Prefeitura de Aracati - Selos Notas

Novo Porsche Taycan entra de cabeça na era elétrica

15 de Outubro de 2018 . Por Jota Pompílio

Preocupada com um planeta mais respirável e menos poluído, a montadora alemã premium investe. Para o lançamento do Taycan, por exemplo, a fabricante contabiliza que foram seis milhões de euros em investimento e com 1.200 novos funcionários só para o novo modelo. “Prevemos que mais de 50% dos modelos Porsche vendidos a partir de 2025 sejam eletrificados,” antecipa Lutz Meschke, vice-presidente do Conselho Executivo e membro do Conselho responsável pelas Finanças e IT na Porsche. No Brasil, essa realidade é totalmente inversa.



Mistura saudável

“O Taycan é um dos maiores criadores de ofertas de trabalho na história da Porsche,” destaca Andreas Haffner, membro do Conselho Executivo responsável pelos recursos humanos e assuntos sociais. Na prática, nNem todos estes novos funcionários irão produzir o Taycan; vão também produzir modelos esportivas de duas portas. O objetivo da Porsche com o Taycan é criar uma equipe com uma saudável mistura entre experiência em automóveis esportivos e novos membros. 

A marca informa que tal como o Porsche 919 Hybrid (acima), que conseguiu inúmeras vitórias em Le Mans, o Taycan é alimentado pela inovadora tecnologia de 800 V. Esta foi uma das decisões mais essenciais para o 919, pois o nível de voltagem define efetivamente o curso para todo o conjunto de propulsão elétrica: desde a bateria até à disposição dos sistemas eletrônicos e dos motores elétricos até à capacidade do processo de carregamento. 

Entre o ambiente intensamente competitivo do automobilismo, a Porsche tem continuado a desenvolver as suas tecnologias. A marca alcançou agora uma densidade de potência nunca antes vista. Para o Taycan isto significa que a arquitetura de 800 V do veículo garante que a bateria de ions de lítio pode ser recarregada em apenas quatro minutos, garantindo energia suficiente para percorrer 100 km (de acordo com o ciclo NEDC). Esta transferência de conhecimento irá alcançar todo um novo patamar quando a Porsche entrar na Formula E, na época 2019/2020.

Carregando-o enquanto você dorme

Os processos de carregamento rápido pedem sistemas de carregamento poderosos. É por isso que a Porsche E-Performance cobre todas as áreas da infraestrutura com soluções para circulação e para casa. Com uma capacidade até 22kW, o Porsche Mobile Charger Connect é uma forma rápida e conveniente para carregar o Taycan em casa durante a noite. Pode também ser carregado através da tecnologia de indução. Como parte da joint venture Ionity – que também envolve a BMW, a Daimler e a Ford – a Porsche irá criar 400 postos de carregamento de alta potência com uma capacidade de 350kW por ponto de carregamento por toda a Europa até ao final de 2019. 


Fiec - selos

BMW chama para recall Série 1, Série 5 e MINI Countryman

15 de Outubro de 2018 . Por Jota Pompílio

Seja em Fortaleza ou onde estiver uma concessionária da marca, BMW convoca proprietários de modelos BMW 120i Sport, 125i M Sport, M140i, 540i M Sport, MINI Cooper Countryman, MINI Cooper S Countryman, MINI Cooper S Countryman ALL4 e MINI John Cooper Works Countryman ALL4 para uma reparação. 

Os modelos acimas citados foram fabricados entre 24 de maio a 12 de junho de 2018, e tem que entrar em contato com uma concessionária autorizada das marcas BMW/MINI para efetuar o agendamento da substituição gratuita do sensor de monitoramento das rotações do motor. Aqui na capital cearense ele é representado pela Welle Motors, que fica na Santos Dumont 8001. 

