Dnapoio

Volvo Cars lança o último da trilogia, o inédito XC40

01 de Dezembro de 2017 . Por Jota Pompílio

A Volvo termina este ano lançando no mercado internacional o XC40. Com ele, a fabricante sueca vai oferecer ao consumidor, pela primeira vez em sua história, três utilitários esportivos globais voltados a este setor que cresce mais rapidamente no mundo. Podemos dizer que serão os “Três Mosqueteiros” suecos? 

No Brasil, a sua estreia é para o primeiro trimestre e a Volvo já vem fazendo campanha forte para isto. Porém, em janeiro de 2018, o novo SUV da Volvo vai entrar em pré-venda no Brasil com preços de R$ 169.950 na versão de entrada, R$ 189.950 na Momentum e R$ 209.950 na R-Design. Em Fortaleza, na GNC - Concessionária Volvo, já estão à venda seus dois irmãos, o XC 90 e XC 60, recentemente lançado.  

Tamanho

Para quem gosta de comprar veículo pelo o tamanho já pensando na família, o XC40 apresenta um grande entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes.

Identidade visual

O XC40 segue a expressão pura do design escandinavo, combinando robustez com visual elegante e refinado. O exterior combina um capô longo e largos para-lamas, que confirmam a presença imponente do modelo. A forte personalidade da dianteira, a exemplo do XC60 e do XC90, é expressada pelo mais avançado sistema de iluminação do segmento. Na traseira, a lanterna característica se identifica com os outros SUVs da Volvo. Com feixes de LED, o conjunto ótico elevado apresenta um desenho marcante que invade a lateral da carroceria.O jeito jovial do modelo é expressado também pela cor do teto, diferente do carro na versão R-Design, e pelas barras de teto de alumínio

Interior

O XC40 oferece uma abordagem radicalmente nova para utilização dos porta-objetos. O  design de interiores oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob os assentos, espaço especial para smartphones (com carregamento por indução), um gancho para sacolas pequenas no porta-luvas e uma lixeira removível no túnel do console central.Para obter mais espaço de armazenamento nas portas do XC40, os designers retiraram os autofalantes do local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um laptop e um tablet, ou algumas garrafas de água.O XC40 também oferece espaços para guardar cartões, que podem ser inseridos no painel, para que fiquem disponíveis e fáceis de pegar.

No console central, sob o apoio de braço, há uma grande área de armazenamento com espaço para uma caixa revestida de tecido. Há ainda uma lixeira especial, que pode ser removida para o passageiro descartar facilmente o lixo.No porta-malas, um assoalho inteligente pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens por meio de ganchos ou para usar o espaço completo sem removê-lo do carro. O mecanismo de rebatimento do banco traseiro fornece um assoalho plano para bagagens com o toque de um botão. Um espaço privado para armazenamento com trava também é fornecido sob o assoalho do porta-malas.

Antenado

Além de desfrutar de um interior requintado, os passageiros do XC40 contam com o sistema de entretenimento e conectividade mais completo da categoria.O Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display recebeu atualização gráfica aprimorada, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques. As funções também podem ser acessadas por comando de voz. Como no XC60 e XC90, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.O XC40 apresenta ainda painel de instrumentos digital personalizável de 12,3".

Outro destaque do Sensus reflete-se na qualidade do sistema de som. No primeiro deles, o High Performance System tem 8 alto-falantes de 250 W de potência. Já oHarman Kardon Premium Sound vai além e, na versão R-Design, conta com 13 alto-falantes e um subwoofer de 600 W de potência.Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.Equipado em todos os modelos Volvo desde 2012 no Brasil, o Volvo On Call garante 100% dos carros recuperados, igual número para os veículos atendidos em acidente. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Dirigibilidade refinada

Além de proporcionar ao passageiro elevado nível de conforto, a experiência de quem vai atrás do volante é estimulante a bordo do SUV médio de luxo.Para isso, o utilitário esportivo da Volvo chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive), que calcula constantemente a distribuição de tração entre os eixos para obter a melhor performance e estabilidade. Até 50% da potência pode ser destinada ao eixo traseiro para melhorar a tração em condições de baixa aderência. O sistema é sempre amparado por um controle dinâmico de estabilidade e tração.O controle absoluto do veículo se dá também por meio de diferentes modos de condução. São cinco no total, que alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador, suspensão e peso da direção. 

Motor

O modelo dispõe de transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor, que gera potência de 190 hp a 4.700 rpm e torque de 300 N.m entre 1.300 e 4.000 rpm.Também está disponível para o XC40 o renovado propulsor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, o mais potente de seu segmento, com 252 hp. O ótimo torque de 350 N.m se dá numa ampla faixa entre 1.800 e 4.800 rpm, garantindo ótima retomada de velocidade e ultrapassagens ainda mais seguras.Em números, o novo utilitário esportivo da Volvo Cars equipado com motor T5 chega a 230 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 6,4 segundos