CMF

Ministra Damares Alves participa de agenda intensa em Fortaleza

25 de Junho de 2019 . Por Gabriela Santiago

Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves desembarcou em Fortaleza nesta segunda-feira (24) e foi recebida por uma comitiva junto a vereadora Priscila Costa em sua primeira visita a capital cearense. Na ocasião, a ministra participou do lançamento da primeira unidade do Projeto Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável do ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, na sede do Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, tem como objetivo promover a inclusão tecnológica, a alfabetização e a educação financeira aos idosos. Segundo Damares, o intuito do governo Federal é potencializar a projeto, que inaugura sua sexta unidade no país, visando colocar em funcionamento ao menos 100 unidades até o final de 2019.

Após o evento, a comitiva seguiu para um almoço descontraído no Restaurante Coco Bambu Beira Mar, com poucos convidados, oferecido pelo empresário Afrânio Barreira. Na lista seleta dos que estiveram presentes, o presidente do CIC, André Siqueira; o diretor do Portal e Revista IN, Pompeu Vasconcelos, a secretária de gestão do trabalho e da educação na saúde, Mayra Pinheiro, além de Socorro França, secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos.

O último compromisso de Damares Alves na capital aconteceu no Colégio Militar de Fortaleza. Durante sessão solene, a ministra representou a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, recebendo o título de cidadã fortalezense em seu nome. O cancelamento da participação de Michelle, que viria receber título proposto pela vereadora Priscila Costa, se deu por problemas de ordem pessoal, segundo sua assessoria.

 O momento contou ainda com a apresentação do cantor Ítalo Poeta, além de uma bela homenagem feita por crianças com doenças raras. Confira os clicks a seguir!

Damares Alves e Priscila Costa

Foto: Portal IN (Luíz Carlos Moreira)

A capital cearense dá um grande passo no sentido de se transformar no principal portão de entrada de turistas estrangeiros do Norte e Nordeste do Brasil, bem como dobrar a movimentação total – nacional e internacional – dos cerca de 6 milhões de passageiros anuais, para 12 milhões, nos próximos 20 anos.

Isso porque, a partir desta terça-feira (25) iniciam as operações da nova área de check-in do Fortaleza Airport, que passa a ter mais de 60 mil m² de área para melhor atender aos passageiros, pois serão 40 guichês para voos domésticos e 20 para internacionais, contando com novas esteiras automatizadas, tecnologia de ponta e outras melhorias.

O governador Camilo Santana, o prefeito Roberto Cláudio, os presidentes da Assembleia Legislativa e da CMFor, José Sarto e Antônio Henrique, além de outras autoridades, participaram da visita técnica à nova área, organizada pela empresa que administra o aeroporto, a Fraport, acompanhados pela CEO da concessionária, Andreea Pal.

“Teremos aqui o melhor aeroporto do Norte e Nordeste do Brasil, que está mais do que dobrando a sua área construída, com qualidade, modernidade, eficiência, tecnologia. Isso é importante para consolidar o equipamento dentro daquilo que nós estamos trabalhando juntamente com a cidade, que é fazer de Fortaleza um grande centro de conexões aéreas”, disse Camilo Santana.

O prefeito Roberto Cláudio também comemorou a conclusão desta fase das obras. “O turismo é o nosso grande potencial. A despeito de um momento de estagnação da economia brasileira, tem um impacto econômico em toda rede de comércio pelo fluxo de passageiros que passam por Fortaleza. Daí a importância de investir em qualidade dos serviços”, salientou.

Até a próxima sexta-feira, todas as companhias aéreas que operam no Fortaleza Airport já estarão na nova área de check-in, sendo que as internacionais a partir de hoje. Amanhã (26), Gol e Azul também mudam para seus novos guichês e, até sexta-feira (28), a Latam completa a mudança de seu local de operações de embarque.

Autoridades cearenses e representantes da Fraport visitaram a nova área de embarque

Foto: Divulgação

  • Novos guichês
    Novos guichês
Pipo

Sebrae-CE sedia Conferência Internacional de Economia Criativa

25 de Junho de 2019 . Por Marcelo Cabral

O Sebrae-CE, em parceria com a Secult e a Sedet, realiza nesta terça e quarta a Conferência Internacional de Economia Criativa, que pretende debater novas estratégias, propostas e alternativas de desenvolvimento, em busca de soluções que transformem a vocação criativa dos cearenses.

