Pipo

FIEC promove discussões sobre expansão da ZPE Ceará

03 de Outubro de 2019 . Por Marcelo Cabral

A expansão da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará) será o tema central de um painel reunindo grandes especialistas, que acontece nesta sexta-feira (4), no Observatório da Indústria da FIEC.

Trata-se de uma importante etapa do estudo prospectivo que está sendo elaborado pelo Observatório da Indústria, com o objetivo de identificar oportunidades e tendências que subsidiarão a estratégia de expansão e atração de investimentos para a ZPE.

A ZPE é um distrito industrial incentivado, no qual indústrias nele instaladas operam com benefícios tributários, cambiais e administrativos. Em contrapartida, a legislação brasileira estabelece que no mínimo 80% da sua receita deva ser oriunda de exportações.

A do Ceará foi a primeira a entrar em operação no País e é preciso planejar sua expansão. O Observatório da Indústria da FIEC conduzirá o painel e apresentará tendências econômicas e tecnológicas que influenciarão o posicionamento competitivo da ZPE Ceará, bem como um panorama do comércio internacional e nacional.

ZPE Ceará foi a primeira a entrar em operação no Brasil e está precisando ser ampliada

Foto: Divulgação

  • Ricardo Cavalcante, Sampaio Filho e Beto Studart
    Ricardo Cavalcante, Sampaio Filho e Beto Studart
brava

Ezze Seguros quer estar entre as 20 maiores do País até 2024

02 de Outubro de 2019 . Por Marcelo Cabral

A Ezze Seguros, dos empresários Ivo Machado e Cláudio Vale, juntamente com um grupo de investidores, além de Richard Vinhosa, que é o presidente da empresa, está autorizada a atuar no mercado de seguros nacional.

Contando com um capital inicial da ordem de R$ 30 milhões, a expectativa é contabilizar contratos na casa dos R$ 700 milhões até 2024, para poder figurar entre as 20 maiores do Brasil no segmento de seguros, pois teve sua licença concedida pela Susep.

Sua sede ficará em São Paulo, mas haverá uma filial em Fortaleza, uma vez que a Ezze Seguros tem ainda como sócios os empresários Binho Bezerra, Ari de Sá Neto, Bruno Girão, Pedro Fiúza, Degas Filgueiras e Bruno Elias.

A empresa pretende atuar de forma moderna e tecnológica, com emissão na ponta operacional State of art. O que há de mais moderno no mundo está sendo trazido para o negócio, voltado para atender a demandas empresariais, no modelo B2B.

“Entendemos que há oportunidades no mercado segurador, que ainda precisa se adequar às novas tecnologias, que já inovou nos últimos anos, mas precisa fazer ainda mais. A Ezze surge como uma empresa onde os executivos têm participação relevante nos negócios, construída nos modelos da partnership, que são pilares muito fortes da meritocracia, como ética e valorização do parceiro”, disse Ivo Machado.

Segundo o presidente da seguradora, inicialmente o foco de atuação da empresa será o seguro garantia, para obras e judicial, pois o Brasil está passando por um processo de incremento às privatizações e concessões, inclusive em áreas estratégicas. “Portanto, uma garantia é necessária”, afirmou Richard Vinhosa.

Apesar disso, a Ezze Seguros deverá ampliar seu portfólio de atuação, no decorrer do próximo ano, passando a oferecer seguros de vida e acidentes pessoais, inclusive com atendimento digital.

Ivo Machado é um dos sócios da Ezze, que teve a licença de operação concedida pela Susep

Foto: Divulgação

  • Richard Vinhosa, Ivo Machado e Cláudio Vale
    Richard Vinhosa, Ivo Machado e Cláudio Vale
Lexus - Selo

Roberto Cláudio destaca ações nas áreas de obras e segurança

02 de Outubro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O prefeito Roberto Cláudio destacou, em suas redes sociais, o volume de obras que a administração municipal tem realizado em Fortaleza, mas, principalmente, as ações que estão sendo realizadas para melhorar o dia a dia dos moradores e visitantes da Capital.

