Fiec - selos

Zezinho Albuquerque lança nova edição do "Ceará sem drogas"

29 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

O governador em exercício Zezinho Albuquerque, que é o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, idealizou a campanha "Ceará sem drogas",  objetivando prevenir o contato de adolescentes com estas substâncias tão nocivas à saúde.

Para tanto, amanhã, a partir das 9h30, a Escola de Ensino Médio Liceu de Acopiara Deputado Francisco Alves Sobrinho, receberá a 27ª edição da campanha que é uma das mais importantes do Estado nesta questão. 

O deputado está à frente do Executivo cearense, devido à viagem do governador Camilo Santana e da vice-governadora, Izolda Cela. Por cumprir agenda na Capital, quem vai representá-lo no evento será a deputada Mirian Sobreira. 

"A campanha, que já beneficiou mais de 60 mil jovens, e que acontece desde 2014, não pode parar. Estarei ausente, por motivos de força maior, mas toda a nossa equipe está indo para Acopiara, onde fará um evento bem produtivo", afirma Zezinho Albuquerque.

Zezinho Albuquerque idealizou e participa ativamente da campanha em todo o território cearense

Foto: Divulgação

  • Campanha no interior
    Campanha no interior
Ilmar 2 marca

Roberto Cláudio assina O.S. do Polo Gastronômico da Varjota

29 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

O prefeito Roberto Cláudio assina, até este sábado, a ordem de serviço (O.S.) para as obras do Polo Gastronômico da Varjota, cujo investimento deverá ser de R$ 13 milhões, e devem ser iniciadas na próxima segunda-feira. 

A titular da Seinf, Manuela Nogueira, e o secretário da Regional II, Ferrúcio Feitosa, apresentaram mais detalhes do projeto durante reunião com empresários e moradores da região que sofrerá as intervenções.

As mudanças a serem implementadas vão possibilitar, além da melhoria no passeio dos mais de 110 estabelecimentos da região, um fortalecimento no turismo em toda aquela área da Capital.

Um trecho de 1,5 quilômetro das ruas Ana Bilhar e Frederico Borges  será urbanizado, além da construção de uma galeria de drenagem nas ruas Castro Monte e Tavares Coutinho. As obras deverão ter duração de 12 meses, conforme compromisso firmado com as construtoras licitadas, e serão divididas em 13 trechos.

Serão realizadas intervenções urbanísticas como parklets, cruzamentos com passagens elevadas para pedestres, drenagem, alargamento de calçadas, jardineiras e arborização, assim como nova iluminação com fiação embutida e o reordenamento do tráfego local.

Para Manuela Nogueira, o primeiro objetivo da obra é quebrar paradigmas, saindo da mobilidade que privilegia os veículos automotores e valorizando o pedestre e a segurança viária, oferecendo novos passeios com piso intertravado e mobiliários urbanos em todo o quadrilátero da Varjota. 

“É uma área da cidade que não só atende o fortalezense, mas também o turista, e já possui um potencial econômico enorme. A gente quer que a população se sinta convidada a vir caminhar e experimentar essa área da Capital”, reforçou a titular da Seinf.

Manuela Nogueira e Ferrúcio Feitosa apresentaram os últimos detalhes do projeto na Varjota

Foto: Divulgação

  • Comerciantes e moradores
    Comerciantes e moradores
Ilmar Gourmet - Selo

Patriolino Dias quer novo título de Construtora do Ano

29 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

Será realizada amanhã, a partir das 21 horas, a entrega do prêmio de Construtora do Ano, na Festa de Final de Ano do Sinduscon-CE, que reunirá os maiores players do mercado cearense no buffet comandado por Auridéia Fiúza.

Este ano travam uma disputa acirrada pela premiação as construtoras: A&B, BSPAR, CR Duarte, C.Rolim Engenharia, Correta, Dias de Sousa, Ferraz, Muza e Porto Freire.

“Já somos tri-campeões, ano passado ficamos em segundo lugar e, por trabalharmos de maneira correta e organizada, esperamos estar entre as melhores da noite, quiçá, vencermos mais uma vez essa premiação tão importante”, destacou Patriolino Dias.

A titular da Seuma, Águeda Muniz, será uma das agraciadas da noite com o prêmio Desenvolvimento Setorial. Também serão premiados, no quesito Resgate Histórico, Sílvio Campos, da Construtora e Imobiliária Campos e o Operário do Ano (José Valmir Bezerra da Silva - J.Simões). O prêmio Tecnologia e Qualidade ficará com o Inovacon.

De acordo com o presidente do Sinduscon-CE, 2018 está terminado e o setor está ansioso e esperançoso pelo novo ciclo que começa em 2019. Recentes notícias afirmam que o Brasil deverá registrar, já a partir de 2019, um resultado bastante positivo para a construção civil.

A eleição de Jair Bolsonaro e, principalmente, a queda dos juros, têm gerado um aumento na procura por imóveis em todo o Brasil. “Com a pauta liberal que ele anunciou, a tendência é que o mercado imobiliário volte a reagir, pois a construção civil gera empregos e renda de maneira rápida e bem distribuída”, afirmou André Montenegro.

A Cimento Apodi patrocina a categoria “Tecnologia e Qualidade” do Prêmio da Construção 2018. “Mais do que ter como clientes e parceiros, nós, da Cimento Apodi, acreditamos na construção civil como um dos motores para o desenvolvimento do Ceará. Por isso, consideramos importante estar presentes de forma mais contundente nesse prêmio tão relevante para o setor”, ressalta  Adauto Farias, presidente da Cimento Apodi.

