Beach Park

Câmara Brasil-Holanda será lançada dia 2 de maio na FIEC

19 de Abril de 2018 . Por Marcelo Cabral

A Câmara de Comércio do Brasil na Holanda (Brazilian Dutch Chamber of Commerce - Bradutch), que possui sede em Amsterdã, terá o seu lançamento oficial no Brasil realizado no próximo dia 2 de maio, em Fortaleza.

A Bradutch irá atuar em sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Tocantins e Distrito Federal, além do Ceará.

O lançamento será no Ceará, pois tem papel relevante do ponto de vista econômico e logístico e estão muito animados tanto por causa do hub aéreo da KLM, quanto da aproximação comercial entre os portos do Pecém e de Roterdã.

O advogado Tiago Neves Furtado será o representante da Bradutch no Ceará. “Entendo que a aproximação comercial entre os dois portos é importante, pois o Pecém será a porta de entrada de produtos europeus no Brasil, trazendo grandes oportunidades de negócios”, disse.

Lembrou, ainda, que o porto cearense, por sua logística, capacidade operacional e custos, deve render novos investimentos para o Ceará, repercutindo de maneira significativa na economia cearense nos próximos anos, mas também replicando em outros estados nordestinos.

“E a posição geográfica de Fortaleza, com o hub aéreo, passa a ser uma grande porta de entrada e saída de mercadorias do Brasil, não apenas para a Holanda, mas também para todo o continente europeu. Roterdã é altamente conectada e com forte potencial de distribuição para toda a Europa”, lembrou.

A Bradutch objetiva estimular essas conexões e intermediar os interesses comerciais entre empresas brasileiras e holandesas. “A fim de promover o desenvolvimento econômico dessas duas importantes nações”, completou Tiago Furtado. 

O lançamento da Bradutch no Brasil acontecerá na sede da FIEC, dia 2 de maio, a partir das 18h30, no Auditório Luiz Esteves, com a presença de empresários dos dois países e demais autoridades governamentais.

Porto de Roterdã está fechando parceria com o do Pecém, potencializando as ações comerciais

Foto: Divulgação

  • Tiago Furtado
    Tiago Furtado
  • Porto do Pecém
    Porto do Pecém

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, fará uma palestra sobre os 30 anos de promulgação da Constituição Federal, dentro do programa de “Capacitação e formação continuada” da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF).

Em 2017, a Casa recebeu a maior autoridade em jurisprudência na área de licitações públicas e contratos, o professor Jacoby Fernandes, citado pelos ministros dos tribunais superiores, desembargadores e conselheiros de todo o Brasil. 

A Câmara Municipal de Fortaleza entende que é muito importante está qualificando cada vez mais seus servidores públicos efetivos técnicos e assessores técnicos.

Além disso, disponibiliza essa oportunidade para os técnicos da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Ceará, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado.

A palestra do ministro Barroso acontecerá no próximo dia 23, no Auditório Ademar Arruda, na CMF. Na oportunidade serão inaugurados um conjunto de equipamentos e ferramentas da Câmara Municipal de Fortaleza.

Ministro Barroso realizará palestra na Câmara Municipal de Fortaleza na próxima segunda-feira

Foto: Divulgação

  • Auditório Ademar Arruda
    Auditório Ademar Arruda
Soho Logo

Petrobras anuncia a venda de 25% de quatro plantas de refino

19 de Abril de 2018 . Por Marcelo Cabral

O setor de petróleo e gás foi agitado com a confirmação, pela Petrobras, de que pretende vender até 25% da capacidade de refino, como parte de seu plano de desinvestimentos. 

A ideia é transferir a empresas privadas participação em dois grandes blocos regionais, que terão refinarias, dutos e terminais. Prevê, ainda, a venda de uma fatia de 60% de cada um dos blocos - um deles no Nordeste e outro no Sul.

O bloco do Nordeste terá as refinarias Landulpho Alves, na Bahia, e Abreu e Lima, em Pernambuco, além de cinco terminais e 15 dutos de movimentação de petróleo e derivados. 