Também estão destacadas as intervenções em mobilidade urbana, que têm sido premiadas internacionalmente. Outros pontos importantes destacados por ele, dizem respeito ao trabalho que está sendo feito, em conjunto com o Governo do Ceará, no que se refere à segurança pública nos mais variados bairros da cidade.

“Seguimos inovando para ajudar na segurança e preservar vidas em Fortaleza. Integração das câmeras da AMC com o Governo do Ceará, Guarda Municipal, novas Torres de Segurança e Centro de Treinamento de Motociclistas. Continuar avançando, no caminho certo, rumo a uma Fortaleza melhor para a nossa gente", afirmou Roberto Cláudio.

Imagens das câmeras de segurança estão integradas com o sistema do Governo do Ceará

Foto: Divulgação

  • Roberto Cláudio
    Roberto Cláudio
Alessandro Belchior ( bonificação)

AJE TECH reúne startups e empresários no BS Design

02 de Outubro de 2019 . Por Marcelo Cabral

A Associação do Jovens Empresários de Fortaleza reunirá startups e investidores, nesta quinta-feira (3), no BS Design. Intitulado AJE TECH, o evento objetiva reunir o ecossistema de tecnologia e startups da capital cearense, com pessoas que se interessam pelo tema.

Além de associados AJE Fortaleza, que tem à sua frente o dinâmico empresário Rafael Fujita, o público em geral poderá comparecer ao evento, mediante inscrição prévia via Sympla.

No AJE TECH, que inicia às 19 horas no Salão Carlos Alberto, do BS Design, serão apresentadas startups que estão despontando no mercado cearense de inovação, além de contar com palestras de empreendedorismo e muito networking.

BS Design será o palco do AJE TECH, que trará muita inovação, tecnologia e networking

Foto: Balada IN

  • Rafael Fujita
    Rafael Fujita
Lexus - Selo

Assembleia homenageia os 60 anos da CDL de Fortaleza

02 de Outubro de 2019 . Por Marcelo Cabral

Os 60 anos da CDL de Fortaleza serão comemorados em sessão solene nesta quarta-feira (2), a partir das 18 horas, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A solenidade atende a requerimento do presidente daquela casa parlamentar, deputado José Sarto.

A entidade atua fortemente na gestão de ações estratégicas para o desenvolvimento do comércio e da economia na Capital e, atualmente, tem na sua presidência o empresário Assis Cavalcante, sócio da rede Óticas Visão, e possui mais de 10 mil associados.

E essa atuação é percebida por toda a sociedade fortalezense e outros órgãos. “A CDL tem a missão de impulsionar o comércio com estratégias e soluções, levando inovações para todos os associados”, ressalta o presidente José Sarto.

Em sua existência, a CDL de Fortaleza se tornou uma referência e executou ações de alcance educacional e sociocultural. A Faculdade CDL, com mais de uma década de fundação, forma líderes e profissionais qualificados. Por meio do Instituto CDL, promove o Ceará Natal de Luz, que em sua 23ª edição, traz o maior Natal de capitais do País.

Entre os convidados estão os ex-presidentes Francisco de Assis Vieira Filho, Francisco Hebert Felício Aragão, Pio Rodrigues Neto, Francisco Honório Pinheiro Alves e Severino Ramalho Neto.

Ainda serão homenageados “in memoriam” os ex-presidentes Rubens Lima Barros, Clóvis Rolim, Gustavo Mateus da Silva, Romeu Aldigueri (avô do deputado Romeu Aldigueri), Inácio Gomes Parente Filho, Gervásio Pegado e Expedito Leite de Souza.

Assis Cavalcante e Sarto Nogueira estarão à frente da solenidade na Assembleia Legislativa

Foto: Balada IN

  • CDL de Fortaleza
    CDL de Fortaleza