O presidenciável Ciro Gomes realizou, hoje, uma palestra no Auditório do IFCE Campus do Pecém, a convite da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), com o tema: "A política industrial e a logística brasileira”, destacando a necessidade de se criar quatro complexos de desenvolvimento.

De acordo com o presidente da entidade, Ricardo Parente, a palestra foi muito boa e Ciro deu sua visão como cidadão e especialista em assuntos econômicos. “Ele ressaltou a necessidade da criação de quatro complexos: industrial, da saúde, ciência e tecnologia, além de óleo, gás e energia, que deve concentrar investimentos, a fim de promover o desenvolvimento do Brasil”, explicou Ricardo.

Outro ponto relevante abordado por Ciro Gomes durante o evento e no debate que foi realizado em seguida, diz respeito à formação de mão de obra com muito foco na tecnologia, pois isso possibilita avanços cada vez maiores e em velocidade mais elevada.

“Tivemos o auditório lotado, com cerca de 400 pessoas assistindo à apresentação do Ciro. Nosso ciclo de palestras é para trazer conhecimento e novidades para nossos associados, bem como a comunidade do nosso entorno”, completou Ricardo Parente.

Ciro Gomes ressaltou a importância de se criar os complexos e à formação de mào de obra

Foto: Divulgação

  • Ricardo Parente, Ciro Gomes e Danilo Serpa
    Ricardo Parente, Ciro Gomes e Danilo Serpa
Ilmar 2 marca

Prefeitura recebe doação de 40 computadores do McDonald's

13 de Julho de 2018 . Por Marcelo Cabral

O prefeito Roberto Cláudio recebeu o empresário cearense Adolfo Bichucher, franqueado do McDonald’s, que oficializou a doação de 40 computadores pela empresa. Os equipamentos serão destinados à Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e ao IJF-2.

“Já realizamos outros trabalhos com a Prefeitura por meio das Secretarias Regionais, mas essa é a primeira vez que doamos equipamentos. No mundo inteiro, a missão do McDonald's é ajudar a sociedade de alguma maneira e, aqui em Fortaleza, não seria diferente”, disse Bichucher.

A Funci vai receber 20 computadores. Os equipamentos serão distribuídos entre os projetos desenvolvidos pela entidade em Fortaleza. Os programas da Funci trabalham com a identificação dos potenciais criativos e o estímulo à participação política e social de crianças e adolescentes.

“Realizaremos oficinas para essas crianças e adolescentes. Eles sempre demonstram interesse e curiosidade por informática. Vamos aproveitar e mostrar que eles têm uma oportunidade de ensino e esse caminho pode nascer por meio do computador”, afirmou a presidente da Funci, Tânia Gurgel.

Já o IJF 2 irá equipar o primeiro andar do novo prédio com os outros 20 computadores doados. A entrega da primeira etapa do hospital está prevista para o próximo mês de agosto, quando serão disponibilizados os dois primeiros andares do prédio.

“Estamos justamente na fase de captar recursos para equipar o primeiro andar, e os computadores doados já suprirão boa parte dessa demanda. Nossos gastos são muito grandes, e essa ajuda veio num momento propício”, destacou a superintendente do IJF, Riane Azevedo.

Adolfo Bichucher, Tânia Gurgel, Roberto Claúdio e Riane Azevedo em reunião no Paço Municipal

Foto: Divulgação

  • Obra do IJF-2
    Obra do IJF-2

A Jornada Integração, promovida pela FCDL-CE, já começou na Região Norte do Estado. Itapipoca, foi a primeira das seis cidades que participarão do projeto, a receber a programação que conta com ações de desenvolvimento profissional, social e ambiental. 

Os empresários de Itapipoca deram início ao programa de desenvolvimento de líderes de alta performance, chamado Team Work, que visa desenvolver habilidades como liderança, originalidade e inovação de serviços, continuando amanhã e no dia 21, na CDL local.

Os colaboradores, lojistas e gestores do comércio de Itapajé, Itarema, Irauçuba, Forquilha e Sobral também passarão por qualificação. A FCDL-CE realizará, de 17 a 19 e de 23 a 25 de julho, os cursos sequenciais. A inscrição deve ser feita na sede da CDL de cada município, onde também será informado o local do treinamento.

O diretor distrital de Itapipoca, Francisco de Assis Freire, pontua que Jornada Integração exalta como cada um deve contribuir para a melhoria das condições sociais e econômicas das cidades. “As ações desse projeto vêm para incentivar a colaboração, o associativismo e apresentar uma visão melhor de mercado para os lojistas e colaboradores, com o intuito de potencializar os negócios da região”, completa.

