Pipo

Setcarce debate Expolog e aumento de demanda no setor

12 de Abril de 2019 . Por Marcelo Cabral

O Setcarce realizou, na manhã de hoje, uma solenidade em comemoração aos seus 77 anos de existência, que serão completados amanhã (13), com um café da manhã entre os seus associados, seguido da reunião com a diretoria.

De acordo com o presidente Clóvis Bezerra, os principais temas a serem abordados na reunião dizem respeito à Expolog, que é o maior evento dos setores de logística e transporte de cargas em todos os modais, das regiões Norte e Nordeste.

“É um grande evento que será nos dias 27 e 28 de novembro, realizado por nós e a Enid Câmara, da Prátika Eventos, na qual traremos representantes de empresas de todos os modais, em nível nacional e internacional. Tanto que em 2017 Expolog foi lançada em Portugal”, disse.

Lembrou, também, que a parceria firmada entre os Portos do Pecém e de Roterdã, darão um novo impulso ao setor. “O transporte rodoviário de cargas, na intermodal, estamos sempre presentes. Pois é que vai entregar e buscar nos portos, aeroportos e muitas vezes levar ao destino final”.

E disse que o setor está otimista para os próximos meses. “O presidente está preocupado com a questão do valor de frete e outras questões. E no dia 22 de maio estaremos no auditório da Câmara dos Deputados, junto com a CNT, ANTC e ABTC, as três entidades maiores que regem o transporte rodoviário de cargas no Brasil”, concluiu Clóvis Bezerra, que recebeu de sua diretoria uma placa em homenagem aos excelentes que vem prestando ao Setcarce nos último anos.

Já o vice-presidente da entidade cearense, Rafael Leal, acha necessário que o Governo e órgãos públicos procurem dialogar com o setor. “Nós, empresários, não aguentamos mais levar pancada. Os órgãos, ao invés de dialogar, multam aleatoriamente. Faço um apelo aos diretores desses órgãos que nos chamem, pois transportamos 67% das mercadorias que circulam no País e as empresas têm de ser olhadas com mais respeito”, afirmou.

Ele também destacou a parceria entre Pecém e Roterdã, firmada pelo Governo do Ceará. “Vai dar um impacto positivo, pois não tem mais volta e o governador Camilo Santana tem feito um papel maravilhoso, não só no porto, como também no Hub aéreo, como nosso aeroporto sendo triplicado de tamanho e o mercado está muito otimista e esperançoso”.

E finalizou dizendo que deve trazer mais investimentos do setor de transporte para atender à demanda que surgirá. “Acredito que, hoje, as empresas não estejam preparada para isso, com o crescimento da movimentação de mercadorias no Porto do Pecém e no Aeroporto Internacional Pinto Martins”, ressaltou Rafael Leal.

Diretoria do Sercarce homenageou Clóvis Bezerra com uma placa, por seus bons serviços à entidade

Foto: Balada IN

  • Rafael Leal e Enid Câmara
    Rafael Leal e Enid Câmara
  • Odmar Feitosa, Clóvis Bezerra e Ubiratan de Paula
    Odmar Feitosa, Clóvis Bezerra e Ubiratan de Paula
Beach Park

Camilo Santana expõe painel no Fórum Jurídico de Lisboa

12 de Abril de 2019 . Por Marcelo Cabral

O governador Camilo Santana participará do painel sobre Segurança Pública, durante a 7ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, que vai discutir o tema Justiça e Segurança entre os dias 22 e 24 deste mês, na capital portuguesa.

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, abre o encontro no dia 22/04 junto ao presidente do Senado brasileiro, Davi Alcolumbre, ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, entre outras autoridades de vários países, também participarão do evento internacional.

O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Sérgio Moro, inicia o primeiro ciclo de conferências, falando sobre o combate ao crime organizado e à corrupção, além de o Estado Democrático de Direito. Outros temas relevantes serão debatidos na segunda conferência, que terá a presença do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Vários painéis sucedem as conferências, reunindo outros nomes de relevância na área, como o ex-ministro da Segurança Pública do Brasil, Raul Jungmann; Leandro Daiello, ex-diretor-geral da Polícia Federal no Brasil (2011-2017), o governador Camilo Santana, entre outras autoridades.

Workshops discutirão redes sociais, informação e democracia. Os debates ambientados nos fóruns não se encerram após o encontro, formando grupos de trabalho para analisar e propor políticas de governança para a administração pública num mundo globalizado e interconectado, denominado “Governance 4.0”.

O encontro é uma iniciativa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

Segurança

Em reunião com a cúpula da SSPDS, ontem, o governador cearense fez uma avaliação sobre as ações em andamento e tratou dos novos investimentos para a SSPDS e órgãos vinculados - Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.

“Segurança Pública é um desafio em todo o País. Temos trabalhado noite e dia para superar esse desafio e garantir mais segurança aos cearenses. São quase 10 mil profissionais contratados e investimento forte em equipamentos, tecnologia e inteligência”, destacou Camilo Santana.

