Ilmar 2 marca

Carlos da Costa reúne-se com empresários cearenses

30 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

O economista Carlos Alexandre da Costa, novo secretário da Competitividade e Produtividade do Ministério da Economia, do presidente eleito Jair Bolsonaro, esteve reunido hoje, em São Paulo, comum grupo de empresários cearenses e o ex-titular da Seplag, Eduardo Diogo.

Na oportunidade, ele expôs algumas das ideias que pretende colocar em prática quando assumir a secretaria, que equivale ao atual Mdic, bem como ouvir as solicitações do seleto grupo com que se encontrou.

Além de Eduardo Diogo participara da reunião os empresários Pedro Fiuza, Ivo Machado e Cândido Pinheiro Júnior, que ouviram atentamente as explicações de Carlos da Costa e deram algumas sugestões para que ele levasse para o ministro Paulo Guedes.

“Durante a nossa conversa ficou muito claro que a Região Nordeste será uma prioridade no governo do presidente Jair Bolsonaro e que serão realizados grandes investimento no próximo Governo”, ressaltou Ivo Machado.

Eduardo Diogo esteve esta semana em Brasília, no Gabinete de Transição instalado no Centro Cultural Banco do Brasil, onde encontrou-se com Marcos Cintra, futuro secretários da Previdência e Receita, e Marcos Troyjo, secretário de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, do novo Governo Federal.

Pedro Fiuza, Ivo Machado, secretário Carlos da Costa, Eduardo Diogo e Cândido Pinheiro Júnior

Foto: Divulgação

  • Marcos Cintra e Eduardo Diogo
    Marcos Cintra e Eduardo Diogo
  • Eduardo Diogo e Marcos Troyjo
    Eduardo Diogo e Marcos Troyjo
Normatel

Jericoacoara já tem 49 voos extras para a alta estação

30 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

O destino Jericoacoara está consolidado como um dos principais do Ceará e do Brasil, principalmente depois que o Governo do Ceará inaugurou o Aeroporto Regional de Jericoacoara Comandante Ariston Pessoa, situado na Praia do Preá, a pouco quilômetros de Jeri.

Só para se ter uma ideia deste sucesso, o antigo vilarejo de pescadores deve ser um dos principais points do Brasil para o Réveillon deste ano, tanto que já está praticamente impossível conseguir uma vaga num dos hotéis e pousadas instaladas na região.

As taxas de ocupação estão praticamente em 100% no período e quem quiser passar a virada de ano naquela que já foi eleita uma das dez mais belas praias do mundo, segundo o jornal The New York Times, precisa acelerar.

Um dos motivos disso é a expansão do número de voos para o destino, tanto regulares, quanto extras. De acordo com o titular da Setur, somente para os dois meses de alta estação estão previstos 49 voos extras, até o momento.

“Um levantamento realizado pela nossa equipe mostra que para o mês de dezembro estão confirmadas 19 operações extras no Aeroporto de Jeri, enquanto em janeiro são mais 30 voos, mostrando que a demanda tem gerado um crescimento na oferta de assentos”, disse Arialdo Pinho.

De terça a quinta, aos sábados e domingos, as companhias Gol e Azul têm voos regulares para Jeri, partindo de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Recife. Além disso, às quartas, sextas e domingos a empresa Rota do Sol tem voos de Fortaleza para Jericoacoara. 

“Ainda temos os voos fretados de pequenas aeronaves e helicópteros. Por isso, os hotéis e pousadas de lá estão lotados até março do ano que vem, mostrando que o destino está plenamente consolidado”, comemorou Arialdo.

Jericoacoara é, atualmente, um dos principais destinos do litoral cearense, por sua singularidade

Foto: Divulgação

  • Arialdo Pinho
    Arialdo Pinho
  • Aeroporto de Jeri
    Aeroporto de Jeri
  • Luxo e sofisticação
    Luxo e sofisticação
  • Duna do Pôr do Sol
    Duna do Pôr do Sol
Lenita Negrao Apoio

Educação cearense destacada durante evento em Oxford

30 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

O Encontro de Autoridades promovido pela Fundação Lemann, com o apoio da Fundação Brava e da Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford, na Inglaterra, foi encerrado ontem, após uma semana intensa de programação, na qual o Ceará obteve amplo destaque na área da educação.

Durante cinco dias, mais de 60 autoridades realizaram debates sobre gestão pública e ações educacionais. O Ceará foi apresentado como exemplo positivo por conta do planejamento voltado a políticas sólidas no campo educacional e de capacitação profissional para a gestão pública. 

