Prefeitura de Fortaleza

André Siqueira discutirá agroindústria na CNI

11 de Fevereiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O presidente do Sindialimentos, André Siqueira, viajará para Brasília no próximo dia 20, onde vai participar de uma reunião de trabalho no Conselho Temático da Agroindústria na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Após ter realizado uma reunião com associados cearenses, na qual foi tratado o tema da internacionalização das empresas, decidiu-se pela participação no debate nacional. “Iniciamos o ano em buscas de novos projetos que possibilitem projeções aos nossos associados. E vamos continuar no decorrer dos próximos meses”, destacou André.

Dentre as pautas da reunião, uma retrospectiva das ações de internacionalização já realizadas pelo Sindicato, com exemplos práticos de associados participantes, como, por exemplo, a Frutã, além da apresentação de novos associados e ações para 2019.

A Frutã fechou, recentemente, um contrato de exportação para a Oceania, com a Raw Crush e embarcado um contêiner de polpas para a Austrália. Foram 20 toneladas dos mais variados sabores, que deverão chegar em Sydney em dois meses.

Outro embarque internacional, que aconteceu em janeiro, foi para San Juan em Porto Rico, abrangendo todo o Caribe. Foram 50 toneladas de polpas, que também são encontradas na Alemanha, Bélgica, Portugal e França. “Em breve, atenderemos mais alguns países da Europa com Natchup e polpas, além do Canadá”, afirmou a sócia-diretora, Ana Patrícia Diógenes.

André Siqueira aposta na internacionalização da indústria cearense para obter mais crescimento

Foto: Divulgação

  • Frutã na SIAL Paris
    Frutã na SIAL Paris

Em tempos de escassez de água em diversos países e estados do Brasil, a dessalinização da água do mar é a solução para o problema. Preocupado em resolver a situação, o governador Camilo Santana decidiu investir nesse processo para manter o abastecimento da população. Em uma região de secas frequentes - e vivendo um momento particularmente difícil-, o estado espera, até 2020, atender pelo menos 720 mil habitantes de Fortaleza com o tratamento da água do mar.

Implantar uma unidade de dessalinização da água do mar foi a forma encontrada pelo governador para diminuir a dependência da cidade de Fortaleza com relação ao Açude do Castanhão, que fica a 280 quilômetros da capital e enfrentou sua pior situação em 2018 -desde que começou a operar, em 2002 -, quando o reservatório chegou a funcionar com apenas 3% de sua capacidade.

Nesse sentido, o Governo do Ceará, por meio da Cagece, disponibilizou, a partir desta sexta-feira (8), as minutas de edital e contrato que tratam da concessão dos serviços para construção, operação e manutenção de uma Planta de Dessalinização de Água Marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza com capacidade de 1m³/s. 

A meta do governo é que a água retirada do Atlântico atenda pelo menos 720 mil habitantes de Fortaleza. O edital segue o modelo de concorrência internacional do tipo menor preço, sob modelagem de parceria público-privada (PPP). Os documentos, previamente aprovados pelo Comitê Gestor de Parceria Público-Privada do Estado do Ceará, encontram-se disponíveis para consulta pública até o dia 11 de março de 2019 no portal da Cagece. 

“Essa é uma parceria prioritária para o Governo, até porque vai ser uma alternativa de fornecimento de água para o estado do Ceará, que vive há muitos anos em situação de seca e que este ano tem uma perspectiva mais positiva. Continuamos buscando alternativas e estamos trabalhando”, afirmou o governador Camilo Santana durante coletiva de imprensa no Palácio da Abolição na manhã desta sexta-feira (8).

Detalhe: a capital consome hoje cerca 8 m³ (metros cúbicos) de água por segundo. O projeto da planta de dessalinização deve entregar 1 m³ de água tratada por segundo, o equivalente a 12% do consumo na cidade. O Ceará conta, atualmente, com mais de 9 milhões de habitantes e o mar à sua frente oferece a chance de contornar os problemas do clima semiárido.

Atualmente, existem pelo menos 150 países que usam o método de dessalinização para seu abastecimento regular, em especial os de regiões desérticas ou com dificuldades de abastecimento, como os do Oriente Médio e do norte da África. Um dos líderes nessa tecnologia é Israel, onde cerca de 80% da água potável consumida pela população é proveniente do mar. 

Serviço:

Consulta pública do edital de Dessalinização de Água Marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza

Disponível no link: www.cagece.com.br/consulta-publica-planta-de-dessalinizacao/

Período para envio das contribuições: de 08/02/2019 até 23h59 do dia 11/03/2019.

Camilo Santana

Foto: divulgação 

Genice Brandao

Deputado Eduardo Bismarck atua fortemente em Brasília

08 de Fevereiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) tem mantido uma rotina dinâmica, desde que iniciaram os trabalhos na Câmara Federal, em Brasília, esta semana. Somente na quarta-feira protocolou três projetos de lei que visam modernizar e trazer mais transparência a lei de licitações.