Camilo Santana falará sobre a questão da segurança pública durante o evento em Portugal

Foto: Balada IN

  • André Costa, Élcio Batista e Camilo Santana
    André Costa, Élcio Batista e Camilo Santana
  • Capital portuguesa
    Capital portuguesa
Vita Blindagens

André Siqueira e Marco Soares buscam negócios em Portugal

12 de Abril de 2019 . Por Marcelo Cabral

O presidente do CIC e do Sindialimentos, André Siqueira, tem trabalhado de maneira diuturna para desenvolver ainda mais as relações comerciais entre o Ceará e outros países. Para tanto, está na Europa, representando a FIEC, junto com o presidente do Sindquímica, Marcos Soares.

Os dois empresários cearenses participam em Leiria, Portugal, até hoje, de missão internacional que faz parte do projeto Double Degrees para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Região de Leiria (D2IN).

“É um momento oportuno de estreitamento de relações. Na ocasião, a FIEC firmará acordo de cooperação com a Nerlei, uma associação comercial da região de Leiria. Isso facilitará o relacionamento entre as duas partes e aproximará das indústrias cearenses possibilidades de negócios atrativos”, afirmou André.

A iniciativa, organizada pela Nerlei e pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL), conta com representantes da Alemanha, Brasil, Suíça, Espanha e Panamá Os participantes visitam escolas e centros de investigação do IPL e algumas empresas associadas da Nerlei que se destacam pela sua atividade internacional, ambiente multicultural e cultura de inovação e desenvolvimento.

  • Região de Leiria
    Região de Leiria
Ilmar 2 marca

FIEC doa quatro meses de soro à Santa Casa

11 de Abril de 2019 . Por Marcelo Cabral

O presidente de FIEC, Beto Studart, realizou a doação de 15.837 unidades de soro fisiológico para a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. A quantidade é suficiente para quatro meses de abastecimento da instituição e foram doados frascos em três tamanhos: 100ml; 500ml e 1.000ml. A ação ocorreu por meio Sesi Ceará. 

O provedor da Santa Casa, Luiz Marques, enalteceu a iniciativa, reforçando a importância do empresariado cearense para a manutenção do hospital, uma vez que apenas 60% do custeio mensal é garantido pelo SUS. "Esta doação demonstra a responsabilidade social da FIEC e inspira outras instituições a fazerem o mesmo", afirmou.

A superintendente regional do Sesi Ceará, Veridiana Grotti, também participou da entrega. "É um compromisso que assumimos todos os anos e que cumprimos de maneira festiva. É preciso dar continuidade", disse Beto Studart. "Quando damos, recebemos muito mais, e nos enriquecemos como seres humanos", completou Veridiana.

A busca por manter um atendimento humanizado e de qualidade é o desafio constante da Irmandade, que está sempre em busca de apoio. Para ser doador da Santa Casa de basta ligar para o número (85) 3392-0301, falar com uma atendente e autorizar que o desconto seja feito mensalmente na conta de energia.

Luiz Marques cumprimentou Beto Studart e lembrou a importância do empresariado cearense

Foto: Divulgação

  • Doação realizada
    Doação realizada

Globo terá CDN no data center da Angola Cables

11 de Abril de 2019 . Por Marcelo Cabral

A Angola Cables está com a sua operação comercial no Brasil acelerada e acabou de fechar uma parceria inédita com um dos maiores grupos de mídia e provedores de conteúdo nacional e do mundo, o Grupo Globo. 

O acordo prevê o uso de uma Content Delivery Network (CDN), rede de fornecimento, entrega e distribuição de conteúdos em massa para usuários finais, dentro do Data Center Angonap Fortaleza, que a multinacional angolana de telecom inaugura na próxima terça-feira, na Praia do Futuro, mas que já está operando.

“Esta é a primeira vez que o Grupo Globo aloca seus conteúdos em Data Center fora do eixo Rio-São Paulo, o que mostra o potencial de negócios e a força que o Angonap Fortaleza tem e traz para toda a região”, disse António Nunes, CEO da Angola Cables.

Com o CDN em Fortaleza, o Grupo Globo passa a contar com mais um ponto de distribuição de seus conteúdos tanto para dentro do Brasil, sobretudo a Região Nordeste, quanto para fora do País. 

Afinal, passa a estar mais próximo de regiões como os Estados Unidos e, principalmente, continente africano, potencial e forte consumidor de conteúdos de língua portuguesa produzidos no Brasil, como novelas e programas de humor. 

“O que estamos a oferecer nesta parceria, é uma forma mais rápida, eficiente e melhor para que a Globo possa distribuir seus conteúdos para outros continentes. Vamos aproximar os conteúdos produzidos e distribuídos por eles dos usuários que ficam do outro lado do mundo e entregar com qualidade e alta performance de serviço”, completou Nunes.

Por meio do uso do Data Center Angonap Fortaleza, a Globo poderá transmitir seus conteúdos para a audiência do Norte e Nordeste do país, além dos Estados Unidos, Europa e principalmente, África, de forma mais veloz. 

“Eles chegarão mais rápido e com qualidade melhor. Com isso, espera-se que a demanda e a oferta de distribuição de conteúdos do grupo cresça cada vez mais no continente africano”, afirmoiu Maurício Kilikrates, do Grupo Globo. 

Angonap Fortaleza tem muito espaço para dados e está ligado a extensos cabos de fibra óptica

Foto: Divulgação

  • António Nunes
    António Nunes