Vie du ventre

Volvo XC40: agora em edição especial aqui no Brasil

09 de Setembro de 2019 . Por Jota Pompílio

A Volvo vai bem por aqui, obrigado!!!! Em Fortaleza, por exemplo, sempre aparece um Volvo pelo o trânsito cearense. Fato raro há uns três anos, não é? E para reforçar esse crescimento, prestes a completar 3 mil unidades vendidas no mercado nacional desde seu lançamento, em abril de 2018, a Volvo Car Brasil celebra o sucesso comercial do XC40 com uma edição especial de 300 carros. 

O XC40 Special Edition incorpora equipamentos de série encontrados apenas nos modelos maiores da gama Volvo de utilitários esportivos, a exemplo do XC60 e do XC90. É bom frisar que o modelo estará disponível a partir de outubro na rede de concessionárias da marca por R$ 240.950.

Uma configuração ainda mais exclusiva

De acordo com fabricante, o utilitário esportivo é pura expressão do design escandinavo. Além de combinar a robustez com um visual elegante e refinado, traz como novidades rodas exclusivas de liga leve de 21 polegadas com cinco raios triplos. O exterior do SUV combina ainda um longo capô e largos para-lamas, que confirmam a presença imponente do modelo.

A série limitada incorpora tecnologias exclusivas no portfólio do SUV, como o Park Assist, assistente de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares. Outro recurso só presente nos SUVs de gama superior da marca é a câmera com visão 360°, na qual o motorista tem uma visão panorâmica ao redor do carro. Ela é muito útil nas manobras em espaços mais apertados, como estacionamentos de shopping, e funciona em velocidades até 10 km/h.

Além deles, o XC40 Special Edition conta com Sistema de Alerta de Ponto Cego (Blis), que avisa o motorista da presença de veículos no seu ponto cego. E Cross Traffic Alert com frenagem automática. O recurso é muito útil na saída de vagas de estacionamento ou de qualquer outro lugar com visão restrita para os lados. Os radares em cada canto do para-choque traseiro detectam veículos se aproximando a uma distância de até 30 m. O sistema também pode alertar ciclistas e pedestres a distâncias mais curtas. O motorista é avisado por um alerta sonoro e por um aviso gráfico no visor central. Se o condutor continuar fazendo marcha a ré, apesar dos avisos e uma colisão for iminente, o carro freia automaticamente.

Em movimento, o XC40 Special Edition proporciona ao motorista uma dinâmica de condução ainda mais refinada. O modelo possui o sistema mais avançado de amortecimento da Volvo Cars. Controlado eletronicamente, garante excelente conforto, dirigibilidade e estabilidade em qualquer tipo de via. Com o Chassi Four-C, a suspensão se adapta continuamente às condições da estrada e ao estilo de direção do condutor.

Tecnológico, confortável e conectado

A forte personalidade do XC40 Special Edition se reflete na dianteira, expressada pelo mais avançado sistema de iluminação do segmento. O Volvo FULL LED System incorpora quatro funções aos faróis do veículo: luzes auto-direcionais que acompanham o giro do volante; sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; nivelamento automático do facho do farol, de acordo com a carga do veículo; e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna em formato "T" (Martelo de Thor) contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros. Na traseira, a lanterna característica se identifica com os demais SUVs da Volvo com desenho marcante que invadem a lateral da carroceria.

O interior do XC40 Special Edition oferece uma experiência única de conforto com uma abordagem de praticidade com um novo conceito para os porta-objetos. O engenhoso design de interiores proporciona espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob o assento do motorista, além de uma lixeira removível no túnel do console central.

Para obter mais espaço de armazenamento nas portas do XC40, os designers retiraram os autofalantes do local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um laptop e um tablet, ou algumas garrafas de água.

O sistema de entretenimento e conectividade do modelo é o mais completo da categoria. O Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display recebeu atualização gráfica aprimorada, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques. As funções também podem ser acessadas por comando de voz. Como no XC60 e XC90, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

Dirigibilidade segura

O modelo dispõe da transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor, que gera potência de 252 hp a 4.700 rpm e torque de 350 N.m entre 1.800 e 4.800 rpm.

Em números, a nova versão do utilitário esportivo da Volvo Cars chega a 230 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 6,4 segundos.

Quanto à segurança, o XC40 se beneficia das premiadas tecnologias conhecidas nos veículos XC90 e XC60, tornando-o referência entre os SUVs premium de entrada de gama. Ele é equipado com o inovador City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte, mesmo durante a noite.

Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 km/h e 140 km/h.

O XC40 também disponibiliza como itens de série outros recursos exclusivos para o segmento, como sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical. Além disso, o modelo vem equipado com controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130 km/h. Assim, o motorista pode realizar uma condução mais relaxada e segura, com controle de distância do veículo à frente e ajuda na manutenção de faixa.