M Dias Branco Logo

Novo Porsche 718 T : charmoso até parado

19 de Dezembro de 2018 . Por Jota Pompílio

Não há dúvida: o modelo é de apaixonar logo de cara. E egoísta também já que só cabem duas pessoas. Assim é o Porsche 718 T. Nos modelos da Porsche, tradicionalmente a letra "T" significa "Touring" e é sinônimo de prazer ao dirigir na sua forma mais pura, segundo a marca. O modelo de dois lugares dá forma a essa filosofia através de uma enxuta gama de acessórios. Eles incluem puxadores pretos nos painéis das portas e bancos esportivos com ajustes de duas posições, seção central em tecido Sport-Tex preto e o logo "718" bordado nos apoios de cabeça.

No interior, a personalidade do 718 T é ressaltada por vários toques esportivos: o luxuoso estofamento e a cobertura de couro significam que o volante esportivo GT de 360 milímetros com comando Mode proporciona uma pegada especialmente segura. Outros logos "Boxster T" ou "Cayman T" adornam os mostradores pretos dos instrumentos. Os frisos decorativos do painel de instrumentos e do console central se destacam com um acabamento em preto brilhante. Logos "Boxster T" ou "Cayman T" também aparecem nas soleiras das portas.

Por fora

O exterior do Porsche 718 T é caracterizado por sua poderosa aparência. Com rodas de liga de 20 polegadas pintadas de cinza titânio com alto brilho, combinadas ao chassi PASM com a carroceria rebaixada em 20 milímetros, seu visual se destaca nas estradas. As coberturas dos espelhos em cinza ágata e os logos "718 Boxster T" ou "718 Cayman T" nas laterais deixam clara a versão dos modelos, que também podem ser identificados por trás pelas ponteiras duplas do escapamento na cor preta, posicionadas no centro, revestidas de cromo. Em termos de cores exteriores, os compradores podem escolher entre Preto, Vermelho Indian, Amarelo Racing e Branco, além das metálicas Branco Carrara, Preto Profundo e Prata GT. A Porsche também está oferecendo as cores especiais Laranja Lava e Azul Miami. Com a mudança no equipamento, os compradores do 718 T podem obter uma vantagem de preço entre 5 e 10% em comparação com um modelo básico similar.

Sob o capô

O motor turbo horizontal de 220 kW (300 cv) acelera com força o Porsche 718 T e atinge até 7.500 rotações por minuto. O motor turbo de quatro cilindros e 2,0 litros atinge seu torque máximo de 380 Nm a 2.150 rpm e o carro tem peso líquido de 1.350 quilos (1.380 kg na versão com transmissão PDK). Graças a uma relação peso-potência de 4,5 (4,6) kg/cv, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 (4,7) segundos. A velocidade máxima do veículo é 275 km/h. 

Um item especial deste modelo é a montagem dinâmica da caixa de câmbio - o sistema PADM - que diminui as vibrações na área do motor e câmbio e reduz movimentos que poderiam afetar a dinâmica de condução devido à massa total do trem de força. Ela combina as vantagens das montagens rígida e macia da caixa de câmbio: o comportamento de direção torna-se claramente mais preciso e estável durante as transferências de carga e em curvas rápidas. O conforto não é afetado em pisos irregulares.

Na Alemanha, o Porsche 718 Cayman T custa a partir de 63.047 euros e o 718 Boxster T, a partir de 65.070 euros, incluindo o imposto de valor adicionado e o equipamento específico para o país. No Brasil, o modelo está previsto para chegar em 2019 e 2020. 

Para quem gosta de sentir-se mais seguro em um veículo, a Audi do Brasil apresentou o Q5 Security - o primeiro SUV da marca a ser vendido em versão blindada de fábrica. Visualmente, o veículo é praticamente idêntico às versões já existentes do Q5, mas, segundo a marca premium, trata-se de um carro totalmente novo. Desde o início de seu desenvolvimento recebeu recursos de proteção especiais para suportar a blindagem, com novos conjuntos de freios e suspensão, sendo submetido inclusive a crash tests. O preço sugerido é de R$ 370.990,00.

