Corpvs (bonificação)

Heitor Freire obtém liberação de recursos para barragens

13 de Fevereiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O deputado federal Heitor Freire (PSL-CE) esteve em audiência com o titular do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília. Na oportunidade, foi realizada uma discussão sobre a atual situação das barragens do Ceará que estão com problemas estruturais graves.

Ele solicitou soluções imediatas, para garantir a segurança dos habitantes das duas cidades. Ainda durante a reunião, realizada na manhã de hoje, o ministro Gustavo Canuto garantiu a liberação de recursos nos próximos dias para que o DNOCS inicie a recuperação das barragens de Banabuiú e Lima Campos.

“Eu e os deputados Delegado Cavalcante e André Fernandes, escutamos a população de Lima Campos e Banabuiú e trouxemos essas demandas, que eu apresentei para o ministro Canuto hoje e ele prontamente entendeu a gravidade da situação e já se prontificou em liberar os recursos para resolver a questão”, disse Heitor Freire.

“A preocupação com a segurança das barragens é uma prioridade do Governo Federal. Banabuiú e Lima Campos estão na nossa prioridade máxima. Os recursos serão descentralizados do DNOCS, nos próximos dias, para iniciar a recuperação em breve”, afirmou Gustavo Canuto.

Gustavo Canuto e Heitor Freire estiveram reunidos na sede do MDR, em Brasília, hoje cedo

Foto: Divulgação 

  • Barragem em Lima Campos
    Barragem em Lima Campos
Governo do Ceara trocado em 26/10/18

Camilo e FIEC buscam otimizar a ambiência de negócios no Estado

13 de Fevereiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

Promover o desenvolvimento econômico do Ceará em todas as áreas. Este é um dos principais compromissos do governador Camilo Santana, com o objetivo de garantir, cada vez mais, melhorias significativas para os cearenses.

Tanto que está discutindo com representantes da FIEC a elaboração de um programa intersetorial de otimização do ambiente de negócios. O projeto, apresentado ao governador Camilo Santana pelo presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), André Siqueira, será composto por quatro fases.

Gerar regras claras e simplificadas para as empresas; indicadores de desempenho definidos por cada órgão; redução do tempo médio para execução dos processos, entre outros, são alguns dos pontos primordiais do projeto.

“O objetivo é garantir a eficiência dos processos que dependem do estado, para que as oportunidades de negócio se multipliquem, fortalecendo a economia e garantindo mais empregos para os cearenses. Essa parceria com a Fiec é muito importante para fazer que nosso estado possa se desenvolver cada vez mais”, disse o governador.

O Governo deverá realizar investimentos na automação dos processos, desenvolvimento de portal único, inteligência artificial e integração com os processos executados pelas prefeituras. O diretor administrativo da Fiec, Ricardo Cavalcante, citou a importância da criação de uma espaço de discussão entre poder público e iniciativa privada em busca de otimizar o ambiente de negócios no Estado.

Em outra reunião relevante, com representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e órgãos vinculados, projetos como o Água para Todos, Projeto São José e Paulo Freire, que beneficiam milhares de famílias e agricultores cearenses, foram alguns dos assuntos discutidos.

“Minha determinação é fortalecer cada vez mais esses programas. Vamos investir ainda mais para garantir uma vida digna aos cearenses que vivem no sertão e estimular cada vez mais a agricultura familiar”, asseverou Camilo Santana. 

Reunião com diretoria da FIEC visa criar uma excelente ambiência de negócios no Ceará

Foto: Divulgação

  • Camilo Santana
    Camilo Santana
TERMACO SELOS ATE 21 SETEMBRO

Zonas portuárias e industriais em debate na AECIPP

13 de Fevereiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

Doutor em Ciências de Gestão (Aix-Marseille Université, França), Igor Pontes será o próximo participante do Ciclo de Palestras que a AECIPP promove no próximo dia 21, às 9 horas, no IFCE do Pecém, com o tema: “Constatações empíricas sobre o desempenho de zonas industriais e portuárias (ZIPs)”.

O evento instituído pelo presidente da AECIPP, Ricardo Parente, objetiva apoiar o desenvolvimento econômico do Estado do Ceará com temas relevantes e lições exitosas que foram aprendidas. “As bases para o amplo desempenho do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) já foram lançadas e estão na direção correta”, diz Igor Pontes.

Para ele, que também é diretor da Associação de Gestores e Executivos de Logística, são necessários apenas “ajustes de percurso” para ampliar o desempenho do complexo cearense, atraindo novos empreendimentos, a partir de critérios claros de benefícios e retornos para a ZIP e para a região. 

Em sua palestra, Igor Pontes abordará constatações acerca de modelos de gestão de ZIPs observadas em três zonas específicas: Grande Porto Marítimo de Marselha, CIPP e Autoridade Portuária de Roterdã, destacando pontos de sucesso e práticas que podem resultar no insucesso.

