Iguatemi

Investimento da indústria deve ser o maior desde 2013

14 de Janeiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

A Sondagem Industrial realizada pelo Observatório da Indústria da FIEC, em parceria com a CNI, revela que o empresariado apresenta expectativas positivas para o primeiro semestre deste ano, com destaque para a intenção de investimentos produtivos.

A pesquisa destaca a intenção de investimentos no Ceará de 65,1 pontos em dezembro, registrando o terceiro mês de alta e alcançando o maior valor observado desde dezembro de 2013.

Apesar da retração da atividade industrial em novembro, as expectativas dos industriais cearenses são positivas, pois projetam cenário de crescimento durante o primeiro semestre para a demanda e exportações de manufaturados. Apesar disso, ainda não sinalizam expansão no quadro de funcionários da indústria cearense e nem aumento das compras de matérias-primas e insumos.

Além de revelar forte perspectiva para a realização de novos investimentos no setor produtivo para os próximos meses, o registro também demonstra o retorno do índice aos patamares anteriores à crise econômica, reforçando a expectativa de plena recuperação dos investimentos em 2019.

Investimentos na indústria devem ter crescimento significativo este ano, afirma a pesquisa

Foto: Divulgação

  • Exportações pelo Pecém
    Exportações pelo Pecém
Lexus - Selo

Roberto Cláudio otimiza serviços públicos na Capital

14 de Janeiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O prefeito Roberto Cláudio acompanhou, ontem, a operação destinada à normalização da coleta de lixo da Capital. Em visita a bairros do Grande Mucuripe, o gestor, acompanhado de secretários municipais, fiscalizou o mutirão que vem sendo realizado com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Fortaleza.

De acordo com o ele, a logística implantada pela Prefeitura de Fortaleza a fim de assegurar a assistência à população em áreas prioritárias, como saúde, transporte público, limpeza urbana e iluminação está transcorrendo de forma exitosa.

“Felizmente, os serviços da Prefeitura de Fortaleza estão operando sem intercorrências. Ao longo deste domingo, as operações continuam sendo realizadas e seguem até alcançarmos a plena normalidade”, garantiu.

Durante visita à região do Grande Mucuripe, o prefeito agradeceu a todos os profissionais envolvidos na ação de limpeza urbana, afirmando que as áreas críticas da cidade estão sendo estrategicamente mapeadas a fim de otimizar todos os processos.

“Nossas ações de limpeza urbana estão concentrando esforços em áreas críticas de toda a cidade. Até o fim da manhã deste domingo, aqui no Grande Mucuripe, 150 toneladas de lixo foram coletadas. Há outras equipes distribuídas pela cidade realizando um trabalho que deverá continuar ao longo dos próximos dias”, afirmou Roberto Cláudio.

Roberto Cláudio e equipe visitaram os serviços que estão sendo realizados na região do Mucuripe

Foto: Divulgação

  • Capital cearense
    Capital cearense
TECER NOTAS ATE 21 SETEMBRO

Cirurgias plásticas têm alta de 50% em janeiro

14 de Janeiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países onde mais se realizam cirurgias plásticas no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. E quando considerado apenas o público jovem, o País chega a ultrapassar os norte-americanos, que têm praticamente o dobro da população.

São cerca de 90 mil jovens brasileiros que recorrem a esse tipo de procedimento estético anualmente. No mês de janeiro, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a procura é ainda maior. O dinheiro extra do 13º salário recebido no final do ano e o período das férias são fatores que colaboram para o aumento de 50% das intervenções para fins reconstrutores ou puramente estéticos.

De acordo com o cirurgião plástico cearense Erik Nery, as cirurgias que exigem recuperação mais prolongada são normalmente planejadas para os meses de dezembro e janeiro. “Períodos de férias são sempre propícios para realizar cirurgias plásticas, pois geralmente o paciente precisará dispor de até 30 dias de recuperação, dependendo do procedimento” explica.

Segundo ele, as cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres são aquelas que buscam melhorar o contorno corporal, como a lipoaspiração, abdominoplastia, o implante de silicone nos seios, a mastopexia (reconstrução da anatomia da mama) e a mamoplastia redutora (diminuição da mama).

Alternativas menos invasivas, como a aplicação de toxina botulínica (botox) e preenchimentos em geral, também são muito realizadas. “Já o transplante capilar e a lipoaspiração encabeçam a lista do público masculino, que também está se cuidando mais”, explica o médico.

Cirurgias plásticas são mais realizadas por mulheres e no período de férias, devido à recuperação

Foto: Divulgação

  • Erick Nery
    Erick Nery
Governo do Ceara trocado em 26/10/18

Camilo sanciona pacote de leis de combate ao crime

14 de Janeiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O governador Camilo Santana sancionou, no Palácio da Abolição, as novas leis de enfrentamento à violência e ao crime organizado, aprovadas em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa.

O pacote de medidas já foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) e passa a valer de imediato. “Essas importantes medidas reforçarão o sistema de segurança para garantir a proteção da nossa população e do patrimônio, na capital e no interior do estado. Reitero meu agradecimento aos nossos deputados e deputadas pelo apoio imediato. O Ceará está forte e unido contra o crime organizado”, afirmou Camilo.

