Pipo

Camilo e Roberto Cláudio entregam obras na Cidade 2000

23 de Agosto de 2019 . Por Marcelo Cabral

Em mais uma ação do programa Juntos por Fortaleza, o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio entregaram a reforma e ampliação do 15º Distrito Policial e a completa requalificação da Praça da Cidade 2000

Essas intervenções, orçadas em R$ 1,7 milhão, trarão benefícios múltiplos, impulsionando a economia da região, pautada predominantemente pela gastronomia e pela ocupação qualificada dos espaços públicos.

Realizada na noite desta quinta-feira (22), teve a presença de diversas autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto e o titular da Secretaria das Cidades, Zezinho Albuquerque.

“Hoje, a gente une esforços, somou o planejamento das nossas equipes e fez valer cada recurso, para trabalhar por Fortaleza. São inúmeras parcerias nas áreas da saúde, educação e habitação e, graças a isso, Fortaleza tem o maior conjunto de investimentos da sua história”, afirmou Roberto Cláudio.

Já o governador ressaltou que o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, juntos, estão trazendo mais infraestrutura, conforto e segurança para a população.

Disse que a delegacia conta agora com nova entrada e recepção, nova divisão de ambientes, iluminação, ventilação e passou por reforma completa, tanto da área externa quanto interna, inclusive nas celas.

“Já a praça, importante polo gastronômico de Fortaleza, que atrai muitos moradores e frequentadores do bairro, recebeu projeto de paisagismo e de acessibilidade, calçamento e pavimentação no entorno”, completou Camilo Santana.

Camilo Santana, Roberto Cláudio e outras autoridades desfazem a fita e inauguram o 15º DP

Foto: Divulgação

  • Ações prestigiadas
    Ações prestigiadas
  • Roberto Cláudio e Camilo Santana
    Roberto Cláudio e Camilo Santana
  • Nova fachada
    Nova fachada
BS design

Prefeitura de Fortaleza implantará trinário no Centro

22 de Agosto de 2019 . Por Marcelo Cabral

Objetivando dar melhor fluidez ao tráfego de veículos, em especial os ônibus urbanos, na região central de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio apresentou o projeto de implantação do primeiro trinário da capital cearense.

Focada na Avenida Duque de Caxias, além das ruas Meton de Alencar e Clarindo de Queiroz, as intervenções impactarão em três eixos prioritários: transporte público, deslocamento não-motorizado e segurança viária. As obras devem ser concluídas até novembro.

Foram realizados estudos técnicos minuciosos, que devem resultar na redução do tempo de viagem para os usuários do transporte coletivo e a minimização dos índices de congestionamento naquela região da cidade.

Além da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Duque de Caxias, o tráfego geral será reordenado com a implantação de sentido único Leste-Oeste (Aldeota-Centro) e de três faixas de tráfego entre a Rua Nogueira Acioli e a Avenida Padre Ibiapina.

As ruas Clarindo de Queiroz e Meton de Alencar farão o contra-fluxo, escoando o trânsito no sentido Oeste-Leste, beneficiando cerca de 300 mil pessoas, diariamente, uma vez que otimizará a circulação em vias secundárias. 

Haverá o reordenamento do tráfego geral, a instalação de infraestrutura cicloviária, requalificação dos pontos de parada e da iluminação pública. Novos semáforos, lixeira subterrânea e recuperação asfáltica compõem as intervenções.

“Mais de 1 milhão de fortalezenses utilizam o transporte público. Apenas pela Duque de Caxias, que passará a operar em sentido único, passam 180 mil pessoas de ônibus por dia. Nosso objetivo é qualificar o serviço, ofertando mais agilidade e conforto nos deslocamentos, e contemplando diversos modais”, afirmou Roberto Cláudio.

Roberto Cláudio afirmou que cerca de 300 mil pessoas serão beneficiadas diariamente

Foto: Divulgação

  • Tráfego será reordenado
    Tráfego será reordenado
Genice Brandao

Cândido Albuquerque empossado como reitor da UFC

22 de Agosto de 2019 . Por Marcelo Cabral

O advogado Cândido Albuquerque foi empossado, nesta quinta-feira, como novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), durante concorrida solenidade realizada na sede do Ministério da Educação, em Brasília.

O titular da Pasta, Abraham Weintraub, comandou a cerimônia que consolidou a nomeação publicada na edição do último dia 19, do Diário Oficial da União, determinada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Quem prestigiou a posse de Cândido Albuquerque na Esplanada dos Ministérios foi o empresário cearenses Lucas Fiuza, que é o novo coordenador de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo.

