Em São Paulo, convidado pela Mercedes-Benz, o Road In foi conferir de perto as mudanças da linha Classe C, a linha mais vendida no mundo pela marca. De cara, pelas rodovias paulistas, sentiu o novo motor do carro e repassa para você impressões que o Classe C deixou. 

Vamos ser curtos: o sedã médio passou por uma renovação discreta em suas linhas, recebendo novos faróis de LED, mais equipamentos e uma versão inédita, a C 200 EQ Boost, que utiliza um sistema híbrido leve. Os preços vão de R$ 187.900, cobrados pelo C 180 Avantgarde, até R$ 259.900, valor do C 300 Sport. O sedã com as novas versões estará só em novembro em suas autorizadas e a Newsedan, em Fortaleza, já prepara para recebê-lo.

O prodígio alemão

Na versão C 180, a que mais vende, o Classe C segue com o motor 1.6 turbo de 156 cv a 5.300 rpm e 25,5 kgfm a 1.200 rpm, em conjunto com o câmbio automático de 9 marchas. Já na top da linha está o C 300 Sport, agora com um 2.0 turbo atualizado, gerando 258 cv a 5.800 rpm e 37,7 kgfm de torque a 1.800 rpm.

Politicamente correto

Sem dúvida, a sensação ficou por conta do C 200 EQ Boost, que adota um sistema híbrido-leve de 48V. O motor 1.5 turbo gera 183 cv a 5.800 rpm e 28,5 kgfm a 3.000 rpm e pode receber mais 14 cv e 16,3 kgfm vindos do motor elétrico.  Essa configuração é suficiente para fazer o sedã sair da inércia e chegar aos 100 km/h em 7,7 segundos e atingir os 239 km/h de velocidade máxima.

Um fato curioso é que a bateria é recarregada pelo mesmo motor, que funciona como um alternador durante as frenagens. Ainda traz o sistema de roda livre, deixando o motor à combustão totalmente desligado em velocidade de cruzeiro, usando a força elétrica para manter o movimento por um tempo, reduzindo o consumo.

Andando com ele na estrada

A primeira impressão do motor 1.5 turbo da Mercedes-Benz do C 200 EQ Boost foi que as respostas são bem satisfatórias. A energia entregue pela unidade elétrica permite que as respostas em baixas rotações sejam competentes. Traduzindo: ladeiras bastantes íngremes viram retas para esta versão. Outro ponto percebido é que a caixa automática de nove velocidades (9G-Tronic) pauta-se pela suavidade nas passagens entre relações, ajudando a tirar partido do conjunto motriz. O carro ficou melhor em retomadas.

Ah, ao escolher o modo Sport do Dynamic Select, o diálogo entre motor e caixa torna-se mais desportiva e contundente, soltando assim de maneira mais enérgica os 184 CV (mais os 14 CV). Por dentro, o modelo é pautado, sobretudo, pelo conforto que oferece aos ocupantes, com amortecimento requintado e suave. Os materiais ao redor estão num patamar de qualidade muito elevado.


Confira a seguir os preços e itens de cada versão:

C 180 Avantgarde – R$187.900,00• Novo para-choques dianteiro• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios• Faróis full LED com novo design interno• Novo design das lanternas traseiras• Console central com acabamento black piano• Novo volante com comandos sensíveis ao toque• Nova tecla Keyless-start• Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)• Assistente de frenagem ativo

C 180 Exclusive – R$188.900,00• Novo para-choques dianteiro• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios• Faróis full LED com novo design interno• Painel superior e portas com acabamento ARTICO• Console central com acabamento em madeira marrom escura fosca com poros abertos• Novo volante com controles sensíveis ao toque• Nova tecla Keyless-start• Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)• Assistente de frenagem ativo 

C 200 EQ Boost – R$228.900,00• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 5 raios duplos• Motor 1,5 litro turbo com EQ Boost: 183 + 14 cv / 280 + 160 Nm• Recuperação de energia nas frenagens / desaceleração• Função coasting (roda livre) com motor totalmente desligado• Cockpit digital configurável com 12,3 polegadas• Tela central com 10,2 polegadas 