A nova legislação aprovada determina a convocação de policiais militares e bombeiros militares que estão na reserva para que ajudem a reforçar a tropa que está em operação; aumento da quantidade de horas extras (de 48h para 84h mensais) que podem ser pagas a todos os policiais, civis e militares, agentes penitenciários e bombeiros, para que haja aumento da força de trabalho.

Também criou a Lei da Recompensa, que prevê o pagamento em dinheiro, pelo Estado, para informações que sejam prestadas pela população à Polícia e que resultem na prevenção de atos criminosos e prisão de envolvidos nas ações; do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social, para estruturar melhor a SSPDS, e do Banco de Informações sobre veículos desmontados;

O pacote de leis implementa, ainda, regras de restrição ao uso do entorno dos presídios do Estado para prevenir fugas e garantir mais segurança; bem como autoriza de convênios e parcerias com outros Entes (União e Estados) na cessão de policiais ao Estado do Ceará.

Em resposta aos atos violentos, o Estado vem agindo no sentido de reforçar a presença de policiamento nas ruas e, em conjunto com o Governo Federal. Os esforços já resultaram na captura de 347 pessoas, além da apreensão de cinco toneladas de explosivos e armas, com trabalho ostensivo e de inteligência.

A sessão extraordinária da Assembleia Legislativa, realizada no último sábado (12), atendeu ao pedido do governador Camilo Santana. Do início da tramitação até a aprovação final em plenário, foram geradas mais de sete horas de trabalho legislativo. Dos 46 deputados, 36 compareceram à sessão.

Camilo já afirmou que o Estado não vai recuar um milímetro no combate ao crime organizado

Foto: Divulgação

  • Plenário 13 de Maio
    Plenário 13 de Maio
Prefeitura de Fortaleza

Assis Cavalcante busca tendências do varejo na NRF 2019

14 de Janeiro de 2019 . Por Marcelo Cabral

Os presidentes da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, e da FCDL-CE, Freitas Cordeiro, junto com outros representantes do comércio varejista cearense e nacional, participaram da abertura da Missão CNDL na NRF Big Show 2019, em New York, realizada na noite do último sábado. Houve a presença da comitiva do Sistema CNDL formada por 157 pessoas.

O grupo foi recebido pelo presidente da CNDL, José César da Costa, que lembrou da importância da maior feira do varejo mundial para os empresários brasileiros. “A NRF marca o início do ano do varejo. Estamos aqui para conhecer as principais tendências do setor e implementar inovações nos nossos negócios, para continuar garantindo competitividade e desenvolvimento para a economia brasileira”, disse.

Durante o evento, empresários de todas as partes do mundo conheceram as novidades do varejo e detalhes de como as marcas, independentemente do tamanho, lidam com a transformação digital e com o novo consumidor que surge nesse contexto.

O presidente da CDL de Fortaleza destacou que é uma oportunidade única de aprender com os maiores players de varejo do mundo. O empresário apontou, ainda, que está buscando as tendências para a realização da 13ª edição do Cenários do Varejo, que acontecerá em fevereiro, na Capital cearense.

“Nós vamos levar de Nova Iorque várias ferramentas de utilidade para o varejo, especialmente para vender com mais qualidade e oferecer aos nossos clientes experiências melhores tanto em termos tecnológicos quanto de atendimento”, adiantou Assis Cavalcante

A palestra de abertura da NRF 2019 foi realizada por Wijnand Jongen, co-fundador e presidente do Comitê Executivo de E-commerce na Europa, que representa 75 mil web-lojas, e fundador e CEO da Associação Holandesa de E-commerce Thuiswinkel.

Ele falou do aumento dos negócios no ambiente digital em todos os continentes. “Para se ter uma ideia, são mais de US$ 1,1 trilhão gastos pelos consumidores chineses. Na Europa, vemos o crescimento constante de aproximadamente 15% ao ano. Cada vez mais consumidores estão adotando o mercado online. Mais de dois bilhões de pessoas estão comprando no mundo digital. O mundo online e o físico estão virando um só”, avalia.

Os participantes puderam conhecer exemplos de países que usam tecnologia para oferecer uma experiência de compra mais rápida e eficiente, como o supermercado na China que escaneia o aparelho celular do consumidor na chegada à loja e, após as compras, o valor é debitado automaticamente sem que seja necessário passar por um caixa.

Outra tendência é o uso da voz em substituição ao texto por meio da inteligência artificial, os chamados assistentes virtuais inteligentes, como Alexa, desenvolvida pela Amazon. No Brasil, já existe a Bia, que é acionada por voz pelos clientes do Bradesco.

A edição deste ano da feira promete justificar o título de maior evento do varejo mundial reunindo mais de 30 mil pessoas de todos os continentes para discutir as principais tendências que impactam as relações de consumo, sejam produtos ou serviços, físicos ou digitais, em larga ou pequena escala, locais ou globais.

Assis Cavalcante e outros representantes do varejo ceaense e nacional durante a NRF Big Show 2019

Foto: Divulgação 

  • Abertura do evento
    Abertura do evento