Em contagem regressiva, a Newsedan – autorizada Mercedes-Benz, em Fortaleza, está esperando um dos modelos que é top da marca, o Novo A 250 Launch Edition. A “fera”, isto é, o hacth vem com motor 2.0 turbo e com 224 cv de potência em  em combinação ao câmbio 7G-DCT de dupla embreagem e 7 marchas. Imagina a aceleração dele, hein? Vai de 0 a 100km/h em apenas 6,2 segundos. Segundo a fábrica, só foram fabricados 100 modelos desta versão para o Brasil.

De acordo com Eduardo Weimar, gerente da concessionária alemã em Fortaleza, conhecido por “Dudu”, além de um design super chamativo e atualizado, o A 250 chega todo high tech, com sistema que permite uma melhor interação tecnológica para quem o dirige, com diversos comandos e que você pode acioná-lo com a sua vozl! Por exemplo, você pode ajustar a temperatura em 18 graus falando. E o modelo responde: “Ok. Estou ajustando a temperatura em 18 graus”. Na prática, segundo ele, é o carro que se adapta a você.

A versão que deverá chegar na semana que vem na Newsedan é a top,  a mais equipada da linha normal. Seu preço é de R$ 199.900,00.  Esta versão traz o sistema operacional MBUX, com duas telas de 10,25 polegadas, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. Esta ainda conta com um assistente comandado por voz, semelhante ao Siri da Apple ou ao Google Assistente. Há uma versão mais barata, a Vision, que custa R$ 194.900,00. E cai entre nós: como a diferença é pouca, sai muito melhor comprar a top, não é?

Um dos diferenciais da versão top é a suspensão traseira independente, enquanto as demais configurações usam eixo de torção. Em sua terceira geração, ele ficou maior: São 13 cm mais de comprimento e 3 cm extras de entre-eixos. O porta-malas também, que passou de 341 litros para 370 l.




 

A Jaguar Land Rover, montadora inglesa de veículos premium, está desenvolvendo com sucesso uma tecnologia que permite a abertura automática das portas de seus veículos na medida em que seu proprietário se aproxima ou faz determinado gesto de comando. Que incrível, não é?  O sistema, ainda em fase de testes, está instalado em um Range Rover Sport e utiliza uma gama completa de sensores de movimento aliado à tecnologia de abertura de portas sem necessidade de chave para detectar a aproximação do cliente junto ao veículo e, com isso, realizar a abertura completa das portas do modelo, em uma espécie de vallet invisível.

Pesquisas mostram que até um terço das pessoas com algum tipo de deficiência física relatam dificuldades no momento de entrar em seus automóveis, principal meio de transporte utilizado por eles. Tal tecnologia poderia ajudar essas pessoas, que não teriam mais que se movimentar para abrir nem mesmo puxar a sua porta.

Uma vez a bordo do modelo, todos os ocupantes podem fechar as portas do veículo ao simples toque em um botão, na parte superior doo painel, evitando assim a necessidade de se aproximar para fechá-la. Além disso, a porta também pode ser programada para fechar e trancar automaticamente, na medida em que o proprietário do veículo se afasta.

O software incorporado ao sistema mostra o estado de cada porta e permite a operação das portas do motorista e do passageiro do interior da cabine.

Os sensores instalados na porta do motorista são capazes de detectar qualquer obstáculo como postes ou outro veículo estacionado ao lado, que impedem a abertura total da porta.

Para testar esse sistema, a Jaguar Land Rover está trabalhando com o ex comandante da Marinha Real Britânica, Mark Ormrod. O militar sofreu uma amputação tripla em uma missão no Afeganistão, que limitou seus movimentos. Atualmente ele é um medalhista de ouro do programa de inclusão Invictus que, por meio do esporte, incentiva oficiais britânicos amputados em guerra a se superarem fisicamente. O programa conta com o apoio total da Jaguar Land Rover.

