Fiec - selos

MINI avisa que série MINI 60 Years também vem para o Brasil

23 de Abril de 2019 . Por Jota Pompílio

Para quem curte e tem um MINI, aí vai uma notícia até para quem gosta de colecionar: O ‘MINI 60 Years Edition’, série especial comemorativa da MINI alusiva ao 60º aniversário de lançamento do MINI clássico, está com seu passaporte carimbado para o Brasil.

Apresentado oficialmente no início deste ano, a edição exclusiva é limitada e será disponibilizada no país na versão hatch de 3 portas, equipada com a motorização “Cooper S” de quatro cilindros, 1.998 cm³ e capaz de entregar 192 cavalos de potência (entre 5.000 e 6.000 rpm) e 280Nm de torque máximo (de 1.350 a 4.600 rpm). 

De acordo com a montadora, no total, serão apenas 25 unidades para o mercado brasileiro do ‘MINI 60 Years Edition’, com configuração padrão que terá a cor externa New British Racing Green (cor oficial do automobilismo britânico) e teto na cor branco pepper; além de diversos itens exclusivos para esta série especial, que podemos destacar: faixas esportivas sobre o capô com a inscrição ‘60 Years’; rodas de liga leve de 17 polegadas, projeção em LED da inscrição ’60 years’; soleiras com a inscrição ’60 Years’; volante em couro Walknappa e inscrição ‘Years’, revestimento dos assentos em couro na cor Dark Brown. 

Além destes equipamentos exclusivos, esta versão virá equipada com diversos outros itens de série, que podemos destacar: Sistema de áudio Hi-Fi Harman/Kardon, MINI Head-Up Display, Superfícies do interior iluminada em MINI Yours Piano Black, Ar condicionado digital automático dual-zone, Faróis Adaptativos de LED, Teto solar panorâmico, dentre outros.

A data de início das vendas e o preço da ‘MINI 60 Years Edition’ serão divulgados oportunamente. Porém, há especulações que ele chegue para os meados do meio do ano. Tá perto, não é?

Um dos ícones da marca, o novo Wrangler chega às concessionárias “com sangue novo”. De acordo com a fabricante, ele vem com uma ótima combinação de capacidade off-road, design autêntico, liberdade ao ar livre, motorizações avançadas e eficientes, comportamento dinâmico superior no asfalto e uma série de recursos inovadores de segurança e tecnologia.

Na Newsedan – autorizada da Jeep, em Fortaleza, o modelo sai por R$ 274.990. De acordo Ana Pinheiro, gerente da Jeep Newsedan, o que mais gosta do novo Wrangler são as “formas arrojadas, ser muito versátil e nos passa muito robustez”, detalha. Segundo a profissional, quem opta pelo Wrangler está de olho na exclusividade.  

Sob o capô

Equipado com o novo motor turbo 2L a gasolina, ele oferece 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, associado ao novo câmbio automático de 8 marchas. A capacidade off-road do modelo é reforçada graças a dois sistemas 4×4 avançados e, pela primeira vez na história do Wrangler, uma caixa de transferência de duas velocidades com tração integral permanente e uma relação reduzida de 2,72:1 na versão Sahara.

Para quem já conhece o modelo, perceberá que o novo Wrangler 2019 está com novo design exterior. A grade de sete fendas agora mostra as duas fendas nas pontas se cruzando com os faróis, homenageando os Jeep CJ. A parte superior da grade foi suavemente inclinada para melhorar a aerodinâmica. Os novos faróis são de LED. Como novidade, todos os Wrangler apresentam barras esportivas coloridas, soldadas à carroceria e com alças integradas. Ele pode ter todo o teto removido ou apenas os dois painéis frontais Freedom acima do motorista e passageiro. As peças estão mais leves e é possível até retirar somente a que fica sobre o condutor. O resultado trouxe redução de peso do veículo – cerca de 100 kg.

Segurança nunca é demais

Os componentes de segurança do Wrangler 2019 incluem quatro airbags, pontos Isofix para cadeira infantil, controle de tração, de estabilidade e oscilação de carroceria, assistentes de partida em rampa e de descida, monitoramento de pressão de pneus e de pontos cegos, sensor traseiro de estacionamento, câmera traseira, dentre outros.






No Brasil, o Mustang foi lançado em 2018 e suas vendas vão bem, obrigado: perto de 1.000 unidades. Vendido na versão Mustang GT Premium 5.0 V8, foi ainda o modelo do segmento que menos perdeu valor após um ano de uso, segundo um estudo da KBB Brasil. Nos Estados Unidos, o Mustang também garantiu a liderança da categoria em casa, com 75.842 unidades.

O fato é que o “muscle car” comemora hoje o 55º aniversário  e tem um motivo a mais para celebrar junto com os fãs: foi o cupê esportivo mais vendido do mundo pelo quarto ano consecutivo. Os dados são da consultoria IHS Markit, que apontou a liderança global do Mustang na categoria com 113.066 unidades registradas em 2018

Em 2018, o Mustang foi comercializado em 146 países, segundo os dados globais de vendas da Ford, e conquistou mais 0,5 ponto percentual de participação global, passando a 15,4%. Esse resultado foi impulsionado em parte pela procura do novo Mustang Bullitt, que superou em 25% as previsões globais de vendas. Desde 2015, mais de 500.000 Mustangs de sexta geração foram vendidos em todo o mundo. 

