Ceará deve receber 6,2% a mais de turistas na alta estação

19 de Dezembro de 2017 . Por Marcelo Cabral

A Infraero estima que os aeroportos sob sua administração no Brasil, dentre eles o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, devam receber cerca de 22 milhões de passageiros na alta temporada, iniciada na última sexta-feira (15) e que vai até o próximo dia 19 de fevereiro.

A expectativa é que o volume seja 4,67% superior ao movimento registrado entre 15 de dezembro de 2016 e 19 de fevereiro último, quando 20,9 milhões de pessoas chegaram e partiram nos mesmos terminais sob sua responsabilidade no País.

Segundo um levantamento da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), o impacto principal no número de visitantes ao Estado será entre os dias 15 deste mês e 31 de janeiro de 2018. “Para esse período estamos esperando um aumento de 6,2% no total de turistas que devem chegar à nossa Capital”, disse o secretário Arialdo Pinho.

Outro impacto relevante devido a este aumento no fluxo de turistas em Fortaleza, é que a taxa de ocupação hoteleira já está em 88,1% para o período. Este volume é 10,5% superior ao que foi registrado em semelhante período do ano passado.

Os números da Infraero levam em conta a oferta de assentos das empresas aéreas no período e orientou ações que vão garantir a fluidez, o conforto e a segurança de quem viajará de avião. As preventivas priorizaram esteiras de embarque e desembarque de bagagens, sinalização de pista, pontes de embarque, escadas rolantes, raios-x e detectores de metal, entre outros.

O monitoramento dos aeroportos também será reforçado com supervisores em todas as etapas de embarque e desembarque e eles terão capacidade para atuarem na correção de qualquer situação que possa prejudicar as operações.

Movimento nos aeroportos da Infraero terá crescimento nesta alta estação

Foto: Divulgação

  • Orla de Fortaleza
    Orla de Fortaleza
Corpvs

Visite Ceará comemora bons resultados de 2017

19 de Dezembro de 2017 . Por Marcelo Cabral

O Visite Ceará/Fortaleza Convention & Visitors Bureau realizou, ontem, a sua confraternização e apresentou as principais ações desenvolvidas no decorrer deste ano, bem como os resultados positivos obtidos para o futuro, com captações de novos eventos para a capital cearense.

O presidente da entidade, Régis Medeiros, também entregou ao secretário de Turismo do Município de Fortaleza, Alexandre Pereira, o troféu “Velas do Mucuripe” pelos relevantes serviços prestados ao segmento turístico da capital.

Também houve a apresentação o novo vídeo institucional do Visite Ceará, com letra e música de Leandro Cavalcante, diretor da Ária Concertos e arranjo de Jair Dantas, que ficará disponível para ser veiculado nas ações de captação e promoção de eventos para o destino Fortaleza.

Medeiros afirmou que 55 eventos foram captados e apoiados este ano, em 2016 foram 41, representando uma alta de quase 35%. Dentre eles os congressos Brasileiro de Cardiologia de 2020, com 6 mil participantes; o Brasileiro e Internacional de Fisioterapia de 2019, com 2.000 inscritos, e o Brasileiro de Recursos Genéticos, já em 2018, com outros 1.000.

E todos esses e outros, além de movimentarem o Centro de Eventos do Ceará (CEC), também impactam diretamente na rede hoteleira; setor de bares, lanchonetes e restaurantes; transportes; serviços e comércio, representando um ciclo positivo para Fortaleza e o Ceará.

Alexandre Pereira recebeu o troféu do presidente do Visite Ceará, Régis Medeiros

Foto: Divulgação

  • Manoel Linhares, Alexandre, Régis e Eliseu Barros
    Manoel Linhares, Alexandre, Régis e Eliseu Barros
Prefeitura de Fortaleza

TCE Ceará faz avaliação de suas atividades

19 de Dezembro de 2017 . Por Marcelo Cabral

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Edilberto Pontes, realizará um balanço das atividades desempenhadas pelas equipes daquele órgão fiscalizador no âmbito estadual, durante o decorrer deste ano, bem como falará a respeito das expectativas para 2018.

