HAISA

Setur promove cursos de capacitação no Ceará

04 de Junho de 2019 . Por Marcelo Cabral

Nos últimos 12 meses, o Aeroporto de Fortaleza teve aumento de 102% na quantidade de turistas estrangeiros, passando de 251.854 para 510.823 passageiros. A movimentação doméstica cresceu 16,6%, passando de 5,6 milhões para 6,6 milhões. 

Com isso, o volume das atividades turísticas do Ceará teve um crescimento exponencial, tanto que foi apontado como o melhor do Brasil, segundo uma pesquisa do IBGE. 

Com os números no setor crescendo, consequência direta da atração de novos voos nacionais e internacionais e das políticas desenvolvidas pela Setur, um dos eixos de aposta da Pasta foi investir em cursos voltados especificamente para quem vive do turismo ou gostaria de entrar no ramo.

Leidiane Sabino abriu uma pousada em Paracuru no ano passado. Se inscreveu em uma das dez turmas do curso de inglês oferecido pelo Programa de Valorização da Infraestrutura Turística (Proinftur), responsável por uma série de obras e ações ao longo do Litoral Oeste. 

“Foi maravilhoso. Quando vi a oferta do curso, achei bom demais pra ser verdade. Mas me surpreendi e adorei. A parte ruim foi a duração, que todo mundo queria mais”, conta.

Hoje, após a conclusão da turma, ela deu continuidade às aulas. “O turismo é responsável por quase 80% dos empregos aqui da região. Esses cursos acabam fazendo muita diferença”, disse.

De 2017 pra cá, o Proinftur abriu 66 turmas de cursos de capacitação em diferentes áreas relacionadas ao turismo. Quase 1.400 pessoas foram beneficiadas. Para este ano, ainda serão disponibilizadas mais 90 turmas, com previsão de receber 1.800 novos alunos.

Já pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que atua no Litoral Leste e nos Maciços de Baturité e Ibiapaba, foram 79 turmas que capacitaram quase 1.700 pessoas em 2018.

“O turismo é um grande distribuidor de renda. Chega no transporte, no artesanato, na alimentação, no vestuário. Beneficia do grande ao pequeno. Comecei nessa área há quase 40 anos e já acreditava que seria a grande atividade econômica do Estado. Hoje a gente vê isso e a tendência é só crescer.”, asseverou o secretário Arialdo Pinho.

Cursos de qualificação foram promovidos pela Setur para empreendedores do setor turístico

Foto: Divulgação

  • Arialdo Pinho
    Arialdo Pinho