Engenheiros afirmam que portas, tampa do porta-malas, teto e laterais, bem como a parede corta-fogo do compartimento do motor são reforçadas com peças feitas de aço de alta resistência. As janelas do automóvel consistem em vidros à prova de balas com multicamadas. A célula balística é construída de modo que os ocupantes tenham uma proteção excelente, independentemente de onde as balas sejam disparadas. 

“O grande diferencial do veículo é que ele não tem adaptações. Foi, de fato, desenvolvido desde o início para receber os recursos especiais de proteção em todos os processos de concepção. Estamos felizes em oferecer aos nossos clientes mais esta opção premium, que alia elevado nível de segurança, tecnologia, conforto e sofisticação”, afirma Johannes  Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil. 

Para receber a blindagem, a Audi equipou o Q5 Security com o mesmo conjunto de freios do SQ5, que tem maior capacidade de frenagem. Além disso, o modelo possui o ESP calibrado, não tem teto solar, utiliza chapas de aço e não mantas em sua estrutura e o porta-malas tem acionamento elétrico e pistões reforçados. 


O de sempre

O motor usado no Q5 Security é o 2.0 TFSI a gasolina, que desenvolve 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. A transmissão é S tronic de sete velocidades e o sistema de tração quattro com tecnologia ultra é de série. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h. 

HAISA

Concessionária bate a meta em seu Sábado da Virada

18 de Dezembro de 2018 . Por Jota Pompílio

No último sábado, na Newland, em 10 horas de funcionamento, 70 modelos da Toyota foram vendidos de uma tacada só. “Uma média de sete modelos negociados por hora”, relata Tiago Rocha, supervisor comercial da autorizada (abaixo), que participou do evento batizado de “Sábado da Virada”.  Para a Newland, era a maior rodada de negócios do ano! E foi!   

Com a ordem de zerar o estoque e não perder qualquer tipo de negociação, cada proposta foi negociada com bastante e carinho por vários consultores que estava em prontidão. O QG, isto é, todo o aparato concentrou-se na matriz, na Av. Washington Soares.  Na vitrine estavam a picape Hilux – líder da categoria; o Prius – carro elétrico; Etios – carro de entrada da marca; o recém-chegado Yaris; o mais vendido sedan do mundo, o Corolla, entre outros. 

Dos modelos ofertados, o mais vendido, quem pensou que foi o Etios ou Corolla, enganou-se! Segundo Tiago, foi o Novo Toyota Yaris que já vinha embalado com as boas vendas no mercado brasileiro. Concluindo a lista dos três primeiros, em segundo ficou Corolla e a Hilux, respectivamente. Além da análise de sua proposta, a Newland ofertou toda linha com IPVA grátis. Por lá, passaram cerca de 400 pessoas. Se você perdeu, o jeito é aguardar para próxima e ajudar a zerar o estoque de 2019!

A poucos dias do Natal ainda é possível escolher uma opção de presente inesquecível e funcional. A Pioneer do Brasil está sugerindo uma linha completa em equipamentos de áudio e vídeo, com tecnologia desenvolvida para as pessoas que prezam pela segurança, praticidade e que querem aproveitar o tempo e se divertir, mesmo enquanto estão dirigindo. 

