São Luiz

Mercado Premium: a Nova Dona do Pedaço

12 de Agosto de 2019 . Por Jota Pompílio

Comunicativa. Bem articulada. Inteligente e sempre disposta a aprender! Assim são algumas características de uma das mais novas empresárias do Ceará e que tem sobre os ombros um peso enorme: dar certo um setor cobiçado e estratégico: o mercado automotivo premium! 

“Praticamente, eu nasci no meio automotivo. Essa minha paixão pelo o que faço veio por DNA, está no sangue mesmo. Considero meu pai um líder nato a quem me espelho muito e me inspira todos os dias”, ressalta Gabriela Carvalho, agora diretora da divisão de automóveis de luxo do Grupo Newland. No menu, a empresária terá que gerenciar nada mais nada menos que marcas de luxo como Lexus, Mercedes-Benz, Land Rover, Jaguar, Jeep, Chrysler, RAM e Dodge. 


A nova diretora destaca que o novo cargo não caiu de graça, tal qual a “maça de Newton” - que o fez desvendar a Lei da Gravidade. Não, ela teve que ralar mesmo. “Chegar onde estou não veio por acaso e nem de bandeja. Estou no grupo há quase 10 anos e sempre batalhei por cada posição. Fico feliz pela confiança em mim depositada e posso garantir que trabalho, dedicação e garra não faltarão”, pondera.

Estrategista, ela já avalia o panorama atual como um tabuleiro de xadrez. Sobre desafios nessa área, a executiva salienta que de súbito, eles aparecem todos os dias e o mercado como um todo é suscetível o que acontece lá fora como o “mau humor” do dólar, a guerra de tarifas entre China e USA... “isso tudo influi”, ela ressalta.

Atualmente, ela pondera que por toda indecisão política e econômica, as vendas seguem um pouco retraídas, “apesar das leves melhoras no segmento automotivo. Diante disso, nossos esforços, controles, ações comerciais têm aumentado, principalmente no âmbito do digital e em eventos, focando cada vez mais de forma segmentada e personalizada. Sem falar, nas ações de relacionamento...Enfim, costumo falar aquela frase, na crise, crie! E é o que estamos fazendo”.  Como se vê, Gabriela move bem as peças nesse jogo.  Foto acima: Gabriela recebendo prêmio do presidente da Toyota Rafael Chang como "melhor Concessionária"

Das marcas, há alguma especial que ela goste mais? “Aí vc me pegou!! Mas posso dizer que admiro muito todas a que representamos, cada qual com seu estilo próprio, design, característico de cada montadora, além de que, a dirigibilidade é algo muito pessoal...mas todas são grandes. Marcas de qualidade, confiabilidade, prestígio, exclusividade”, enumera.

 

Iniciação

Gabriela começou a trabalhar como analista de marketing no Grupo em 2010, oito anos depois do fundador, Luiz Teixeira, inaugurar à primeira Newland. Nesse ano, a indústria automobilística nacional fechou o ano de 2010 com um novo recorde de produção: 3.638.390 unidades fabricadas. Estava o mercado automotivo praticamente no “boom”. Foto acima:lançamento do Etios de 2012.

“Mas o momento que mais me impulsionou, desafiou, como profissional e que foi um divisor de águas pra área comercial, linha de frente mesmo, foi quando fui convidada pelo Grupo pra morar em Teresina (PI) e abrir a operação da Newsedan Mercedes-Benz, em 2013, na capital do Piauí. Depois disso, continuei no comercial em outras operações e incorporando também o MKT”. Evento Toyota Day 2019

Mulheres no controle 

Gabriela explica que o fato de ser mulher e no setor ainda predominante masculino, nunca a desencorajou. “Hoje dentro da minha equipe de vendas, olhando todas as marcas que representamos tenho mais mulheres do que homens no comercial. Sem puxar sardinha pro meu lado, mas as mulheres são mais focadas, disciplinadas e aguerridas”, afirma.

Mais uma no caminho?

