Lenita Negrao Apoio

Novo Audi RS 3 começa a ser vendido no país em duas versões

05 de Janeiro de 2018 . Por Jota Pompílio

Um dos hatches mais charmosos e velozes do mundo está prestes a chegar e ser comercializado no Brasil. Detalhe: ele vem com duas versões, a conhecida Sportback e a sedan - a inédita versão. O modelo se destaca pela mecânica pra lá de empolgante: motor de cinco cilindros, 2.5 TFSI, com 400 cv de potência – 33 cv a mais que o anterior – e é 26 kg mais leve graças ao seu cárter de alumínio, entre outras características.  O modelo consegue acelerar até os 100 km/h em 4,1 segundos – tanto na versão Sportback como na Sedan. 

Em Fortaleza, o diretor institucional da Audi Center Fortaleza, George Lima, pondera que o que mais chama atenção é sua potência e um preço convidativo para o modelo. Segundo o executivo, na revendedora cearense ele custa R$ 323.000.  

“O RS 3 oferece aos nossos consumidores uma introdução atraente ao universo RS” afirma Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH. “Desde 2011 o esportivo compacto se provou extremamente bem-sucedido no mercado. Com o novo motor de cinco cilindros, o modelo está entre os melhores de sua categoria e continua batendo recordes nas pistas”.  

Design por fora

O RS 3 demonstra uma bela grade Singleframe preta brilhante com padrão colmeia, grandes entradas de ar e acabamento angular nas soleiras. Com a redesenhada lâmina no para-choque dianteiro, a frente do carro tem aparência mais larga. Faróis de LEDs com a distinta assinatura de iluminação da marca são de série. Na traseira há um elegante spoiler, difusores de ar e saídas de escapamento esportivo exclusivo da linha RS com saídas ovais. O logo quattro, localizado na parte de baixo da grade Singleframe, dá o toque final na aparência dinâmica do carro, assim como o emblema RS 3 na grade e na tampa do porta-malas.

Audi virtual cockpit 

O painel é totalmente digital e mostra dados do sistema de infotainment. Uma tela especial RS desloca o tacômetro para o centro, exibindo em ambos os lados as informações sobre torque, força G e pressão dos pneus. Quando a transmissão está operando em modo manual, uma escala de cores indica ao motorista o momento para a troca de marcha pelos shift paddles ou pela alavanca seletora quando o motor se aproxima da rotação máxima.        

Interior esportivo  

O RS 3 é equipado com bancos esportivos revestidos de couro Napa Fina de série, que trazem emblemas RS estampados nos encostos dos assentos. O volante esportivo de couro da linha RS tem base aplanada e traz botões para a operação do sistema de infotainment, além dos shift paddles para a troca das marchas. O principal elemento de controle é o botão rotativo e de pressão localizado no túnel do console central. Também está incluso no sistema um recurso de pesquisa de texto que conclui automaticamente a entrada do usuário após apenas algumas letras terem sido inseridas. 

Outros destaques incluem o sistema de som Bang&Olufsen com 705 watts de potência, acabamento interno de carbono, ar-condicionado automático de duas zonas, pedais de alumínio, controle de cruzeiro, teto panorâmico elétrico Open Sky, sistema Keyless-Go, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, Smartphone interface e faróis Full Led.