design arrojado, máximo conforto e refinamento, sofisticação e tecnologia embarcada de ponta.

Esta nova geração do LS carrega a verdadeira essência de seu posicionamento, e dita os rumos da marca e de toda sua gama para o futuro próximo. O modelo redefiniu padrões e melhorou a suavidade do motor, silêncio a bordo, acabamento e focou atenção aos detalhes. Tudo, sem abrir mão da qualidade duradoura que imprime desde a primeira geração.
Por dentro e por fora, o novo LS reflete uma forte identidade e luxo exclusivamente japoneses. Disponível em mais de 90 países, o LS 2019 chega ao Brasil apenas na versão híbrida, para ser o mais novo representante global da Lexus, e reforça, mais uma vez, a importância do País na sua estratégia de crescimento sustentável.

NX 300H

Representando mais de 50% das vendas da Lexus no mercado nacional, o modelo mais vendido da marca, o NX 300h, também vai marcar presença no salão de 2018. A linha 2019 recebeu itens que elevam o conforto a bordo, além de contar, unicamente, com a tecnologia híbrida.

O sistema Lexus Hybrid Drive que equipa a linha NX 300h 2019 combina o prazer de dirigir um potente motor a gasolina com a economia de um elétrico, proporcionando experiência de condução extremamente confortável e silenciosa. A esses atributos, soma-se a combinação implacável de desempenho, eficiência de combustível e redução na emissão de gases poluentes.

O sistema híbrido do novo NX 300h integra dois motores – um a gasolina de 2.5L de quatro cilindros 16V e um elétrico síncrono de imã permanente, que garante melhor relação peso/potência e melhor eficiência, e uma bateria híbrida de níquel. Juntos, geram uma potência de 194 cv e torque de 27,5 kgfm.

A motorização híbrida adotada no NX 300h possibilitou um salto considerável no ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO. A otimização de combustível e a redução de gases poluentes, mais a transmissão do tipo Hybrid Transaxle, garantiram ao modelo nota “A”, como classificação na categoria de veículos extragrandes.

CT 200H

O CT 200h foi o primeiro híbrido comercializado pela Lexus no Brasil, e pioneiro na categoria hatchback premium híbrido no mundo. A apresentação no salão vai evidenciar seu visual ainda mais dinâmico, reforçando traços esportivos mais agressivos, sem deixar de lado a elegância.

Além de design mais refinado, possui sistema de multimídia com tela de LCD e faróis de neblina em LED. O conforto interno é outro destaque, com acabamento que utiliza materiais suaves ao toque, e rigorosamente inspecionado por Takumis. Eles são mestres artesãos que verificam cada unidade fabricada, garantindo que todas estejam dentro dos padrões de excelência e luxo da Lexus.

LC 500H

Cupê híbrido de 359 cv, o LC 500h foi um dos grandes destaques do Salão Internacional do Automóvel 2016, e mais uma vez será exposto no estande da Lexus. Além de ter design único, que costuma atrair o público, para 2018, a marca preparou uma surpresa especial, principalmente para os fãs dos filmes da Marvel. O LC 500h, modelo usado nas gravações do filme Pantera Negra, estará exposto no estande com backdrop temático do longa-metragem, para os visitantes se divertirem e tirarem fotos.

Também será oferecida uma experiência de realidade aumentada, que permitirá ver o personagem principal ao lado do visitante. No salão, a versão com motor híbrido será exposta, representando o modelo com motor a combustão usado no filme

O Salão começou e com ele as novidades que ganharão o mercado brasileiro nesse ano e para o próximo. A Ford apresentou os lançamentos, conceitos e “show cars” que o público vai ver no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018, dando sequência à renovação da sua linha de produtos. O estande, montado em formato de galeria de arte com o tema Ford Design Hall, aponta as futuras tendências da marca e será palco de várias interações com os visitantes, de 8 a 18 de novembro no São Paulo Expo.

A mostra inclui o Edge ST, o EcoSport sem estepe na traseira e o Territory, além dos conceitos Ka Urban Warrior, Ranger Storm e Ranger Black. O Fusion Energi, a F-150 Raptor e o Mustang completam a lista, ao lado dos demais modelos da linha atual da marca. Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, destacou na coletiva de imprensa a boa receptividade dos lançamentos feitos este ano pela marca na região -- o Mustang, o EcoSport Storm e a linha Ka 2019.


