Genice Brandao

RioMar Fortaleza abre exposição em homenagem ao Nordeste

19 de Agosto de 2019 . Por Gabriela Santiago

Símbolo da cultura e da bravura nordestina, o jumento é mais que um animal de carga da região. Pensando em homenagear o Nordeste, o RioMar Fortaleza recebe nesta segunda-feira (9), às 19h, a exposição Jumento Amostrado, promovida pelo Instituto Nordeste de Cidadania (Inec).

Com seis esculturas de jumento, em tamanho real, produzidas com uma estrutura em arame e tela coberta e moldadas por fibra de vidro, a exposição leva a assinatura de seis artistas plásticos cearenses, que contaram com a ajuda de crianças e adolescentes alunos do LABInec para customizar as peças.

Segundo presidente do Inec, a exposição tem como objetivo usar as obras de arte para financiar os projetos o instituto, beneficiando os jovens de baixa renda de Fortaleza. “Queremos ainda chamar a atenção da população para a necessidade de políticas públicas voltadas para a educação de qualidade, inclusão digital e social, direcionada a adolescentes em situação de vulnerabilidade. A ideia é, por meio do conhecimento, apresentar a esses jovens uma oportunidade real de mudança nas suas trajetórias de vida”, destaca Stélio Gama.

Cada uma das seis esculturas traz pinturas temáticas remetendo a elementos da cultura nordestina e com relação direta a seis projetos desenvolvidos pelo Inec. Entre os elementos regionais utilizados na produção das obras estão os cangaceiros, o cordel, os desenhos rupestres e as marcas do gado, além do grafite urbano.

RioMar Fortaleza

Foto: Reprodução 


Veja também