M Dias Branco Logo

Baixo checkup preventivo eleva custos dos planos de saúde

01 de Outubro de 2019 . Por Marcelo Cabral

A baixa adesão ao checkup preventivo impacta nos custos totais dos planos de saúde e diminui a chance da descoberta de doenças em estágio inicial. Segundo uma pesquisa da corretora de seguros It’sSeg, oito em cada dez pessoas não realizam checkup preventivo. Foram contemplados nesse levantamento cerca de 64 mil vidas e 15 clientes da companhia.

Ao avaliar os indicadores, os usuários que não realizaram checkup registram despesas mais elevadas em relação àqueles que fizeram o procedimento em todos os itens analisados, como sinistro per capita (+2%) e custo de internação (+19,6%). A taxa de internação por mil usuários também foi muito superior para os que não realizaram o checkup (+18,8%). 

“Esse descaso com a saúde ainda é um problema cultural. O hábito de utilizar o sistema de saúde reativamente é um fator determinante para a precificação de um plano. E quem acaba pagando essa fatura mais elevada é o próprio usuário, que poderia realizar preventivamente o plano de saúde, independentemente de ter acesso a checkups, reduzindo riscos com sua saúde e despesas desnecessárias”, explica Thomaz Menezes, presidente da It’sSeg.

Custos dos planos de saúde podem ter alta de 18,8% a quem não realiza os checkups

Foto: Divulgação

  • Thomaz Menezes
    Thomaz Menezes

O Dia do Vereador é comemorado nesta terça-feira (1) e, para marcar a data, o presidente da CMFor, Antônio Henrique, decidiu levar um grupo de parlamentares para realizar atendimento à população de Fortaleza em plena Praça do Ferreira.

“Tivemos uma manhã muito especial. Levamos a CMFor até os cidadãos, mostrando um pouco da rotina do parlamento, com transmissão ao vivo da Sessão Plenária de hoje e alguns serviços que são oferecidos na Casa do Povo”, explicou.

Dentre eles estavam os atendimentos da Sala do Empreendedor, do Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider, Ouvidoria e Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), num dos locais de maior circulação no Centro de Fortaleza.

“Esse é o verdadeiro papel do vereador, ouvir os anseios das pessoas e buscar atender através da criação de leis, fiscalização e nossa articulação, junto aos órgãos competentes”, salientou Antônio Henrique.

Quem deu total apoio à iniciativa do presidente do CMFor, foi o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, que fez questão de comparecer à Praça do Ferreira e cumprimentar Antônio Henrique.

Antônio Henrique falou sobre as ações que são desenvolvidas na CMFor em prol da sociedade

Foto: Divulgação

  • Antônio Henrique e Assis Cavalcante
    Antônio Henrique e Assis Cavalcante
  • Parlamentares na Praça
    Parlamentares na Praça

O Beach Park revelou, nesta terça-feira (1), o resultado da parceria inédita com a ONU Meio Ambiente, que resultou no recolhimento de 35,3 toneladas de resíduos sólidos inadequadamente descartados no Porto das Dunas e no mangue do Rio Pacoti.

A ação de limpeza integrou a Jornada Sustentável Ceará 2019 e contou com a presença de aproximadamente 900 voluntários para a coleta de lixo em sete quilômetros de praia. Várias empresas que também preocupam-se com o meio ambiente participaram e apoiaram a ação. 

A atividade estava alinhada ao movimento global World Clean up Day, que em 2018 reuniu cerca de 18 milhões de pessoas em 157 países participando do maior dia de coleta de resíduos da história mundial.

“As ações de sustentabilidade já fazem parte do negócio do Beach Park e momentos como este nos mostram que estamos no caminho certo: juntar esforços em prol do meio ambiente. Não é uma tarefa só do poder público, mas das empresas e da sociedade em geras”, afirmou Murilo Pascoal, CEO do Beach Park.

Ingressos

Após grande sucesso entre os cearenses, a promoção que oferta desconto na compra antecipada de ingressos para o Beach Park aos residentes do Estado foi prorrogada até o próximo dia 30, pagando apenas R$ 120,00 e com possibilidade de parcelamento em três vezes. 

