Corpvs

Lauro Chaves é novo conselheiro do Cofecon

30 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

O Estado do Ceará conquistou mais uma posição relevante no cenário nacional com a eleição, em Brasília, do economista cearense Lauro Chaves Neto, para um posto de grande importância dentro do Conselho Federal de Economia (Cofecon), para o triênio 2019-2021.

“Isso representa que o Estado do Ceará estará representado na luta pela valorização da profissão do economista e que os economistas cearenses podem ocupar novas posições no mercado de trabalho, a partir da regulamentação da profissão e da sua valorização nas empresas públicas e privadas”, disse Lauro.

O economista cearense participará de trabalhos relevantes em prol da categoria. “Como conselheiro, deverei atuar na Comissão de Desenvolvimento Regional e Planejamento Estratégico, com raio de atuação em todo o território nacional”, disse Lauro Chaves Neto.

O atual presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva, foi reeleito e estará à frente do Cofecon em 2019. O ex-presidente e atual conselheiro federal Antônio Corrêa de Lacerda exercerá a vice-presidência da autarquia no próximo ano. A eleição aconteceu o último sábado.

Economista Lauro Chaves Neto é um dos novos conselheiros federais do Cofecon

Foto:Divulgação

  • Wellington Leonardo e Antônio Corrêa
    Wellington Leonardo e Antônio Corrêa
Lexus - Selo

Ricardo Cavalcante presidirá Conselho Deliberativo do Sebrae

29 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

O diretor administrativo da FIEC e presidente do Sindminerais, José Ricardo Cavalcante, foi eleito hoje presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará. Para ele, presidir o Conselho é, antes de tudo, uma honra. “Já faço parte dele há algum tempo e, para nós, da FIEC, é muito importante estarmos à frente desse Conselho,” enfatizou.

A nova chapa que irá comandar a instituição para o quadriênio de 2019/2022, terá ainda João Porto Guimarães como vice-presidente; Joaquim Cartaxo na superintendência; e Alci Porto e Airton Gonçalves ocupando as diretorias Técnica e Administrativa-Financeira, respectivamente. 

O Conselho é composto por 15 representantes  de várias  instituições financeiras, produtivas, educacionais e governamentais. O Sebrae Ceará conta com uma rede de atendimento distribuída entre a sede em Fortaleza e os 12 Escritórios/Agências Regionais. Sendo: Metropolitano de Fortaleza, Maciço do Baturité, Ibiapaba, Tauá, Crateús, Centro Sul, Jaguaribe, Sertão Central, Norte, Cariri, Ipu e Litoral Leste.

Existem, ainda, 17 pontos de atendimento Sebrae localizados em: Fortaleza (cinco unidades), Canindé, Quixadá, Boa Viagem, Nova Jaguaribara, Camocim, Itapajé, Itapipoca, Nova Russas, Crato, Brejo Santo, Campos Sales e Santa Quitéria. 

O atual Sebrae Ceará originou-se do antigo Núcleo de Assistência Industrial (NAI), um sistema de apoio à pequena e média empresa que já existia em todo o Nordeste, e que era coordenado pela Sudene.

Airton Gonçalves Júnior, Joaquim Cartaxo, Ricardo Cavalcante, João Porto Guimarães e Alci Porto

Foto: Divulgação

  • Sede do Sebrae
    Sede do Sebrae
Fiec - selos

Potenciais do Pecém e da ZPE são expressivos em 2019

29 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

A Expolog encerra hoje, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), depois de dois dias de imersão nos mais variados assuntos relacionados à logística de transporte de cargas, nos mais diferentes modais: aéreo, ferroviário, marítimo e rodoviário.

E dentro destes, um dos que vem obtendo amplo destaque é o marítimo, tendo em vista a parceria fechada entre os portos do Pecém e de Roterdã, bem como a existência da única free zone em plena operação no País, a ZPE-Ceará. E as perspectivas para 2019 são muito positivas.

De acordo com o diretor da Tecer, Carlos Maia, que está atuando fortemente no  CIPP S.A. com a prestação de serviços de logística, a expectativa para o ano que vem extremamente positiva, por causa dessa parceria, que deve atrair novos investimentos para o complexo industrial  e portuário.

“Roterdã é um dos principais portos do mundo, o maior da Europa e com o label Roterdã a gente imagina que muitos investidores vão olhar para o Pecém com um viés muito maior da segurança, pois Roterdã vai inserir o Pecém na sua rede de portos do mundo, que começará a enxergar mais o nosso porto, atraindo novos negócios”, explicou o empresário.

Como o Pecém tem um calado natural profundo e de rocha, pode operar grandes navios confeiteiros, que viriam da Ásia, passando pelo Canal do Panamá, descarregando aqui e seguindo em navios menores, por cabotagem, rumo a outros portos no Brasil e América do Sul.

Segundo o empresário, o Porto do Pecém está pronto para ser um Hub portuário, trazendo para o modal marítimo o que, hoje, algumas companhias já estão fazendo com o modal aéreo, que não precisa descer para o Sudeste do Brasil, a fim de ir para a Europa ou Estados Unidos. O Norte e o Nordeste está embarcando em Fortaleza. 

