Carmais-Honda Nova Luz

Pela primeira vez, Sertões 2019 terá veículos conectados

20 de Agosto de 2019 . Por Jota Pompílio

No próximo sábado, isto é, daqui a quatro dias, começará a maior competição de rali das Américas, os Sertões. O evento encontra-se no 27ª edição e começa no próximo dia 24 de agosto, em Campo Grande (MS). Serão percorridos 4.857 km até a chegada, dia 1º de setembro, em Aquiraz (CE). Este ano, a grande novidade em relação aos carros de apoio é que estarão todos conectados com a tecnologia da Smart Driving Labs – empresa especializada em soluções de software e hardware para coleta, análise e interpretação de dados telemáticos automotivos.

De acordo com a Mitsubishi, pela primeira vez na história do evento, as 55 picapes L200 Triton Sport cedidas pela Mitsubishi Motors como carros de apoio estarão conectadas. Durante as oito etapas da prova, a plataforma captará, em tempo real, diversos parâmetros dos veículos, como velocidades média e máxima, altitude, nível de combustível e de desgaste dos carros, entre outros, além de eventuais incidentes capturados pelo “acelerômetro” existente no dispositivo.


“A Mitsubishi Motors e a organização do Sertões receberão um relatório de utilização dos carros no período do rali, com dados analisados e interpretados, e poderão ainda acompanhar em tempo real diversos parâmetros, como a pontuação de cada condutor. Como a plataforma fornece diversos dados do veículo, podemos personalizá-lo de acordo com a necessidade de cada cliente, ou seja, para um, o tempo do carro parado é importante; já para outro, é saber o consumo de combustível. O objetivo é ter um mapeamento da condução dos motoristas e as respectivas peculiaridades.”, explica Fernando Schaeffer, CEO da Smart Driving Labs.

Dados da empresa de consultoria Gartner mostram que haverá 250 milhões de carros conectados em vias públicas até 2020. Esse crescimento no número de carros conectados terá um impacto positivo na infraestrutura de transporte do mundo. Para Schaeffer, esse aumento permitirá melhorar muito a segurança viária e levar esse setor de serviços a um novo patamar de desenvolvimento, aumentando o conforto e conveniência para os consumidores. 

Tecnologia

De acordo com a Smart Driving Labs, ela desenvolve e fabrica soluções de telemática, utilizando software e hardware com a missão de tornar os veículos mais inteligentes e conectados. A tecnologia melhora a segurança dos motoristas, detecta acidentes, previne furtos e roubos, proporciona ao usuário fácil controle dos principais parâmetros do veículo, melhora a experiência de dirigir, permite monitorar remotamente o status operacional do veículo e gera relatórios sobre o comportamento dos condutores. Tudo isso pode ser acompanhado por aplicativo (Android e iOS) pelo usuário final, por dashboards corporativos disponibilizados na web e facilmente integrado com os sistemas legados através de APIs.

O dispositivo Element - nome dado ao Hardware - ocupa pouco espaço no veículo, é de fácil instalação e é um dispositivo autônomo, ou seja, não depende de nenhum outro dispositivo externo para se comunicar com a plataforma na nuvem.

Com o Hardware/Firmware patenteados, a empresa pode rapidamente conectar e integrar veículos de diversas marcas e modelos com o ecossistema de carros conectados (montadoras, seguradoras, concessionárias, frotistas).

Os fabricantes de automóveis estão começando a implementar soluções de conectividade. “Mas, os dispositivos OEM - Original Equipment Manufacturer - têm algumas limitações, porque não podem ser projetados e lançados para cada necessidade específica. Nosso hardware pode ser complementar, permitindo expandir as funcionalidades de soluções básicas com recursos inteligentes avançados, suportados pelo coração de nossas soluções.”, explica Schaeffer. 




Prefeitura de Fortaleza

Novo Z4 2020 faz sua estreia na BMW Haus. Bora conhecê-lo?

20 de Agosto de 2019 . Por Jota Pompílio

O BMW Z4 M40i, a versão top de linha da nova geração do roadster, já pode ser adquirida diretamente na rede de concessionárias autorizadas da BMW no País. Na concessionária cearense da marca, a Haus, de acordo com Saulo Parente (à esquerda), gerente da autorizada, o modelo deve chegar nestes próximos dias, no máximo, sexta-feira. Segundo Saulo, um dos atrativos é a nova plataforma e o “novo design quando se fala do Z4. Ressaltando que a pegada esportiva é a principal arma do modelo” .

