O prefeito Roberto Cláudio está participando, até esta quarta-feira (9), da 76ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, onde gestores das 100 maiores cidades do País estão debatendo temas como as reformas da Previdência e tributária, bem como seus impactos nos municípios.

O evento, que acontece em Salvador, também está realizando um amplo debate sobre a implantação de políticas públicas e programas oficiais, como as propostas de consórcios públicos de saneamento.

O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, destacou o exemplo da Prefeitura de Fortaleza, citando a Capital cearense como referência para o País no processo de desburocratização, agilizando as licenças para quem quer empreender.

Já o prefeito disse ser necessário manter sob controle dos municípios os mecanismos de estímulo às atividades econômicas. “Os municípios brasileiros não poderão aceitar uma reforma que impacte na perda de receita, incorporando o ISS (Imposto Sobre Serviço) a um novo tributo, por exemplo, que não vai ficar sob o comando da gestão municipal”, asseverou.

E destacou a política de implantação de mecanismos que estimulam a atividade econômica. “Hoje, já estamos com 38 serviços online, muitos gratuitos, facilitando a vida de quem quer empreender na nossa cidade. Lembro que na minha primeira campanha, em 2012, o Sinduscon-CE falava em um volume mais de R$ 6 bilhões de investimentos represados pela burocracia”, destacou Roberto Cláudio.

Liderança

Além de sua atuação dinâmica à frente da Prefeitura de Fortaleza, Roberto Cláudio foi reconduzido à presidência do PDT de Fortaleza, durante a convenção do partido no Ceará. O deputado federal André Figueiredo também teve homologada a recondução ao cargo de presidente estadual do PDT.

“O PDT pode construir uma oposição respeitosa, construtiva, descontaminada de ódio e formuladora. Que olhe, sobretudo, para o futuro dos brasileiros, se comova com o drama das famílias, seja motivada por questões que não seja a troca de agressões”, afirmou Roberto Cláudio.

Roberto Cláudio: "municípios têm de controlar mecanismos de estímulo à atividade econômica"

 Foto: Divulgação

  • Roberto Cláudio
    Roberto Cláudio
Vita Blindagens

Assis Cavalcante espera bons negócios no Dia das Crianças

08 de Outubro de 2019 . Por Marcelo Cabral

Uma pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil mostrou que 73% dos consumidores planejam ir às compras neste feriado. Além disso, diz que oito em cada dez entrevistados esperam pagar à vista e 77% vão procurar os melhores preços.

Como em anos anteriores o comércio de Fortaleza fechava suas portas no feriado de 12 de outubro e, este ano, vai abrir, a exemplo dos shoppings-centers, a expectativa é positiva. Afinal, uma loja fechada representa a perda de 5% no faturamento.

“Como o Dia das Crianças é a quarta data comemorativa mais tradicional de vendas, esperamos poder fazer bons negócios. Já percebemos que no sábado passado houve um aumento no fluxo de clientes nas lojas de brinquedos, no Centro. Portanto esperamos fazer bons negócios, tendo em vista o resultado da pesquisa realizada pela CNDL”, disse o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante.

“Estamos aguardando, também, a finalização das reformas, pois quando os investidores estrangeiros perceberem que o Brasil está com uma política econômica bem definida, com certeza trarão novos recursos para cá. Ou o Governo Federal mesmo, passe a investir mais, gerando emprego e renda, que é o que anima o nosso comércio”, completou.

Assis Cavalcante destaca que a abertura das lojas deve ser positiva para o comércio da Capital

Foto: Balada IN

  • Loja de brinquedos
    Loja de brinquedos

O governador Camilo Santana participa, nesta terça-feira (8) da reunião do Fórum de Governadores do País, que acontece em Brasília. “Na pauta de discussão, Pacto Federativo, reforma da Previdência, reforma tributária, securitização, pacote anticrime, Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF) e Fundeb”, afirmou.

Na entrevista ao programa do jornalista Roberto D’Ávila, da GloboNews, Camilo destacou as ações que o Governo do Ceará tem feito com relação à área de segurança pública, que tem recebido fortes investimentos nos últimos anos.

