HAISA

Porto do Pecém bate recorde na movimentação de mercadorias

10 de Abril de 2018 . Por Marcelo Cabral

O Porto do Pecém exportou, em março, um total de 1.663.435 toneladas, representando o maior montante de carga movimentadas em um único mês, desde o inicio de seu funcionamento.

Quando comparado a igual mês de 2017, o crescimento foi de 32% nos embarques e 12% no desembarque de mercadorias. Os dados foram divulgados, hoje, pela Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S.A.).

A movimentação acumulada no primeiro trimestre também cresceu. Ao todo, foram exportadas e importadas através do Porto do Pecém, 4,227 milhões toneladas de produtos, enquanto em 2017 foram 4,176 milhões de toneladas movimentadas.

Segundo o presidente da CIPP S.A., Danilo Serpa, a expectativa é de que, este ano, sejam movimentados, através do porto, cerca de 10% a mais do que ano passado.

As placas de aço produzidas pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) são um do principais produtos que passam pelo porto e, ao todo, foram movimentadas 681.644 toneladas.

Outro segmento em destaque é a carga conteinerizada, que apresentou o incremento de 34%, passando de 42.915 TEUs (sigla de Twenty-feet Equivalent Unity, unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), em 2017, para 57.374 TEUs, em 2018, ou 14.459 contêineres a mais.

“E com o início da operação da nova linha AC-5, ligando o Pecém a importantes portos da Ásia, deveremos chegar a 300 mil TEUs até o fim deste ano”, destacou Danilo Serpa.

Porto do Pecém vem batendo seguidos recordes de movimentação de mercadorias

Foto: Divulgação

  • Danilo Serpa
    Danilo Serpa
Dias de Sousa

Fortaleza 2040 lança seu Comitê de Energia

10 de Abril de 2018 . Por Marcelo Cabral

Promover a inclusão de energias renováveis e eficiência energética no novo Plano Fortaleza 2040. Esse é um dos principais temas defendidos pelo Comitê de Energia, que será lançado amanhã (11), a partir das 9 horas.

O evento acontecerá no auditório da CDL de Fortaleza, no Centro. O Iplanfor fará a articulação do Comitê, que será presidido pelo coordenador especial de iluminação pública, Alfredo Serejo. 

“A criação deste espaço de articulação e diálogo entre as entidades da área será importante para a efetivação das ações do Plano de Energia e ganhos na eficiência energética da Cidade”, destaca. Serejo lembra, ainda, que Fortaleza possui potencial significativo para energias renováveis e necessita de uma ação conjunta para ser explorado. 

Além dos demais convidados, o evento terá a presença do superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana; da titular da Seuma, Águeda Muniz; do engenheiro Expedito Parente Júnior, coordenador do Plano de Energia do Fortaleza 2040. Além do secretário adjunto de Energia do Ceará, Adão Linhares; e do consultor do Núcleo de Energia da FIEC, Jurandir Picanço.

Placas de captação solar podem ser colocadas nos telhados de empresas, residências ou até no chão

Foto: Divulgação

  • Alfredo Serejo
    Alfredo Serejo
  • Energia Eólica
    Energia Eólica
Logo Ironman

Secovi-CE realiza seminário sobre vida em condomínios

10 de Abril de 2018 . Por Marcelo Cabral

Síndicos, empresas do ramo imobiliário e demais representados pelo Secovi-CE participam, no dia 17, do seminário “Vida de condomínio”, que acontecerá no Hotel Gran Marquise, às 18 horas. Durante o evento, serão abordados temas relevantes para os cerca de 6.500 condomínios e empresas associados ou filiados ao Sindicato da Habitação. O público assistirá a um talk show com especialistas, debatendo diversos assuntos.

Dentre eles: obrigatoriedades e benefícios em seguros para condomínios; como economizar na gestão imobiliária; benefícios para colaboradores de condomínios e empresas do setor imobiliário, segurança condominial e o papel do síndico.

Na oportunidade, também acontecerá a posse da nova diretoria do Secovi-CE, que tem à frente o presidente Sérgio Porto, e todos conhecerão os novos serviços oferecidos pela entidade.

Segundo Porto, é um novo momento. ”Apresentaremos aos representados o nosso foco em disponibilizar cada vez mais serviços que impactem positivamente na administração dos condomínios e das empresas, proporcionando-lhes economia nos custos e melhor gestão”, afirma.

As inscrições podem ser feitas na sede da entidade (Rua Tenente Benévolo, 1369, Meireles) até o dia 16 ou no local e dia do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (85)-3457-4000.

Sérgio Porto diz que é uma grande oportunidade para discutir diversos assuntos de interesse comum

Foto: Divulgação

  • Condomínio vertical
    Condomínio vertical
  • Condomínio horizontal
    Condomínio horizontal

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), apoiará o 7º Congresso RTI de Provedores de Internet e o 9º Congresso RTI de Data Centers.

Esses dois eventos voltados para a área de tecnologia da informação acontecerão no Hotel Praia Centro & Convenções, nesta quarta e quinta feiras (11 e 12), de maneira simultânea.

Vista como importante ponto de tráfego de dados entre a América Latina e o restante do mundo, Fortaleza está se tornando um hub de conexões de telecomunicações do Brasil. 

São nove cabos submarinos de fibra óptica de alta velocidade já instalados, vindos dos Estados Unidos, Europa e África, além de mais dois cabos previstos para os próximos dois anos. 

Destaca-se, também, a construção de um moderno data center na região, abrindo grande potencial de investimentos no mercado de tecnologia.

Além de mostrar a vocação de Fortaleza para um ambiente de inovação, o evento tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações técnicas e comerciais fundamentais para as empresas de base tecnológica.

 

Autoridades cearenses e angolanas assinam a boia na chegada do cabo Sacs à Praia do Futuro

Foto: Divulgação

  • Chegada do cabo Sacs
    Chegada do cabo Sacs
  • Data Center da Angola Cables
    Data Center da Angola Cables
Soho Logo

Iniciada 4ª Turma de aprovados para a Polícia Militar

09 de Abril de 2018 . Por Marcelo Cabral

Um total de 398 alunos da 4ª turma de aprovados do Concurso Público para ingresso na Polícia Militar do Ceará iniciou, hoje, o Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças. 

A aula inaugural ocorreu na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), com a presença do governador Camilo Santana e do titular da SSPDS, secretário André Costa, e outras autoridades.

Realizado em 2016, o concurso era inicialmente para 4.200 vagas. O Governo do Ceará assumiu o compromisso de convocar os candidatos habilitados até a posição número 5 mil do exame seletivo, conforme previsto no edital. 

As duas primeiras turmas, que somam 2.665 homens e mulheres, já concluíram o curso e estão nas ruas. A 3ª turma segue em treinamento na Aesp, com 1.355 profissionais em formação.

Com essas novas turmas da PM, o Governo do Ceará soma cerca de 9 mil novos profissionais de segurança convocados nos últimos três anos. O governador Camilo Santana reforça que abrir concursos, investir em estrutura policial e colocar novos servidores em ação é importante para o Estado reduzir os índices de criminalidade.

“A turma que está agora na academia conclui agora em maio. Em junho serão mais quase 1.400 novos profissionais nas ruas. Estão entrando aqui quase 400 novos policiais”, destacou Camilo.

Camilo santana participou da aula inaugural da nova turma de policiais militares na Aesp

Foto: Divulgação

  • Novos alunos
    Novos alunos