“O Ka se consolidou como o segundo carro mais vendido do mercado brasileiro. O EcoSport lidera o segmento na Argentina e mantém um público fiel no Brasil, enquanto o Mustang é líder absoluto dos carros esportivos nos dois países”, disse. O executivo mencionou também o avanço da Ford na pesquisa de satisfação do consumidor em serviços da JD Power, na qual ficou em 4º lugar este ano, evoluindo do 14º no ano passado, e os prêmios conquistados na mídia especializada.

 

Evolução nos serviços

Lyle Watters destacou como parte do processo de transformação da Ford a evolução na área de serviço ao cliente, que foi expandida e passou a se chamar Experiência do Consumidor. Ela hoje é liderada globalmente por Elena Ford, descendente de Henry Ford que participou da coletiva de imprensa no salão.

“Adotamos um novo conceito de relacionamento com o cliente para abranger toda a sua experiência com a marca. E estamos introduzindo um novo padrão global de atendimento na rede de concessionárias, chamado Ford Signature”, disse.

Outra novidade da Ford na área de serviços e conectividade é o alerta de manutenção do veículo, que usa a central multimídia SYNC 3 e o aplicativo FordPass para enviar mensagens diretamente no celular no cliente. O aplicativo avisa, por exemplo, quando está na hora de abastecer ou trocar o óleo e se há algum problema no motor, transmissão, freios, suspensão, fluidos ou filtros, indicando também os passos e suporte para a sua correção.

“É um grande avanço na conectividade que reforça o nosso foco na satisfação dos clientes, criando veículos inteligentes para um mundo inteligente”, completou Lyle Watters.

SUVs, esportivos e elétricos


Os SUVs são os astros da Ford no salão, com três grandes atrações. O novo Edge ST, primeiro carro a trazer para o Brasil a grife “Sport Technologies” de carros de alto desempenho da Ford, terá a pré-venda iniciada durante o salão. O EcoSport Titanium sem o estepe na traseira é outra grande novidade que chega em breve às ruas. Já o Territory, novo SUV médio global repleto de tecnologia, desenvolvido na China, é apresentado como conceito.

“O Territory é uma inovação que combina o DNA global e expertise tecnológica da Ford no design, engenharia e fabricação de veículos com a competitividade da China. Ele é uma prova chave de como vamos crescer com alta qualidade e custos eficientes”, afirmou Lyle Watters.

O Mustang de nova geração, equipado com um arsenal tecnológico de respeito e cavalaria pesada sob o capô, tem lugar de destaque no estande. Os fãs poderão ver três Mustangs GT Premium, um deles em versão especial tunada de 1.000 cv.

A F-150 Raptor, picape off-road de alta performance, é apresentada na versão 2019, com novas tecnologias de controle. Na área de carros elétricos a Ford traz o Fusion Energi, versão híbrida plug-in do sedã com bateria de nova geração que também pode ser recarregada na tomada.

Propostas de estilo

A exposição da marca inclui conceitos desenvolvidos para testar a reação dos consumidores a novas propostas. O Ka Urban Warrior tem suspensão elevada e elementos de estilo que dão ao Ka Sedan uma roupagem nova e esportiva, com foco no uso urbano.

A picape Ranger traz duas propostas de personalização, criadas a partir de modelos diesel com cabine dupla. A Ranger Storm exibe pintura exclusiva em duas cores e elementos que reforçam a musculatura da carroceria. A Ranger Black, como diz o nome, tem a cor preta como tema, criando um visual ousado e moderno.

Mostra completa

A mostra da Ford inclui também a linha Ka 2019, equipada com novo motor 1.5 Ti-VCT, transmissão automática e central multimídia SYNC 3. Ela é representada pelo hatch nas versões Titanium, SEL e FreeStyle, e pelo sedã Titanium.


O EcoSport estará presente também nas versões FreeStyle e Storm, e o Fusion nas versões Hybrid e Titanium AWD. O New Fiesta Hatch, o Focus Hatch e o Focus Fastback completam a mostra, nas versões topo de linha Titanium.

A Ford apresenta ainda no salão uma tecnologia inédita de mobilidade criada para facilitar o deslocamento de cadeirantes, o Tapete de Acessibilidade. O acessório, ainda em fase de protótipo, transforma o tapete do porta-malas do EcoSport em uma prancha portátil que ajuda a cadeira de rodas a vencer obstáculos na etapa final da viagem.