living

Consórcio AMLight cria Rota Expressa no Monet

30 de Setembro de 2019 . Por Marcelo Cabral

A Angola Cables, em parceria com a Universidade da Flórida, RNP, ANSP e a Aura - grupo que constitui o consórcio AmLight, instalou três transmissores ópticos modulados a 200Gbps no cabo submarino Monet, que passa por Fortaleza, onde a empresa tem um Data Center.

O objetivo principal é fomentar a educação e a pesquisa científica entre Brasil e Estados Unidos. Os três feixes de luz constituem uma Rota Expressa criada pelo projeto Amlight Express and Protect (AmLight-ExP), que também é ligado a Fundação Nacional da Ciência (NSF), agência governamental dos EUA.

Essa rota foi construída sobre o Monet, que liga o Brasil aos EUA e é operado pela Angola Cables. Os três novos feixes de luz foram implementados pela multinacional angolana em uma janela de 150 GHz dos espectros de amplificação óptica do Monet.

O consórcio AmLight usará um espectro de 150 GHz para transmitir três feixes de luz, sendo que cada um transportará 200 Gbps entre Boca Raton (Flórida), Fortaleza e São Paulo (Brasil). Cada unidade de transmissão permite o uso de duas portas de cliente de 100 Gbps.

A Rota Expressa é representada pelas linhas verdes da ilustração, em que cada segmento representa um enlace de 100 Gbps portadora óptica de 200 Gbps. A Rota Expressa é representada também pelos outros segmentos da imagem que formam um anel na América do Sul.

Fortaleza integra a nova Rota Expressa que foi criada pelo Consórcio AmLight 

Foto: Divulgação

  • Inauguração Data Center
    Inauguração Data Center
sebrae

Roberto Cláudio inspeciona obras do Cuca no Pici

30 de Setembro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O prefeito Roberto Cláudio realizou uma visita de inspeção, junto com a titular da Seinf, Manoela Nogueira, no bairro Pici, para acompanhar o andamento das obras do mais novo Cuca de Fortaleza.

“Este, que vai ser o maior e mais completo Cuca da cidade, oferecerá aos jovens também oportunidades para empreendedorismo, capacitação profissional e desenvolvimento de novos negócios”, disse.

Ele ainda ressaltou que esse é um dos principais focos da administração municipal, a fim de melhorar a vida em toda a Capital. “Trabalho e inovação rumo a um futuro melhor para a nossa juventude”, destacou Roberto Cláudio.

Segurança

A Prefeitura de Fortaleza convoca, por meio da Sesec mais 40 candidatos nomeados no concurso conforme edital 02/2016, no cargo de guarda municipal, para a retirada de uniformes, ambientação e evento de posse.

A entrega dos uniformes ocorre na próxima quinta-feira (3), na sede da Sesec. A ambientação acontecerá na sexta (4), no Imparh. E na segunda-feira (7), será a cerimônia de posse do cargo, marcada para as 9 horas, também na sede da Sesec.

O novo Cuca que está sendo construído no Pici será o mais moderno e equipado da Capital

Foto: Divulgação

  • Visita de inspeção
    Visita de inspeção
Logo Ironman

AECIPP completa quatro anos de forte atuação

30 de Setembro de 2019 . Por Marcelo Cabral

A AECIPP possui 31 associadas – sendo 10 indústrias e 21 empresas de serviços –, que representam 92% do PIB do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e comemora, nesta segunda-feira (30), seus quatro anos de funcionamento, junto ao trabalho de fortalecimento das associadas.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da AECIPP, Ricardo Parente, a ideia surgiu em conversa com o então diretor da Eneva, Fernando Moura, após a conclusão dos estudos realizados pelo atual superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana, que resultou no relatório “Pacto pelo Pecém”.

Parente e Moura perceberam que era importante criar uma associação para organizar e defender os interesses das empresas do CIPP, bem como para auxiliar o Governo do Ceará no desenvolvimento das atividades do complexo e da região do entorno.