C 300 Sport – R$259.900,00• Novo motor 2.0 turbo com 258 cv (antes 245 cv)• Grade frontal diamante cromada• Novas rodas AMG de 18 polegadas de cinco raios com fundo preto• Console central com acabamento black piano• Novo volante esportivo com controles sensíveis ao toque• Kit visual AMG• Console central em madeira preta com poros abertos









Assembleia Legislativa

Na onda dos híbridos, Volvo lança o S90 T8

11 de Outubro de 2018 . Por Jota Pompílio

Sem dúvida, carro à combustão será coisa do passado. E se depender da Volvo Car essa transformação já está em curso. Prova esta que a marca sueca lança seu terceiro veículo híbrido no país, o sedã S90 T8. Ele se junta às versões eletrificadas dos utilitários-esportivos XC60 T8 e XC90 T8 para fazer da fabricante sueca a marca com a maior oferta de modelos híbridos do segmento premium no mercado nacional. O modelo é vendido na rede de concessionárias da marca por R$ 365.950. Em Fortaleza, a concessionária que representa a marca é GNC Suécia. 

Na prática, com o S90 T8, a Volvo passa a disputar um segmento de mercado que irá crescer mais.  E, para competir em condição de superioridade entre seus concorrentes, segundo a marca, o modelo conta com um exterior deslumbrante – com linhas limpas e apropriadas ao design escandinavo – com um interior suntuoso, que alia a tecnologia inovadora de seus equipamentos a materiais naturais em um ambiente elegante, acolhedor e de bom gosto.

 

Sob o capô

Em versão única de acabamento, o S90 T8 Inscription combina o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (10,4 Kwh). Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m, transformando-o no modelo Volvo mais rápido já vendido no Brasil: 0 a 100 km/h em 4,9 s.

O controle dinâmico do modelo é ajudado pelo posicionamento inteligente da bateria. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem (500 litros de capacidade), além de oferecer melhor distribuição de peso.

Compatível no modo plug-in, o S90 T8 muda a percepção que o consumidor tem, de forma geral, sobre os modelos elétricos, justamente por oferecer uma combinação inigualável em um veículo premium: potência, luxo, tecnologia, sofisticação, baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissão.

Modos de condução

PURE: condução econômica para uso urbano. Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.

HYBRID: É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 21,3 km/l na cidade e 25,6 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética.

POWER: O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

Conectividade de última geração

Outro destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display tem gráfico aprimorado, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância.

A integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

São Luiz

Audi A6 pronto para estrear no Salão Internacional de São Paulo

10 de Outubro de 2018 . Por Jota Pompílio

Há menos de um mês, a montadora premium alemã não vê a hora de começar a 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018 para mostrar o novo A6, seu bem-sucedido sedã executivo que começará a ser vendido no Brasil no primeiro semestre de 2019.

O A6 de nova geração traz como destaque o sistema de propulsão híbrido leve de 48V (4 vezes maior que de um carro normal). O modelo é capaz de rodar na cidade apenas no modo elétrico e desligar o motor em algumas situações de velocidade de cruzeiro, de 55 a 160 km/h. Ainda no campo tecnológico, o sedã traz no interior 3 telas para controlar as mais variadas funções do carro, incluindo comandos do painel de instrumentos e central multimídia.

Motores eletrificados 

Ambos os motores do novo A6 vêm com a nova tecnologia híbrida. Uma partida de alternador de correia (BAS) funciona em conjunto a uma bateria de íons de lítio. Com isso, o A6 pode rodar com o motor desligado entre 55 e 160 km/h. A função start-stop é ativada em velocidades até 22 km/h; o motor é religado a partir de uma parada. Durante a desaceleração, o BAS recupera até 12 kW de energia. Em condições reais, a tecnologia MHEV reduz o consumo de combustível em até 0,7 litro a cada 100 km rodados.

Mais espaço para as pernas

O interior do A6 é maior que no modelo anterior, há mais espaço para a cabeça e para os ombros nos bancos traseiros e dianteiros. A tampa do porta-malas pode ser aberta eletricamente com um movimento de chute. No que diz respeito ao espaço para as pernas na traseira, o carro supera seu antecessor e seus principais concorrentes. O espaço para a cabeça e para os ombros na dianteira e na traseira também são superiores aos da versão anterior. A tampa do porta-malas pode ser aberta eletricamente com um movimento de chute.