Segundo uma pesquisa realizada pela Firjan em 2016, no ano anterior as indústrias criativas geraram R$ 165,6 bilhões para o País, o que representou cerca de 2,64% de participação no PIB brasileiro.

O tema do evento, que será realizado no auditório do Sebrae-CE será: “Territórios e redes criativas como estratégia de desenvolvimento” vai reunir empreendedores, secretários de cultura e outros gestores públicos, além da sociedade, para este amplo debate cultural e econômico.

A abertura oficial, com a presença do presidente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, será hoje, a partir das 19 horas, com uma apresentação cultural, seguida da palestra: “Nordeste criativo – caminhos e possibilidades”, realizada por Cláudia Leitão, do Observatório de Fortaleza.

Amanhã serão apresentados diversos painéis tendo como tema central o desenvolvimento de territórios criativos, inovação, plataformas de financiamento coletivo, a partir das 9 horas, e às 17 horas haverá a Conferência Magna: “Cidades criativas e desenvolvimento urbano”, apresentada pelo conferencista Eduardo Dias Saravia.

Conferência internacional será realizada na sede do Sebrae-CE, situada na Praia de Iracema

Foto: Divulgação

  • Joaquim Cartaxo
    Joaquim Cartaxo

O governador Camilo Santana participa nesta segunda-feira (24), a partir das 13h30, da visita à nova área do check-in nacional e internacional do Fortaleza Airport, cujas obras de ampliação seguem em ritmo acelerado, por parte do consórcio contratado pela Fraport.

Iniciadas no ano passado, contemplam diversas melhorias no acesso ao terminal, nova área de embarque, novos fingers e diversas alterações da área de taxi way, a fim de melhorar as operações de pousos e decolagens no aeroporto da capital cearense.

Na oportunidade, a direção da Fraport anunciará a data de início do funcionamento do novo check-in, que deve dar um salto significativo na qualidade de atendimento aos turistas que chegarão a Fortaleza.

Afinal, tendo em vista as novas conexões domésticas e início de operação do Hub Nordeste, o movimento de estrangeiros teve um aumento superior a 100% de maio do ano passado para cá. O prefeito Roberto Cláudio e a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, também participarão da visita.

Novo check--in ficou amplo e oferecerá mais conforto a turistas do Brasil e exterior

A rede de restaurantes Camarada Camarão chega a Fortaleza nesta quarta-feira (26) para movimentar o mercado de gastronomia cearense. Abre suas portas no shopping RioMar Fortaleza, a partir das 17 horas, trazendo um cardápio diversificado e muita tecnologia nos seus processos.

O espaço amplo, com área de 1.000m², tem capacidade para receber, confortavelmente, 300 pessoas que poderão desfrutar de uma experiência gastronômica diferenciada. Apesar de o cardápio principal ser composto por frutos do mar, em especial pratos à base de camarão, há saladas, aves e carne vermelha.

Um dos destaques é o Filé Toscano, com medalhões de filé bovino grelhados com molho encorpado de vinho tinto e cebola roxa. Vem acompanhado de risoto de funghi, alho-poró e bacon. Ou seja, há opções para todos os gostos.

Com um investimento de R$ 4 milhões, o diretor do Grupo Drumattos afirmou que os cearenses serão surpreendidos pelos sabores e diferenciado da rede. “Nossa missão tem sido essa. Surpreender o nossos clientes com a qualidade dos nossos produtos, sabor, atendimento e preços competitivos”, disse o empresário Sylvio Drummond.

A cozinha do Camarada Camarão do RioMar Fortaleza é uma das mais modernas do País e tem tecnologia KDS - Kitchen Display System onde, através de monitores, é possível controlar desde o pedido até o prato na mesa do cliente. E as receitas da casa são de responsabilidade do chef executivo do Grupo Drumattos, o francês François Schmitt.

Silvio Drummond acredita no sucesso que a nova casa da rede terá no RioMar Fortaleza

Foto: Divulgação

  • Camarada Camarão
    Camarada Camarão