Para adquirir os ingressos, é necessário apresentar um comprovante de residência atualizado (para adultos) ou de vínculo com uma instituição de ensino local (para crianças e adolescentes). 

Cerca de 900 voluntários coletaram resíduos numa faixa de sete quilômetros de praia

Foto: Divulgação

  • Mergulhadores atuaram no rio
    Mergulhadores atuaram no rio
  • Trator foi utilizado
    Trator foi utilizado

A Prefeitura de Fortaleza apresentou o projeto-piloto que visa à implantação de novo modelo de construção, reforma e manutenção de escolas municipais da Capital, realizada por meio da PPPFor e da SME.

O secretário de Governo de Fortaleza, Samuel Dias, esclareceu o intuito da proposta. “O objetivo é estabelecer um novo modelo para construção, operação e manutenção de escolas públicas baseado em experiências de sucesso implantadas em outras cidades do Brasil, como Belo Horizonte”, afirmou.

Destacou, ainda, que nesse processo, realiza-se uma licitação, por meio de uma parceria-público privada, para que a atribuição relativa ao planejamento e operação de obra física esteja a cargo de um ente privado.

Dentre os benefícios estimados, destaca-se a concentração dos esforços da SME nos aspectos pedagógicos, maximizando o aprendizado e o desempenho acadêmico dos estudantes fortalezenses.

“Com esse novo paradigma, o corpo pedagógico estará focado no aluno e no aprendizado, enquanto teremos um sistema que garante o pleno funcionamento da escola em qualquer situação, com uma empresa evitando situações infraestruturais precárias”, avaliou o secretário-executivo da Educação de Fortaleza, Joaquim Aristides.

Já o coordenador de Fomento às PPPs de Fortaleza, Rodrigo Nogueira Diogo, apresentou o projeto-piloto. “Inicialmente, a PPP vai reformar dez escolas e construir cinco novas, impactando positivamente cerca de nove mil alunos. A rede total de ensino municipal tem 220 mil alunos. É menos de 5% da rede. Mas, a partir dessa experiência-piloto, diante de bons resultados, a gente pode ampliar para outras escolas”, adiantou.

“Na sequência, o edital será analisado pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Depois, será liberado para a licitação, que leva em conta a qualidade do serviço a ser prestado e o valor a ser cobrado. Ponderando esses dois fatores, haverá um vencedor e, aproximadamente, em março de 2020, as obras deverão ser iniciadas”, completou Samuel Dias.

Rodrigo e Manoela Nogueira, Samuel Dias e Joaquim Aristides, representantes da Prefeitura

Foto: Balada IN

  • Samuel Dias e Rodrigo Diogo
    Samuel Dias e Rodrigo Diogo
Carmais-Honda Nova Luz

Sebrae-CE comemora o Dia da MPE nesta quinta-feira

01 de Outubro de 2019 . Por Marcelo Cabral

Os pequenos negócios representam 99% das empresas privadas do País, ou seja, 14 milhões de empreendimentos, empregando 55% do total de trabalhadores com carteira assinada e são responsáveis por 27% do PIB. Isso mostra a força das micro e pequenas empresas (MPE) para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

E nesta quinta-feira (3), o Sebrae realiza uma ação para celebrar o Dia da Micro e Pequena Empresa, levando os colaboradores e parceiros do Sebrae em todo País às ruas, para visitar diversos empresários de pequenos negócios, gerando proximidade com o empresariado local.

“Estamos valorizando o empresário e reconhecendo que ele é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Acreditamos que o empreendedor é a força que move este País”, afirmou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

No Ceará, a ação ocorrerá nos principais corredores comerciais e pontos de concentração de pequenos negócios, como mercados e shoppings populares, de Fortaleza e de 54 municípios de todas as regiões do Estado.

Para o superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, a ação é importante para ressaltar a importância dos pequenos negócios. “É preciso que a sociedade e o poder público compreendam o papel desempenhado pelos pequenos negócios, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento local e regional, e com isso passem a valorizá-los ainda mais”.

Micro e pequenas empresas são responsáveis por 55% dos trabalhadores com carteira assinada

Foto: Divulgação

  • Joaquim Cartaxo
    Joaquim Cartaxo