Motorização

Como parte do lançamento no mercado brasileiro, a Audi oferece o novo A6 com dois motores potentes e suaves. O primeiro é um 3.0 TFSI V6, que rende 340 cv de potência e 500 Nm de torque e é capaz de acelerar o sedã de a 100 km/h em 5,1 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). Já o 2.0 TFSI desenvolve 245 cve  370 Nm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,8 segundos.


O design externo – técnico e elegante

Assim como os modelos A8 e A7 Sportback, o A6 é um dos embaixadores da nova linguagem de design da Audi, segundo a montadora. Com superfícies esticadas, bordas afiadas e linhas atraentes, o sedã transmite seu caráter inconfundível: elegância esportiva, alta tecnologia e sofisticação. O exterior se destaca com suas proporções equilibradas: capô longo, grande distância entre-eixos e balanços curtos. A larga e baixa grade Singleframe, os faróis planos e as entradas de ar poderosamente contornadas exaltam a esportividade do modelo. Na lateral, três linhas destacadas reduzem a altura visual do carro. Os contornos esticados das caixas de rodas são caraterísticos da genética quattro da Audi.

Lista de equipamentos

Conforto, equilíbrio e segurança ainda maiores em viagens – o A6 com seus refinados sistemas de assistência ao motorista estabelece novos padrões na classe de carros de luxo. Na versão Prestige Plus, equipada com motor 2.0, a lista de equipamentos de série conta com Audi parking system, rodas de 19 polegadas, teto solar, faróis Full LED, Audi drive select, teto solar, luzes ambiente e de contorno, controle de cruzeiro adaptativo, Audi smartphone interface, câmera 360o, Audi drive select, virtual cockpit, entre outros. 

A topo de linha Performance traz ainda bancos esportivos revestidos de couro Valcona, rodas aro 20, laneassist (assistente de faixa), sideassist (assistente de ponto cego), sistema de som Bang&Olufsen e kit externo S line.

Lexus - Selo

Lexus expande e Fortaleza contará com uma nova concessionária

09 de Outubro de 2018 . Por Jota Pompílio

Em franca expansão, aos poucos, o cearense se acostuma com a sopa de letrinhas que são os modelos premium da marca: NX, CT, RX ...LS. No começo é estranho, mas depois se acostuma quando você casa à imagem ao modelo. Assim é a Lexus que sorrateiramente está conquistando o gosto do cliente por aqui. A lua-de-mel está dando tão certa (montadora e concessionário) que a capital cearense contará com uma nova concessionária Lexus, em 2019.  Martelo batido pelo Grupo Newland! E olha que 2019 está batendo à porta!

“A previsão é para o primeiro semestre de 2019, a abertura da nossa concessionária. Nela estaremos com todos os serviços de vendas e pós vendas funcionando. Contando com todas as soluções para atender nossos clientes de forma personalizada. Buscando superar todas suas expectativas através de nossas instalações e principalmente do nosso atendimento especializado”, afirma Glauco Feitosa, gerente da Lexus Fortaleza, autorizada que atualmente tem como base o Shopping Riomar, no Papicu.

Ponto estratégico

Em termos de localidade, por questões de estratégia, não informa a localização exata, mas estão alinhando com a montadora o local diante das opções que a capital oferece. “O que já posso lhe adiantar é que provavelmente será instalada em um corredor de marcas  premium”.

Bem articulado e didático, Glauco acredita que quem mais ganhará é o cliente porque dará a ele toda a estrutura que precisa, como reposição de peças, revisão periódica, troca de seminovo pelo zero-quilômetro, entre outros serviços. “O grupo Newland sempre acreditou e acredita na pujança do mercado cearense, tendo em Fortaleza, a concessão de várias marcas aclamadas mundialmente. Com a Lexus, Fortaleza terá a marca de veículos líder em vendas no segmento de luxo nos EUA. Onde temos certeza que em um pouco espaço de tempo essa também será a nossa realidade local. Com isso, nossa capital contará com os benefícios sociais da uma empresa que gerará empregos, movimentando a economia e o seu desenvolvimento”, pondera.

