HAISA

Tudo pronto para o novo 911 Cabriolet da Porsche

09 de Janeiro de 2019 . Por Jota Pompílio

Seis semanas após o lançamento do cupê, as atenções se voltam agora para o 911 Cabriolet. O 911 conversível dá continuidade a uma tradição de vária décadas, estabelecida quando a Porsche apresentou o primeiro 911 Cabriolet no Salão Internacional de Frankfurt, em setembro de 1981: clientes e fãs foram cativados instantaneamente. 

De acordo com a montadora, o novo modelo reflete as linhas modernas do Cupê, mantendo, porém, as formas tradicionais de um Porsche 911 Cabriolet. A capota de tecido totalmente automática tem uma janela traseira de vidro integrada, ao mesmo tempo que a estrutura do teto maleável contém elementos de magnésio - denominados arcos - que evitam que o perfil da capota se altere com o vento em altas velocidades. A capota pode ser aberta ou fechada em velocidades de até 50 km/h. A nova hidráulica do teto diminuiu o tempo de abertura para cerca de doze segundos, enquanto um defletor aerodinâmico acionado eletricamente garante a proteção do pescoço dos ocupantes do impacto do vento. 

É bom salientar que os modelos serão oferecidos também no Brasil, com entrega prevista para início do segundo semestre de 2019. Os preços e configurações ainda estão em definição.

Quais versões

O 911 Cabriolet será oferecido inicialmente nas versões Carrera S, com tração traseira, e Carrera 4S, com tração nas quatro rodas. Ambas contam com um motor boxer de seis cilindros de 2.981 cm³ turboalimentado, com 331 kW (450 cv) a 6.500 rpm e 530 Nm entre 2.300 e 5.000 rpm. A eficiência foi aumentada e as emissões reduzidas através de um processo de injeção aperfeiçoada. Outras medidas de otimização também foram implementadas, como um novo posicionamento para os turbocompressores e do sistema de resfriamento do ar da alimentação. A força é disponibilizada através de uma nova transmissão de dupla embreagem com oito velocidades. O Carrera S acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos (com o pacote opcional Sport Chrono, 3,7 segundos) e pode atingir uma velocidade de até 306 km/h. O Carrera 4S atinge uma velocidade máxima de 304 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos (com o pacote Sport Chrono, 3,6 segundos). 

Interior 

O interior é diferenciado, com linhas bem definidas e retas e instrumentos embutidos definindo o painel. Como no 911 original, o novo painel cobre toda a largura entre dois níveis horizontais em forma de asas. Dos lados do conta-giros posicionado ao centro, dois displays estreitos sem molduras fornecem informações para o motorista. Agora com 10,9 polegadas, a tela central do sistema Porsche Communication Management (PCM - sistema de gerenciamento de comunicações) pode ser operada rapidamente e sem provocar distrações. 

O 911 Carrera S Cabriolet custa a partir de 134.405 euros na Alemanha e o 911 Carrera 4S Cabriolet, a partir de 142.259 euros, incluindo VAT (imposto por valor adicionado) e equipamento específico para o país.