Ilmar Gourmet - Selo

Rotinas contábeis de empresas terão mudanças em 2018

06 de Dezembro de 2017 . Por Marcelo Cabral

O ano de 2018 terá novidades nas rotinas contábeis. Além da implementação do e-Social e a EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais), os contadores deverão estar atentos ao validarem Notas Fiscais (NF) com secretarias da Fazenda e Finanças (Sefaz e Sefin). 

É que para confirmar o procedimento será necessário, a partir do ano que vem, preencher algumas informações no GTIN (Global Trade Item Number), que são os números que formam o código de barras de um produto, para validar a nota.

Com a mudança, fabricantes, distribuidores, varejistas e atacadistas serão afetados diretamente, já que documentos fiscais só podem ter a validação confirmada com os campos EAN (cEAN) e EAN Tributado (cEANTrib) preenchidos. 

A secretaria rejeitará NF-e e NFC-e não cadastradas ou que não contenham as informações exigidas. Com a alteração, que afeta desde grandes indústrias até pequenos empresários de áreas variadas, há uma data específica para o início da obrigatoriedade. 

Assim, é preciso atenção e muita organização. Afinal, o início das exigências será em 1º de janeiro para fabricantes de brinquedos e jogos recreativos, até 1º de dezembro para atividades variadas não citadas anteriormente.

Uma boa solução é ter um sistema de gestão financeira que emita as notas fiscais e que avise quando a exigência entrará em vigor, pois as datas variam de acordo com o tipo de produto que a empresa fabrica ou serviço que presta.

Contribuintes podem se informar sobre as mudanças na Sefin ou na Sefaz

Foto: Divulgação

  • Nota fiscal eletrônica
    Nota fiscal eletrônica