Pipo

Camilo Santana participa de inauguração de data center

15 de Abril de 2019 . Por Marcelo Cabral

Promover o desenvolvimento tecnológico do Ceará, é um dos compromissos de campanha do governador Camilo Santana, pois pode acelerar o crescimento econômico do Estado. Por esse motivo ele participa, amanhã (16), da inauguração do Data Center Angonap Fortaleza, da empresa Angola Cables. 

Também participam da solenidade o CEO global da empresa, António Nunes, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola, José Carvalho da Rocha, além do prefeito Roberto Cláudio, bem como outras autoridades estaduais e municipais.

A inauguração, que acontecerá às 9 horas, na Rua Trajano de Medeiros, 1.851, na Praia do Futuro, marca a consolidação do Hub de Tecnologia do Ceará, que, junto com o Hub aéreo do Grupo Air France-KLM, em parceria com a Gol, e com o Hub portuário CIPP-Porto de Roterdã, formam a chamada trinca de hubs.

“Todas estas iniciativas, bem como outros empreendimentos que estão sendo lançados ou apoiados pelo Governo do Ceará, inauguram uma nova fase de desenvolvimento no Estado, oferecendo mais oportunidades aos cearenses”, destacou Camilo Santana.

Camilo cumprimenta António Nunes, na chegada do cabo de fibra óptica Sacs, à Praia do Futuro

Foto: Divulgação

  • Data Center
    Data Center
Carmais-Honda Nova Luz

Ford inicia qualificação de jovens em Horizonte

15 de Abril de 2019 . Por Marcelo Cabral

Contando com o apoio do Governo do Ceará, por meio da Adece, da FIEC (Sesi/Senai) e da Prefeitura de Horizonte, inicia hoje, o Programa Ford de Educação para Jovens, que visa desenvolver competências e potencialidades, com maiores perspectivas de futuro, oferecendo mão de obra mais qualificada ao mercado.

Nessa primeira etapa serão 100 jovens de 17 a 21 anos, oriundos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, com as melhores notas em português e matemática, terão 150 horas de aula incluindo as disciplinas de comunicação escrita, matemática e lógica, informática básica, noções de saúde e segurança do trabalho, 3R (reduzir, reciclar e reutilizar), administração financeira, entre outras.

Na segunda, com 160 horas, serão conhecimentos específicos para ampliar as oportunidades de emprego e renda: auxiliares de eletricista, mecânico de automóveis leves, manutenção de máquinas industriais e administrativo. O curso encerra em setembro. No ano que vem, outros 100 alunos terão a mesma oportunidade.

Segundo Eduardo Neves, presidente da Adece, a oportunidade é imperdível. “O incentivo fiscal que o Governo do Ceará dá para atrair empresas para o Estado, prevê que invistam em responsabilidade social e ambiental. Investindo nisso, têm um percentual maior de incentivo. O trabalho da Ford é exemplar, que já faz em outros estados e o momento é que essa garotada aproveite essa oportunidade que é única na vida deles”, destacou.

Já o diretor regional do Senai, Paulo André Holanda, disse que o programa é exitoso na Bahia e além da educação básica, atrelou com a profissional, por meio do Senai. “São 11 jovens que, com certeza, ao saírem desse curso estarão fortes para ingressarem o mercado de trabalho e, se Deus quiser, entrarem na fábrica da Troller, aqui. Nenhum País se desenvolve sem conhecimento e uma base educacional forte”, completou.

Para Magnólia Borges, superintendente de Comunicação e Responsabilidade Social da Ford, a política da Ford é levar iniciativas para onde a fábrica tem plantas fabris. “A gente escolheu Horizonte pelos resultados positivos que encontramos aqui, de outras iniciativas já realizadas”, explicou.

Os bons resultados da educação pública no Ceará, também foram decisivos para a escolha e ela afirmou ter certeza que a montadora obterá bons resultados, pois já teve total o apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura de Horizonte, e isso é importante para fazer a ponte com as escolas e professores da rede pública, que incentivaram os alunos. 

“Todos estes 100 jovens ainda farão um curso de robótica básica e poderão concorrer ao processo seletivo da Troller para o programa jovem aprendiz, no qual serão os que tiverem melhor desempenho. Mas outras empresas também terão interesse em recebê-los, pois sairão do projeto melhor preparados para o mercado de trabalho e o ambiente organizacional”, concluiu Magnólia Borges.