“O ministro Weintraub ressaltou que muita gente em Brasília gosta do Cândido Albuquerque. Foi um momento de comemoração. O esperneio e insatisfação da esquerda diante do fato comprovam o acerto na decisão do presidente”, afirmou Lucas Fiuza.

Ministro Abraham Weintraub deu posse ao advogado Cândido Albuquerque, como reitor da UFC

Foto: Divulgação

  • Lucas Fiuza e Cândido Albuquerque
    Lucas Fiuza e Cândido Albuquerque
Prefeitura de Fortaleza

Ceará Global quer internacionalizar a economia cearense

22 de Agosto de 2019 . Por Marcelo Cabral

O Ceará Global debateu, no Centro de Negócios do Sebrae-CE, alternativas para alavancar a internacionalização da economia cearense. Afinal, as micro e pequenas empresas brasileiras geram 27% do PIB do País, porém representam apenas cerca de 2% das exportações nacionais.

O evento foi aberto pelo superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, e pelo presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro da Adece, Marcos Pompeu.

Na sequência foi realizada uma exposição sobre “Cooperar para Internacionalizar”, com a participação do presidente da FIEC, Beto Studart; do diretor técnico do Sebrae-CE, Alci Porto, e do vice-presidente da CNC, Luiz Gastão Bittencourt.  

Beto Studart falou sobre o mercado global, destacando a importância da ZPE-Ceará como maior instrumento de desenvolvimento do Estado, porém alertou que fora a participação da CSP, as exportações não registraram fortes avanços, demonstrando que as empresas cearenses continuam voltadas ao mercado interno.

Ele disse que é preciso buscar matérias-primas para beneficiá-las aqui. “Precisamos ter essa ousadia, deixar para trás o complexo de inferioridade. Somos capazes, vamos mudar esse perfil. O Ceará está preparado. Nós empresários precisamos nos preparar melhor”, afirmou Beto Studart.

Após o painel, FIEC, Fecomércio Ceará e Sebrae-CE assinaram acordo para a formação de um Fórum Permanente das Câmaras de Comércio Estrangeiras no Ceará cujo principal objetivo será discutir formas de cooperação entre elas e mecanismos de apoio ao processo de internacionalização da economia do Ceará.

Quem também se fez presente no evento, foi o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, que fez questionamentos sobre quais os principais gargalos que temos frente ao mercado global e como se pode alavancar o processo de internacionalização da economia do Ceará.

“Na manhã de hoje, durante o evento Ceará Global, falei sobre alguns caminhos possíveis e como temos conseguido projetar nosso Estado ao investir de forma sustentável em tecnologia, inovação, logística, educação e em diversas outras áreas estratégicas”, ressaltou Élcio Batista.

Alci Porto, Joaquim Cartaxo, Beto Studart e Luiz Gastão assinaram um acordo de cooperação

Foto: Divulgação

  • Élcio Batista
    Élcio Batista
clav d som

Equipe da CAF realiza vistorias em Fortaleza

22 de Agosto de 2019 . Por Marcelo Cabral

O executivo de Setor Público do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Diego Vettori, esteve esta semana em Fortaleza, junto com uma equipe, para realizar vistorias em alguns locais, pois o banco está financiando o programa “Fortaleza: cidade com futuro”.

Este programa contempla intervenções na Avenida Beira Mar, Polo Gastronômico da Varjota, avenidas e o projeto Segurança Cidadã. Como também estão previstas reformas no Estoril e na Ponte dos Ingleses, a equipe se reuniu com o secretário Executivo da Setfor, Erick Vasconcelos, e visitou estes dois últimos locais.

“Nesta sexta-feira os representantes da CAF se reunirão com o coordenador da COPIFor, Reinaldo Salmito, para a assinatura dos memorandos para todas essas intervenções, com os secretários envolvidos, e o Observatório do Turismo, que é um projeto da Setfor”, explicou Erick Vasconcelos.

Ele lembrou que como a Ponte dos Ingleses é um equipamento do Governo do Ceará, é preciso que seja feita a cessão da ponte, a fim de que a Prefeitura de Fortaleza possa programar a reforma de toda a infraestrutura daquele espaço turístico.

Representantes da CAF e da Prefeitura de Fortaleza visitaram o Estoril e a Ponte dos Ingleses

Foto: Divulgação

  • Erick Vasconcelos e Diego Vettori
    Erick Vasconcelos e Diego Vettori