Soho Logo

Jaguar apresenta o E-type elétrico no Tech Fest

08 de Setembro de 2017 . Por Jota Pompílio

A montadora premium inglesa mostra ao público do Tech Fest, evento em Londres que acontece de 8 a 10 de setembro,  um Jaguar E-type elétrico. Traduzindo: emissão zero de poluição. Conhecido como E-type Zero, o modelo foi restaurado e adaptado na Jaguar Land Rover Classic Works em Coventry, não muito longe de onde o E-type original nasceu.

Tim Hannig, diretor do Jaguar Land Rover Classic, afirmou: "O E-type Zero combina a reconhecida experiência dinâmica do E-type com um desempenho aprimorado por meio da eletrificação. Esta combinação única cria uma sensação de condução de tirar o fôlego. Nosso objetivo com o E-type Zero é estar na vanguarda dos carros clássicos funcionando no futuro. Estamos ansiosos para ver a reação de nossos clientes à medida que investigamos levar esse conceito ao mercado".

O diretor acrescenta que o E-type Zero não só se parece com um legitmo E-type, como também oferece um excelente desempenho. É mais rápido do que um E-type original: para fazer de 0-100km /h leva apenas 5,5 segundos, cerca de um segundo mais rápido do que um E-type Série 1.

O diretor ponderou que para combinar perfeitamente o novo motor elétrico do E-type Zero com a configuração dinâmica do E-type original, limitamos a saída de energia do veículo. "Nós acreditamos que isso proporciona a experiência de condução ideal".

O veículo Concept Zero, exibido no Tech Fest, é um Roadster Series 1.5 restaurado, totalmente original na especificação, com exceção, claro, do motor do século 21. Os faróis LED também são usados para alcançar a eficiência energética, mantendo o estilo do E-type Serie 1 original.

Propulsor elétrico sob medida

Um motor elétrico de 220kW foi especialmente projetado para o Jaguar E-type Zero. Sua bateria de íons de lítio tem as mesmas dimensões e peso semelhante ao motor XK de seis cilindros usado no E-type original. Os especialistas responsáveis pelo desenvolvimento do motor elétrico asseguraram que ele será colocado exatamente no mesmo local que o motor XK. O motor XK de seis cilindros, fabricado entre 1949 e 1992, esteve em quase todos os modelos icônicos da Jaguar desse período, incluindo o E-type, XK120, Mk2 e XJ6.

“O carro mais bonito já fabricado”

O E-type, lançado em 1961, foi frequentemente eleito o carro mais bonito de todos os tempos, inclusive considerado assim por Enzo Ferrari.O propulsor elétrico exclusivo do Concept Zero foi desenvolvido por um especialista em motores elétricos, em conjunto com os engenheiros da Jaguar Land Rover e dentro do briefing dado pela equipe da Jaguar Land Rover Classics. Ele usa algumas tecnologias e componentes do primeiro veículo de produção totalmente elétrico da Jaguar, o I-PACE.O E-type Zero possui uma autonomia do "mundo real" de 270 km, ajudado pelo baixo peso e boa aerodinâmica. Ele usa uma bateria de 40kWh, que pode ser recarregada em casa durante a noite (normalmente de seis a sete horas, dependendo da fonte de energia).O Jaguar Land Rover Tech Fest, onde o E-type elétrico foi revelado, está sendo realizado na Universidade de Artes de Londres, a Centra Saint Martins, entre os dias 8 e 10 de setembro, com o dia de imprensa acontecendo em no dia anterior.

Sobre a Jaguar Land Rover

A montadora britânica é a maior fabricante de automóveis do Reino Unido e possui duas marcas icônicas da indústria automotiva britânica. A Jaguar, com 80 anos de história, é a marca premium que mais cresce no Brasil e agora conta com uma nova geração completa de produtos composta por veículos esportivos, sedãs e SUV. E a Land Rover, que, desde 1948, é referência mundial em veículos todo terreno. Controlada pelo grupo indiano Tata Motors, a companhia conta com cerca de 40 mil colaboradores em todo o mundo e comercializa seus produtos em 170 países. Presente há mais de 25 anos no país, a Jaguar Land Rover conta com 35 concessionários no país.