E como é!!! O conjunto motriz do roadster está apto a levá-lo do 0 (zero) aos 100 km/h em 4,5 segundos, e ajudá-lo a atingir velocidade máxima de 250 km/h. Este desempenho empolgante deve-se também à tração traseira, outra característica distintiva da marca, e à presença de um câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para acionar os engates (shift-paddle).Produzido em Graz, na Áustria, o conversível esportivo é equipado com um potente motor 3.0, de seis cilindros apto a entregar 340cv de potência e está disponível a partir de R$ 389.950.

“Design, performance e muita personalidade, este é o BMW Z4 que agora chega com a versão topo de linha para o cliente brasileiro”, ressalta Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW do Brasil. “Esta chegada é parte da nossa ofensiva de mais de 10 lançamentos de veículos M no Brasil para os próximos meses, como forma de consolidar nossa liderança no mercado premium de automóveis do Brasil”, reforça o executivo.  

Autêntico herdeiro dos roadsters lendários da marca bávara, a terceira geração do BMW Z4 se insere nesta tradição como um exemplar contemporâneo de um genuíno esportivo BMW, ressaltado por seus contornos harmoniosos, pelo desenho provocante e pela aptidão em assegurar um prazer inigualável ao dirigir – além da disponibilidade das mais avançadas tecnologias de assistência à condução e de conectividade existentes na atualidade. 

Segurança é tudo, né?

O pacote de tecnologias embarcadas no novo BMW Z4 inclui ainda sistemas de segurança de última geração como monitoramento da pressão dos pneus, freios M Sport, a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de quatro airbags – duplos frontais e laterais dianteiros –; e estepe de emergência.


A marca premium japonesa de luxo alcançou a marca de 360.045 veículos vendidos em todo o mundo no primeiro semestre de 2019. Este número de vendas representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho de vendas neste período reflete o aumento da demanda dos consumidores pelo novo Lexus ES 300h e o recém-lançado crossover UX 250h, bem como o mercado de luxo que vem se expandindo na China.

“Estamos honrados que nossos veículos sejam aceitos por muitos consumidores em todo o mundo. Este ano, os novos RCF e RX chegarão aos showrooms com a missão de atrair um público ainda mais amplo para a marca. Enquanto isso, continuamos com o trabalho de oferecer alta tecnologia, máximo conforto e dirigibilidade incrível para os modelos Lexus, sempre focando nas necessidades e preferências dos nossos clientes. Nós nos esforçamos para fornecer experiências incríveis e que superem as expectativas, fazendo com que a marca faça parte do estilo de vida de luxo dos consumidores”, afirma o presidente da Lexus International, Yoshihiro Sawa.

Vendas no Brasil

Seguindo a tendência de crescimento global da Lexus, nos primeiros seis meses deste ano, foram vendidas 457 unidades no Brasil, ou 35% de todas as vendas da América Latina, registrando um aumento de 16% comparado com o mesmo período de 2018. A grande novidade no Brasil é o UX 250h, que, somente em dois meses, já vendeu 82 unidades e deve se tornar rapidamente o principal produto da marca no País.
Outro destaque no mercado nacional foi o modelo NX 300h, SUV compacto premium da marca, que representou 60% das vendas no Brasil, com 277 unidades comercializadas entre janeiro e junho de 2019.


Pioneirismo

Além disso, a Lexus confirmou que o Brasil será o primeiro País no mundo a contar com um portfólio de veículos 100% híbrido. Atualmente, a marca comercializa seis modelos no Brasil, cinco deles híbridos: o compacto premium CT 200h, os SUVs NX 300h e RX 350 (único movido somente a combustão) e os sedãs de luxo ES 300h e LS 500h.

Atualmente, já são 25 pontos de contato com o cliente, oferecendo distribuição, pós-venda e showrooms em todo o País. A expansão representa, em média, 80% de cobertura do mercado automotivo de luxo em todo o território nacional. Em Fortaleza, a marca conta com a Lexus Fortaleza do Grupo Newland.

O Etios, modelo de entrada para quem deseja ingressar no mundo Toyota, está ainda mais seguro! E põe seguro nisso!!! E não é propaganda não! Quem testou e comprovou foi o Latin NCAP, braço do renomado programa Global NCAP e responsável por promover testes de segurança de automóveis comercializados na América Latina. 

Gabriela Carvalho, diretora comercial da Newland e da divisão premium do Grupo que leva o mesmo nome, lembra e reforça que o Etios, desde seu lançamento, em 2012, sempre foi cinco estrelas nestes crash-tests – teste de qualidade para saber o nível de segurança do carro.