O objetivo principal é desburocratizar as contratações do serviço público e agilizar resultados que beneficiem a população, bem como demonstrar sua preocupação com obras que ficam inacabadas. Ele acredita que alterando e atualizando a lei 8.666/1993, o processo de contratação terá mais eficiência e agilidade. 

Para o deputado, proporcionar a inversão das fases de licitação do tipo menor preço tornaria o método mais simples, ágil e eficiente. ”A alteração consiste na adequação na ordem de fases do processo, a primeira fase seria a de apreciação das propostas de preço e segunda seria a de habilitação apenas da proposta vencedora. Os demais seriam abertos, após a contratação, apenas para fins de lavrar a ordem dos vencedores”, explicou.

O parlamentar ainda afirmou que os processos de escolha feitos hoje, começam pela fase de habilitação dos concorrentes e só depois passam à fase de entrega das propostas. Para ele, esse modelo é “excessivamente burocrático e ambíguo, pois muitas empresas que apresentam propostas mais onerosas retardam a finalização do processo por problemas nas suas propostas e abre brecha legal para contestações que visam exclusivamente prejudicar o processo”.

Eduardo Bismarck acredita que para haver uma administração transparente são necessárias outras medidas que vão além da divulgação dos serviços públicos realizados. ”Transparência não é apenas disponibilizar dados, mas fazê-lo em linguagem clara e acessível a toda a sociedade. Dessa maneira, estamos prestando contas e dando o devido conhecimento à população”, avaliou. 

E deixou claro através de suas redes sociais que pretende levantar um debate ainda mais amplo no Congresso Nacional. ”A lei de licitações precisa ser revista na sua integralidade, através de uma comissão especial que contará com a presença de notáveis e estudiosos do assunto. São propostas de mudanças sensíveis e urgentes que vão proporcionar resultados não só aos meus conterrâneos cearenses, mas para cidadãos de todo o Brasil”, afirmou.

Eduardo Bismarck tem uma atuação forte e ágil nos trabalhos da Câmara dos Deputados

Foto: Divulgação

  • Congresso Nacional
    Congresso Nacional
Vita Blindagens

WTM London 2018 gera 3,4 bilhões de euros em negócios

08 de Fevereiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

A WTM London 2018 vai gerar um recorde de 3,4 bilhões de euros em negócios da indústria de viagens e turismo, superando a cifra de 3,1 bi do evento realizado em 2017. A indústria internacional de viagens e turismo continua a crescer: estão previstas mais de 1,4 bilhão de viagens em nível mundial em 2019, e essa cifra deve aumentar para 1,8 bilhão até 2030.

O turismo receptivo no Reino Unido está se aproximando de 40 milhões de viagens por ano, e os britânicos fazem quase 73 milhões de viagens ao exterior a anualmente. A WTM London 2018 refletiu esse crescimento com um aumento de mais de 4% no número de visitantes, que atingiu o recorde de 32.462, sendo que o evento totalizou quase 89.000 (88.742) visitas de 51.409 participantes.

No total, 4.664 expositores de 182 países e regiões participaram da feira. Uma pesquisa independente com expositores da WTM London revela que a feira vai gerar a significativa cifra de 3,4 bilhões de euros em negócios da indústria de viagens, seja através de contratos assinados no evento, seja em negociações com membros do WTM Buyers’ Club, que levarão ao fechamento de negócios antes da WTM London 2019.

O diretor sênior da WTM London, Simon Press, comemorou: “Estou muito satisfeito com a quantidade recorde de negócios realizados na WTM London 2018. Esse sucesso posiciona a WTM London firmemente como o evento aonde as ideias chegam e como uma feira obrigatória para órgãos de turismo nacionais e regionais, para marcas globais e para empresas de luxo e tecnologia”.

Movimento na feira foi bastante intenso durante a edição realizada no ano passado, em Londres

Foto: Divulgação

  • Simon Press
    Simon Press
Logo Ironman

Heitor Freire receberá Medalha Boticário Ferreira

08 de Fevereiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O deputado federal Heitor Freire (PSL) será homenageado com a Medalha Boticário Ferreira, na próxima segunda-feira (11), a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza. A honraria atende a um requerimento do vereador Marcelo Lemos, que ressaltou a importância do agraciado.

"Esta é uma homenagem mais do que merecida, Heitor Freire é um homem que sempre contribuiu com nosso Ceará, primeiro como empresário de sucesso que é e, agora, como  representante do nosso Estado e do nosso partido (PSL) na Câmara de Deputados. O Heitor é alguém que em qualquer posição que estivesse, sempre olhou para a justiça social", disse Marcelo.

A Medalha Boticário Ferreira foi instituída pela Resolução nº 0813/81, com o objetivo de homenagear cidadãos com notório saber, relevantes serviços prestados à coletividade, dedicação a causa municipalista e exemplos de dedicação ao serviço público.

 

Heitor Freire receberá a honraria sugerida à presidência da Casa pelo vereador Marcelo Lemos 

Foto: Divulgação

  • Câmara Municipal
    Câmara Municipal