A programação da Jornada Integração na Região Norte será encerrada no dia 21 de agosto, em Sobral, reunindo empresários, políticos e a comunidade para troca de ideias, debates sobre as ações realizadas e premiações. A Jornada Integração tem o patrocínio do Grupo M. Dias Branco, Três Corações, Banco do Nordeste e Enel, com apoio do Sistema Verdes Mares.

Treinamento em Team Work tem reunido empresários da região para potencializar os negócios

Foto: Divulgação

  • Freitas Cordeiro
    Freitas Cordeiro
Dra Kaline Ferraz

Betânia Lácteos segue investindo no Brasil

12 de Julho de 2018 . Por Marcelo Cabral

Enquanto muitas empresas brasileiras estão buscando realizar novos investimentos no exterior, a Betânia Lácteos, fundada pelo empresário cearense Luiz Girão, e que hoje está sendo comandada por seus filhos Bruno e David, segue apostando no Brasil.

Isso, apesar de toda a burocracia que insiste em tornar a vida dos empresários mais complicada, com diversos entraves que limitam uma concorrência mais efetiva, um livre mercado, sem tanta interferência por parte do poder público.

A Betânia Lácteos é, hoje, a maior empresa na sua área de atuação no Nordeste, processando 750 mil litros de leite por dia, em suas unidades situadas no Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia, contando com um total de 1.800 colaboradores.

Para Bruno Girão, CEO da Betânia Lácteos, aquisição de 20% as cotas da empresa, pelo Arlon Group, fundo norte-americano de private equity, possibilitou um plano de expansão de R$ 100 milhões. “O fundo está ajudando a continuarmos com nosso projeto de expansão”, afirmou.

Segundo o fundador da empresa, o Brasil sempre foi um país de altos e baixos, mas que não se deve desistir de acreditar no seu desenvolvimento. “Já enfrentamos diversas crises e vencemos. E somos muito felizes com isso”, disse Luiz Girão.

Ele também ressaltou estar satisfeito com o fato de seus dois filhos – Bruno e David – estarem à frente da empresa da família, dando continuidade ao negócio iniciado por ele há décadas. E ressaltou a importância do apoio recebido de sua esposa, na hora de educar seus herdeiros.

“Tenho de agradecer à minha esposa, Gládia, que teve a coragem de mandar os nossos filhos, ainda menores de idade, para estudar nos Estados Unidos, proporcionando todo o conhecimento que eles têm, atualmente”, destacou o empresário cearense.

Betânia está investindo R$ 100 milhões no seu projeto de expansão para o Nordeste brasileiro

Foto: Divulgação

  • Luiz e Bruno Girão
    Luiz e Bruno Girão
Sinduscon

Pague Menos quer chegar a 1.200 lojas este ano

12 de Julho de 2018 . Por Marcelo Cabral

A rede de farmácias Pague Menos continua o seu projeto de expansão pelo Brasil, objetivo da rede é chegar até o fim deste ano com mais de 1.200 lojas em funcionamento, pois, atualmente, já conta com 1.141 filiais abertas em todo o País. Ela registrou um crescimento da ordem de 16% nos seis primeiros meses deste ano com a abertura de 74 novas unidades espalhadas por todo o território nacional.

Mas o planejamento estratégico da rede não para por aí, uma vez que ainda no decorrer de 2018 outras 100 filiais devem ser inauguradas, pois mais de 70 estão em obras e algumas faltam apenas mobiliários e alguns equipamentos, dentre elas a loja-conceito com 2,1 mil metros quadrados, que será a maior da América Latina, na Avenida Santos Dumont.

Berço da Pague Menos, o Nordeste concentra as três maiores praças da rede: Ceará com 173 lojas, Pernambuco com 109 e Bahia com 106. Devido à forte demanda, os três estados contam com um centro de distribuição cada para trazer ganhos logísticos.

“Estamos priorizando pontos com mais visibilidade e acessibilidade, como esquinas e locais com maior número de vagas de estacionamento, que proporcionem amplo espaço para a área de vendas e exposição de produtos”, diz o diretor de expansão, Gean Mark.

Os investimentos na estrutura de expansão geraram bons resultados, inclusive na plataforma digital da rede. O e-commerce da companhia foi renovado em 2017, criando uma solução mais simples e direta, que resultou em incremento de 100% de vendas pelo canal.

“Buscamos sempre trazer a melhor oferta para o nosso cliente. E esse processo não se resume apenas aos descontos, mas promover também uma experiência de compra personalizada, que vá ao encontro com o que nossos consumidores procuram”, explica Patriciana Rodrigues, vice-presidente comercial da Pague Menos.

Rede já possui 1.141 filial em operação em todos os estados brasileiros e mais o Distrito Federal

Foto: Divulgação

  • Deusmar e Mário Queirós
    Deusmar e Mário Queirós
  • Patriciana Rodrigues
    Patriciana Rodrigues