“Representamos (N/NE) 40% da população brasileira e representamos 20% do PIB. Grande parte das mercadorias que chegam para estas duas regiões vão primeiro para o Sudeste, para depois subirem por cabotagem. Precisamos convencer os armadores, para que as cargas do Norte e Nordeste fiquem no Pecém e, daqui, siga por meio da cabotagem para outros estados”, destacou.

O diretor da Tecer lembrou, ainda, que um vinho português pode levar até 40 dias para chegar no ponto de venda aqui no Ceará, quando estamos a apensa sete dias de navegação dos portos de Portugal.

Ä nossa logística não pode estar mais sujeita a depender dos portos de Santos, Paranaguá. Temos de fazer que a lógica do transporte marítimo use o nosso hub portuário como o seu porto concentrador de cargas, pois estamos preparados para podermos fazer frente a essa demanda”, completou Carlos Maia.

Já o diretor da ZPE-Ceará, Mário Lima Júnior, destacou que a junção de porto e área industrial é um exemplo exitoso. “Temos outros exemplos no Brasil e a ZPE-Ceará uma administradora de free zone, que opera há quatro anos de uma forma efetiva, e com grande sucesso. E deverá atrair muitos investimentos para o Ceará, nos próximos anos”, afirmou.

Movimentação de mercadorias no Porto do Pecém deverá crescer exponencialmente no ano que vem

Foto: Divulgação

  • Carlos Maia e Beto Studart
    Carlos Maia e Beto Studart
  • Mário Lima Júnior e Jorge Mello
    Mário Lima Júnior e Jorge Mello
Logo Ironman

Simec homenageia Igor Barroso e César Ribeiro

29 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

O diretor de Relações Institucionais do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso é um dos homenageados com a Comenda Sebastião de Arruda Gomes, concedida pelo Simec, a personalidades - públicas e privadas - que contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento do setor metalomecânica no Ceará.

Um dos herdeiros de um dos maiores conglomerados econômicos do Nordeste, Igor Queiroz traz no sangue a consciência política do avô paterno, Parcifal Barroso, e o espírito empreendedor do avô materno, Edson Queiroz. 

Ao homenageá-lo, o Simec reconhece, a um só tempo, o industrial que se destaca pelo sucesso de suas empresas, especialmente a associada Esmaltec, e o cidadão, que apoia e investe em projetos sociais como o Instituto Myra Eline e a Junior Achievement.

Já no setor público, o homenageado da noite será o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, César Ribeiro, que tem se destacado pelo dinamismo com que vem conduzindo as negociações dos grandes projetos do Governo do Ceará, sempre ao lado do governador Camilo Santana.

Sob seu olhar e ação, o Ceará tem se transformado em importante hub logístico aéreo, portuário e de transmissão de dados para as relações comerciais do Brasil com o mundo. Com o seu apoio a implantação do polo eletrometalmecânico do Vale do Jaguaribe, se tornará uma realidade. 

O presidente do Simec, José Sampaio de Souza Filho, realizará a entrega das comendas aos homenageados, na solenidade que será realizada no dia 12 de dezembro, a partir das 19 horas, no buffet comandado por Toca Couto.

Presidente do Simec, José Sampaio Filho, fará a entrega da Comenda Sebastião de Arruda Gomes

Foto: Divulgação

  • Igor Queiroz
    Igor Queiroz
  • César Ribeiro
    César Ribeiro
Lenita Negrao Apoio

Arialdo Pinho divulga destino Ceará na IBTM Barcelona

29 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

O titular da Setur, Arialdo Pinho, encerrou hoje sua participação na IBTM Barcelona, uma das maiores feiras do mundo em termos de exposições, conferências, reuniões e incentivos para o turismo, realizada na Espanha. 

Este ano, o evento reuniu agentes de viagens, operadores e representantes de destinos de mais de 150 países, num total de 3.000 expositores e 3.500 compradores.

Junto com uma equipe da secretaria, ele levou um estande do Governo do Ceará, para divulgar as belezas naturais, como praias, serras e sertão, além da gastronomia e do artesanato cearense aos europeus.

“Estivemos trabalhando em prol do conhecimento, por parte do mercado europeu, do destino Ceará. Aproveitando que teremos, a partir de maio de 2019, dois voos semanais ligando Madri a Fortaleza, operado pela Air Europa”, explicou Arialdo.

Ele destacou que a participação do Ceará na feira de Barcelona foi coroada de grande sucesso, pois foi muito visitado pelos espanhóis, que demonstraram muito interesse em conhecer o Ceará, já a partir do ano que vem.

De Barcelona, Arialdo segue no sábado para Milão, onde junto com uma equipe da Ceart, participará de uma grande feira de artesanato que se realiza todos os anos naquela cidade italiana. 

“Temos que divulgar o nosso artesanato, pois isso também é um fator de atração de visitantes. E, no início do próximo ano, retomaremos as tratativas com a Norwegian Air, a fim de implantarmos voos diretos entre Londres e Fortaleza”, completou Arialdo Pinho.

Estande do Ceará teve grande visitação de agentes e operadores europeus durante a IBTM Barcelona

Foto: Divulgação

  • Arialdo Pinho
    Arialdo Pinho