C.Rolim Engenharia foi bi-campeã na edição do prêmio Sinduscon-CE realizada no ano passado

Foto: Balada IN

  • Patriolino e Graça Dias
    Patriolino e Graça Dias
  • André Montenegro
    André Montenegro
Dra Kaline Ferraz

Educação e gestão pública no centro das atenções em Oxford

29 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

O Governo do Ceará tem obtido excelentes resultados na área da educação e os principais avanços nos últimos anos, como ter 80 das 100 melhores escolas públicas do Brasil, estão sendo debatidos até amanhã, na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

O chefe do Gabinete do Governador Camilo Santana, Élcio Batista; a vice-governadora Izolda Cela; o senador eleito Cid Gomes e o ex-prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, estão participando do evento promovido pelas fundações Lemann e Brava, com apoio da Blavatnik School of Government, demonstrando o quanto o nível da educação no Ceará tem melhorado.

Quem também está na Inglaterra e tem contribuído para que a educação cearense atinja os níveis mais elevados é o senador Tasso Jereissati. Isso demonstra a união que está havendo entre os representantes do povo cearense, em prol de melhorias para a população.

Existe, inclusive, a possibilidade de que todos estes líderes políticos do Estado fechem uma aliança para que Tasso Jereissati venha a ser o próximo presidente do Senado Federal, em Brasília 

Durante toda esta semana, cerca de 60 governadores e representantes de estados brasileiros estão participando desse amplo debate sobre gestão e educação em território inglês.

"O foco é planejar e preparar um futuro mais eficiente, com desenvolvimento pessoal e profissional para oferecer serviços de excelência à população. O tema de gestão de pessoas, normalmente, não é uma prioridade dos governos. Mas são pessoas qualificadas, dedicadas, motivadas e compromissadas que transformam instituições. Como conseguir este resultado? Como melhorar a performance institucional? As experiências internacionais podem nos ajudar",  destaca Élcio Batista.

No segmento educação, os temas centrais são os desafios da carreira docente, formação de professores na implementação de novos currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular e a tecnologia como viabilizadora de reformas educacionais em escala. 

Dentre as principais palestras apresentadas estão a de Barbara Bruns (Centro para o Desenvolvimento Global, EUA) Evan Marwell (CEO da Education Superhighway, EUA), Cristián Cox (ex-diretor do Programa de Melhoria de Qualidade e Equidade da Educação Básica no Ministério da Educação do Chile), Sean Harford (Ofsted, Reino Unido), Dave Peck (CEO da Curriculum Foundation, Reino Unido) e Ju-Ho Lee (Ex-Ministro da Educação, Ciência e Tecnologia, Coréia do Sul).

Clodoveu Arruda, Izolda Cela, Cid Gomes e Élcio Batista particpam do evento na Oxford University

Foto: Divulgação

  • Élcio Batista e Tasso Jereissati
    Élcio Batista e Tasso Jereissati
  • Jorge Paulo Lemann e Élcio Batista
    Jorge Paulo Lemann e Élcio Batista
  • Eduardo Leite e Élcio Batista
    Eduardo Leite e Élcio Batista
  • Paulo Hartung e Élcio Batista
    Paulo Hartung e Élcio Batista
Ilmar 2 marca

Danilo Serpa destaca a Trinca de Hubs no Ceará

28 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

A Expolog, idealizada pela empresária Enid Câmara, trouxe um amplo debate sobre as questões de logística para o Ceará e o presidente do CIPP S.A., Danilo Serpa, destacou o empenho do governador Camilo Santana no sentido de implantar a Trinca de Hubs - aéreo, marítimo e de tecnologia.

“Temos o Hub Aéreo, com a vinda da Fraport, que está construindo um novo aeroporto para Fortaleza, e as empresas Air France e KLM, junto com a Gol, ligando o Ceará a inúmeros destinos mundiais, pois temos vocação natural para o turismo. O Hub Tecnológico, pois todos os cabos de fibra óptica que chegam ao Brasil passam por Fortaleza”, lembrou Danilo.

E completou que o Pecém está passando pela sua segunda ampliação, com a construção do nono berço de atracação de embarcações de grande porte e a nova ponte de acesso para o escoamento das placas de aço da CSP.

Este é o Hub Portuário, colocando o Ceará num novo cenário, para fazer do Pecém o porto de entrada e saída de todas as cargas para o Nordeste. E o governador Camilo tem investido bastante em educação, que muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado”, asseverou Danilo Serpa.

O presidente da FIEC, Beto Studart, afirmou ter a sorte de assistir de perto a mudança radical do desenvolvimento do Ceará, que teve governantes extraordinários, que trabalharam em prol do desenvolvimento do Estado.

“Assistimos o ponto alto do cenário de conexão aérea, nos portos, nos cabos cabos submarinos. A gente sente o Ceará vibrante, feito pelos cearenses, com 293 mil executivos do setor industrial. Isso é uma pujança, que está transformando o aspecto cultural dos cearenses e da sua renda, e teremos um futuro ainda melhor”, afirmou Beto Studart.

O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, destacou a relevância do Hub Aéreo que o Governo do Ceará conseguiu trazer para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, possibilitando um aumento do transporte de pessoas e de cargas, significando todo um novo programa de desenvolvimento econômico.

“Há pouco mais de uma década a pessoa saía daqui, ia para São Paulo após cinco horas de voo, esperava mais duas ou três para conexão e subia de volta até Lisboa com mais dez ou 12 horas, e outras duas até Paris, num terceiro voo, o que impactava no tempo das viagens. Hoje, a pessoa sai daqui do Ceará e chega a Pequim com uma parada. Portanto estamos diante de possibilidades inúmeras para os negócios e o turismo”, disse.

Danilo Serpa, Enid Câmara e Beto Studart participaram da abertura da Expolog, hoje de manhã

  • Eduardo Sanovicz e Erick Vasconcelos
    Eduardo Sanovicz e Erick Vasconcelos