Darlan Leite e os rumos do Turismo

13 de Julho de 2016 . Por Balada In

Empreendedorismo

O cearense é antes de tudo um forte. E foi essa força, determinação e obstinação pelo trabalho que Darlan Leite herdou dos pais, Íris e Artenísio Moreira Leite. Nascido em Itapipoca, distante 136km da Capital, o empresário tem como marca da sua trajetória o empreendedorismo e a dedicação ao setor turístico do Estado. Assim, acompanhou, tijolo por tijolo, a construção de seus hoteis: Parque das Fontes e Coliseum Beach Resort, situados em Beberibe, e o Romanos Hoteis e Eventos, em Fortaleza.

Mercado

Otimista com os rumos do setor, o hoteleiro nos fala das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores que querem investir no litoral cearense. ''A falta de segurança jurídica, com regras claras para obtenção de licenças prejudica e afasta investidores do nosso Estado''.

Alta estação

Vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis- ABIH-CE, o empresário estima que a taxa de ocupação média do mês de julho possa até superar igual ao período do ano passado. ''Atualmente, a agilidade da internet, com ferramentas inovadoras de busca, capilaridade e promoções instantâneas, tem a capacidade de modificar rapidamente o volume de reservas de um destino'', afirma Darlan.

Black out Decolar

Mas, o empresário alerta para um problema que tem aflingido o setor. ''A Decolar.com tem pressionado os hoteis para assinar um termo de concordância com o aumento positivo das já elevadas margens de comissionamento da OTA, que chega a ultrapassar 20%''.

A hotelaria carioca reagiu promovendo através da ABIH-RJ a ''Semana do Black out Decolar'', um boicote às vendas pela maior OTA ( Online Travel Agency) da América Latina. A mesma posição foi tomada pela ABIH Nacional. Uma reunião já está marcada com os dirigentes da empresa. ''Se não chegarmos a um entendimento, poderemos até criar a OTA da ABIHC'', revela o vice-presidente da ABIH-CE.