Para Mark, “Essa inovadora tecnologia da Jaguar Land Rover seria um enorme benefício para mim e tem um poder real para mudar a vida daqueles que enfrentam problemas para entrar e sair de seus veículos. Abrir e fechar a porta do carro pode parecer uma tarefa insignificante para muitas pessoas mas, às vezes, são os pequenos obstáculos cotidianos que as pessoas com deficiência são obrigadas a superar”.

Os engenheiros de pesquisa de Jaguar Land Rover desenvolveram o sistema em uma plataforma de laboratório durante seis meses antes de testá-lo em um Range Rover Sport. Além de ajudar as pessoas com deficiência, também consideram que a tecnologia é relevante para todos os futuros veículos da marca.

Xu Zhou, Gerente de Pesquisa Técnica de Aprendizado da Jaguar Land Rover, disse: “Essa tecnologia se mostra uma peça muito emocionante de tecnologia que oferece um valor real aos nossos clientes. Há também algo muito acolhedor sobre a abertura automática das portas de um veículo - algo que consideramos que será muito valorizado à medida que nos familiarizamos com a mobilidade compartilhada”.

 

M Dias Branco Logo

Novo Porsche 718 T : charmoso até parado

19 de Dezembro de 2018 . Por Jota Pompílio

Não há dúvida: o modelo é de apaixonar logo de cara. E egoísta também já que só cabem duas pessoas. Assim é o Porsche 718 T. Nos modelos da Porsche, tradicionalmente a letra "T" significa "Touring" e é sinônimo de prazer ao dirigir na sua forma mais pura, segundo a marca. O modelo de dois lugares dá forma a essa filosofia através de uma enxuta gama de acessórios. Eles incluem puxadores pretos nos painéis das portas e bancos esportivos com ajustes de duas posições, seção central em tecido Sport-Tex preto e o logo "718" bordado nos apoios de cabeça.

No interior, a personalidade do 718 T é ressaltada por vários toques esportivos: o luxuoso estofamento e a cobertura de couro significam que o volante esportivo GT de 360 milímetros com comando Mode proporciona uma pegada especialmente segura. Outros logos "Boxster T" ou "Cayman T" adornam os mostradores pretos dos instrumentos. Os frisos decorativos do painel de instrumentos e do console central se destacam com um acabamento em preto brilhante. Logos "Boxster T" ou "Cayman T" também aparecem nas soleiras das portas.

Por fora

O exterior do Porsche 718 T é caracterizado por sua poderosa aparência. Com rodas de liga de 20 polegadas pintadas de cinza titânio com alto brilho, combinadas ao chassi PASM com a carroceria rebaixada em 20 milímetros, seu visual se destaca nas estradas. As coberturas dos espelhos em cinza ágata e os logos "718 Boxster T" ou "718 Cayman T" nas laterais deixam clara a versão dos modelos, que também podem ser identificados por trás pelas ponteiras duplas do escapamento na cor preta, posicionadas no centro, revestidas de cromo. Em termos de cores exteriores, os compradores podem escolher entre Preto, Vermelho Indian, Amarelo Racing e Branco, além das metálicas Branco Carrara, Preto Profundo e Prata GT. A Porsche também está oferecendo as cores especiais Laranja Lava e Azul Miami. Com a mudança no equipamento, os compradores do 718 T podem obter uma vantagem de preço entre 5 e 10% em comparação com um modelo básico similar.

Sob o capô

O motor turbo horizontal de 220 kW (300 cv) acelera com força o Porsche 718 T e atinge até 7.500 rotações por minuto. O motor turbo de quatro cilindros e 2,0 litros atinge seu torque máximo de 380 Nm a 2.150 rpm e o carro tem peso líquido de 1.350 quilos (1.380 kg na versão com transmissão PDK). Graças a uma relação peso-potência de 4,5 (4,6) kg/cv, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 (4,7) segundos. A velocidade máxima do veículo é 275 km/h. 