Segundo engenheiros da marca, o procedimento se faz necessário pois verificou-se que, em razão de uma falha no sensor de monitoramento das rotações de motor, em algumas situações, este parâmetro pode deixar de ser monitorado. Caso esta falha ocorra, o motor pode apresentar perda de potência ou, ainda, desligar-se inadvertidamente durante o seu funcionamento. Neste caso, não está descartada a possibilidade de ocorrência de danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros. 

Sem acidentes

A BMW do Brasil destaca que, até o presente momento, não teve conhecimento de acidentes relacionados aos veículos envolvidos nesta campanha de recall. Desde que tomou conhecimento sobre esta questão, a BMW vem tomando as providências necessárias para agilizar ao máximo a obtenção de todas as informações necessárias junto à BMW AG para a realização dos reparos dos veículos afetados.

O recall envolve 102 veículos de ambas as marcas. Os códigos de chassis não-sequenciais afetados são:


MODELO                 DE       ATÉ

120i Sport,           5H27757, 7B456746

125i M Sport,         7B45164 , 7B45167 

M140i,                 VD86630, VD86644

540i M Sport,          WC96062, WC96087

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MODELO                            DE                  ATÉ

MINI Cooper Countryman,  3F90463, 3F90743

MINI Cooper S Countryman, 3F84207, 3F84319

MINI Cooper S Countryman ALL4, 3E88607, 3E88744

MINI John Cooper Works Countryman ALL4, 3F15601, 3F15612

Em São Paulo, convidado pela Mercedes-Benz, o Road In foi conferir de perto as mudanças da linha Classe C, a linha mais vendida no mundo pela marca. De cara, pelas rodovias paulistas, sentiu o novo motor do carro e repassa para você impressões que o Classe C deixou. 

Vamos ser curtos: o sedã médio passou por uma renovação discreta em suas linhas, recebendo novos faróis de LED, mais equipamentos e uma versão inédita, a C 200 EQ Boost, que utiliza um sistema híbrido leve. Os preços vão de R$ 187.900, cobrados pelo C 180 Avantgarde, até R$ 259.900, valor do C 300 Sport. O sedã com as novas versões estará só em novembro em suas autorizadas e a Newsedan, em Fortaleza, já prepara para recebê-lo.

O prodígio alemão

Na versão C 180, a que mais vende, o Classe C segue com o motor 1.6 turbo de 156 cv a 5.300 rpm e 25,5 kgfm a 1.200 rpm, em conjunto com o câmbio automático de 9 marchas. Já na top da linha está o C 300 Sport, agora com um 2.0 turbo atualizado, gerando 258 cv a 5.800 rpm e 37,7 kgfm de torque a 1.800 rpm.

Politicamente correto

Sem dúvida, a sensação ficou por conta do C 200 EQ Boost, que adota um sistema híbrido-leve de 48V. O motor 1.5 turbo gera 183 cv a 5.800 rpm e 28,5 kgfm a 3.000 rpm e pode receber mais 14 cv e 16,3 kgfm vindos do motor elétrico.  Essa configuração é suficiente para fazer o sedã sair da inércia e chegar aos 100 km/h em 7,7 segundos e atingir os 239 km/h de velocidade máxima.

Um fato curioso é que a bateria é recarregada pelo mesmo motor, que funciona como um alternador durante as frenagens. Ainda traz o sistema de roda livre, deixando o motor à combustão totalmente desligado em velocidade de cruzeiro, usando a força elétrica para manter o movimento por um tempo, reduzindo o consumo.

Andando com ele na estrada

A primeira impressão do motor 1.5 turbo da Mercedes-Benz do C 200 EQ Boost foi que as respostas são bem satisfatórias. A energia entregue pela unidade elétrica permite que as respostas em baixas rotações sejam competentes. Traduzindo: ladeiras bastantes íngremes viram retas para esta versão. Outro ponto percebido é que a caixa automática de nove velocidades (9G-Tronic) pauta-se pela suavidade nas passagens entre relações, ajudando a tirar partido do conjunto motriz. O carro ficou melhor em retomadas.

