Galpão D

Gestão financeira e coesão política atraem investimentos

01 de Julho de 2019 . Por Marcelo Cabral

Fortaleza é uma das poucas capitais que tem condições de obter empréstimos internacionais a juros baixos, devido à sua capacidade de organização das finanças, sendo procurada por bancos – do Brasil e exterior – para ofertar linhas de crédito.

E a coesão entre a classe política, em prol de ações para o desenvolvimento do Ceará, foi um dos pontos evidentes durante a apresentação do programa “Mais Ação: mudar a vida de quem mais precisa”, lançado nesta manhã, no Teatro São José. 

O titular da Segov, Samuel Dias, realizou a apresentação dos principais projetos que estão sendo programadas para serem implementados na capital cearense no biênio 2019-2020.

Ele disse que a cidade cresceu muito ao longo do tempo e o poder público não conseguiu alcançar a mesma velocidade. Por isso, desde 2013 o prefeito Roberto Cláudio começou a montar um plano de investimentos para Fortaleza.

“O prefeito Roberto Cláudio sempre realizou projetos, captações financeira, organizando as finanças e a gestão. Vamos iniciar um grande programa de infraestrutura e educação. E vale lembrar que o mesmo tipo de piso usado na Avenida Beira Mar, será utilizado nas demais regiões da Capital”, destacou.

Ele ainda lembrou a importância do alinhamento de ideias e ações entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará. “Temos o imenso apoio do governador Camilo Santana, que é fundamental na  consagração dos investimentos que vêm para a nossa capital”, afirmou Samuel Dias.

O presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto, ressaltou que por ser de Acopiara, foi adotado por Fortaleza, foi vereador e conhece bem o que a Capital necessita. “Me parece que esse é um volume histórico de recursos que chega para a cidade de Fortaleza, que vai deixar muito para o futuro”, asseverou.

Já o ex-ministro Ciro Gomes afirmou que os investimentos que virão para Fortaleza representarão a geração de novas oportunidades para a população no que se refere à questão de muitos postos de trabalho e renda para todos.

“Esse impacto na cidade vem numa hora que que não está acontecendo quase nada no Brasil. Serão milhares de empregos, para dar uma resposta a milhões de brasileiros – 14 milhões hoje –, que estão atrás de uma oportunidade para trabalhar. Esse é um momento de grande conquista, pois temos aqui uma coesão política”, comemorou Ciro.

O senador Tasso Jereissati parabenizou o prefeito Roberto Cláudio por essa grande conquista da capital cearense, e também disse estar à disposição para colaborar pelas melhorias da cidade.

“Esse investimento de R$ 1,5 bilhão deve ser o maior da história do Ceará e terá reflexos fantásticos no futuro de Fortaleza, principalmente na geração de empregos, acima do Brasil. Isso é muito importante e o ambiente foi bem preparado pela gestão municipal”, disse.

Tasso Jereissati e Ciro Gomes conversaram de perto durante o evento no Teatro São José

Foto: Balada IN

  • Camilo Santana e José Sarto
    Camilo Santana e José Sarto
  • Samuel Dias
    Samuel Dias
Carmais-Honda Nova Luz

José Sarto firma parceria com a CDL de Fortaleza

01 de Julho de 2019 . Por Marcelo Cabral

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto, firmou uma parceria entre a Faculdade CDL, a Universidade do Parlamento e o Conselho de Altos Estudos da Assembleia, durante sua participação de um almoço com a diretoria da CDL de Fortaleza.

Inicialmente, ele conheceu as instalações da Faculdade CDL, durante visita guiada pelo presidente da CDL, Assis Cavalcante, e o superintendente da unidade de ensino do varejo, Lourenço Rodrigues Damata Filho.

“Queremos colocar a Assembleia e nosso equipamentos como TV Assembleia, Procon, Escritório Frei Tio, que possamos estabelecer parcerias de interlocução entre o comércio varejista, que é muito importante para a economia do Ceará”, disse José Sarto.

Já o empresário Assis Cavalcante, comemorou a visita do parlamentar à CDL. “O mercado varejista tem um poder de empregabilidade muito grande. Geralmente, damos o primeiro emprego, estamos mais expostos aos consumidores. A indústria fabrica, mas nós vendemos e, se não vendermos, as fábricas não têm como produzir”, ressaltou.

Afirmou, ainda, que José Sarto deixou claro a manutenção e a segurança da interdependência dos poderes. “Na Câmara Federal e no Senado é uma digladiação entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário”, lembrou.

Mas, no Ceará, a situação é diferente. “Há um respeito à triparção dos poderes e uma harmonia entre eles. Isso é muito bom, pois dá uma segurança aos empresários que estão aqui com seus negócios, crescendo e se desenvolvendo”, afirmou o presidente da CDL de Fortaleza.

Assis Cavalcante e José Sarto participaram do almoço com a diretoria da CDL de Fortaleza

Foto: Balada IN

  • Assis Cavalcante, José Sarto, Airton Boris e Severino Ramalho Neto
    Assis Cavalcante, José Sarto, Airton Boris e Severino Ramalho Neto
  • Visita à Faculdade CDL
    Visita à Faculdade CDL
Galpão D

Camilo participa de reunião de governadores em Brasília

01 de Julho de 2019 . Por Marcelo Cabral

O governador Camilo Santana estará nesta terça-feira (2) em Brasília, onde participará de uma nova reunião com os demais governadores do País, para debater a questão da inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência.