"Em 2017, o Tribunal de Contas do Estado assumiu um grande desafio, após a extinção do TCM. Mas, mesmo com as adversidades naturais dessa fase de transição, conseguimos retomar as fiscalizações municipais, que estavam paralisadas desde maio, e registrar um recorde histórico no número de julgamentos”, disse Edilberto Pontes.

Ele destacou que as ações envolviam recursos estaduais e os cálculos parciais projetam um aumento em torno de 70%. “Com a junção da força técnica dos dois órgãos, alcançaremos, em breve, um patamar mais alto no que se refere ao controle externo. Sem dúvida, o Ceará terá um Tribunal de Contas mais forte e mais ágil no atendimento às demandas da sociedade”, afirmou. 

O evento acontecerá amanhã (20), às 8h30, no quinto andar do Edifício 5 de outubro, localizado na Rua Sena Madureira, 1.047, no Centro. Edilberto Pontes, presidente reeleito do TCE Ceará, conduzirá a sessão, que contará com a presença de outros integrantes da instituição.

TCE é o órgão máximo fiscalizador dos recursos oriundos do Tesouro Estadual

Foto: Divulgação

  • Edilberto Pontes
    Edilberto Pontes
Soho Logo

RNP e Angola Cables desenvolverão soluções em conectividade

19 de Dezembro de 2017 . Por Marcelo Cabral

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Angola Cables assinaram um compromisso estabelecendo diretrizes para a integração das redes acadêmicas avançadas do Brasil e de Angola, aprimorando a interconexão dessas com os demais fluxos globais de comunicação.

"Esse documento sinaliza que os dois países têm visões de futuro em comum, sobretudo de aprimorar a conectividade e abrir mais possibilidades de colaboração para alunos, professores e pesquisadores", afirma o diretor-geral da RNP, Nelson Simões.

O CEO da empresa angolana disse que a principal linha é construir inovadoras soluções em conectividade entre o Brasil e a África. “Explorando as competências existentes tanto na RNP quanto na Angola Cables, contribuindo para o desenvolvimento das comunicações em todos os âmbitos”, lembra António Nunes. 

E Fortaleza está inserida nesse contexto, uma vez que vai receber o cabo submarino South Atlantic Cable System (SACS) e abrigará o data center da empresa angolana na Praia do Futuro. “Fortaleza é a esquina do Atlântico e todos os cabos de fibra óptica que chegam ao Brasil passam por aqui”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mosiah Torgan.

E os três empreendimentos da Angola Cables no Brasil – Monet (em operação), SACS e o Data Center da Praia do Futuro (ambos em fase de construção e com início das operações previstas para o primeiro semestre de 2018) serão usados na sua plenitude.

Cabo SACS está em fase final de implantação e chegará, em breve, à Praia do Futuro

Foto: Divulgação

  • António Nunes
    António Nunes
  • Mosiah Torgan
    Mosiah Torgan
Carmais-Honda Nova Luz

Senado deve autorizar empréstimo internacional a Fortaleza

18 de Dezembro de 2017 . Por Marcelo Cabral

Já saiu da Casa Civil da Presidência da República, com a anuência do presidente Michel Temer para ser autorizada, a contratação de um empréstimo de US$ 83,5 milhões (cerca de R$ 275 milhões) junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), para o programa “Fortaleza: cidade com futuro”.

Os recursos internacionais serão utilizados na conclusão da requalificação da Avenida Beira Mar e a criação Polo Gastronômico a Varjota. Mas, para serem liberados, precisam da autorização, através de votação, do plenário do Senado Federal, em Brasília.

“Teremos, a partir do próximo ano, a Beira Mar totalmente requalificada, do espigão da João Cordeiro até o Mercado do Peixe. Começaremos pela engorda da faixa de areia, criando um novo aterro. Com esse dinheiro em caixa, daremos início ao serviço”, disse o prefeito Roberto Cláudio.

Ele destacou que as obras de reforma do calçadão serão realizadas por etapas, a fim de não atrapalhar muito a mobilidade, nem inviabilizar os comércios que existem naquela região da capital cearense. “Também criaremos um novo padrão para a Feirinha de Artesanato”, completou.

  • Roberto Cláudio
    Roberto Cláudio