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SsangYong anuncia chegada do novo Korando

26 de Março de 2019 . Por Jota Pompílio

Revelado nesta edição no Salão de Genebra, na Suíça, a SsangYong Brasil anuncia para 2020 a chegada no Novo Korando. Na 4ª geração, o modelo será vendido no País em duas versões de motorizações: 1.5 turbo a gasolina e 1.6 turbodiesel Euro 6. 

“A vinda do novíssimo Korando confirma o nosso compromisso em manter o consumidor brasileiro atualizado no que se refere a tecnologias e lançamentos da marca. O modelo começa a ser vendido em breve na Coreia, as vendas na Europa serão iniciadas em meados deste ano e, no Brasil, logo na sequência”, diz Marcelo Fevereiro, diretor de Operações da SsangYong Brasil. Vale acrescentar que em agosto deste ano, a SsangYong Brasil estreia dois novos modelos no País: o SUV Rexton de sete lugares e a picape Musso. 

O novo Korando foi baseado no conceito de design do SIV-2, exibido pela primeira vez no Salão de Genebra em 2016. O modelo ostenta nova aparência projetada para maximizar um caráter mais robusto, com nova grade e novos desenhos dos faróis dianteiros e linhas laterais fortemente esculpidas; segue ainda a tendência de design contemporâneo já evidenciada pela marca com o modelo Tivoli em 2015. 

Completamente novo, o Korando está mais comprido, mais largo, mais baixo e com maior distância entre-eixos. O modelo mede 4.450 mm de comprimento (contra 4410 do seu antecessor), 1.870 mm de largura, 1.620 mm de altura e com uma longa distância entre-eixos para maior conforto de condução de 2.675 mm (contra 2650 da versão anterior). A capacidade do porta-malas varia entre 551 litros e 1.248 litros com os bancos traseiros rebatidos. 

Assim como na Coreia e na Europa, o Korando será vendido no País em duas novas opções de motores. O motor 1.5 GDI turbo a gasolina traz potência máxima de 163 cv a 5.500 rpm e torque de 280 Nm a 4.500 rpm. Já versão 1.6 turbodiesel oferece potência de 136 cv a 4.000 rpm. O motor diesel é altamente econômico e limpo, atendendo às normas de emissões Euro 6. Traz ainda impressionante capacidade de reboque de 2 toneladas. 

Graças a um conjunto abrangente de sistemas de segurança passivos e ativos, a SsangYong Motor Co. garante que o modelo será um dos carros mais seguros do seu segmento com a classificação NCAP de 5 estrelas. Entre os itens de avançados de assistência ao motorista e segurança do Korando, destaques para sete airbags, incluindo bolsa para o joelho do motorista, sistema avançado de frenagem de emergência (AEBS) suportado com câmera, alerta de pista, alerta à frente do veículo, alertas de distância segura e motorista, controle de cruzeiro inteligente e adaptativo, além de detecção de ponto cego. 

O interior está moderno, com o seu painel de instrumentos amplo e acessível; o novo Korando vem equipado com a mais recente tecnologia de conectividade, como o Apple CarPlay e o Google Android Auto, com acesso na tela principal e dentro do painel de instrumentos para uma visualização segura.

A SsangYong projeta e fabrica SUVs e veículos 4x4 há mais de 60 anos. E nesta quarta geração do Korando, com o modelo completamente transformado, se beneficia significativamente com um novo design, qualidade requintada, um interior espaçoso, assistência ao condutor e sistemas de segurança avançados, além de conectividade de ponta.

São Luiz

Honda HR-V 2019 agrada e não é à toa que é febre no Brasil

26 de Março de 2019 . Por Jota Pompílio

O Honda HR-V é, atualmente, um dos SUVs que mais vende em nosso mercado. Ele agrada não só pela gama de versões variadas, mas pelo bom acabamento, espaço interno, motorização eficiente e design super futurista. Na Novaluz, por exemplo, a versão que testamos, a EXL, custa R$ 109.850,00. E olha que o modelo vale cada centavo já que o crossover compacto recebeu mudanças no visual e no acabamento interno, além de novos equipamentos de série e aprimoramentos no conjunto mecânico. Seu preço inicial parte de R$ 92,5 mil. 

