O "Jipinho 4x4" que já foi 100% cearense e orgulho estadual, o Troller, também apareceu com mudanças. A marca, que pertence hoje a Ford, antecipou em primeira mão as novidades que vai exibir no Salão do Automóvel 2018, em São Paulo. E o destaque da mostra será o novo Troller T4 2019, além de modelos especiais equipados com acessórios e conceitos que revelam as futuras tendências do utilitário.

O Troller T4 2019 terá as vendas iniciadas já este mês, com duas novas opções de cores, o vermelho Toscana e o cinza Moscou. Ele traz também uma central multimídia exclusiva da JBL/Harman, com tela de 6,5 polegadas e várias funções de conectividade. O equipamento aumenta a funcionalidade do utilitário, que vem de série com computador de bordo, ar-condicionado automático digital de dupla zona e teto solar duplo.

Outra novidade que estará no estande da Troller é o conceito TX4, mostrando os caminhos que vão orientar o futuro desenvolvimento do utilitário. Além de novas combinações de cores, ele prevê equipamentos que preparam o veículo para aventuras ainda mais radicais.

A mostra terá ainda a apresentação de um conceito futurista em forma de holograma, criado como exercício de design para testar a reação do público, e um Troller T4 equipado com a linha de acessórios originais da marca. Ela é formada por mais de 100 itens de funcionalidade e personalização, como snorkel, guincho, para-choques de aço, pneus lameiros, estribos de aço, bagageiro e diversos tipos de protetores para quem deseja agregar estilo e praticidade nas trilhas.

“O Troller T4 é um veículo único, tanto no desempenho e no design como na proposta de mercado. Ele teve uma grande evolução nos últimos anos e agora avança também na conectividade para atender suas múltiplas opções de uso”, diz Demétrio Fleck, gerente de Marketing, Vendas e Serviços da Troller.

Legítimo off-road, o T4 se destaca pela carroceria em compósito especial, resistente ao impacto e corrosão, pelo motor 3.2 Diesel de 200 cv e tração 4x4 com comando eletrônico e diferencial traseiro autoblocante. Esse conjunto permite ao utilitário, por exemplo, superar com facilidade aclives de até 45 graus e áreas alagadas com 800 milímetros de profundidade.

Público

O Troller T4 é conhecido pelo desempenho nas competições, com vitórias em importantes provas nacionais e internacionais, como Rally dos Sertões e Paris-Dakar. Ele também é utilizado em serviços como corpo de bombeiros, polícia e manutenção em terrenos fora de estrada. Dono de um público fiel, mesmo com as oscilações do mercado tem mantido um volume estável de vendas na faixa de 120 unidades mensais.

A marca oferece aos proprietários do Troller T4 um programa de rali exclusivo, a Copa Troller. A competição promove há 16 anos etapas em várias regiões do Brasil, com categorias que permitem a participação de pilotos e navegadores com diferentes graus de habilidade.“O T4 atrai clientes que gostam de viver novas aventuras junto da família e dos amigos, conhecer novos lugares e estar junto da natureza. E também atende aplicações profissionais que exigem um veículo off-road robusto e confiável, com três anos de garantia”, completa o executivo.

HAISA

Audi vai de A7 Sportback. E aí, vai encarar?

16 de Outubro de 2018 . Por Jota Pompílio

No Salão do Automóvel de São Paulo, a nova geração do Audi A7 Sportback será destaque da marca. De acordo com a fabricante, o veículo incorpora atributos de um novo estilo de Gran Turismo, oferecendo uma digitalização sistemática, uma experiência de direção dinâmica e um conceito de espaço que combina uma vasta gama de solicitações de clientes.

A lista de equipamentos de série do novo A7 Sportback no mercado brasileiro é imensa e inclui rodas de 20 polegadas, revestimentos de couro Valcona, bancos esportivos, lane assist, side assist, controle de cruzeiro adaptativo, pacote de luzes ambiente e de contorno, câmera 360o, sistema de som Bang & Olufsen, kit esportivo S line, entre outros.

O A7 Sportback melhora ainda mais a síntese de dinâmica e conforto. O carro é dinamicamente ágil em estradas sinuosas e confortável em rodovias. O diferencial esportivo distribui o torque ativamente entre as rodas traseiras, complementando a direção em quatro rodas quattro padrão.

