Newland

Fortaleza supera nível previsto para 2021 no Ideb

04 de Setembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

Fortaleza conseguiu superar a meta prevista para 2021 no resultado do Ideb do ano passado, segundo o levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A Rede Municipal de Ensino da capital cearense alcançou a melhor marca de sua história, tanto nos anos iniciais como nos finais. O Ideb alcançado supera os resultados projetados pelo Ministério da Educação para o Brasil e o Nordeste.

O índice na capital cearense no 5º ano do Ensino Fundamental passou de 5,4 em 2015, para 6,0 em 2017. Com esse resultado, Fortaleza já superou a meta projetada para ser alcançada em 2021 (de 5,5) e atingiu o segundo melhor resultado entre as capitais do Nordeste, e o sétimo lugar entre as brasileiras.

Já no 9º ano, o Ideb subiu de 4,4 (2015), para 4,9 (2017). Ou seja, conforme o Inep, o resultado também já superou a meta projetada para 2021 (de 4,7). Outro destaque foi que 96,2% das escolas municipais de Fortaleza, nos anos iniciais, atingiram as metas projetadas pelo MEC para o Ideb. Nos anos finais, este percentual foi de 73,6%.

Fortaleza também conquistou crescimento histórico na proficiência avaliada na Prova Brasil pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) - em Língua Portuguesa e Matemática - no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Vale destacar que, em Língua Portuguesa, a média da capital cearense ficou acima do desempenho do Ceará e do Brasil. Já em Matemática, o resultado na Rede Municipal de Fortaleza ficou acima da média nacional.

Mais uma prova de que o trabalho desenvolvido pelo prefeito Roberto Cláudio e sua equipe na Secretaria de Educação está surtindo um efeito altamente positivo, sendo um dos destaques em todo o território nacional.

A educação em Fortaleza, tanto nos anos iniciais, como finais, obteve excelentes resultados

Foto: Divulgação

  • Roberto Cláudio
    Roberto Cláudio
Pizza Hut - 100x100.php

CBP-CE promove evento sobre como empreender em Portugal

04 de Setembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

A Câmara Brasil-Portugal no Ceará realizará, no próximo dia 19, no Auditório José Flávio Costa Lima, na FIEC, uma ampla discussão sobre a possibilidade de novos investimentos e incentivos para quem deseja empreender naquele país europeu, com o tema: De Portugal ao mercado global.

A abertura do evento será realizada pelo presidente da CBP-CE, engenheiro Armando Abreu, seguido pela palestra da CEO da GO Engenharia, Carla Maia, que falará sobre os sistemas de incentivos que existem em Portugal.

Também haverá uma apresentação detalhada sobre as ARI’s e aspectos gerais sobre residência fiscal e enquadramento de instalação de negócios em território português, realizada pelo presidente da Salomão e Mathos Advocacia no Brasil, Marcelo Salomão. 

Já o deputado à Assembleia da República e coordenador na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, Paulo Rios, exporá o funcionamento da concessão de Vistos Gold para quem quer residir e empreender em Portugal.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85)-3261-7423 ou pelo e-mail da entidade: secretariace@cbpce.org.br.

Evento destina-se a quem queira investir em Portugal, país que tem atraído muitos brasileiros

Foto: Divulgação

  • Armando Abreu
    Armando Abreu
Ilmar Gourmet - Selo

Grupo Edson Queiroz lança nova divisão Minalba Brasil

03 de Setembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

O Grupo Edson Queiroz, detentor das águas minerais Indaiá e Minalba, e maior do País no segmento, começou a operar, hoje, as marcas São Lourenço® e Petrópolis®, recém-adquiridas da Nestlé, bem como a marca Nestlé Pureza Vital®, por meio de acordo de licenciamento.

Além disso, realizará a distribuição das marcas globais premium Perrier®, S. Pellegrino® e Acqua Panna®, com exclusividade em todo o Brasil. Para gerir todas essas marcas, o grupo criou uma divisão de alimentos e bebidas chamada Minalba Brasil, que agrega em seu portfólio, além das oito marcas de água mineral, a linha de refrigerantes Refri, as bebidas mistas Citrus e o energético Night Power. 

A operação conta, ainda, com a aquisição de três fábricas localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e em Minas Gerais. “A Minalba Brasil abre caminho para ter um portfólio de marcas diversificado, capaz de atender todos os perfis de consumidores e impulsionar nossa presença no mercado nacional, por meio de novos canais de vendas e a chegada a novas praças”, disse Antônio Vidal, superintendente da Minalba Brasil.

A aquisição 

Em 28 de março, o Grupo Edson Queiroz anunciou a compra da Nestlé Waters no Brasil. Após análise do Cade, que aprovou a transação sem ressalvas, a aquisição foi concluída, no último dia 31 de agosto. Ao todo, serão três mil postos de trabalho para operar a estrutura no País.

