Assembleia Legislativa

Na onda dos híbridos, Volvo lança o S90 T8

11 de Outubro de 2018 . Por Jota Pompílio

Sem dúvida, carro à combustão será coisa do passado. E se depender da Volvo Car essa transformação já está em curso. Prova esta que a marca sueca lança seu terceiro veículo híbrido no país, o sedã S90 T8. Ele se junta às versões eletrificadas dos utilitários-esportivos XC60 T8 e XC90 T8 para fazer da fabricante sueca a marca com a maior oferta de modelos híbridos do segmento premium no mercado nacional. O modelo é vendido na rede de concessionárias da marca por R$ 365.950. Em Fortaleza, a concessionária que representa a marca é GNC Suécia. 

Na prática, com o S90 T8, a Volvo passa a disputar um segmento de mercado que irá crescer mais.  E, para competir em condição de superioridade entre seus concorrentes, segundo a marca, o modelo conta com um exterior deslumbrante – com linhas limpas e apropriadas ao design escandinavo – com um interior suntuoso, que alia a tecnologia inovadora de seus equipamentos a materiais naturais em um ambiente elegante, acolhedor e de bom gosto.

 

Sob o capô

Em versão única de acabamento, o S90 T8 Inscription combina o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (10,4 Kwh). Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m, transformando-o no modelo Volvo mais rápido já vendido no Brasil: 0 a 100 km/h em 4,9 s.

O controle dinâmico do modelo é ajudado pelo posicionamento inteligente da bateria. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem (500 litros de capacidade), além de oferecer melhor distribuição de peso.

Compatível no modo plug-in, o S90 T8 muda a percepção que o consumidor tem, de forma geral, sobre os modelos elétricos, justamente por oferecer uma combinação inigualável em um veículo premium: potência, luxo, tecnologia, sofisticação, baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissão.

Modos de condução

PURE: condução econômica para uso urbano. Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.

HYBRID: É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 21,3 km/l na cidade e 25,6 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética.

POWER: O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

Conectividade de última geração

Outro destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display tem gráfico aprimorado, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância.

A integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.