Eletrificação ampliada

A dirigibilidade do A7 Sportback é ainda mais eficiente graças a um novo sistema híbrido leve (MHEV, mild-hybrid system). O MHEV se baseia em um sistema elétrico primário de 48 volts e um alternador de correia (BAS) gerando até 12 kilowatts de potência de recuperação. O carro pode andar com o motor desligado em uma gama vasta de velocidades e então reiniciar suavemente usando o BAS. A função start-stop agora é ativada a 22 km/h. O motor é combinado com um câmbio S tronic de sete marchas que, junto ao sistema quattro, usa a tecnologia eficiente ultra para ativar a tração nas rodas traseiras conforme o necessário.

Motor

O 3.0 TFSI V6 turbo desenvolve uma potência de 340 cv e 500 Nm de torque. Ele acelera o cupê de quatro portas de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, chegando a uma velocidade máxima de 250 km/h. No ciclo NDEC, o A7 Sportback consome 6,8 litros de combustível a cada 100 quilômetros, o que corresponde a 154 gramas de CO2 por quilômetro.

Cupê, sedã e perua em um só modelo

O design de um cupê, o espaço de um sedã e a versatilidade de uma perua – a nova geração do A7 Sportback combina o melhor dos três mundos. Em comparação com a geração anterior, sua parte interna cresceu em termos de comprimento em 21 milímetros. O compartimento de bagagem tem 535 litros e pode ser expandido em até 1.390 litros com os bancos rebatidos. O Gran Turismo é bem avaliado por sua rigidez, segurança em colisões, aerodinâmica e aeroacústica. 

Detalhe

O cupê de quatro portas sai da linha de montagem na unidade de Neckarsulm e será lançado no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2019.

 

 
 

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Kia ousa e revelará o Stinger GT, a máquina coreana

16 de Outubro de 2018 . Por Jota Pompílio

Claro que todos nós estamos a par que a Kia voltou a vender bem no Brasil. Aqui, por exemplo, em Fortaleza, na Kia Jangada, as vendas estão bem aquecidas. O fato é que além dos modelos serem bem aceitos pelos clientes, a montadora está ousando, voando mais alto. Uma prova é que o Stinger GT, a máquina dos sonhos da Kia, no próximo mês, deverá ser um dos destaques do Salão do Automóvel. E olha, para virar realidade no Brasil basta um passo, viu?

De cara, percebe-se que o carro é uma daquelas máquinas dos sonhos. É um daqueles modelos que se diz “uau” sem querer. Para se ter uma noção é um sedã esportivo com um super motor V6 3.3 de 370 cavalos, que atinge 100 km/h em apenas cinco segundos. Sim, cinco segundos! Desempenho esse de carro de corrida! Atinge máxima de 270 km/h.

Com capô alongado, o Kia Stinger tem aparência esportiva e deve agradar os amantes de velocidade. O carro será vendido no Brasil por R$ 400 mil. E cá entre nós, para quem já o dirigiu, confessou me que vale cada centavo. Ah, o carro tem transmissão automática de oito marchas, controle de torque e suspensão eletrônica com ajuste de altura do amortecedor. Depois do evento, se prepara para vê-lo dobrando uma esquina ou parado no sinal de trânsito.






  

  

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Novo Porsche Taycan entra de cabeça na era elétrica

15 de Outubro de 2018 . Por Jota Pompílio

Preocupada com um planeta mais respirável e menos poluído, a montadora alemã premium investe. Para o lançamento do Taycan, por exemplo, a fabricante contabiliza que foram seis milhões de euros em investimento e com 1.200 novos funcionários só para o novo modelo. “Prevemos que mais de 50% dos modelos Porsche vendidos a partir de 2025 sejam eletrificados,” antecipa Lutz Meschke, vice-presidente do Conselho Executivo e membro do Conselho responsável pelas Finanças e IT na Porsche. No Brasil, essa realidade é totalmente inversa.



Mistura saudável

“O Taycan é um dos maiores criadores de ofertas de trabalho na história da Porsche,” destaca Andreas Haffner, membro do Conselho Executivo responsável pelos recursos humanos e assuntos sociais. Na prática, nNem todos estes novos funcionários irão produzir o Taycan; vão também produzir modelos esportivas de duas portas. O objetivo da Porsche com o Taycan é criar uma equipe com uma saudável mistura entre experiência em automóveis esportivos e novos membros. 

