Ilmar Gourmet - Selo

No Salão de Genebra, Audi apresenta Q4 e-tron conceito

08 de Março de 2019 . Por Jota Pompílio

Depois do elétrico e-tron ser apresentado há um ano, a marca está se antecipando com um outro automóvel totalmente elétrico na exposição: o Audi Q4 e-tron conceito. Ele é um SUV compacto de quatro portas, com 4,59 metros de comprimento e que lembra o Audi e-tron à primeira vista. 

Dois motores elétricos mobilizam 225 kW de potência do sistema no conceito Q4 e-tron. Como é típico da Audi, o veículo traz a tração integral permanente quattro. Acelera de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos com uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 180 km/h. Uma bateria grande, com capacidade de 82 kW/hora, ocupa quase todo o espaço da parte inferior da carroçaria entre os eixos. 

Segundo a marca, sua autonomia vai mais de 450 quilômetros – em linha com o ciclo WLTP – define o padrão em sua categoria. A tecnologia do conceito Q4 e-tron faz parte da plataforma de eletrificação modular (MEB), que será integrada em diversos veículos elétricos produzidos pelo Grupo Volkswagen no futuro, da categoria compacta até a média superior. 

De acordo com a Audi, o conceito Audi Q4 e-tron antecipa o que já será o quinto veículo elétrico de produção em série que o fabricante apresentará até o fim de 2020. As vendas do Audi e-tron, o primeiro deles, já começaram e as primeiras unidades serão entregue aos clientes antes do final de março de 2019. Ainda este ano o Audi e-tron Sportback será apresentado e o Audi Q2L e-tron, que foi projetado especificamente para o mercado chinês, sairá da linha de montagem. A apresentação da versão de produção do coupé de quatro portas de alta performance, o Audi e-tron GT, quarto veículo elétrico que está sendo desenvolvido na Audi Sport GmbH, está prevista para o segundo semestre de 2020.

O compacto Audi Q4 e-tron terá estreia simultânea. Com esta oferta, a Audi agora cobre todos os segmentos de mercado importantes com veículos totalmente elétricos, desde o segmento A até o de grande porte, pouco menos de dois anos após o lançamento do primeiro carro elétrico. 
Compacto por fora, espaçoso por dentro: dimensões e interior

4,59 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,61 metro de altura: com essas dimensões, o conceito Audi Q4 e-tron se posiciona na categoria de SUV médio. Seus requisitos para longas viagens, portanto, qualificam o SUV elétrico como um polivalente ágil adequado para a condução urbana também. Em termos internos, por outro lado, sua distância entre eixos de 2,77 metros o coloca pelo menos uma classe acima. 

A tela do Audi Virtual Cockpit com os elementos de exibição mais importantes para velocidade, nível de carga e navegação está localizada atrás do volante. O Head-up Display em formato grande com uma função de realidade aumentada é um novo recurso. Pode exibir informações gráficas importantes, como setas direcionais para virar, diretamente no curso da estrada. 
Painéis de controle projetados como elementos de toque nos raios do volante podem ser usados para selecionar funções usadas com frequência. No console central, existe uma tela touchde 12,3 polegadas através do qual as funções de infotainment e veículo são exibidas e operadas. 
O console está inclinado em direção ao motorista para maior facilidade de operação. Uma faixa de botões para controlar o ar condicionado está localizada abaixo dela. Como o console central não precisa de elementos funcionais, como uma alavanca de velocidade ou elementos de atuação do freio de mão, foi concebida como um compartimento espaçoso que inclui uma base de carregamento para celulares. Existe uma área horizontal em design de alta qualidade na qual o botão seletor para o modo de transmissão é integrado e que também serve como cobertura para a seção frontal do console. Além do compartimento de armazenamento inferior convencional, as portas agora oferecem a possibilidade de armazenar garrafas na seção superior especialmente moldada, onde são fáceis de alcançar.

Bom, assim como o e-tron que já já chega na Europa e será realidade no Brasil, vamos esperar que e-tron Q4 saia do conceito e vire realidade.