“Falando em termos de desenvolvimento regional, a ZIP precisar avançar no empreendimento de interações com a região do entorno (museus, projetos, marketing social, universidades empenhadas na criação da cultura marítimo-industrial) coo diversos canais de comunicação efetivos, sobretudo com a AECIPP”, destaca o professor.

Ele lembra, ainda, que é preciso estimular a criação de cadeias produtivas amplamente ramificadas como forma de gerar vantagens competitivas ligadas ao território e formalizar um modelo de gestão que seja capaz de viabilizar e apoiar as atividades produtivas que hoje estão inseridas no CIPP.

Na avaliação de Igor Pontes, o CIPP tem um frutífero campo de negócios a explorar, que vai desde a prospecção de indústrias de manufatura marítima, passando pelos diversos serviços e negócios marítimos, até os serviços logísticos de transporte e armazenamento, por exemplo. Em especial após o fechamento da parceria com o Porto de Roterdã.

Região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém tem muito a crescer nos próximos anos

Foto: Divulgação

  • Ricardo Parente
    Ricardo Parente
Ilmar Gourmet - Selo

Navio Royal Princess traz quase 5 mil visitantes a Fortaleza

12 de Fevereiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O transatlântico Royal Princess atracou hoje cedo no Terminal Marítimo de Fortaleza, trazendo a bordo 3.451 passageiros das mais variadas nacionalidades, além de uma tripulação composta por mais 1.300 pessoas, ávidas por conhecer a capital cearense.

E a equipe da Setur deu as boas vindas aos turistas, distribuiu um kit para cada visitante e orientou como baixar o aplicativo @descubraceara no instagram, que oferece uma série de dicas para quem deseja conhecer os encantos e recantos que Fortaleza tem a oferecer.

Outra atração à parte para os visitantes que chegaram no navio é que os ônibus double deck do Fortaleza Bus, que tem uma linha passando pelos principais pontos turísticos e de artesanato da Capital estavam a postos para quem desejasse fazer esse tipo de passeio.

Dentre os turistas que chegaram no navio, 53,7% eram oriundos dos Estados Unidos e outros 21,9% do Canadá. Mas também estavam a bordo turistas da Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, China, dentre outras nacionalidades.

O titular da Setur, Arialdo Pinho, tem trabalhado de forma ininterrupta com as principais companhias de navegação globais, a fim de fazer do Ceará o porto de entrada dos navios de cruzeiro que vêm, anualmente, para o Brasil. E o gasto médio de cada viajante desses é de R$ 500,00 por dia, na compra de lembranças, alimentação e entretenimento.

Navio Royal Princess touxe quase 5 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, ao Ceará

Foto: Divulgação

  • Baixando app da Setur
    Baixando app da Setur
  • Ônibus turístico
    Ônibus turístico
Pizza Hut - 100x100.php

Beach Park que dinamizar ações até 2023

12 de Fevereiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O Beach Park Entretenimento se prepara para uma etapa de crescimento que os novos projetos, como a expansão e construção de dois parques e três hotéis a partir de 2021, estão trazendo. Isso resultou na contratação de pessoas experientes no mercado para as áreas de hotelaria, recursos humanos e comercial da Vila Azul do Mar.

O executivo Julian Fogaça, que atuava como gerente de hospedagem do Wellness Beach Park Resort, assume a gerência geral do Acqua Beach Park Resort. Com 14 anos de experiência na área de hotelaria, com passagens pelas redes Intercontinental Hotels & Resorts, Blue Tree Hotels e Hotéis Emiliano, Julian é graduado pela Les Roches International School of Hotel Management, na Suíça, e pós-graduado em Hotelaria de Luxo pela Les Roches Marbella, na Espanha.

Já Ricardo Fatio foi contratado para ser o novo gerente de varejo da Vila Azul do Mar e ficará responsável pela administração das marcas parceiras. Com vasta experiência na área de gestão de categorias e compras, o executivo teve passagens por empresas nacionais e multinacionais dos segmentos de varejo e bens de consumo, como Hering e Riachuelo.

“O processo de inovação e de novos negócios do complexo é o que nos torna referência no mercado de turismo. Temos investido constantemente em melhorias, equipamentos e na qualidade de nossos serviços. É importante ter o mesmo cuidado e atenção com os nossos colaboradores, principalmente nas contratações", destacou Luiza Alyne Menezes, gerente Administrativa-Financeira do empreedimento.

Mudanças nas áreas de hotelaria e entretenimento devem dinamizar o relacionamento 

Foto: Divulgaçào

  • Ednilton Soárez e Murilo Pascoal
    Ednilton Soárez e Murilo Pascoal