A marca informa que tal como o Porsche 919 Hybrid (acima), que conseguiu inúmeras vitórias em Le Mans, o Taycan é alimentado pela inovadora tecnologia de 800 V. Esta foi uma das decisões mais essenciais para o 919, pois o nível de voltagem define efetivamente o curso para todo o conjunto de propulsão elétrica: desde a bateria até à disposição dos sistemas eletrônicos e dos motores elétricos até à capacidade do processo de carregamento. 

Entre o ambiente intensamente competitivo do automobilismo, a Porsche tem continuado a desenvolver as suas tecnologias. A marca alcançou agora uma densidade de potência nunca antes vista. Para o Taycan isto significa que a arquitetura de 800 V do veículo garante que a bateria de ions de lítio pode ser recarregada em apenas quatro minutos, garantindo energia suficiente para percorrer 100 km (de acordo com o ciclo NEDC). Esta transferência de conhecimento irá alcançar todo um novo patamar quando a Porsche entrar na Formula E, na época 2019/2020.

Carregando-o enquanto você dorme

Os processos de carregamento rápido pedem sistemas de carregamento poderosos. É por isso que a Porsche E-Performance cobre todas as áreas da infraestrutura com soluções para circulação e para casa. Com uma capacidade até 22kW, o Porsche Mobile Charger Connect é uma forma rápida e conveniente para carregar o Taycan em casa durante a noite. Pode também ser carregado através da tecnologia de indução. Como parte da joint venture Ionity – que também envolve a BMW, a Daimler e a Ford – a Porsche irá criar 400 postos de carregamento de alta potência com uma capacidade de 350kW por ponto de carregamento por toda a Europa até ao final de 2019. 


Fiec - selos

BMW chama para recall Série 1, Série 5 e MINI Countryman

15 de Outubro de 2018 . Por Jota Pompílio

Seja em Fortaleza ou onde estiver uma concessionária da marca, BMW convoca proprietários de modelos BMW 120i Sport, 125i M Sport, M140i, 540i M Sport, MINI Cooper Countryman, MINI Cooper S Countryman, MINI Cooper S Countryman ALL4 e MINI John Cooper Works Countryman ALL4 para uma reparação. 

Os modelos acimas citados foram fabricados entre 24 de maio a 12 de junho de 2018, e tem que entrar em contato com uma concessionária autorizada das marcas BMW/MINI para efetuar o agendamento da substituição gratuita do sensor de monitoramento das rotações do motor. Aqui na capital cearense ele é representado pela Welle Motors, que fica na Santos Dumont 8001. 

Segundo engenheiros da marca, o procedimento se faz necessário pois verificou-se que, em razão de uma falha no sensor de monitoramento das rotações de motor, em algumas situações, este parâmetro pode deixar de ser monitorado. Caso esta falha ocorra, o motor pode apresentar perda de potência ou, ainda, desligar-se inadvertidamente durante o seu funcionamento. Neste caso, não está descartada a possibilidade de ocorrência de danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros. 

Sem acidentes

A BMW do Brasil destaca que, até o presente momento, não teve conhecimento de acidentes relacionados aos veículos envolvidos nesta campanha de recall. Desde que tomou conhecimento sobre esta questão, a BMW vem tomando as providências necessárias para agilizar ao máximo a obtenção de todas as informações necessárias junto à BMW AG para a realização dos reparos dos veículos afetados.

O recall envolve 102 veículos de ambas as marcas. Os códigos de chassis não-sequenciais afetados são:


MODELO                 DE       ATÉ

120i Sport,           5H27757, 7B456746

125i M Sport,         7B45164 , 7B45167 

M140i,                 VD86630, VD86644

540i M Sport,          WC96062, WC96087

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MODELO                            DE                  ATÉ

MINI Cooper Countryman,  3F90463, 3F90743

MINI Cooper S Countryman, 3F84207, 3F84319

MINI Cooper S Countryman ALL4, 3E88607, 3E88744

MINI John Cooper Works Countryman ALL4, 3F15601, 3F15612