Seu posicionamento continua sendo o de não apoiar questões que venham a prejudicar os mais necessitados, em especial a manutenção do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a retirada do texto da reforma, da aposentadoria rural.

Siderúrgica

Na tarde de hoje (1), ele participou de reunião com os presidentes da Dongkuk Steel, Sae-Joo Chang, e da CSP, Cláudio Bastos, além de diretores da Companhia Siderúrgica do Pecém. 

“Desde o início da operação, em 2016, a CSP já produziu 7,5 milhões de toneladas de placas de aço, sendo que 7,3 milhões delas foram exportadas para mais de 20 países”, destacou. 

Na oportunidade foi entregue uma placa em homenagem ao presidente da Dongkuk, por ter ajudado a tornar realidade a implantação da CSP, que gera milhares de empregos e ajuda a movimentar a economia do Estado.

“Ainda tive a satisfação de conhecer o programa Jovem Aprendiz CSP, que desenvolve profissionais da região de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e municípios próximos, para oportunidades futuras na siderúrgica”, ressaltou Camilo Santana, que estava acompanhado do titular da Sedet, Maia Júnior.

Camilo Santana participará de nova reunião com os governadores na capital federal

Foto: Divulgação

  • Sae-Joo Chang e Camilo
    Sae-Joo Chang e Camilo
  • Jovens aprendizes
    Jovens aprendizes
Iguatemi

André Siqueira recebe homenagem na AL pelo Centenário do CIC

01 de Julho de 2019 . Por Marcelo Cabral

O presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), André Siqueira, será homenageado na Assembleia Legislativa do Ceará, pelos 100 anos de funcionamento da entidade no Estado.

A sessão solene, requerida pelo deputado estadual Evandro Leitão, acontecerá na próxima quinta-feira (4), no Plenário 13 de Maio daquela casa parlamentar, a partir das 18 horas.

“É com muita alegria que recebo esta homenagem pelo Centenário de uma entidade de importante papel para o Estado do Ceará”, ressaltou André Siqueira.

O CIC, braço político da FIEC, foi fundado em 27 de julho de 1919, com a missão de  integrar empresas, sociedade e Governo para promover o desenvolvimento sustentável do Estado, sem perder de vista o contexto regional e nacional.

Ao longo da sua trajetória, a instituição tem participado ativamente da discussão e da formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento empresarial e econômico do Ceará.

André Siqueira está à frente do CIC e tem participado de importantes debates pelo setor industrial

Foto: Divulgação

  • Plenário 13 de Maio
    Plenário 13 de Maio

O prefeito Roberto Cláudio realizou, há pouco, o lançamento do programa “Mais Ação: Mudar a vida de quem mais precisa”, que será o maior investimento em obras nas mais variadas áreas como esporte, educação, saúde, habitação, mobilidade, urbanização, infraestrutura e meio ambiente.

Trata-se de um pacote de investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão – com recursos obtidos junto ao Banco Mundial, BID, CAF, BNDES, Caixa Econômica Federal e Santander – contando com o apoio da iniciativa privada e do Governo Federal, além da parceria estratégica do Governo do Ceará.

O presidente da CMFor, Antônio Henrique, destacou que todos os vereadores da capital cearense recebem demandas da população por uma areninha, uma creche, a reforma de uma praça.

“Mas fazer essas obras não é nossa função, mas levamos essas demandas à Prefeitura de Fortaleza, para realizar essas intervenções. E a CMFor percebeu que os recursos buscados pela Prefeitura eram importantes para a cidade e aprovamos a contratação desses financiamentos, pois quem ganha é o povo de Fortaleza”, disse.

O prefeito Roberto Cláudio, por sua vez destacou que a cidade é dinâmica e que, muitas vezes, não estavam no planejamento inicial da gestão. Surgem novas prioridades e a Prefeitura precisa ter a capacidade de perceber isso e buscar soluções para os novos problemas.

“Boa parte dos recursos que estão chegando, não foi prometido em campanha, ou falado por mim em compromissos. Mas surgiram das necessidades urgentes da nossa cidade. E se a gente não tiver cuidado de andar pelas ruas e ouvir as demandas, não vamos nos conectar com o sentimento das pessoas que mais precisam de Governo. É preciso lembrar que 1,1 milhão usam o transporte público , mais de 2 milhões de pessoas usam exclusivamente o SUS”,  

“No próximo anos teremos 50% das matrículas da rede pública municipal em tempo integral, vamos fazer o que será o maior e melhor hospital público pediátrico do Brasil, para as mães que não têm para onde levar seus filhos. Estou há um ano e meio de encerrar minha gestão, mas estou energizado e com o dinheiro garantido. E mesmo o que não conseguirmos concluir, terá o recurso garantido para ser realizado pela nova gestão”, ressaltou Roberto Cláudio.

O governador Camilo Santana aplaudiu o trabalho que tem sido feito pela Prefeitura de Fortaleza, em especial na periferia da cidade e no que se refere à educação, pois nenhum país se desenvolveu sem investir em educação, além de outras áreas do serviço público.

“Antes da gestão do Roberto Cláudio não havia sequer uma escola de tempo integral aqui e, até o final da sua administração, deve chegar a 50%. O Roberto Cláudio e sua equipe têm realizado o planejamento de ações e isso faz de Fortaleza uma referência em todo o Brasil”, completou Camilo.

Roberto Cláudio destacou que todas as obras planejadas já estão com os recursos garantidos

Foto: Balada IN

  • Camilo Santana
    Camilo Santana