Falou sobre a contratação de dez mil profissionais de segurança, reestruturação do sistema penitenciário cearense, endurecimento das ações dentro dos presídios – acabando com regalias para os presos – bem como contratação de um novo secretário de Justiça.

Falando sobre ter sido o único governador do Nordeste a aceitar as escolas militarizadas propostas pelo Governo Federal, disse que aderiu a um programa que prevê duas novas escolas militares no Estado, onde já existem três das 728 que o Estado possui.

“Há uma demanda, especialmente para filhos de militares. Inclusive eu já pretendia implantar outras escolas desse tipo em nosso Estado. Mas toda a metodologia será coordenada pela nossa Secretaria de Educação”, ressaltou Camilo Santana.

Sobre a reforma previdenciária ele afirmou ser a favor, desde que não prejudique os mais necessitados. Mas ela é necessária, pois há estados que têm 30% da sua receita utilizados para pagar o déficit.

“A reforma da Previdência tem de ser feita, desde que não gere prejuízos às camadas mais pobres da população. Esse sempre foi o meu posicionamento com relação a esse projeto”, reafirmou.

E ressaltou que o Ceará foi o estado que mais realizou investimentos públicos, tanto que no ano passado aplicou 15,2% da sua Receita Corrente Líquida (RCL). E, em termos nominais, perdeu apenas para São Paulo, que tem uma economia muito maior que a do Ceará.

“Para suprir as demandas da população, o Estado precisa ter dinheiro. Se o Estado não está equilibrado, não tem as finanças em dia, não tem capacidade para investir, não consegue. Defendo que os mais ricos devem pagar mais impostos que os mais pobres, a fim de reduzirmos as desigualdades sociais que existem”, completou Camilo Santana.

Governador do Ceará está participando de todas as reuniões dos governadores brasileiros

Foto: Divulgação

  • Camilo Santana
    Camilo Santana
Beach Park

Empresários cearenses participam de feira na Alemanha

08 de Outubro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O Sindialimentos levou para a Anuga – uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo, que acontece na Alemanha – cinco empresas cearenses associadas à entidade: Frutã, que também é expositora; além de Natvita; Onvit; Conexão Agro e Pomar da Polpa, como visitantes.

A feira está sendo realizada na cidade Colônia, tendo o seu encerramento marcado para esta quarta-feira (9). O objetivo das empresas é visualizar as tendências do futuro para os setores de alimentos, com a intenção de expandir seus negócios.

O evento é realizado a cada dois anos, em uma área de 284.000m² no Centro de Exposições Koelnmesse, contando com mais de 7.000 expositores e cerca de 160 mil visitantes deverão passar por lá na edição deste ano.

Feira alimentícia reúne mais de 7.000 expositores de diversos países do mundo

Foto: Divulgação

  • Empresários do Ceará
    Empresários do Ceará
Beach Park

Camilo Santana é o entrevistado de Roberto D'Ávila na GloboNews

07 de Outubro de 2019 . Por Marcelo Cabral

O governador Camilo Santana concederá entrevista ao jornalista Roberto D’Ávila, da GloboNews, cujo programa irá ao ar logo mais, a partir das 23 horas desta segunda-feira (7), para todo o território nacional e exterior.

“Gravei, há pouco, entrevista para o programa Roberto D'Avila, na GloboNews. Conversamos sobre assuntos como segurança, educação, economia e o cenário político atual”, ressaltou o governador, em suas redes sociais.

Na oportunidade ele dará ênfase ao combate à onda de violência que ocorreu há alguns dias no Ceará, bem como os investimentos na área de segurança pública, que resultaram a redução de 52,4% no número de homicídios no primeiro semestre.

Outros temas como a boa situação fiscal do Estado; novos investimentos que o Ceará tem atraído, em especial por causa da Trinca de Hubs (aéreo, portuário e de telecomunicações), bem como o cenário político estadual, também serão abordados.

Camilo Santana gravou o programa nesta tarde, para ser exibido às 23 horas na GloboNews

Foto: Divulgação

  • Porto do Pecém
    Porto do Pecém