Em relação à versão anterior, Marcelo Fernandes, gerente de vendas da Novaluz, na Av. Santos Dumont, concessionária Honda, em Fortaleza, revela que houve melhorias “na suspensão, na acústica, no desempenho e com aquisição de faróis com LDR em todas as versões”, salienta o gerente. Para o profissional, o cliente que procura o HR-V está em busca de “conforto, grande espaço interno, economia de combustível, desempenho e uma ótima relação de custo-benefício já que o modelo é o que menos desvaloriza por ano”, ressalta Marcelo. 

Sob o capô

O Honda HRV 2019 é equipado com o propulsor 1.8 i-VTEC FlexOne com 140 cv com gasolina e 139 cv com etanol, ambos a 6.300 rpm. Os torques são de 17,3 kgfm com gasolina e 17,4 kgfm com etanol, em 5.000 rpm. Com esse motor, dirigindo pelas avenidas em Fortaleza, o Honda HRV 2019 possui uma condução bem interessante, embora o foco seja a economia e o conforto ao dirigir. Ele permite ao crossover fazer 7,1 km/l no álcool e 10,5 km/l na gasolina, dentro do ciclo urbano de rodagem.
Já no ciclo rodoviário, o modelo faz 8,5 km/l quando alimentado apenas com álcool e 12,1 km/l quando abastecido unicamente com gasolina. Além disso, o utilitário esportivo nipônico vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e tem velocidade máxima de 175 km/h. O crossover da marca japonesa também tem boa disposição nas saídas e retomadas, mas o foco é mesmo a economia e o conforto, não tendo nenhuma aptidão para uma condução esportiva, embora o motor ainda tem algum “gás” para faze-lo andar rápido.

O Honda HRV 2019 tem funcionamento do motor suave e o isolamento acústico é muito bom. Com o câmbio CVT, o modelo tem aceleração linear e suave, sem grandes oscilações de rotação. No ambiente urbano, o crossover se comporta muito bem, com a rotação variando apenas entre 1.500 e 2.000 rpm, graças ao bom torque em rotação e ao CVT, que permite manter um bom nível de funcionamento sem exigir demais do motor.

Com rodar suave e suspensão bem ajustada para o meio urbano, o Honda HRV 2019 é bem agradável e confortável, fato que o faz ser o preferido entre os utilitários esportivos do país. Nas curvas mais fechadas, ele se mantém bem neutro e a direção elétrica garante facilidade nas manobras, assim como resposta rápida nas mudanças de direção. O conjunto não reproduz imperfeições do solo às mãos do condutor. Em buracos e depressões, o ajuste de molas e amortecedores privilegia o conforto, garantindo ainda mais comodidade

Na estrada, o Honda HRV 2019 é ainda mais confortável. O crossover apresenta boa potência e torque para uma viagem tranquila, inclusive com subidas de serras ou grandes aclives. O conjunto é bem equilibrado e permite ao condutor ter o veículo nas mãos sem sustos, mesmo em circuitos sinuosos. Os freios são bem eficientes. Há pouca oscilação da carroceria em ventos laterais e nas curvas, o conjunto não inclina demais, dando mais sensação de segurança. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 1.800 rpm, uma rotação muito boa para uma viagem.

Com cinco pessoas e mais bagagem, o Honda HRV 2019 cumpre bem seu papel, garantindo boa autonomia com gasolina, mas necessitando de reabastecimento constante com o etanol. A força maior está na gasolina, sendo esse um incentivo da Honda para atrair os consumidores, que usam o carro não só no dia a dia, mas também em viagens de fim de semana e principalmente em férias.

Quanto maior a autonomia, mais segurança nas viagens, ainda mais quando não se sabe onde estão os pontos (navegador GPS faz buscas de postos na rota) e nem a qualidade do combustível, fundamental para o bom funcionamento do crossover e o custo da   viagem.Nas ultrapassagens, se desejar, pode-se utilizar o modo Sport, que permite melhor performance, mas com algum custo na economia de combustível. O CVT garante também reduções bem adequada e a melhor relação para cada momento da condução, permitindo ao Honda HRV 2019 ter sempre a melhor condição em cada situação. Portanto, se for compra um HR-V não pense duas vezes. É a sua melhor compra!!!