Ah, ao escolher o modo Sport do Dynamic Select, o diálogo entre motor e caixa torna-se mais desportiva e contundente, soltando assim de maneira mais enérgica os 184 CV (mais os 14 CV). Por dentro, o modelo é pautado, sobretudo, pelo conforto que oferece aos ocupantes, com amortecimento requintado e suave. Os materiais ao redor estão num patamar de qualidade muito elevado.


Confira a seguir os preços e itens de cada versão:

C 180 Avantgarde – R$187.900,00• Novo para-choques dianteiro• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios• Faróis full LED com novo design interno• Novo design das lanternas traseiras• Console central com acabamento black piano• Novo volante com comandos sensíveis ao toque• Nova tecla Keyless-start• Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)• Assistente de frenagem ativo

C 180 Exclusive – R$188.900,00• Novo para-choques dianteiro• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios• Faróis full LED com novo design interno• Painel superior e portas com acabamento ARTICO• Console central com acabamento em madeira marrom escura fosca com poros abertos• Novo volante com controles sensíveis ao toque• Nova tecla Keyless-start• Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)• Assistente de frenagem ativo 

C 200 EQ Boost – R$228.900,00• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 5 raios duplos• Motor 1,5 litro turbo com EQ Boost: 183 + 14 cv / 280 + 160 Nm• Recuperação de energia nas frenagens / desaceleração• Função coasting (roda livre) com motor totalmente desligado• Cockpit digital configurável com 12,3 polegadas• Tela central com 10,2 polegadas 

C 300 Sport – R$259.900,00• Novo motor 2.0 turbo com 258 cv (antes 245 cv)• Grade frontal diamante cromada• Novas rodas AMG de 18 polegadas de cinco raios com fundo preto• Console central com acabamento black piano• Novo volante esportivo com controles sensíveis ao toque• Kit visual AMG• Console central em madeira preta com poros abertos









Assembleia Legislativa

Na onda dos híbridos, Volvo lança o S90 T8

11 de Outubro de 2018 . Por Jota Pompílio

Sem dúvida, carro à combustão será coisa do passado. E se depender da Volvo Car essa transformação já está em curso. Prova esta que a marca sueca lança seu terceiro veículo híbrido no país, o sedã S90 T8. Ele se junta às versões eletrificadas dos utilitários-esportivos XC60 T8 e XC90 T8 para fazer da fabricante sueca a marca com a maior oferta de modelos híbridos do segmento premium no mercado nacional. O modelo é vendido na rede de concessionárias da marca por R$ 365.950. Em Fortaleza, a concessionária que representa a marca é GNC Suécia. 

Na prática, com o S90 T8, a Volvo passa a disputar um segmento de mercado que irá crescer mais.  E, para competir em condição de superioridade entre seus concorrentes, segundo a marca, o modelo conta com um exterior deslumbrante – com linhas limpas e apropriadas ao design escandinavo – com um interior suntuoso, que alia a tecnologia inovadora de seus equipamentos a materiais naturais em um ambiente elegante, acolhedor e de bom gosto.

 

Sob o capô

Em versão única de acabamento, o S90 T8 Inscription combina o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (10,4 Kwh). Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m, transformando-o no modelo Volvo mais rápido já vendido no Brasil: 0 a 100 km/h em 4,9 s.

O controle dinâmico do modelo é ajudado pelo posicionamento inteligente da bateria. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem (500 litros de capacidade), além de oferecer melhor distribuição de peso.

Compatível no modo plug-in, o S90 T8 muda a percepção que o consumidor tem, de forma geral, sobre os modelos elétricos, justamente por oferecer uma combinação inigualável em um veículo premium: potência, luxo, tecnologia, sofisticação, baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissão.

Modos de condução

PURE: condução econômica para uso urbano. Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.

HYBRID: É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 21,3 km/l na cidade e 25,6 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética.

POWER: O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

Conectividade de última geração

Outro destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display tem gráfico aprimorado, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância.

A integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

São Luiz

Audi A6 pronto para estrear no Salão Internacional de São Paulo

10 de Outubro de 2018 . Por Jota Pompílio

Há menos de um mês, a montadora premium alemã não vê a hora de começar a 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018 para mostrar o novo A6, seu bem-sucedido sedã executivo que começará a ser vendido no Brasil no primeiro semestre de 2019.

O A6 de nova geração traz como destaque o sistema de propulsão híbrido leve de 48V (4 vezes maior que de um carro normal). O modelo é capaz de rodar na cidade apenas no modo elétrico e desligar o motor em algumas situações de velocidade de cruzeiro, de 55 a 160 km/h. Ainda no campo tecnológico, o sedã traz no interior 3 telas para controlar as mais variadas funções do carro, incluindo comandos do painel de instrumentos e central multimídia.

Motores eletrificados 

Ambos os motores do novo A6 vêm com a nova tecnologia híbrida. Uma partida de alternador de correia (BAS) funciona em conjunto a uma bateria de íons de lítio. Com isso, o A6 pode rodar com o motor desligado entre 55 e 160 km/h. A função start-stop é ativada em velocidades até 22 km/h; o motor é religado a partir de uma parada. Durante a desaceleração, o BAS recupera até 12 kW de energia. Em condições reais, a tecnologia MHEV reduz o consumo de combustível em até 0,7 litro a cada 100 km rodados.

Mais espaço para as pernas

O interior do A6 é maior que no modelo anterior, há mais espaço para a cabeça e para os ombros nos bancos traseiros e dianteiros. A tampa do porta-malas pode ser aberta eletricamente com um movimento de chute. No que diz respeito ao espaço para as pernas na traseira, o carro supera seu antecessor e seus principais concorrentes. O espaço para a cabeça e para os ombros na dianteira e na traseira também são superiores aos da versão anterior. A tampa do porta-malas pode ser aberta eletricamente com um movimento de chute.

Motorização

Como parte do lançamento no mercado brasileiro, a Audi oferece o novo A6 com dois motores potentes e suaves. O primeiro é um 3.0 TFSI V6, que rende 340 cv de potência e 500 Nm de torque e é capaz de acelerar o sedã de a 100 km/h em 5,1 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). Já o 2.0 TFSI desenvolve 245 cve  370 Nm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,8 segundos.


O design externo – técnico e elegante

Assim como os modelos A8 e A7 Sportback, o A6 é um dos embaixadores da nova linguagem de design da Audi, segundo a montadora. Com superfícies esticadas, bordas afiadas e linhas atraentes, o sedã transmite seu caráter inconfundível: elegância esportiva, alta tecnologia e sofisticação. O exterior se destaca com suas proporções equilibradas: capô longo, grande distância entre-eixos e balanços curtos. A larga e baixa grade Singleframe, os faróis planos e as entradas de ar poderosamente contornadas exaltam a esportividade do modelo. Na lateral, três linhas destacadas reduzem a altura visual do carro. Os contornos esticados das caixas de rodas são caraterísticos da genética quattro da Audi.

Lista de equipamentos

Conforto, equilíbrio e segurança ainda maiores em viagens – o A6 com seus refinados sistemas de assistência ao motorista estabelece novos padrões na classe de carros de luxo. Na versão Prestige Plus, equipada com motor 2.0, a lista de equipamentos de série conta com Audi parking system, rodas de 19 polegadas, teto solar, faróis Full LED, Audi drive select, teto solar, luzes ambiente e de contorno, controle de cruzeiro adaptativo, Audi smartphone interface, câmera 360o, Audi drive select, virtual cockpit, entre outros. 

A topo de linha Performance traz ainda bancos esportivos revestidos de couro Valcona, rodas aro 20, laneassist (assistente de faixa), sideassist (assistente de ponto cego), sistema de som Bang&Olufsen e kit externo S line.