São Luiz

Audi A6 pronto para estrear no Salão Internacional de São Paulo

10 de Outubro de 2018 . Por Jota Pompílio

Há menos de um mês, a montadora premium alemã não vê a hora de começar a 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018 para mostrar o novo A6, seu bem-sucedido sedã executivo que começará a ser vendido no Brasil no primeiro semestre de 2019.

O A6 de nova geração traz como destaque o sistema de propulsão híbrido leve de 48V (4 vezes maior que de um carro normal). O modelo é capaz de rodar na cidade apenas no modo elétrico e desligar o motor em algumas situações de velocidade de cruzeiro, de 55 a 160 km/h. Ainda no campo tecnológico, o sedã traz no interior 3 telas para controlar as mais variadas funções do carro, incluindo comandos do painel de instrumentos e central multimídia.

Motores eletrificados 

Ambos os motores do novo A6 vêm com a nova tecnologia híbrida. Uma partida de alternador de correia (BAS) funciona em conjunto a uma bateria de íons de lítio. Com isso, o A6 pode rodar com o motor desligado entre 55 e 160 km/h. A função start-stop é ativada em velocidades até 22 km/h; o motor é religado a partir de uma parada. Durante a desaceleração, o BAS recupera até 12 kW de energia. Em condições reais, a tecnologia MHEV reduz o consumo de combustível em até 0,7 litro a cada 100 km rodados.

Mais espaço para as pernas

O interior do A6 é maior que no modelo anterior, há mais espaço para a cabeça e para os ombros nos bancos traseiros e dianteiros. A tampa do porta-malas pode ser aberta eletricamente com um movimento de chute. No que diz respeito ao espaço para as pernas na traseira, o carro supera seu antecessor e seus principais concorrentes. O espaço para a cabeça e para os ombros na dianteira e na traseira também são superiores aos da versão anterior. A tampa do porta-malas pode ser aberta eletricamente com um movimento de chute.

Motorização

Como parte do lançamento no mercado brasileiro, a Audi oferece o novo A6 com dois motores potentes e suaves. O primeiro é um 3.0 TFSI V6, que rende 340 cv de potência e 500 Nm de torque e é capaz de acelerar o sedã de a 100 km/h em 5,1 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). Já o 2.0 TFSI desenvolve 245 cve  370 Nm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,8 segundos.


O design externo – técnico e elegante

Assim como os modelos A8 e A7 Sportback, o A6 é um dos embaixadores da nova linguagem de design da Audi, segundo a montadora. Com superfícies esticadas, bordas afiadas e linhas atraentes, o sedã transmite seu caráter inconfundível: elegância esportiva, alta tecnologia e sofisticação. O exterior se destaca com suas proporções equilibradas: capô longo, grande distância entre-eixos e balanços curtos. A larga e baixa grade Singleframe, os faróis planos e as entradas de ar poderosamente contornadas exaltam a esportividade do modelo. Na lateral, três linhas destacadas reduzem a altura visual do carro. Os contornos esticados das caixas de rodas são caraterísticos da genética quattro da Audi.

Lista de equipamentos

Conforto, equilíbrio e segurança ainda maiores em viagens – o A6 com seus refinados sistemas de assistência ao motorista estabelece novos padrões na classe de carros de luxo. Na versão Prestige Plus, equipada com motor 2.0, a lista de equipamentos de série conta com Audi parking system, rodas de 19 polegadas, teto solar, faróis Full LED, Audi drive select, teto solar, luzes ambiente e de contorno, controle de cruzeiro adaptativo, Audi smartphone interface, câmera 360o, Audi drive select, virtual cockpit, entre outros. 

A topo de linha Performance traz ainda bancos esportivos revestidos de couro Valcona, rodas aro 20, laneassist (assistente de faixa), sideassist (assistente de ponto cego), sistema de som Bang&Olufsen e kit externo S line.