Umas das marcas de luxo mais tradicionais do mundo, a Porsche, abrirá uma concessionária em Fortaleza. Será a segunda no Nordeste já que Recife conta com uma. A montadora ainda não decidiu qual grupo cearense irá administrar. A decisão é aguardada ainda neste semestre e como não poderia deixar de ser, o Grupo Newland está forte nessa disputa. Nesta indecisão, uma coisa é certa: experiência e know-how não serão mais empecilhos para a nova “Dona do Pedaço”.

Novidades na GM? A fabricante quer fazer bonito e o Cruze Premier será o primeiro carro com Wi-Fi nativo a bordo do mercado brasileiro. Sengundo a Chevrolet, a tecnologia exclusiva proporcionará conexão automática de alta velocidade para até sete dispositivos simultaneamente e a possibilidade de serviços conectados na tela do veículo, entre outras vantagens.

Estamos acostumados a acessar o Wi-Fi em casa, no trabalho, no restaurante. Por que não no carro? Estudos mostram que o brasileiro é um dos mais conectados do mundo e passa, em média, duas horas e meia por dia no trânsito de grandes centros. O Wi-Fi a bordo muda completamente a experiência do usuário no automóvel”, diz Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

Além de não precisar usar o plano de dados de seu smartphone para acessar a internet, o usuário do Cruze Premier ainda tem à disposição uma intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos.

O sedã, que será apresentado oficialmente no começo de setembro – as vendas começam no fim do próximo mês -, ganha o mesmo visual da versão vendida na América do Norte. Passa, ainda, a oferecer WiFi e frenagem automática de emergência na nova versão Premier — que substitui a LTZ.

No caso do Cruze Premier, o sistema de internet Wi-Fi é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo assim melhor funcionamento, máximo nível de segurança cibernética e acesso no futuro a serviços conectados na tela do painel, como aplicativos que já existem hoje para smatphones.

Visual com a nova linguagem 

O Cruze Premier estreia com mudanças estéticas que ressaltam sua personalidade, em linha com a mais recente linguagem de design global da marca.

As alterações começam pela parte frontal do veículo, que traz novos para-choque, luzes auxiliares e grade. A tradicional gravata Chevrolet ganha destaque por estar agora mais centralizada verticalmente e posicionada sobre uma imponente moldura cromada que divide as duas entradas que de ar. As grades trazem novos elementos estéticos internos, alusivos à tecnologia.

Na lateral, as rodas aro 17 de linhas exclusivas da versão Premier trazem acabamento diamantado na superfície e pintura escurecida na parte interna. Um friso cromado na base da área envidraçada ressalta a linha de cintura elevada e a silhueta contemporânea do carro.

Na traseira, a novidade fica por conta das lanternas. Elas agora extrapolam o limite da carroceria criando um interessante efeito 3D. As lentes acrílicas e a disposição dos elementos internos também foram retrabalhadas para receber uma nova assinatura luminosa em LED.

Por dentro, o grande diferencial do Cruze Premier está no acabamento mais refinado na combinação de cores preto e castanho. Estes revestimentos premium dos painéis, dos bancos, volante e até do teto são inéditos na gama e foram inspirados em veículos de alto luxo.

Juazeiro do Norte, importante polo automotivo, aos poucos vai se rendendo a uma marca premium japonesa e exclusiva, a Lexus. O que era exposição no Cariri Garden Shopping transformou-se em venda. “Conseguimos vender uma NX F Sport, o primeiro da região”, dispara Glauco Feitosa, gerente da Lexus Fortaleza, eufórico. 

Segundo ele, o grande “boom” não é só as vendas que deverão se multiplicar, acontecer, mas a estrutura de quem comprar um Lexus terá para sua comodidade. “As revisões periódicas, por exemplo, serão feitas aqui mesmo, em Juazeiro, na Newland, sem precisar deslocar-se para Fortaleza. Este é o nosso grande diferencial e que deixa os compradores bastante confortáveis”, afirma o profissional.

Quando viemos para cá, o objetivo é que a região do Cariri se familiarizasse com a marca e atraísse mais clientes. Glauco avalia que muitas vezes o cliente em potencial também não tem tempo de ir à concessionária preso a vários afazeres. Nesse caso, a autorizada vai até ao cliente.   