Segundo a montadora nipônica, a nova nota de segurança para crianças foi possível devido à orientação da Toyota de instalação de cadeirinhas voltadas para trás. Quando instaladas nessa posição, utilizando ancoragem ISOFIX e sistema que minimiza a rotação da mesma, as cadeirinhas proporcionam proteção ideal para a cabeça e tórax da criança em casos de colisão frontal/lateral.

Atrativos

Além da segurança da cadeirinha, a diretora da Newland afirma que o Etios tem vários atributos que merecem ser destacados. “Um deles é que ele tem um auto valor de revenda e sai rápido. Hoje, por exemplo, não tenho Etios suficiente para vender no meu seminovo, pois quando ele chega é vendido rápido. É raro eu ficar com um Etios parado no pátio. É recebendo e vendendo”.

Na parte mecânica, Gabriela é só elogios e enumera: “um modelo super econômico, que tem baixa manutenção, um bom espaço interno incluindo o porta-mala do Etios sedan  e um desempenho que já está acima de outros do mesmo segmento, com um motor 1.3, pois a maioria vem com 1.0. Posso dizer que é o automático mais barato do Brasil”, ressalta. 

Na ponta do lápis, no quesito de manutenção, o hatch japonês é realmente super em conta. O custo de manutenção do Etios é o mais baixo de sua categoria (cerca de R$ 3 mil para as seis primeiras revisões). 

Segurança a mais

Para reforçar o quesito segurança, segundo a própria Toyota, desde o lançamento da linha 2019, todas as versões do Etios contam com Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Assistente de Subida em Rampa (HAC), airbag frontal duplo, sistema de frenagem com ABS e EBD, e carroceria com deformação progressiva.

A família Etios está hoje disponível no mercado brasileiro nas versões hatch X e X Plus, com motorização de 1.3L e 1.5L, respectivamente, e sedã X e X Plus, ambas com motorização 1.5L, com transmissão manual de seis velocidades, ou automática de quatro velocidades.

“O Etios tem e continuará tendo um papel importante no portfólio Toyota. Desde o seu lançamento, fizemos diversas modificações inspiradas na voz do cliente, visando sempre a qualidade do produto e a satisfação dos consumidores. Segurança sempre foi um de nossos pilares e a confirmação de que o Etios é o modelo mais seguro de sua categoria no Brasil nos enche de orgulho e o credencia ainda mais como uma excelente opção no mercado brasileiro”, finaliza Vladimir Centurião, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda da Toyota do Brasil.

Assim como toda grande montadora premium, a  Audi apresenta seus lançamentos. Porém, dessa vez, são duas grandes novidades para o mercado de veículos premium: as novas versões do A4 Avant, um dos modelos stationwagon de maior sucesso do mundo e do A5 Sportback S-Line, com visual ainda mais esportivo.  Em Fortaleza, a marca é representada pela Audi Center.

“O Audi A4 Avant é um carro icônico para a marca e oferece alternativa para o pouco explorado segmento de peruas do mercado brasileiro. É um dos veículos mais desejados pelos nossos clientes porque alia versatilidade no dia a dia com a esportividade característica da Audi, atendendo a diferentes demandas e entregando a incrível sensação ao dirigir”, diz Johannes Roscheck, Presidente e CEO da Audi do Brasil. 

Para o A5 Sportback S-Line, Johannes Roscheck acredita que “a nova versão complementa nosso portfólio com uma opção que traz detalhes esportivos e atraentes. Além disso, oferece ainda um repleto pacote de atualizações que passa por design revitalizado e novos equipamentos disponíveis. É uma forma de agregar ainda mais desejo ao veículo que já é um verdadeiro sucesso da marca”. 

Motor poderoso

O motor 2.0 TFSI, com 1.984 cm³ de cilindrada, eleito o melhor no prêmio “International Engine of the Year” em 2019, equipa tanto o A4 Avant como o A5 S-Line. Entrega 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm. Isto leva a um ótimo desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,5 segundos e velocidade máxima de 239 km/h no A5 Sportback S-Line e 7,3 segundos e velocidade máxima de 240 km/h no A4 Avant. 

A transmissão de ambos é a S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira. 

