A Central do Artesanato do Ceará vai ganhar uma nova loja nesta terça-feira (20), com o intuito de aprimorar as experiências de consumo e comercialização do artesanato no Estado. O novo espaço será inaugurado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, às 18h30, no Centro Cultural Dragão do Mar.

“Com o novo espaço, estamos garantindo a geração de emprego e renda para mais de 45 mil artesãos, grupos de produção e entidades artesanais de 179 municípios cearenses. O Governo do Ceará acredita no potencial dos nossos profissionais, por isso investe na formação e capacitação de nossos artistas, possibilitando a idealização de novos produtos disponíveis nas lojas Ceart”, destaca Onélia Santana.

O local, com 60m², faz parte do projeto de requalificação estrutural do Dragão do Mar e ficará em uma galeria criada junto ao anfiteatro, próxima ao Museu da Cultura Cearense. No local, peças das 16 tipologias reconhecidas estarão à disposição do público.

Em julho, Onélia esteve na Ceart junto com cantora Marisa Monte, crocheteira e apaixonada por artesanato, que aproveitou a passagem pela capital, onde cantou no aniversário de Graça Dias Branco da Escóssia, para conhecer e apreciar a riqueza do artesanato cearense.

Onélia Santana e Marisa Monte na Ceart, em julho

Foto: Reprodução 

  • Ceart
    Ceart

A sétima edição do Festival Costume Saudável tem início no dia 23, seguindo com uma programação diversa e repleta de palestras e oficinas gastronômicas até o dia 25 de agosto, no Estacionamento do RioMar Fortaleza.

No segundo dia do evento (24), o ex-judoca Flávio Canto marca presença no evento para falar sobre a experiência como atleta de alta performance e ter se tornado um incentivo para o público na busca por uma vida mais saudável. O bate-papo acontece das 18h às 19h30, a convite da Unimed Fortaleza.

No Palco Central do Festival Costume Saudável, o Flávio vai compartilhar com o público conquistas, desafios e aprendizados como atleta de Judô ao viajar por diversos países representando a seleção brasileira. Ele foi medalhista nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, e também nos jogos Pan-Americanos.

Interessou? A programação completa esta disponível no site oficial do festival, já os ingressos estão à venda no applicativo Minha Cidade, disponível na App Store e Google Play

Flávio Canto

Foto: Reprodução 

  • Costume Saudável
    Costume Saudável
Genice Brandao

RioMar Fortaleza abre exposição em homenagem ao Nordeste

19 de Agosto de 2019 . Por Gabriela Santiago

Símbolo da cultura e da bravura nordestina, o jumento é mais que um animal de carga da região. Pensando em homenagear o Nordeste, o RioMar Fortaleza recebe nesta segunda-feira (9), às 19h, a exposição Jumento Amostrado, promovida pelo Instituto Nordeste de Cidadania (Inec).

Com seis esculturas de jumento, em tamanho real, produzidas com uma estrutura em arame e tela coberta e moldadas por fibra de vidro, a exposição leva a assinatura de seis artistas plásticos cearenses, que contaram com a ajuda de crianças e adolescentes alunos do LABInec para customizar as peças.

Segundo presidente do Inec, a exposição tem como objetivo usar as obras de arte para financiar os projetos o instituto, beneficiando os jovens de baixa renda de Fortaleza. “Queremos ainda chamar a atenção da população para a necessidade de políticas públicas voltadas para a educação de qualidade, inclusão digital e social, direcionada a adolescentes em situação de vulnerabilidade. A ideia é, por meio do conhecimento, apresentar a esses jovens uma oportunidade real de mudança nas suas trajetórias de vida”, destaca Stélio Gama.

Cada uma das seis esculturas traz pinturas temáticas remetendo a elementos da cultura nordestina e com relação direta a seis projetos desenvolvidos pelo Inec. Entre os elementos regionais utilizados na produção das obras estão os cangaceiros, o cordel, os desenhos rupestres e as marcas do gado, além do grafite urbano.

RioMar Fortaleza

Foto: Reprodução 

Ciro Gomes esteve cumprindo agenda no Rio Grande do Sul, neste domingo (18), onde participou do encontro do PDT no município de Canela. Após o evento, o ex-senador seguiu para Gramado marcando presença no Festival de Cinema que movimentou o a cidade no fim de semana.

Ao lado de Giselle Bezerra, Ciro assistiu a sessão especial do filme Legalidade, realizada fora da competição do 47º Festival de Cinema de Gramado, que prestou uma homenagem in memoriam ao ator Leonardo Machado. Voz e mestre de cerimônias do evento nos últimos oito anos, ele morreu em setembro do ano passado, ele viveu o político Leonel Brizola no longa.

Dirigido por Zeca Brito, o filme se passa entre agosto e setembro de 1961, tendo como pano de fundo o momento em que o então presidente da República renuncia e seu vice, João Goulart, deve assumir o cargo. "Legalidade" está previsto para chegar aos cinemas de todo o Brasil no dia 12 de setembro.

Gisele Bezerra e Ciro Gomes

Foto: Reprodução

BS design

José Guedes lança o livro "Fenix" em São Paulo

19 de Agosto de 2019 . Por Gabriela Santiago

José Guedes não para! Dias depois de receber em sua Galeria Casa D’Alva uma turma ligada às artes na preview do lançamento do livro “Fenix”, obra que nasceu da exposição de mesmo nome, ele desembarca em São Paulo para apresentar o livro ao público paulista.

O lançamento da publicação, que conta com 90 reproduções das placas de alumínio produzidas como novas interpretações sobre imagens tridimensionais clássicas, em versões "amassadas”, acontece nesta segunda-feira (19), na Galeria Sergio Gonçalves, junto com a apresentação de obras inéditas do autor.

Mais abrangente do que a exposição, o livro contém textos da crítica e historiadora de arte Daniela Bousso. Nascida na cidade do Cairo, Egito, e radicada em São Paulo, a profissional fez uma leitura pessoal dos trabalhos de Guedes e da sua construção como profissional.

Quando retornar para Fortaleza, José Guedes voltará suas atenções para a abertura da exposição Cuba 60, a qual divide a curadoria com Celso Oliveira, no dia 23 de agosto. A mostra conta com 42 imagens do fotógrafo Demétrio Jereissati, tiradas em 2019, a fazendo uma homenagem ao país no ano em que a Revolução Cubana completa seis décadas.

José Guedes

Foto: Portal IN

  • Livro Fenix
    Livro Fenix