A vice-governadora, Izolda Cela, e o secretário chefe do Gabinete do Governador Camilo Santana, Élcio Batista, foram os representantes oficiais do Poder Executivo cearense. “Houve a convocação da reflexão para que, no Brasil, a administração pública avance nos critérios e nos compromissos tanto no recrutamento quanto na motivação das pessoas que atuam nos quadros públicos e, para isso, ter como prioridade os planos para a educação brasileira”, disse Izolda Cela.

O Governo do Ceará apresentou os resultados do investimento em capacitação profissional para os servidores, com gestão baseada na meritocracia. Foi explanado como criar um ambiente de serviço público com mais qualidade para a população, por meio de profissionais mais motivados e capacitados.

Foi demonstrado que não será possível desenvolver o Brasil se não tivermos a educação como estrutura fundamental para que se possa gerar crescimento econômico, ter equidade e coesão social. 

“O exemplo da Coreia do Sul, que pudemos ter acesso através da programação apresentada no último dia, é extremamente inspirador, de como eles conseguiram fazer essa transformação ao longo de 50 anos. O Brasil está muito aquém daquilo. Mas estamos no momento decisivo de colocar a educação como prioridade. No caso do Ceará, o governador Camilo Santana vem liderando esse projeto”, afirmou Élcio Batista.

Élcio Batista ressaltou a liderança do governador Camilo Santana no projeto educacional cearense

Foto: Divulgação

  • Izolda Cela
    Izolda Cela
living

Assis Cavalcante entrega Troféu Imprensa a Cid Carvalho

30 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

Será realizada hoje, a partir das 19 horas, a cerimônia de premiação dos vencedores do Prêmio CDL de Comunicação 2018. O tema deste ano foi: “Centro da cidade: uma cidade no Centro”, com trabalhos nas categorias jornal impresso, telejornalismo, fotojornalismo, webjornalismo, radiojornalisno e cinegrafia.

Na oportunidade, o presidente da entidade, Assis Cavalcante, realizará a entrega do Troféu Imprensa José de Alencar, que este ano será outorgado ao radialista, advogado e ex-senador pelo Ceará, Cid Sabóia de Carvalho.

“O Cid Carvalho é um ícone do jornalismo cearense por diversos aspectos, pela cultura, pelo escritor e poeta que é, pela sua postura, integridade e como constitucionalista em 1988, fazendo uma Constituição cidadã. Ele não serviu só ao Ceará, mas também ao Brasil”, disse Assis Cavalcante.

Ele lembrou, ainda, que naquela época não havia um regimento do servidor público. “E foi o Cid Carvalho que conseguiu traduzir isso dentro da ConstituiçãoFederal pois foi o guardião, introdutor e defender do regimento dos servidores públicos. Foi um dos notáveis como constitucionalista”. 

“Deus faz as coisas muito certas, a gente é que atrapalha. O Cid Carvalho foi candidato a deputado estadual e não foi eleito. Depois se candidatou a senador e se elegeu em um pleito muito mais difícil, no momento em que o Brasil mais precisava dele, como constitucionalista”, ressaltou Assis Cavalcante.

O evento acontecerá na sede da CDL de Fortaleza e também marcará a confraternização de fim de ano com representantes dos órgãos de imprensa que atuam na capital cearense.

Assis Cavalcante destacou a relevância de Cid Carvalho na Constituição Federal de 1988

Foto: Balada IN

  • Cid Carvalho
    Cid Carvalho
Alessandro Belchior

André Siqueira assume assento no Conselho do Sebrae Ceará

30 de Novembro de 2018 . Por Marcelo Cabral

O presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e do Sindialimentos, o empresário André Siqueira, assumiu, também, assento no Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará, representando o Instituto Euvaldo Lodi, da FIEC. 

Ontem foi realizada a primeira reunião. Na ocasião, foi eleito o presidente do Conselho, Ricardo Montenegro Cavalcante. A nova chapa comandará a instituição para o quadriênio 2019/2022, dando continuidade ao trabalho de colaborar com o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. 

Ao todo, o Conselho é composto por 15 representantes de diversas instituições financeiras, governamentais, educacionais e produtivas, que discutem as principais ações em prol do desenvolvimento do Ceará.                  

Segundo o empresário, “compor o Conselho do Sebrae é muito estratégico, na medida que poderemos interagir e contribuir com as atividades e ações realizadas pelo Sebrae no Ceará”, asseverou André Siqueira.

Flávio Saboya, Ricardo Cavalcante e André Siqueira, durante a primeira reunião no Sebrae Ceará

Foto: Divulgação

  • Microempresas têm apoio
    Microempresas têm apoio