Prefeitura de Fortaleza

Mansueto Almeida fala sobre ajuste fiscal e crescimento

09 de Outubro de 2018 . Por Marcelo Cabral

O cearense Mansueto Almeida, secretário do Tesouro Nacional, estará nesta quarta-feira (10) em Fortaleza, para ministrar a palestra “O desafio do ajuste fiscal e o crescimento econômico”, na Faculdade de Direito da UFC, a partir das 9 horas, tendo como debatedor o  economista-chefe do BNB, Luiz Esteves. 

Comporão a mesa do evento, além de Mansueto Almeida e Luiz Esteves, o presidente do Corecon-CE, Lauro Chaves Neto; o diretor da Faculdade de Direito da UFC, Cândido Albuquerque; o diretor-Presidente da VSM Comunicação, Marcos André Borges, além do advogado e professor da UFC, Machidovel Trigueiro Filho.

Para Lauro Chaves, é importante lembrar que é um debate sobre economia, dentro da Faculdade de Direito. “Estamos debatendo esses temas em locais que não são voltados para a economia, como universidades, entidades de classe, setor agrícola, entre outros. Temos de disseminar os conceitos de economia em todas as áreas da sociedade, pois eles são importantes no nosso dia a dia”, disse.

Manseuto Almeida é formado em Economia pela UFC e é um dos mais renomados economistas do País. Já realizou consultoria para vários bancos brasileiros, ocupou altos cargos no Ministério da Fazenda e, hoje, é secretário do Tesouro Nacional, com ampla bagagem no Brasil e no exterior.

“Sua contribuição será mostrar como a prática do equilíbrio fiscal pode ajudar no crescimento econômico. Com as contas públicas desajustadas, não há como promover esse crescimento. Isso vale para os governos, as empresas e até mesmo as famílias”, completou o presidente do Corecon-CE.

Mansueto Almeida falará sobre a importância do equilíbrio fiscal para o desenvolvimento do País

Foto: Balada IN

  • Luiz Esteves
    Luiz Esteves
  • Lauro Chaves Neto
    Lauro Chaves Neto
  • Cândido Albuquerque
    Cândido Albuquerque
  • Marcos André
    Marcos André
MDD USA

Ibef lança cartilha de educação financeira infantil

08 de Outubro de 2018 . Por Marcelo Cabral

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (IBEF/CE) desenvolveu uma cartilha de educação financeira voltada para o público infantil. O lançamento do material acontece na próxima quinta-feira (11), a partir das 10 horas, no Shopping Del Paseo. 

Na oportunidade, executivos de finanças do Instituto estarão no local dando dicas de finanças para os pais. As crianças poderão ter acesso ao material no local e, posteriormente, ele ficará disponível para download no site do Ibef.

A "Cartilha Educação Financeira Infantil" trata sobre dinheiro em quatro capítulos, divididos em "Conhecer", "Usar",  "Empreender" e "Agradecer e doar". O conteúdo é composto por textos interativos, somados a desenhos exclusivos, feito pelo ilustrador Samuel Pedro, com o acompanhamento da psicopedagoga e neuroeducadora, Vládia Michelle Lopes. 

O conteúdo foi desenvolvido pela diretora do IBEF, Darla Lopes, juntamente com o presidente, Raul dos Santos, e a diretora Renata Santiago. De acordo Darla Lopes, a iniciativa surgiu da necessidade de incluir o tema Educação Financeira na vida das crianças.

Isso porque, constantemente elas são influenciadas por uma crescente propensão ao consumo. "Educar financeiramente uma criança é capacitá-la a fazer escolhas conscientes e, principalmente, ensinar a planejar e estabelecer estratégias para realizar sonhos", afirma Daria Lopes.

Raul dos Santos participou da elaboração da cartilha financeira voltada para o público infantil

Foto: Balada IN

  • Convite do lançamento
    Convite do lançamento
Dra Kaline Ferraz

Gol usará Fortaleza para ampliar rotas rumo ao exterior

08 de Outubro de 2018 . Por Marcelo Cabral

Além do Hub Nordeste em parceria com o Grupo Air France-KLM, a Gol Linhas Aéreas pretende utilizar o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, como um ponto de parada para a expansão de suas linhas internacionais rumo aos Estados Unidos.

