TECER NOTAS ATE 21 SETEMBRO

Presidente da FIEC fala sobre greve dos caminhoneiros

30 de Maio de 2018 . Por Marcelo Cabral

O presidente da FIEC, Beto Studart, encaminhou uma nota oficial falando de sua preocupação referente à paralisação dos caminhoneiros, que entra pela segunda semana. Ele disse considerar que o movimento é vitorioso por alertar à sociedade, ao Governo e aos políticos, que a sociedade chegou à exaustão. 

“É preciso entender o que está levando o Brasil a esta situação de dificuldade, quadro escancarado pelos caminhoneiros. Não podemos culpar a greve por este cenário que é conjuntural. A culpa é de todo esse quadro que privilegia a alta carga tributária, a corrupção nas esferas públicas de poder, a barganha na elaboração dos orçamentos”, disse.

Ele destaca que o movimento teve o mérito de trazer de volta a discussão sobre o modelo de Estado, sobre o qual se faz urgente uma reforma tributária. “E, fundamentalmente, a reforma fiscal, reduzindo as despesas, eliminando mordomias e excessos que devastam as finanças públicas e a moralidade brasileira, enfim, diminuindo o tamanho do Estado”, lembrou.

O dirigente ressalta que o reflexo da greve é uma situação de calamidade vivenciada nas cidades brasileiras, causando desabastecimento e perdas que dificilmente serão recuperadas pelo setor produtivo a curto prazo. 

“No Ceará, muitas fábricas estão sem condições de trabalhar e outras tiveram que criar alternativas para não parar por completo. O mais grave nisso tudo é que mesmo com o fim da paralisação, a volta à normalidade ainda leva tempo, aumentando os prejuízos e as dificuldades”, completou Beto Studart.

Já o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro, afirma que dependendo do estágio da obra os prejuízos são grandes. “Mas para além disso, é importante destacar que o movimento levantou questões da pauta nacional que estavam paradas, como a alta carga tributária e outros problemas que atingem de forma geral a sociedade brasileira”.

Beto Studart disse que a greve teve méritos, mas preocupa-se com a situação do setor produtivo

Foto: Balada IN

  • André Montenegro
    André Montenegro
Ldb-apoio

Presidente do TCE falará sobre governança e transparência

30 de Maio de 2018 . Por Marcelo Cabral

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE Ceará), Edilberto Pontes, ministrará a palestra sobre governança e transparência durante o Seminário Prefeitos Ceará 2018, que será aberto na próximo dia 4, no Centro de Eventos do Ceará (CEC).

Durante a apresentação, que acontecerá às 11 horas, ele analisará o papel do controle e da governança nas instituições públicas na era da transparência. Também acontecerão a palestra magna com o governador Camilo Santana e a entrega da Medalha Américo Barreira. 

A Corte de Contas também estará presente no painel 2: Transparência Pública, com apresentação sobre o projeto “Índice de transparência municipal”, com a servidora Priscila de Castro; e no painel 5: Ouvidoria no Setor Público, com participação do conselheiro substituto e ouvidor do TCE Ceará, Davi Barreto, sobre “Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Ceará: aspectos de fiscalização e orientação”.

O Seminário Prefeitos Ceará 2018 ocorrerá no Pavilhão Leste do CEC, com a realização de debates, palestras, painéis e exposições, voltados a prefeitos, secretários municipais, assessores técnicos e pessoal, prestadores de serviços e agentes públicos.

O encontro visa fomentar o debate sobre as melhores práticas de gestão e promover intercâmbio entre os municípios. É uma promoção da Prática Eventos e realização do Instituto Future, Aprece e TCE Ceará.

Edilberto Pontes falará sobre governança e transparência no Seminário Prefeitos Ceará 2018

Foto: Balada IN

  • Centro de Eventos
    Centro de Eventos

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio entregam logo mais, às 18 hpras, as obras de urbanização e contenção do Morro Santa Terezinha, no bairro Vicente Pinzón (Regional II). 