Ao longo dos seus quatro anos de existência, a AECIPP tem promovido diversas ações para estimular a participação das empresas na Associação, como palestras, oficinas e cursos, além de parcerias e iniciativas voltadas para a segurança do CIPP S/A.

“Temos percebido que à medida que fomos intensificando nossas atividades foi aumentando o envolvimento das empresas com a AECIPP, do diretor ao funcionário de chão de fábrica. Acredito que essa maior participação se deve, também, ao alinhamento das nossas ações com as demandas das associadas”, disse Ricardo Parente.

Ricardo Parente destaca a importância da AECIPP para fortalecer as associadas do complexo

Foto: Divulgação

  • Porto do Pecém
    Porto do Pecém
Corpvs (bonificação)

Bradesco reduz juros do crédito imobiliário

30 de Setembro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O Bradesco passa a oferecer, a partir desta terça-feira (1), taxas de juros mais baixas para a linha de crédito imobiliário, que passa a ser de 7,3% ao ano, mais TR, ou seja, uma retração de 0,9 ponto percentual na operação.

O prazo para financiamento é de até 30 anos, com possibilidade de utilização do FGTS, sendo que os interessados poderã0 financiar até 80% do valor do imóvel. Além disso, a renda líquida não poderá ser comprometida acima de 30%, para pagamento das prestações.

Os interessados devem procurar qualquer agência do Bradesco em todo o território nacional. De acordo com o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro, esta é mais uma boa notícia para o setor que representa.

“Nós vivemos numa economia capitalista e, quanto menores os juros, mais negócios deverão ter. Diminuindo os custos financeiros, aparecerão bons negócios, pois as pessoas deixarão de especular no mercado financeiro para investir no mercado de produção”, afirmou Montenegro.

Bradesco cortou em 0,9 ponto percentual a taxa de juros dos financiamentos imobiliários

Foto: Divulgação

  • André Montenegro
    André Montenegro
BS design

Camilo assina lei para modernizar a saúde

30 de Setembro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O governador Camilo Santana sancionou, nesta segunda-feira (30), o pacote de leis da Plataforma de Modernização da Saúde (PMS), que visa à integração das regiões de saúde e nova estrutura organizacional da Sesa.

Por meio da PMS está prevista a destinação de verbas da ordem de R$ 600 milhões extras, para serem aplicadas no setor até 2023, a fim de melhorar cada vez mais o atendimento às necessidades da população cearense.

“Sancionei, em solenidade na sede do Governo do Ceará, as leis da Plataforma de Modernização da Saúde, que têm como principal objetivo melhorar a qualidade do atendimento à população cearense”, afirmou o chefe do Poder Executivo Estadual.

E lembrou que uma delas dá nova estrutura de organização à Sesa, para poder cumprir esse papel. A outra é responsável por integrar ao SUS as ações e serviços públicos de saúde do Estado e dos seus 184 municípios. “Criando a regionalização para dar equidade às regiões do Ceará, garantindo que a saúde chegue mais perto da população e melhorando os indicadores, que é nossa obrigação”, completou Camilo Santana.

Já o titular da Sesa, Dr. Cabeto, destacou os impactos que esse pacote de leis terá no dia a dia das pessoas. Primeiro, um planejamento organizado e pactuado entre as regiões de saúde no que se refere à disponibilidade de serviço e financiamento desses serviços”, disse.

“Com essa metodologia, o Estado assume a responsabilidade de estabelecer onde deve fazer maior investimento e o que deve ser priorizado baseado em vazios assistenciais e fatores qualitativos da saúde. O Ceará pretende com isso fazer uma estratégia de Estado”, ressaltou.

Camilo Santana ressaltou que a saúde é uma das prioridades do Governo do Ceará

Foto: Divulgação

  • Dr. Cabeto e Camilo Santana
    Dr. Cabeto e Camilo Santana