 

Pipo

Falta pouco para o Novo Porsche 911 chegar ao Brasil

22 de Março de 2019 . Por Jota Pompílio

A Porsche Brasil apresentou a oitava geração do icônico Porsche 911. Segundo a montadora premium, que abrirá uma concessionária em Fortaleza neste ano, o modelo mantém o seu DNA esportivo, com uma releitura atemporal, porém com toques de modernidade, mais potente, rápido e digital.

O valor público sugerido inicial para o novo 911 é de R$ 679.000 para o modelo Carrera S e de R$ 719.000 para o Carrera 4S. Para a versão Cabrio os valores iniciais sugeridos são R$ 729.000 para o 911 Carrera S Cabrio e R$ 769.000 para o 911 Carrera 4S Cabrio. Os modelos já podem ser encomendados nos Porsche Centers de todo Brasil. 

“Apresentamos para o público brasileiro a oitava geração do nosso esportivo emblemático, que carrega a clássica engenharia minuciosa e inovações tecnológicas. O novo Porsche 911 materializa a qualidade, o design, velocidade e liberdade que todos os fãs da marca almejam.” revela Andreas Marquardt, diretor-presidente da Porsche Brasil.

rápido e potente

Engenheiros afirmam que a nova geração do 911 possui motor horizontal de seis cilindros que gera 450 cv de potência, um acréscimo de 30 cv para a versão anterior. No quesito desempenho, o 911 Carrera S chega a 308 km/h em sua velocidade máxima já a versão com tração traseira, Carrera 4S chega a 306 km/h. A aceleração dos dois modelos também supera a marca da versão anterior, o Carrera S faz de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos já o 911 Carrera 4S, precisa de 3,6 segundos para atingir essa aceleração (caso escolha o pacote Sport Chrono esse número cai para 3,4 segundos). Com relação ao consumo de combustível (NEDC) do 911 Carrera S é de 8,9 l/100 km, enquanto o do Carrera 4 S é 9,0 l/100 km.

Inside

O interior completamente novo também foi inspirado nesse resgate as primeiras gerações. O painel possui linhas definidas e retas no painel com os instrumentos embutidos e o conta-giros como peça central do painel. A tela central do PCM agora tem 10,9 polegadas e pode ser operada rapidamente e sem provocar distração, graças à nova arquitetura. Localizada abaixo dela há uma unidade compacta de interruptores com cinco botões que dão acesso a importantes funções do veículo.

Aliado a mais

A Porsche desenvolveu um modo Wet (molhado), incluído de série no 911. Essa função detecta água na estrada, pré-condiciona os sistemas de controle para essa condição e alerta o motorista, que pode então regular o veículo para dar uma atenção especial à segurança simplesmente apertando um botão ou utilizando o seletor de modos localizado no volante (no pacote Sport Chrono). O sistema de alerta e assistência na frenagem, também instalado de série, detecta o risco de colisões com objetos móveis e inicia uma frenagem de emergência se for necessário. O Night Vision Assist (assistente de visão noturna), com câmera de imagens térmica, é oferecido pela primeira vez como opção para o 911. O controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) adaptativo inclui controle automático de distância, função stop-and-go, proteção reversível dos ocupantes e uma inovadora função autônoma de assistência de emergência.

A Road In recebeu o convite e foi conferir de perto o lançamento da Nova Nissan Frontier na praia de Guajiru, em Trairi. Para começar, agora a picape que chega ao Brasil vem da Argentina e não mais do México. Em termos de mecânica, a picape recebeu mudanças na direção, nos freios, na suspensão e na central multimídia. Outro fato novo é a volta da versão Attack 4x4 que fará sua estreia em abril. O preço? Cerca de R$ 150 mil. As demais já estão na rede de concessionária pelo o País. No Ceará, a marca é representada pelo o grupo Carmais.