Minalba criou uma divisão para gerir todas as ações da maior operadora de águas do Brasil

Foto: Divulgação 

  • Fábrica Indaiá
    Fábrica Indaiá
  • Perrier e S. Pellegrino
    Perrier e S. Pellegrino
M Dias Branco Logo

Vila Galé abrirá novo hotel no Cumbuco

03 de Setembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

A rede Vila Galé vai inaugurar, até o fim deste ano, mais uma unidade hoteleira no Ceará. O empreendimento VG Sun, construído em parceria com a Diagonal Engenharia, localizado ao lado do resort Vila Galé Cumbuco, será transformado em um hotel, mas sem o conceito all inclusive, como o resort.

Será o tipo de hospedagem mais usual, com direito a café da manhã, mas que deve ser muito utilizado por famílias em férias e grupos que praticam esportes ligados ao mar, como o kitesurfe, por exemplo, e que têm no Cumbuco, um de seus principais points no Brasil.

O VG Sun, a princípio, foi construído para ser um empreendimento de segunda moradia, com apartamentos  e bangalôs variando de 30 a 100 metros quadrados. Mas, agora, passará a ser hotel. Serão investidos cerca de R$ 10 milhões para adaptação de mobílias e outros equipamentos necessários à operação hoteleira.

Inauguração

A rede portuguesa ainda inaugurou, neste fim de semana, a sua oitava unidade no Brasil, o Vila Galé Touros Hotel Resort Conference & Spa, localizado a cerca de 70 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte. 

O empreendimento conta com 514 apartamentos, piscinas, Clube Nep (voltado para as crianças), Spa Satsanga e seis restaurantes ao longo de uma área paradisíaca de 113 mil metros quadrados. 

O resort vai funcionar no sistema all inclusive. Além disso, o hotel abriga o maior Centro de Convenções do vizinho estado, com capacidade para até 1.200 pessoas. As reservas podem ser feitas através do site www.vilagale.com , pelo email touros.reservas@vilagale.com ou pelo telefone (71)-3263-9999.

“Mais do que nunca, temos a preocupação de criar algo diferente e inovador, valorizador da oferta hoteleira e turística do País. Acreditamos no poder do turismo de transformar a vida das pessoas ao nosso redor. Portanto, é com muito orgulho que iniciamos mais este novo projeto”, disse Jorge Rebelo de Almeida, presidente da Rede Vila Galé.

VG SUn receberá investimentos de R$ 10 milhões para se transformar em um hotel até dezembro

Foto: Balada IN

  • Bangalôs frente mar
    Bangalôs frente mar
  • Jorge Rebelo de Almeida
    Jorge Rebelo de Almeida
  • Vila Galé Touros
    Vila Galé Touros
Dnapoio

Setur divulga destino Ceará na IBTM Américas, no México

03 de Setembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

A Secretaria do Turismo do Ceará participa, esta semana, da IBTM Américas, que será realizada nos dias 5 e 6, na Cidade do México (México). Com os novos voos da Copa Airlines, os mexicanos conseguem chegar ao Ceará com apenas uma conexão, no Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá.

E, neste fim de semana, marcou presença no Hiper Feirão de Viagens Flytour, realizado em Santos (SP). O evento tem o diferencial de comercializar pacotes de viagens com descontos especiais para os visitantes, além de promover uma venda direta dos hotéis com os agentes de viagens. 

A participação do Ceará contou com o apoio de 21 hotéis - como Beach Park, Coliseum Resort, Hotel Parque das Fontes, Gran Marquise, Marina Park, Rede Carmel, Iate Plaza, dentre outros -  além do receptivo Ernanitur. 

A feira iniciou na última sexta-feira e encerrou ontem. E entre ospróximos dias 16 a 18 deste mês, será a vez da cidade de Campinas (SP) receber o evento que também contará com a participação do Ceará. 

São Paulo é o maior emissor de turistas nacionais para o destino Ceará. De janeiro a julho deste ano, o Estado recebeu 517 mil visitantes oriundos de São Paulo, o que representa 22,8% do total de turistas domésticos que vieram para cá.

Internacional

O Ceará também foi destaque a revista alemã Brasilien Entdecken Magazin, com uma série de reportagens sobre os principais atrativos turísticos e econômicos do Estados, como as energias renováveis  e o Porto do Pecém, contando inclusive com uma entrevista do titular da Setur Arialdo Pinho.

Estande do Ceará ocupou ampla área em São Paulo e deve ser levado para a feira no México

Foto: Divulgação 

  • Entrevista Arialdo Pinho
    Entrevista Arialdo Pinho
  • Matéria de Fortaleza
    Matéria de Fortaleza
  • Capa da revista
    Capa da revista