“Em Juazeiro, fizemos um evento na casa do Dr. Jorge Coelho, um médico ortopedista bastante conhecido na região, amante de carros. Lá, tivemos a presença de seus amigos e aproveitamos para apresentar os modelos da Lexus. Levamos o ES 300h, NX 300h e o UX 250h. Fizemos  dois dias de test drive com esses convidados e conseguimos fechar negócio com alguns, onde em breve os Lexus estarão desfilando pelas ruas da região”.

O gestor cearense enfatiza que alguns já conheciam a marca, mas não havia tido a experiência de dirigir um. “O que quando feito, foi o bastante para fecharmos negócio. Apostamos na força do mercado de Juazeiro, do Cariri, e começamos a colher os resultados”, salienta.

Para finalizar, Glauco ressalta finaliza que todos os modelos da Lexus conta com todos os benefícios da montadora premium, como a garantia total “sem limite de quilometragem de 4 anos, 8 anos para o sistema híbrido, o plano de  manutenção tabelado, e o Lexus Privilege, o plano de financiamento que garante a recompra".  Se depender da região, com certeza, Padre Cícero deverá abençoar essa união!!! 




Nem sempre os mais vendidos são os mais desejados, você sabia? Se você olhar bem direitinho no ranking de vendas em geral, com certeza, você irá constatar Onix, o HB20, o Ka, entre outros. Se eles são os mais vendidos quer dizer que são os mais preferidos, ok? Não é bem assim!! Um levantamento feito pela Webmotors junto aos seus classificados indica que os carros mais buscados no site não batem com os mais vendidos no mercado brasileiro.

De olho no lance!

Na pesquisa feita por internautas, o líder é o Honda Civic, com mais de dois milhões de buscas nos últimos seis meses. Incrível, né? Em seguida, outro sedã médio, o Toyota Corolla, com 1,5 milhão, e em terceiro aparece o Fit, com 1,3 milhão de buscas. Não precisa ser um Sherlock Holmes para notar que esse três primeiros não figuram na lista dos mais vendidos no semestre no nosso País.

Outro detalhe curioso que a preferência por marca também é diferente da venda de novos. A mais buscada no site de vendas é a Volkswagen, seguida pela GM e em terceiro lugar a Honda. Em suma: a decisão de compra muitas vezes atende uma conveniência do consumidor e na exatamente a sua preferência.

Mas é preciso salientar que os mais vendidos também são os queridos do mercado de novos e eles têm grandes méritos, pois conseguem repassar ao cliente um conjunto de atributos que faz do produto um sucesso de vendas. O fato é que com certeza, o brasileiro merece ser estudado!





Você compraria uma Mercedes-Benz por R$ 1.699.900,00? Se você tem condições, pode-se dizer que você é um felizardo e que tem um baita de espírito esportivo! O AMG GT R Pro (eita que é letra!) faz parte de uma edição limitada de 750 unidades no mundo, tá?

 

No Brasil, olha só, as quatro unidades que chegaram e que foram destinadas ao nosso país, já foram vendidas!  O modelo é o mais potente esportivo alemão. Seu motor V8 biturbo de 4 litros entrega os mesmos 585 cavalos e 71,4 kgfm da opção GT R. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,6 segundos, com máxima de 318 km/h. “Ave Maria” como diria minha vó!!!

Para quem for dirigi-lo ainda há diferentes modos de condução: Slippery, Comfort, Sport, Sport Plus, Race e Individual.
Quando o veículo está em uma pista, é possível acionar o chamado AMG Track Pace. Com ele, 80 dados do modelo, como aceleração e velocidade) são monitorados 10 vezes por segundo. A partir daí, o piloto pode saber quando está mais rápido ou mais lento comparando voltas já realizadas.

Para sentir um verdadeiro piloto, ainda é possível ajustar a carga das molas, compressão e expansão dos amortecedores mecanicamente, como acontece em carros de corrida.