Espírito rebelde

No final de 1961 a Ford começou a projetar um veículo para atender as necessidades da nova geração de consumidores jovens. O objetivo era desenvolver um carro menor e mais leve que os tradicionais modelos norte-americanos. Seu emblema seria um “Wild Mustang”, um cavalo selvagem correndo na direção oposta dos que competem nos hipódromos, refletindo o espírito jovem e rebelde da época. Foi assim que em 17 de abril de 1964, numa década marcada por grande efervescência e rebeldia, nasceu o primeiro Mustang.

Sucesso instantâneo desde o lançamento, o “pony car” tornou-se um ícone de liberdade e alegria de dirigir, imortalizado no cinema, na arte e na cultura de todo o mundo. 


Alessandro Belchior ( bonificação)

Porsche vende quase 56.000 veículos neste trimestre

17 de Abril de 2019 . Por Jota Pompílio

Nesses três meses, de janeiro a março, a Porsche entregou 55.700 veículos em todo o mundo. Entretanto, de acordo com a montadora, esse número corresponde a uma redução de 12% em comparação com o mesmo período do ano passado. 

O motivo? "2019 começou trazendo um desafio para nós e para toda a indústria automotiva", pondera Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo da Porsche AG responsável por Vendas e Marketing. "A mudança para o novo ciclo de testes WLTP e a adoção de filtros de partículas para gasolina continuou a nos ocupar durante os primeiros meses do ano. Além disso, o começo de ano excepcionalmente forte que tivemos em 2018 significa que já era para se esperar um primeiro trimestre comparativamente mais fraco".

Quem se destacou

O Cayenne registrou um crescimento de 35% por cento, atingindo 18.310 entregas a clientes. O novo modelo foi disponibilizado a todos os mercados a partir deste ano. A maior demanda continua a ser pelo Macan (acima), que teve 19.795 unidades entregues.

Fortaleza e Goiânia na rota de crescimento

Segundo a fabricante, a Porsche Brasil continua investindo no mercado nacional tanto com lançamentos de produtos - em maio a oitava geração do 911 desembarca no país - quanto com a expansão de Porsche Centers. Até o momento já foram anunciadas mais duas cidades que terão um centro de vendas da marca, Fortaleza e Goiânia. 

A marca manteve seus números estáveis, mesmo sem considerar o novo Macan, campeão de vendas com previsão para início de entrega em junho. Os destaques vão para o Porsche Cayenne, que teve um aumento de noventa e quatro por cento nas vendas com 171 unidades entregues no período e para o esportivo 718 Boxster com aumento de sessenta e sete por cento com 70 unidades entregues aos clientes. 

“O ano de 2019 será bem interessante para a marca. Temos a abertura de mais dois Porsche Centers além do início das vendas do novo 911, um carro que sempre demonstra um ótimo desempenho no mercado nacional” afirma Werner Schaal, diretor de Vendas. 

Assembleia Legislativa

Audi participa do Salão do Automóvel de Xangai

16 de Abril de 2019 . Por Jota Pompílio

Tem montadora que não para quieta, como dizia nossas avós. E essa é premium. É que a Audi hoje estará no Salão do Automóvel de Xangai 2019, na China, com estreias mundiais e uma série de inovações. Dentre as novidades, segundo a marca, apresentará o visionário carro conceito Audi AI:ME, além de dois modelos elétricos que farão sua estreia na metrópole chinesa: o Audi e-tron e o Q2L e-tron, que foi projetado especialmente para a China e é construído na fábrica de Foshan. O SUV compacto será entregue aos primeiros clientes no verão de 2019 e faz sua estreia mundial em Xangai. 

"Com os modelos elétricos Audi Q2L e-tron e Audi e-tron, estamos lançando uma nova era na China com nosso parceiro FAW. O SUV compacto será produzido localmente já este ano e, a partir de 2020, o Audi e-tron também será produzido na China, nosso maior e mais importante mercado mundial", afirma Bram Schot, CEO da Audi. 

A carroceria do Audi Q2L e-tron é 33 milímetros mais longa que o do modelo básico. O carro é movido por um motor elétrico no eixo dianteiro que movimenta 100 quilowatts e 290 NM. Com uma capacidade de bateria de 38 quilowatts/hora, possui autonomia de até 265 quilômetros, de acordo com o procedimento de homologação local. 

A segunda geração do Audi Q3, que terá lançamento de vendas na China durante o Salão, também está sendo fabricada naquele país. O SUV não só parece mais autoconfiante, mas também é versátil e espaçoso. Assim como os modelos de topo de gama da Audi, ele apresenta um conceito de operação e exibição digital, soluções de infotainment abrangentes e sistemas de assistência inovadores. Os clientes chineses podem escolher entre três motores de quatro cilindros que variam entre 150 a 220 cv. 

Outro destaque da presença da Audi em Xangai é a estreia mundial de um carro conceito visionário para a mobilidade urbana de amanhã: o Audi AI:ME, que mostra as ideias dos designers e programadores da Audi para um automóvel compacto do futuro. O veículo oferece interior espaçoso e futurista, com capacidade para condução autônoma de nível 4. Isso permite aos ocupantes a liberdade para fazer o que gostam com seu tempo a bordo. O Audi AI:ME oferece uma ampla gama de recursos de alta tecnologia para comunicação, entretenimento ou simplesmente relaxamento.