Trata-se de uma obra orçada em R$ 12,6 milhões, oriundos da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Ceará, para oferecer um novo espaço público a fortalezenses e turistas, num dos locais com a vista mais bonita da capital cearense.

O projeto, que faz parte do conjunto de ações integradas entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, por meio do programa “Juntos por Fortaleza”, realizou a requalificação de toda a encosta do morro, incluindo a implantação de 30.000 m² de amplo gramado com sistema de irrigação, novas escadarias, praças com equipamentos de esporte e lazer, e um amplo calçadão adequado às normas de acessibilidade.

Com as obras, a comunidade ganha mais um espaço público para esporte, lazer e cultura, com a entrega de equipamentos como academia ao ar livre, parque infantil, anfiteatro, tabuleiro de xadrez humano, além de uma mini areninha com traves, redes de proteção, grama sintética e calçadas, totalizando 4.176 m² de área.

Camilo Santana e Roberto Cláudio têm trabalhado juntos pelass melhorias na capital cearense

Foto: Balada IN

  • Novas escadarias
    Novas escadarias

O empresário Ronaldo Otoch está participando, esta semana, de uma série de visitas a empreendimentos imobiliários de grande porte e com elevada lucratividade na região de Orlando e Miami, nos Estados Unidos.

Ele está acompanhando um grupo de 12 clientes oriundos de Recife, Fortaleza e São Paulo - onde a MMD USA começa a atuar fortemente -, oferecendo imóveis de alto padrão para quem deseja investir no exterior.

“Cada vez mais os brasileiros buscam investimentos seguros, com rentabilidade garantida, na Flórida. A MDD USA é, hoje, a única empresa que trabalha o mercado norte-americano com credibilidade e confiança conquistando seus clientes pela seriedade de cuidar de todos detalhes”, ressaltou o empresário cearense.

Ronaldo Otoch permanece nos Estados Unidos até o próximo fim de semana, mostrando o que há de melhor em imóveis para locação (vacation homes) em condomínios luxuosos situados em solo americano, como o Encore Resort Homes e o The Bear’s Den.

“Está sendo uma viagem bem interessante, pois passamos em alguns dos melhores condomínios da região de Orlando e Miami e já conseguimos fechar a venda de duas casas no Encore”, completou Otoch.

Ronaldo Otoch está mostrando opções a investidores como Maurício Arraes e Renato Oliveira

Foto: Divulgação

  • Encore Resort
    Encore Resort
M Dias Branco Logo

Ceará apresentado a investidores no BIF 2018

30 de Maio de 2018 . Por Marcelo Cabral

O Ceará participa, até hoje, do Brazil Investment Forum (BIF) 2018, que objetiva atrair investidores estrangeiros para o País e é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

O evento, que acontece em São Paulo, também é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo Federal. O Ceará é um dos 23 estados com estande para atendimento a investidores.

Uma equipe do Governo do Ceará, composta por integrantes da SDE, Gabinete do Governador, Adece, CIPP S/A, Porto do Pecém e ZPE Ceará, está atendendo investidores no espaço destinado aos estados que possuem algum tipo de equipamento que pode receber aportes. 

O Fórum destaca as oportunidades de investimento em setores estratégicos da economia brasileira, como infraestrutura, energia, agronegócio, construção, tecnologia e inovação. Representantes do Centro Internacional de Negócios da FIEC também realizam atendimentos.

A diretora de Atração de Investimentos do Sistema SDE, Beatriz Bezerra, participou de workshop sobre atração de investimentos para governos brasileiros, dentro da programação do evento, que atraiu cerca de duas mil pessoas, incluindo representantes de 150 multinacionais.

Equipe do Ceará recebe e apresenta as oportunidades de investimento para empresários

Foto: Divulgação

  • Investidores atendidos
    Investidores atendidos