Vitrine

O profissional também enfatiza que com a concessionária a céu aberto, haverá uma maior exposição da marca e o fluxo de clientes aumentará. “A experiência ao dirigir um Lexus é extraordinária. E isso se replicará de cliente a cliente. O nível de satisfação é elevadíssimo, onde quem ainda não provou, virá até a concessionária para vivenciar o mundo Lexus”.

Segundo ele, hoje a Lexus conta no mercado nacional com seis modelos disponíveis. Dois sedans, o LS 500h, e o ES 350. Um hatch chamado CT 200h. Dois SUV, o NX 300h, e o RX 350. E um coupê, o LC 500h. “Todos os modelos são fabricados no Japão. Onde alguns modelos e configurações somente estão disponíveis sob encomenda”, detalha.

De acordo com Glauco, o modelo que mais vende não só no Brasil, mas no mundo é o NX 300 (acima,azul) que agora conta com a tecnologia híbrida. “Sua beleza e sofisticação, itens que andam juntos com a exclusividade, atende a maioria de nossos clientes. Também é regra fora do país, o que nos faz acreditar mais ainda na nossa futura participação de mercado. As tendências se confirmam”.


Para Glauco, o cearense já está se acostumando com a marca e com a autorizada a aproximação será bem maior. “Nós, cearenses, sempre gostamos do melhor. E com a Lexus não será diferente. Alguns já a conhecem e com a exposição à marca gerando experiências extraordinárias estamos conquistando todos que conseguimos atingir”.

Porque comprar um Lexus

Glauco explica que a marca está sempre em constante evolução e isso se reflete nas nossas escolhas de consumo. “O cliente da Lexus, já teve experiências com várias marcas de alto padrão, e busca na Lexus, aquele algo a mais. Aquilo que se procura quando já se está no ápice. Esse é o sentimento que nossos clientes tem ao vir nos procurar para conhecer o Lexus que mais se adeque a suas características”.

Gran Marquise (bonificação)

Harley-Davidson oferta condições especiais para Softail Slim

08 de Outubro de 2018 . Por Jota Pompílio

Através de suas concessionárias pelo o Brasil, a Harley-Davidson oferta condições únicas para a compra de modelos da família Softail. Com nova suspensão dianteira de alta performance e amortecedor traseiro monochoque de fácil ajuste, as motocicletas estão mais ágeis, mais leves e possuem melhor dirigibilidade do que os modelos anteriores. O grande destaque fica para as motocicletas Softail Slim e Deluxe, que em 2018 chegaram ao Brasil com muitas novidades. Em Fortaleza, a marca é representada pela Newroad. 

Com autêntico estilo H-D aliado à modernidade, a nova Softail Slim apresenta força, mais ângulo de inclinação e suspensões aprimoradas. Equipada com o poderoso motor Milwaukee-Eight® 107, com 1.745cm³ de cilindrada, a clássica bobber tem seu preço de R$ 64.680,00 por R$ 60.980,00 neste mês de outubro.

A Harley-Davidson Deluxe 2018, também equipada com conhecido motor Milaukee-Eight 107, é uma old-school que chama atenção por onde passa. De estilo clássico mas com moderna e com muita tecnologia, a Deluxe conta ainda com rodas raiadas cromadas, pneus com faixa branca, iluminação de LED estilo retrô-moderno e, durante o mês de outubro, tem seu preço de R$ 69.980,00 por R$ 65.980,00.

 

Modo de pagamento

Ambas as motocicletas zero quilômetro podem ser compradas com 40% de entrada, saldo em 36 vezes e taxa de 0,99% ao mês, somente até o dia 31 de outubro. Além disso, quem decidir usar uma motocicleta seminova como parte do pagamento também conta com R$ 3 mil de valorização para qualquer modelo que possuir.

A linha 2018 da Harley-Davidson do Brasil está disponível para test ride em toda a rede de concessionárias autorizadas da marca no País. Basta acessar o site https://harleydavidsonbr.secure.force.com/TestRide e se inscrever para testar os novos modelos H-D, de acordo com a disponibilidade. Ah, para consultar a loja oficial Harley-Davidson mais próxima, basta acessar www.harley-davidson.com/br/pt/find-a-dealer.html.