Um item especial deste modelo é a montagem dinâmica da caixa de câmbio - o sistema PADM - que diminui as vibrações na área do motor e câmbio e reduz movimentos que poderiam afetar a dinâmica de condução devido à massa total do trem de força. Ela combina as vantagens das montagens rígida e macia da caixa de câmbio: o comportamento de direção torna-se claramente mais preciso e estável durante as transferências de carga e em curvas rápidas. O conforto não é afetado em pisos irregulares.

Na Alemanha, o Porsche 718 Cayman T custa a partir de 63.047 euros e o 718 Boxster T, a partir de 65.070 euros, incluindo o imposto de valor adicionado e o equipamento específico para o país. No Brasil, o modelo está previsto para chegar em 2019 e 2020. 

Para quem gosta de sentir-se mais seguro em um veículo, a Audi do Brasil apresentou o Q5 Security - o primeiro SUV da marca a ser vendido em versão blindada de fábrica. Visualmente, o veículo é praticamente idêntico às versões já existentes do Q5, mas, segundo a marca premium, trata-se de um carro totalmente novo. Desde o início de seu desenvolvimento recebeu recursos de proteção especiais para suportar a blindagem, com novos conjuntos de freios e suspensão, sendo submetido inclusive a crash tests. O preço sugerido é de R$ 370.990,00.

Engenheiros afirmam que portas, tampa do porta-malas, teto e laterais, bem como a parede corta-fogo do compartimento do motor são reforçadas com peças feitas de aço de alta resistência. As janelas do automóvel consistem em vidros à prova de balas com multicamadas. A célula balística é construída de modo que os ocupantes tenham uma proteção excelente, independentemente de onde as balas sejam disparadas. 

“O grande diferencial do veículo é que ele não tem adaptações. Foi, de fato, desenvolvido desde o início para receber os recursos especiais de proteção em todos os processos de concepção. Estamos felizes em oferecer aos nossos clientes mais esta opção premium, que alia elevado nível de segurança, tecnologia, conforto e sofisticação”, afirma Johannes  Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil. 

Para receber a blindagem, a Audi equipou o Q5 Security com o mesmo conjunto de freios do SQ5, que tem maior capacidade de frenagem. Além disso, o modelo possui o ESP calibrado, não tem teto solar, utiliza chapas de aço e não mantas em sua estrutura e o porta-malas tem acionamento elétrico e pistões reforçados. 


O de sempre

O motor usado no Q5 Security é o 2.0 TFSI a gasolina, que desenvolve 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. A transmissão é S tronic de sete velocidades e o sistema de tração quattro com tecnologia ultra é de série. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h. 

HAISA

Concessionária bate a meta em seu Sábado da Virada

18 de Dezembro de 2018 . Por Jota Pompílio

No último sábado, na Newland, em 10 horas de funcionamento, 70 modelos da Toyota foram vendidos de uma tacada só. “Uma média de sete modelos negociados por hora”, relata Tiago Rocha, supervisor comercial da autorizada (abaixo), que participou do evento batizado de “Sábado da Virada”.  Para a Newland, era a maior rodada de negócios do ano! E foi!   

Com a ordem de zerar o estoque e não perder qualquer tipo de negociação, cada proposta foi negociada com bastante e carinho por vários consultores que estava em prontidão. O QG, isto é, todo o aparato concentrou-se na matriz, na Av. Washington Soares.  Na vitrine estavam a picape Hilux – líder da categoria; o Prius – carro elétrico; Etios – carro de entrada da marca; o recém-chegado Yaris; o mais vendido sedan do mundo, o Corolla, entre outros. 

Dos modelos ofertados, o mais vendido, quem pensou que foi o Etios ou Corolla, enganou-se! Segundo Tiago, foi o Novo Toyota Yaris que já vinha embalado com as boas vendas no mercado brasileiro. Concluindo a lista dos três primeiros, em segundo ficou Corolla e a Hilux, respectivamente. Além da análise de sua proposta, a Newland ofertou toda linha com IPVA grátis. Por lá, passaram cerca de 400 pessoas. Se você perdeu, o jeito é aguardar para próxima e ajudar a zerar o estoque de 2019!