A4 Avant


O A4 Avant ganhou um visual ainda mais arrojado na sua nova edição, além de estar mais dinâmico e sofisticado graças aos destaques esportivos em seu design. O pacote exterior em preto compreende a grade Singleframe com novo desenho. As linhas horizontais enfatizam a largura na frente e na traseira, assim como a nova saia lateral. A entrada de ar ganha um tom mais escuro e com formato ainda mais esportivo como parte do kit S-Line que vem de série. Os músculos distintos acima dos paralamas e a linha inferior do ombro reforçam o contorno sobre as rodas 18” que possuem design exclusivo. Os faróis também mudaram e agora aparecem com Full LED e setas dinâmicas como item de série. O extenso teto solar elétrico panorâmico completa as novidades do exterior da edição especial. 

A capacidade máxima no porta-malas é de 1.510 litros com o banco traseiro rebatido e a tampa utiliza abertura e fechamento elétrico, com sistema hands free, por meio de um movimento que pode ser realizado com o pé na traseira do veículo. Os encostos são divididos na proporção 40:20:40 e podem ser facilmente dobrados por meio de uma alavanca na lateral do compartimento de bagagens. 

No interior do Audi A4 Avant as linhas horizontais também transmitem a impressão de esportividade. O volante com base aplanada complementa o design esportivo já presente no veículo, que possui ar-condicionado digital de três zonas, assentos esportivos e ajuste elétrico no banco do motorista, câmera de ré com sensores frontais e traseiro, controle de cruzeiro e sistema de abertura de portas sem chave (keyless go). 


O Audi Virtual Cockpit totalmente digital com 12,3 polegadas mostra as informações mais importantes por meio de gráficos de alta resolução com grande detalhamento. O dispositivo combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos – dessa forma o motorista pode escolher visualizar as informações no ponto de vista clássico, com mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo progressivo, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, dentre outras. 

A interface Audi para smartphones é um dos itens disponíveis para a central multimídia. O sistema integra celulares com o sistema operacional iOS e Android em um ambiente desenvolvido especialmente para esse propósito, o Audi MMI. O equipamento de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth. 

Como opcional, o veículo disponibiliza aos clientes o pacote Assistance Tour que conta com o Audi active lane assist, para auxiliar o condutor a manter o carro na sua faixa de rodagem, e o controle de cruzeiro adaptativo com Traffic Jam Asssist, que pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado. 

O Audi A4 Avant está disponível nas concessionárias a partir de R$ 219.990,00. Contudo, os consumidores interessados poderão desfrutar de condições especiais por tempo limitado e adquirir o veículo a partir R$ 209.990,00. 

A5 Sportback: novo pacote de design

Com o novo pacote visual S-Line, o A5 Sportback mantém a elegância com um toque de esportividade. A nova versão conta com detalhes que deixam o veículo ainda mais destacado. Com a grade Singleframe e as entradas de ar em preto, o modelo ganha um visual frontal ainda mais impactante. As linhas horizontais ganham um contorno mais agressivo com uma saia lateral em preto e extenso teto solar panorâmico. Conjunto de faróis Full LED, setas dinâmicas e rodas 19” com design exclusivo completam os destaques do modelo. 

O veículo traz também volante com base aplanada, ar-condicionado digital de três zonas, assentos esportivos e com ajuste elétrico nos bancos dianteiros, câmera de ré com sensores frontais e traseiro, controle de cruzeiro, sistema de abertura de portas sem chave (keyless go) e acabamento interno em alumínio elipse. O A5 Sportback está disponível com o Audi Virtual Cockpit com resolução de 1.440 x 540 pixels e integração com smartphones fazem parte do novo pacote – junto ao MMI plus com sistema de navegação que inclui monitor no console central de 8,3 polegadas. 

A carroceria do A5 Sportback S-Line é a mais leve de seu segmento e, com 480 litros no bagageiro, tem também uma das maiores capacidades de carga de sua categoria. O porta-malas tem acionamento elétrico para abertura e fechamento da tampa. 

Os opcionais do novo A5 Sportback são os mesmos do A4 Avant: pacote Assistance Tour e o controle de cruzeiro adaptativo com Traffic Jam Asssist. Também aparece como opcional o som de alta qualidade Bang & Olufsen, com o som 3D de 766 watts de potência e 19 alto-falantes. 

O Audi A5 Sportback na versão S-Line está disponível nas concessionárias por R$ 248.990,00, mas por tempo limitado os clientes interessados também encontram condições especiais a partir de R$ 231.990,00. Além da nova versão, o A5 Sportback Prestige também está com descontos para um período especial: de R$ 199.990,00 por R$ 179.990,00.