Prefeitura de Aracati - Selos Notas

Fortaleza é destaque nacional em educação infantil

11 de Fevereiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

Dados do Censo Escolar 2018, realizado pelo Inep, colocam Fortaleza como a capital do País que mais ampliou matrículas na Educação Infantil (creche e pré-escola). Os números também reconhecem Fortaleza como destaque nacional na Educação em Tempo Integral e na Educação Inclusiva.

O prefeito Roberto Cláudio e a secretária Municipal de Educação, Dalila Saldanha, apresentaram o resultado do censo. A Rede Municipal de Ensino de Fortaleza foi a que mais aumentou, em números absolutos, o quantitativo de matrículas na Educação Infantil, com uma ampliação de quase 5 mil matrículas, passou de 42.083, em 2017, para 47.052, em 2018, que representa um crescimento de 11,81% em apenas um ano. 

Com o resultado, Fortaleza possui o quarto maior atendimento neste segmento, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus. “Temos muito o que celebrar, mas sempre com a consciência de que precisamos fazer mais. Atualmente, temos menos de 1% de evasão escolar. Mais do que um dado educacional, esse é um dado social, visto que além da oportunidade de aprender, temos com essa expansão, a prevenção da violência e a promoção da paz”, ressaltou Roberto Cláudio.

Outro destaque no Censo Escolar 2018 foi o atendimento em Tempo Integral. Fortaleza alcançou o maior número de matrículas entre as capitais do Norte e Nordeste, com 67.417 estudantes atendidos. Em todo o Brasil, Fortaleza tem a terceira maior rede, somente atrás de Rio de Janeiro e São Paulo. Do total de alunos matriculados, 31,5% são de tempo integral, alta de 20,2% em um ano.

E na Educação Inclusiva, com aumento de 26,1% em um ano – subiu de 5.797 (2017) para 7.310 matrículas (2018), Fortaleza teve o segundo maior crescimento do Brasil, atrás apenas de Curitiba, capital que registrou aumento percentual de 27,2%.

Roberto Cláudio comemorou os resultados obtidos pelas escolas públicas de Fortaleza

Foto: Divulgação

  • Sala de aula
    Sala de aula