Utilizando os novos Boeing 737 Max-8, cujo alcance operacional é de 6,6 mil quilômetros, a companhia pretende operar novos voos para Miami e Orlando, além de Cancún e Quito. Haverá opções partindo de Congonhas, passando por Fortaleza ou Brasília, e seguindo para o continente norte-americano.

Estas novas aeronaves possibilitam 15% de economia de querosene de aviação (QAV), além de terem uma autonomia 20% maior, possibilitando uma oferta de lugares até 40% maior, já a partir de 2019. Além de aumentar o faturamento em dólares da companhia.

Segundo o presidente da Gol, Paulo kakinoff, o planejamento é canção um novo destino no exterior, trimestralmente, até 2021. “E estamos fechando parcerias com empresas regionais, a fim de alcançarmos cidades distantes no interior do Brasil, a fim de atrairmos mais passageiros”, asseverou. 

A Gol adquiriu 30 novos Boeing 737 Max-8 e esta semana recebe a terceira aeronave desse tipo, que serão utilizadas, na maioria das vezes, para seguirem rumo a destinos internacionais para onde a companhia tenha rotas ativas para, num segundo momento, inaugurar novas linhas.

Os novos Boeings 737 Max-8 permitem economia de 15% de QAV e maior autonomia de voo

Foto: Divulgação 

  • Paulo Kakinoff
    Paulo Kakinoff
Iguatemi

CVC Corp online cresce 86,5% no terceiro trimestre

08 de Outubro de 2018 . Por Marcelo Cabral

As Reservas Confirmadas da CVC Corp totalizaram R$ 3,48 bilhões no terceiro trimestre deste ano, um crescimento de 10,8% frente igual período de 2017. Mas foi o canal online que registrou forte expansão, atingindo 86,5% entre julho e setembro últimos.

O resultado foi impulsionado pelo bom desempenho tanto da Submarino Viagens quanto da CVC.com. A companhia ressalta que o crescimento se deu sobre uma base robusta de crescimento apresentada no terceiro trimestre de 2017 e, sendo consistente nos últimos cinco trimestres.

Outro destaque é que no mês passado o crescimento das reservas confirmadas foi de 9,7%, totalizando R$ 9,72 bilhões. No lazer, isso significou uma expansão de 10,8% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com igual período de 2017. 

No corporativo, as reservas confirmadas cresceram 3,4% de julho a setembro deste ano, na compara com o terceiro trimestre de 2017 Pro Forma, perdendo um pouco o fôlego do início do ano em função das incertezas políticas e econômicas que, geralmente afetam o setor de viagens de negócios.

Segmento corporativo da operadora vem registrando crescimento significativo em todo o País

Foto: Divulgação

  • Feira de negócios no CEC
    Feira de negócios no CEC
São Luiz

Câmara Ítalo-Brasileira fala sobre investimentos na FIEC

08 de Outubro de 2018 . Por Marcelo Cabral

A Câmara de Comércio Ítalo-brasileira Nordeste, entidade que promove e dá suporte aos investidores italianos que se interessam pelo Nordeste brasileiro, e vice-versa, apresenta informações sobre onde estão os recentes investimentos na região. 

As informações serão divulgadas, amanhã, no auditório da FIEC, a partir da 8h30. Na ocasião, a entidade também realizará a apresentação de sua nova diretoria, que tem à frente, o presidente Paulo Eduardo Magnani.

“A importância da Câmara é exatamente criar pontes entre a Itália e o Brasil para o fortalecimento comercial, pois já são dois países que possuem relações históricas e que têm uma reciprocidade bem estabelecida, o que permite a abertura de uma série de oportunidades de negócios”, afirma.

O Ceará tem hoje quase quatro mil empresas, sendo 921 com capital italiano, país líder em número de investidores no Estado, movimentando cerca de U$ 250 milhões.

“A nova gestão da Câmara pretende olhar para o futuro e realizar um estreitamento concreto de laços para o fomento de negócios entre a Itália e o Brasil, com foco na Região Nordeste e ênfase no Ceará”, completa Paulo Magnani.

Enregia eólica é uma das áreas de interesse de grupos de investidores italianos no Ceará

Foto: Divulgação

  • Usina de biogás
    Usina de biogás