Especialista da Conviva Educação e presidente da Undime Nacional, Carlos Eduardo Sanches falou sobre financiamento da educação e oficinas sobre o uso da plataforma durante encontro estadual da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), hoje em Fortaleza no Ceará no próximo dia 27, em Fortaleza. 

Sanches apresentou o Conviva Educação para os novos secretários e mostrou como a plataforma, um ambiente virtual gratuito, pode apoiar as equipes das redes municipais. Lançado em 2013, o Conviva oferece conteúdos, ferramentas e experiências que ajudam a secretaria a trabalhar no controle orçamentário, administrativo e financeiro da pasta, além das áreas democrática, de estrutura e documentação, pedagógica, de pessoas, alimentação e transporte escolar. A plataforma também oferece ambientes voltados à composição do Plano Municipal de Educação e Indicadores da Educação Municipal.

Atualmente, a plataforma está incentivando dirigentes a se cadastrarem para ter acesso a ferramentas, conteúdos e espaços de trocas de experiências disponíveis. O acesso pode ser feito tanto pelos novos secretários municipais de educação e equipes técnicas quanto por aqueles que já estavam no cargo nas últimas gestões.

 “O projeto tem como objetivo contribuir para a equidade de acesso à informação, formar os dirigentes e equipes técnicas e fomentar uma rede de troca de experiências”, explica Alessio Costa Lima, presidente da Undime. “Tudo isso resulta em uma melhoria nas condições de aprendizagem dos alunos”, completa.

Em 2015, 3.300 municípios contaram com a ajuda do Conviva para elaborar seus Planos Municipais de Educação (PME). Uma ferramenta completa foi produzida para que cada secretaria pudesse elaborar, avaliar e monitorar seu Plano. Além disso, as equipes foram munidas com informações sobre marcos legais, indicadores e orientações para a construção do documento. No mesmo período, 2.000 municípios participaram de formações presenciais para que os gestores e técnicos da secretarias utilizassem a plataforma de maneira mais qualificada.

Em 2016, ano de eleições municipais, o Conviva apoiou secretarias municipais de educação na condução do processo de transição por meio do conteúdo e da ferramenta de Memorial de Gestão da Educação Municipal. Dessa maneira, o histórico de ações conduzidas pelos gestores na Secretaria ficou registrado, o que é fundamental para assegurar a continuidade ou avanços em políticas e projetos bem sucedidos.

O Conviva é uma iniciativa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com 11 institutos e fundações – Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto C&A, Instituto Natura, Itaú BBA e Movimento Todos Pela Educação, e conta com o apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) na divulgação para os municípios.

Carlos Eduardo Sanches

Foto: Divulgação