As versões

Além da Attack, duas são variações da Attack, há também a básica S 4x4 (R$ 135 mil), voltada para o trabalho e a única equipada com câmbio manual de seis marchas, novidade na Frontier argentina. Acima dela vem a intermediária XE 4x4 (R$ 173 mil) e a topo LE 4x4 (R$ 193 mil).

Esta, a mais cara, traz ar-condicionado, bancos de couro, regulagens elétricas para o banco do motorista, câmeras 360 graus, faróis de LED, start-stop, chave presencial e rodas aro 18. Além disso, duas estreias: o teto solar e os airbags laterais dianteiros e do tipo cortina. 

Nas estradas e dunas da praia, o motor 2.3 biturbo diesel de 190 cv demonstra vigor. O câmbio automático de sete marchas consegue carregar os 2.075 quilos da Attack e mais 1.040 quilos de carga. Fácil, fácil.

Embora enorme e pesada, a arrancada de 0 a 100 km/h é vencida em 10,1 segundos e a retomada de 60 a 100 km/h leva bons 5,6 s. A frenagem também é relativamente curta para uma picape, a Frontier percorre 28,6 metros para estancar de 80 km/h até a imobilidade. 

Antes hidráulica, a direção com assistência elétrica ficou mais responsiva. A suspensão passa a contar com molas maiores e nova geometria, o que garante menos sacolejos durante as viagens. Na dianteira, o sistema é independente, com braços duplos triangulares, e na traseira há um eixo rígido com molas helicoidais no lugar dos desconfortáveis feixes da maioria das rivais. Os pneus 255/70 R16 ajudam a dar conforto e estabilidade.

A bordo tudo está mais silencioso graças ao para-brisa acústico e ao isolamento dos para-lamas, da tampa do motor e do painel. No entanto, a maior novidade é a central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto. De fácil leitura, tem tela de 8", aceita até dois celulares e mostra imagens da câmera 360 graus. Pelo aplicativo gratuito Door to Door Navigation (navegação porta a porta) é possível até espelhar o Waze no painel. 

Vale a compra?

Mas é claro que sim. É uma das picapes mais confortáveis do segmento, com desempenho na média da concorrência. O preço entre R$ 150 mil e R$ 155 mil será semelhante ao de muitas rivais, em alguns casos até mais barata. É bem equipada, com controle de estabilidade, central multimídia, câmera de ré, volante multifuncional, Isofix, ar-condicionado, retrovisores elétricos com rebatimento e mais. 

A Volvo Cars vai tão bem que o ótimo resultado respingou para uma pessoa: o presidente da marca no Brasil. O que vai acontecer? A montadora unificou a administração dos mercados latino-americanos e, para liderar essa operação, nomeou o brasileiro Luis Rezende, atual presidente da Volvo Car Brasil.

Assim, desde deste mês, o executivo ampliou suas responsabilidades para assumir a chefia dessa nova estrutura, que terá sua sede em São Paulo. Esse centro de operações inclui o Brasil, o México e os importadores da América Latina.

Já deixou uma para trás

Por meio de ações que fortaleceram a rede de concessionárias, de investimento nos serviços de pós-venda e de renovação sustentada de sua linha de produtos – focada nos utilitários esportivos – o executivo liderou a Volvo Car Brasil para um crescimento robusto de 96% nos emplacamentos em 2018 sobre o ano anterior, batendo o recorde histórico da marca com 6.836 unidades vendidas. Esse resultado garantiu à fabricante sueca 13,9% de participação de mercado, ultrapassando a Land Rover.

A seta sobe

Em 2019 o ritmo acelerado de expansão se mantém. Em janeiro e fevereiro, a marca comercializou 1.056 automóveis, um crescimento de 63% em relação ao mesmo período de 2018. O objetivo é fechar esse ano com mais de 8 mil carros emplacados.

Em suas novas atribuições, Luis Rezende, que mantém a presidência da Volvo Car Brasil, assume o desafio de construir um mercado único e forte na América Latina, alavancando sinergias para garantir um crescimento promissor e sustentável na região. Ele também passará a compor a equipe de gerenciamento executivo da região Américas.