Alessandro Belchior

Fortaleza ganha prêmio mundial de segurança viária

08 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

A Prefeitura de Fortaleza foi a grande vencedora da sexta Edição do Prêmio Internacional de Comunicação para Segurança Viária, durante a Conferência Mundial sobre Prevenção de Lesões e Promoção da Segurança no Trânsito (Safety 2018). A campanha sobre o uso correto de capacete por motociclistas, venceu a disputa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em Bangkok, na Tailândia.

O Prêmio Internacional de Mídia de Segurança Viária, ou International Safety Media Awards (ISMA, na sigla em inglês) reconhece mídia de segurança de alta qualidade de todo o mundo. Os ISMAs proporcionam aos profissionais de promoção de segurança viária e prevenção de lesões uma oportunidade de compartilhar suas iniciativas educativas.

De acordo com o Instituto Ibope, cerca de 5 milhões de pessoas receberam a mensagem central da campanha que aparece ao fim do vídeo: “Use sempre o capacete corretamente”.

Estudo do Instituto Multifocus, com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, num universo de mil entrevistados que usam motocicletas de diferentes classes sociais, 90% disseram que a campanha os fez refletir sobre a necessidade de afivelar o capacete. E 96% deles também disseram que a campanha foi de fácil compreensão e 95% afirmaram que compreenderam as consequências de usar o capacete incorretamente.

“Temos como meta da Prefeitura avançar ainda mais nessa política de segurança viária, porque isso fica traduzida, literalmente, como ação de saúde pública”, revela o prefeito Roberto Cláudio, que foi palestrante convidado para a conferência da OMS.

Premiação foi entregue durante a Safety 2018, realizada na capital tailandesa, Bangkok

Foto: Divulgação

  • Roberto Cláudio
    Roberto Cláudio