O Smartphone Receiver SPH-C10BT é o lançamento mais recente da Pioneer e traz um novo conceito em media receiver. O equipamento permite ao condutor acoplar o seu smartphone diretamente no rádio do carro, proporcionando mais praticidade no uso de recursos e aplicativos de ambos os aparelhos. Por meio do aplicativo Pioneer Smart Sync, o usuário tem acesso às funcionalidades de seu smartphone de forma segura, direta e conveniente, podendo utilizá-las inclusive enquanto dirige. O condutor pode, por exemplo, acessar aplicativos de navegação GPS; ouvir suas playlists; verificar mensagens recebidas, por meio da função “leitura de mensagens”; fazer ligações por viva-voz (hands-free); e comandar o media receiver por meio da tecnologia de reconhecimento de voz. Preço sugerido: R$ 509,00

Ao longo do ano, a Pioneer lançou diversos modelos de CD Players e Multimídia Receiver, com funcionalidades desenvolvidas para atender às mais variadas necessidades de seus clientes. O DEH-X500BR, por exemplo, é um CD Player que se destaca pela função flashing light, pela qual o condutor pode comandar os efeitos de luzes dentro do seu veículo. Somado ao recurso mixtrax, que possibilita a aplicação de efeitos de DJ entre as músicas, o aparelho proporciona ao cliente uma experiência de áudio única. Preço sugerido: R$ 599,00

Outro modelo que vale ser destacado é o SPH-DA 138TV, Multimídia Receiver com design moderno e atraente, com tela capacitiva de 6,2”, que permite ao usuário controlar os aplicativos do seu smartphone no painel do carro, através de cabo USB original. Além disso, o dispositivo possui entrada para câmera de ré. Para facilitar a navegação e oferecer maior conforto, com o App Radio Mode+ da Pioneer, os usuários do sistema operacional Android podem acessar o Waze, visualizar a rota e operar aplicativos do smartphone diretamente na tela do produto. E para os usuários de IOS 12, o Multimídia Receiver possui a tecnologia Apple Car Play, que permite ao usuário fazer integração automática com iPhone, para ligações telefônicas, envio de mensagens e diversas funções por comando de voz, além de poder transitar pelas ruas com o auxílio da navegação do Waze e do Google Maps. Preço sugerido: R$ 1.399,00. 




A Toyota do Brasil anuncia a produção do primeiro veículo híbrido equipado com motor de combustão interna flexfuel do mundo, capaz de rodar com gasolina ou etanol brasileiro ou apenas eletricidade. Identidade do modelo, porém, não foi confirmada: poderá ser o Prius ou o novo Corolla.

Quais as vantagens dessa tecnologia? Segundo a marca, ela tem o objetivo de extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono, ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável.

“A história da Toyota é caracterizada por grande coragem frente aos novos desafios e em sua busca incessante por soluções inovadoras e tecnológicas. Foi assim com o lançamento do Prius em 1997, e é assim agora com a confirmação da produção deste que será o híbrido mais limpo do mundo. Este é um marco, não só para a Toyota do Brasil, mas para toda a indústria nacional e estou muito orgulhoso dos nossos engenheiros, que trabalharam em conjunto com a equipe de nossa matriz para oferecer esta solução híbrida a etanol aos clientes brasileiros”, diz Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairmanda Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela.

Estudos realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro. Quando abastecidos apenas com etanol (E100), os resultados se mostraram ainda mais promissores.

Testes com protótipo híbrido flex

Desde março deste ano, a Toyota realizou diversos testes de rodagem com um protótipo híbrido flex no Brasil construído sobre a plataforma de um modelo Prius, atualmente o único representante híbrido da Toyota vendido no Brasil.

A ideia foi colocar à prova a durabilidade do carro em diversos tipos de estradas para avaliar o conjunto motor-transmissão quando abastecido com etanol.

Durante esses meses, uma série de dados relacionados à performance e comportamento do carro foram coletados, que contribuíram na busca pelo balanço ideal de todo o conjunto.

“Este é um trabalho que envolveu diversos agentes, como governo, entidades, fornecedores, concessionários e, claro, nossos colaboradores, que trabalham incessantemente sob a filosofia da melhoria contínua. Além disso, destaca o Brasil no cenário mundial das alternativas para a eletro mobilidade, como produtor de um dos automóveis mais limpos do mundo, em consonância com o Programa Rota 2030”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil (foto)