Já o bloco do Sul inclui as refinarias Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul, e Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, além de sete terminais e nove dutos.

As refinarias à venda representam 37% da capacidade de refino do País. Em apresentação enviada à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a companhia diz que manterá ao menos 75% dessa capacidade, com controle dos ativos dos blocos São Paulo/Centro-Oeste, o maior, Norte e Rio/Minas Gerais. 

A petroleira diz que a proposta garante ao comprador poder de precificação, captura das margens também da logística e acesso privilegiado ao mercado nacional.

Abreu e Lima é a mais moderna planta de refino da companhia, localizada em Pernambuco

Foto: Divulgação

  • Refinaria no Paraná
    Refinaria no Paraná
Newsedan Apoio

Alphaville lança programa de inovação para startups

19 de Abril de 2018 . Por Marcelo Cabral

A inovação está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, independente de seu porte. Manter os negócios conectados com as últimas novidades tecnológicas deixou de ser um privilégio e se tornou uma obrigação. 

Isto pode ser visto em quase todos os segmentos econômicos, principalmente no mercado imobiliário, onde diversas startups apareceram com soluções eficazes para aprimorar e reinventar negócios a cada ano.

Por causa disso, a Alphaville Urbanismo lançou a segunda edição do programa Alpha Inova, que visa promover a troca de conhecimento e parcerias entre a empresa e as startups que revolucionam o setor. 

Podem se inscrever as startups que desenvolvem soluções para seis desafios estratégicos: construção e sustentabilidade; comunidade e serviços; relacionamento e atendimento a clientes; crédito e cobrança; marketing e vendas, além de eficiência de processos internos.

Vale lembrar que é necessário a startup interessada já possuir um produto mínimo viável, estando no estágio MVP. As inscrições vão até dia 18 de maio e mesmo quem já se inscreveu no ano passado pode participar novamente.  

A edição de 2017 a Alphaville contratou seis estatuas. A divulgação das selecionadas para o Pitch Day do segundo ciclo ocorre no dia 11 de junho e a apresentação dos seus negócios serão no dia 5 de julho, no escritório da urbanizadora, em São Paulo.

Para a gerente geral de Negócios da Alphaville Urbanismo, Patrícia Hulle, o Alpha Inova é uma ferramenta essencial para que a empresa permaneça conectada com o que há de mais avançado no mercado e permite que as startups adquiram uma experiência corporativa.

Urbanizadora executa projetos de elevado valor agregado em todo o território nacional

Foto: Divulgação

  • Patrícia Hulle
    Patrícia Hulle

A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza, através do Programa Fortaleza Online, a Consulta de Adequabilidade Locacional, que permite ao cidadão verificar as condições legais de abrir um negócio ou construir em determinado local, agilizando novos investimentos. 

A consulta analisa desde os parâmetros urbanísticos até o número de vagas de estacionamento existentes no entorno, para dizer se é viável, ou não, realizar aquele tipo de obra no referido endereço.

Somente este ano, o número já ultrapassa os 34 mil documentos emitidos, facilitando a regularização de novos negócios na capital cearense.

"A partir desse serviço, o cidadão investe menos tempo e custos, tendo em vista que antes a consulta não estava disponível na internet, ocasionando maior burocracia para a regularização de seu negócio”, disse a titular da Neuma, Águeda Muniz

Ela ressalta que, dessa maneira, a Prefeitura coloca em prática mais um instrumento para garantir que a capital cearense cresça de maneira correta e planejada, trazendo ainda mais benefícios a todos os fortalezenses.

Antes da oferta do processo no modo digital, a Consulta de Adequabilidade Locacional para a construção civil levava, em média, 120 dias para a sua conclusão. 

Hoje, é completamente automatizada e sua resposta é imediata. O serviço é ofertado ainda para atividades relacionadas a comércio e serviços, como também para obtenção do Alvará de Funcionamento.

Construção civil é um dos setores mais favorecidos, mas comércio e serviços também são

Foto: Divulgação

  • Andre Montenegro e Águeda Muniz
    Andre Montenegro e Águeda Muniz