Ilmar Gourmet - Selo

Audi A6 avant: a volta das peruas?

16 de Abril de 2018 . Por Jota Pompílio

Há quem não curta essa avalanche de SUVs que estão por aí. Como opção, existem as velhas conhecidas e que sempre nos salvaram dos apertos, as “peruas”. Revelado no “Velho Continente”, a Europa, o Audi A6 Avant, a perua da marca, chegará ao mercado brasileiro para cobrir esse vácuo.

Tendo o A6 como inspiração, a perua tem equipamentos que passaram a fazer parte do pacote do sedã de luxo. Este, por sua vez, também emprestou muitos equipamentos do A8, apresentado no ano passado. Por isso, não há grandes surpresas no A6 Avant: o visual lembra bastante o do A6, enquanto o painel da cabine é praticamente igual ao do A8. 


Na perua, você encontrará a tela multimídia de 10,1 polegadas com ótima resolução e sensibilidade ao toque, a tela auxiliar de 8,6 polegadas com comandos do ar-condicionado e do GPS e o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas.

“Coração da máquina”

Por aqui, o modelo deve chegar equipado com motor 3.0 V6 turbo de 344 cv e 51 kgfm acoplado a uma transmissão automática de sete marchas. Mas, na Europa o modelo também contará com uma configuração a diesel. O motor também é um 3.0 V6, mas gera 289 cv e 63,2 kgfm, além de contar com transmissão automática de oito velocidades.

O A6 Avant mais equipado conta com faróis de LED com feixe de luz de alta resolução e sistemas de assistência ao motorista, como frenagem automática de emergência e assistente de velocidade de cruzeiro adaptativo. A perua também emprestou do A8 sedã a tecnologia chamada pela Audi de “híbrida leve”. Ela conta com um motor elétrico que entra em ação apenas em determinados momentos, quando o motor a combustão é desativado. Já o eixo traseiro também conta com esterçamento para aumentar a agilidade em altas velocidades e facilita manobras em vagas apertadas.

Tamanho e altura

O modelo tem 4,94 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,47 m de altura. Já o porta-malas é digno de SUV: são 565 litros ou 1.680 litros quando os bancos traseiros estão rebatidos. As vendas do modelo no Brasil já estão confirmadas, porém, ainda sem data certa para sua chegada às revendas da Audi no Brasil.