O deputado federal André Figueiredo tem se posicionado de maneira forte e contrário ao texto de proposta de reforma da Previdência, apresentada pela equipe econômica do Governo Federal e que está em tramitação.

Durante sessão da Comissão Especial da Reforma da Previdência, realizada nesta quarta-feira (3), na Câmara Federal, ele lamentou o atropelamento da análise do conteúdo da matéria e destacou pontos revelando que o novo texto do relator Samuel Moreira piorou a vida do trabalhador.

“E, ainda mais, das trabalhadoras do Brasil”, criticou veementemente o parlamentar. Dentre os malefícios detectados, o cearense afirmou que o novo texto garantirá um Benefício de Prestação Continuada (BPC) “ainda mais miserável”.

O líder do PDT também condenou o alto gasto do dinheiro público para custear propagandas, ao seu ver enganosas, sobre a reforma, que será perversa também com professoras e professores. “Não vamos vender ilusões e dizer que se o Brasil votar essa reforma da Previdência vai retomar o emprego. Isso é uma falácia”, disse Figueiredo.

Discussões sobre a reforma da Previdência têm movimentado a comissão especial na Câmara

Foto: Divulgação

  • André Figueiredo
    André Figueiredo
Fiec - selos

Ceará deve receber 450 mil turistas este mês

03 de Julho de 2019 . Por Marcelo Cabral

O Ceará continua sendo um dos destinos mais procurados do Nordeste brasileiro e a expectativa da Setur é de receber cerca de 450 mil turistas nesta alta estação de julho, um fluxo 12,6% superior a registrado em igual período do ano passado. 

A receita turística que deverá ser gerada é da ordem de R$ 1,15 bilhão, valor 22% maior que em julho de 2018. A movimentação no Fortaleza Airport deve chegar a 750 mil passageiros, índice 16% maior.

Esta é a previsão do Departamento de Estudos e Pesquisas da Setur, levando em consideração a ocupação da rede hoteleira e dos aluguéis por temporada, a demanda turística, a movimentação do aeroporto e o tempo de permanência do turista no Estado, entre outros.

“Isso mostra que nosso crescimento segue em alta, que os novos voos nacionais e internacionais estão se consolidando. Prova disso foi a sondagem feita pelo Ministério do Turismo com as principais agências de viagens do País, que mostrou que Fortaleza é o destino mais procurado nessas férias de julho”, afirma a secretária executiva do Turismo do Ceará, Denise Carrá.

A rede hoteleira da capital cearense está com média de 81,7%, distribuída em hotéis (82,8%), flats (89%), pousadas (71,8%) e albergues (68,7%). 

Nos demais destinos do Ceará, a média de ocupação hoteleira é de 74%. Jericoacoara com 83%, Guaramiranga com 82%, Porto das Dunas com 81%, Morro Branco com 71% são os locais mais procurados.

Fortaleza é a porta de entrada dos turistas nacionais e internacionais para o Estado

Foto: Divulgação

  • Porto das Dunas
    Porto das Dunas
São Luiz

Camilo inaugura UPA 24h e Defensoria Pública em Sobral

03 de Julho de 2019 . Por Marcelo Cabral

O governador Camilo Santana inaugura, nesta quinta-feira (4) a Unidade Pronto Atendimento (UPA 24h) em Sobral, bem como a nova sede da Defensoria Pública do Ceará naquele município. 

O prefeito Ivo Gomes e a defensora Geral Mariana Lobo também participarão das solenidades, que marcam a véspera do aniversário de 246 anos de emancipação do município.

Em reunião na manhã desta quarta-feira com a equipe da Secretaria da Saúde, Camilo tratou do pacote de ações que será lançado, em breve, para melhorar a qualidade do atendimento aos cearenses e aprimorar os resultados da área. 

“Além disso, conversamos sobre projetos que estão em execução e a situação atual dos nossos equipamentos, como hospitais, UPAs e policlínicas. Amanhã (quinta) mesmo vamos inaugurar a UPA de Sobral, que será muito importante para a população do município e da Região Norte”, ressaltou Camilo Santana.

Governador conversou com o titular da Sesa, Dr. Cabeto, e outros integrantes da sua equipe

Foto: Divulgação

  • Cidade de Sobral
    Cidade de Sobral
living

OAB-CE sedia Encontro Nacional de Advocacia Previdenciária

03 de Julho de 2019 . Por Marcelo Cabral

A OAB-CE sedia  o Encontro Nacional da Advocacia Previdenciária, que contará com temas diversos da área e com grandes profissionais de renome para a realização de uma série de palestras.

O evento é promovido pela Comissão de Direito Previdenciário e Assistência Social (CDPAS) e acontecerá nesta quinta e sexta-feiras (4 e 5), devido ao atual cenário político do País, que, recentemente, vem debatendo e discutindo dúvidas que surgem a partir da Reforma da Previdência, que tramita na Câmara Federal. 

O presidente da CDPAS, João Italo Pompeu, disse que “há necessidade de se estudar o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que novas teses sejam suscitadas e que o real sentido da Previdência Brasileira seja mantido”, pontua. 

O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, será um dos convidados e conduzirá as discussões à frente do Fórum Aberto da Advocacia Previdenciária. “Aposentadoria especial na visão administrativa. Possibilidades”, “Pensão por morte e a PEC/06 de 2019. Agora sim é morte?”, “A Previdência da mulher em tempos de reforma” e “Honorários previdenciários: você sabe cobrar?”, serão alguns assuntos debatidos no decorrer dos dois dias de evento. 

Nomes de peso no Direito como Patrícia Bonetti, de São Paulo; George Ponte, do Ceará; Ivan Kertzman, da Bahia, se farão presentes no encontro, como palestrantes.

Evento acontecerá na sede da OAB-CE e trará uma ampla discussão sobre a reforma da Previdência

Foto: Divulgação

  • Erinaldo Dantas
    Erinaldo Dantas
  • Patríciia Bonetti
    Patríciia Bonetti
Soho (bonificação)

Salmito discute desenvolvimento na Fecomércio-CE

03 de Julho de 2019 . Por Marcelo Cabral

O deputado Salmito, presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento das Regiões de Planejamento do Ceará, estará nesta quinta-feira (4), a partir das 15 horas, na Fecomércio-CE, onde conversará com os diretores da entidade.

O encontro terá à sua frente o presidente Maurício Filizola, que tem dado total apoio à realização de um amplo diálogo institucional, a fim de buscar melhorias para o segmento comercial cearense. 

“Estamos na etapa de construção de diagnóstico, com mapeamento de dados, pesquisas e estudos sobre as 14 regiões de planejamento, com prospecção sobre a legislação vigente”, destaca o deputado.

Ele ressalta que nessa primeira etapa, a comissão contou com as apresentações de técnicos do Ipece, do projeto Ceará 2050 e, ainda, esteve em visita à FIEC, para conhecer o Observatório da Indústria.

“Reforço que essas fundamentações têm grande importância como alicerce técnico para a comissão nortear sua estratégia de trabalho que contará, na próxima etapa, com a realização de audiências públicas regionais e sistematização das informações coletadas”, asseverou o deputado Salmito. 

A elaboração de relatório conclusivo e do marco regulatório regional  acontecerá em fevereiro e março de 2020 e, em abril, a divulgação para a sociedade e entrega do documento ao Governo do Ceará, durante seminário de encerramento.

Maurício Filizola e deputado Salmito comandarão os debates na sede do Sistema Fecomércio-CE

Foto: Divulgação

  • Sede da Fecomércio-CE
    Sede da Fecomércio-CE