casa cor

Praia Acessível funciona diariamente durante as férias

12 de Julho de 2019 . Por Marcelo Cabral

A Prefeitura de Fortaleza vem buscando trazer cada vez mais melhorias a fortalezenses e visitantes, por meio de ações e programas que garantam uma maior interatividade e acessibilidade às pessoas.

Um dos principais é o Praia Acessível, que durante as férias de julho estará disponível todas as manhãs na Praia do Lido/Crush, próximo ao Centro Cultural Belchior.

“Eu achava que nunca mais ia tomar um banho de mar”. A frase dita por José Barreto, 61 anos, vítima de dois AVCs, resume a importância do Praia Acessível na sua vida. Morador de São Paulo, aproveita as férias em Fortaleza pelo terceiro ano seguido para utilizar o serviço. Enquanto aproveita sua estadia na capital cearense, ele ainda toma banho de mar, diariamente, em um equipamento adaptado e com auxílio de profissionais.

Implantado em 2016 pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Ceará, disponibiliza esteira de acesso e cadeiras anfíbias que possibilitam o banho de mar de pessoas com deficiência física e/ou motora ou dificuldade de locomoção. 

O local tem estrutura para frescobol adaptado, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança. Neste mês de julho, funciona diariamente das 9 às 13 horas. Desde sua criação, o projeto já ultrapassou 5.400 atendimentos.

Para o titular da Setfor, Alexandre Pereira, o Praia Acessível é um atrativo para o turismo adaptado, voltado a pessoas com mobilidade reduzida ou com problemas de saúde severos. “Com esse projeto e com as parcerias que estamos buscando, mostramos que Fortaleza é uma cidade que também trata bem pessoas com deficiência e idosos”, afirma.

José Barreto vem de São Paulo para aproveitar o banho de mar com uma equipe especializada

Foto: Divulgação 

  • Alexandre Pereira
    Alexandre Pereira