No primeiro curso, 100 jovens da rede pública de ensino serão capacitados pelo programa da Ford

Foto: Divulgação 

  • Eduardo Neves e Paulo Holanda
    Eduardo Neves e Paulo Holanda
Governo do Ceara trocado em 26/10/18

Assis Cavalcante homenageia Fortaleza

12 de Abril de 2019 . Por Marcelo Cabral

Fortaleza completa, amanhã, os seus 293 anos de fundação, com muitas conquistas a comemorar, especialmente em áreas como o turismo, mobilidade urbana, reordenamento de áreas, que acabam tendo impactos positivos no comércio da capital cearense.

E quem também quer prestar uma homenagem à cidade, é o CEO das Óticas Visão e presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante. Tendo um olhar todo especial para a área central, ele fez um pequeno verso com o objetivo de parabenizar Fortaleza.

“Minha cidade é a gente das ruas, a vida do Centro e de todo recanto seu. Cidade que escolhi e me acolheu como um filho, tornando-se um dos meus grandes amores. Cidade que me habita o coração e se faz amiga do trabalho, do ímpeto de ser parceiro”.

“Minha cidade tem a rima da gentileza. Mãe peregrina, cidade de Nossa Senhora da Assunção, de Nosso Senhor. Encanto que cresce e me felicita. Fortaleza, a minha cidade! Por ser de todos nós o encanto do Ceará, parabéns. Parabéns pelos 293 anos de luz!”, completou Assis Cavalcante.

Assis Cavalcante se confessa apaixonado pela capital cearense, em especial a região do Centro

Foto: Balada IN

  • Praça do Ferreira
    Praça do Ferreira
Ilmar Gourmet - Selo

Faculdade CDL realiza Semana de Tecnologia e Hackathon

12 de Abril de 2019 . Por Marcelo Cabral

A Faculdade CDL, por meio dos seus cursos de Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas realiza a I Semana de Tecnologia, entre os dias 15 e 17 deste mês, a partir das 19 horas, para explorar as novidades no mundo da tecnologia e principais tendências tecnológicas para os próximos anos.

Com participação aberta ao público estão as palestras Blockchain – Desafios e oportunidades profissionais, Internet das Coisas e Revolução 4.0, que serão realizadas na segunda-feira (15), no Auditório Gervásio Pegado.

De acordo com Camila Colares, coordenadora dos cursos Redes de Computadores e ADS, a programação foi organizada de uma maneira que contemple os temas que estão em pauta na área e as demandas dos estudantes.

“Tecnologia é uma área flutuante, que a gente tem alterações muito bruscas de uma hora para a outra. A ideia é trazer os assuntos que estão mais em evidência atualmente, que serão contemplados nas palestras. Vamos atender também aos pedidos dos estudantes, que eles estão querendo aprender com um pouco mais de profundidade, que é a linguagem Python”, explicou Camila.

E no dia 17, os estudantes colocarão em prática os conhecimentos adquiridos. Será realizado um Hackathon, um evento em que programadores e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares se reúnem e tentam criar alternativas para problemas.

“Vamos ter seis equipes, cada uma com três a cinco integrantes. Eles vão ter que utilizar todas as suas habilidades para solucionar situações de forma computacional. É uma competição, então vence a equipe que conseguir mais pontos”, ressaltou Camila. 

Faculdade CDL promoverá um debate sobre as principais tendências tecnológicas para o futuro

Foto: Divulgação

  • Hackathon concorrido
    Hackathon concorrido
Governo do Ceara trocado em 26/10/18

Roberto Cláudio dá o start no aniversário de Fortaleza

12 de Abril de 2019 . Por Marcelo Cabral

Em comemoração aos 293 anos de Fortaleza, que serão completados amanhã (13), o prefeito Roberto Cláudio destacou na sua rede social que o seu melhor presente é o compromisso de seguir trabalhando por uma vida melhor para a população da capital cearense a cada dia.

Afinal, o gestor municipal tem dedicado inúmeros esforços para tornar Fortaleza uma cidade cada vez melhor para que nela reside ou vem visita-la. “Celebramos relembrando alguns resultados que conquistamos juntos nesse último ano. Porque todo dia é dia da Fortaleza da nossa gente”, disse.

“Aproveitando o #10YearsChallenge, quero compartilhar como era e como ficou o Teatro São José, que agora, após a requalificação, está podendo levar cultura e arte para o povo da nossa Fortaleza, com programações gratuitas para todos os públicos e idades”, destacou Roberto Cláudio.

Roberto Cláudio tem trabalhado diuturnamente para melhorar a qualidade de vida na Capital

Foto: Balada IN

  • Antes e depois do Teatro São José
    Antes e depois do Teatro São José