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BMW iNEXT faz testes com temperaturas abaixo de zero

06 de Fevereiro de 2019 . Por Jota Pompílio

Pense em um lugar super frio, gelo mesmo, aquele que dói até nos ossos! Pensou?  Pois é neste cenário, na Suécia, para ser mais exato que o novíssimo BMW iNEXT, cuja produção em série inicia em 2021 na planta da BMW em Dingolfing (Alemanha), acaba de completar a primeira fase de testes de suspensão, chassis e direção.  

Nova referência em tecnologia do BMW Group, o novo iNEXT integra os campos estratégicos de condução autônoma, conectividade, eletrificação e serviços (ACES) — todas definidas como chaves dentro da estratégia corporativa. Puramente elétrico, com sistema de tração integral inteligente e uma tecnologia de suspensão específica, o modelo traz inúmeros recursos de conectividade e condução autônoma, proporcionando aos ocupantes uma nova maneira de desfrutar da viagem, de forma interativa e sustentável.  

Os testes do BMW iNEXT camuflado estão sendo conduzidos em estradas cobertas de neve e lagos cobertos de gelo, onde as temperaturas mínimas são um desafio sobretudo ao motor elétrico, à bateria de alta tensão e ao sistema de arrefecimento do veículo. Nesse ponto, os engenheiros estão analisando como o clima afeta o sistema de gerenciamento de energia eDrive, o armazenamento e recuperação de energia, e como a eletricidade é transferida ao motor elétrico. 

Nessas superfícies molhadas e escorregadias da pista de testes fechada do BMW Group, é possível analisar ainda os sistemas de direção e freio e, mesmo em baixas velocidades, a eficácia do sistema de tração nas quatro rodas, especialmente desenvolvido para o modelo, além do Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC). Dessa forma, o BMW iNEXT conclui com êxito essa primeira etapa em que foi confrontado com toda a sorte de desafios dinâmicos.