Arquitetura

Praça de eventos da Mostra 100% DESIGN 2017

06 de Agosto de 2017 . Por Omar de Albuquerque

O Projeto da praça de eventos da Mostra 100% DESIGN 2017 foi cuidadosamente pensado para dar conforto aos seus visitantes sem interferir no intenso fluxo de pessoas na área.  Foram usadas uma vegetação exuberante, com grandes folhagens em vasos que foram produzidos com exclusividade para o evento, além das grandes jardineiras confeccionadas em madeira e pintadas à mão na cor preta. Um jogo de volumetria deu privacidade e garantiu a harmonia com o pé direito alto do espaço do Shopping. A uma iluminação mais intimista e o tom sóbrio do mobiliário e piso de granito claro do espaço, ganhou, mas charme. O destaque vai para as coloridas poltronas ACAPULCO de design clássico e retrô dos anos 50. O paisagismo da praça é um projeto da paisagista Jakei Martins. 

Por Omar de Albuquerque 

Coquetel da Mostra 100% DESIGN 2017

01 de Agosto de 2017 . Por Omar de Albuquerque

A mostra 100% DESIGN chega na sua sétima edição e é lançada com uma megafesta que contou com a presença do personas do mundo da arquitetura e design cearense. Omar de Albuquerque e todos os arquitetos, designers e decoradores que fazem parte do elenco da mostra, receberam a impressa e convidados para essa noite especial. Veja quem pintou por lá. 

Por Omar de Albuquerque 

Fotos: Diário do Nordeste 

Profissionais e ambientes da Mostra 100% DESIGN 2017.

29 de Maio de 2017 . Por Omar de Albuquerque

A mostra 100% DESIGN chega na sua 7ª edição e traz um time de primeira grandeza de profissionais entre arquitetos, designers, decoradores e paisagista, que irão assinar os vinte ambientes que fazem parte do Hotel 100% DESIGN, já que a edição 2017 traz o layout de um hotel completo. Veja quem são os profissionais e seus ambientes do time da Mostra 100% DESIGN 2017. A mostra acontecerá no período de 22 de Julho a 13 de agosto no Piso L3 do ShoppingRioMar Fortaleza.

O arquiteto Afonso Tomoda assina a Cervejaria do hotel. 

Amaury Junior fará o espaço Officce, expondo móveis e modulados da sua empresa Modullos. 

Já as arquitetas Ana Paula Castro,  Jessica Aguiar e Lib Melo, assinam o projeto do Piano Bar. 

Os designers de interiores Carlos Fabrício e Juliana Araújo , se encubiram do projeto da garagem que terá exposta um carro lançamento da BMW da Welle Motors.

O decorador -designer Carlos Zaranza assina a linda  decoração da suíte de hotel de praia. 

O trio de arquitetos Diego Pinheiro, Natália  Leal e Karolline Pinheiro, desenvolvem o projeto do espaço unisex Beauty Center.

Diego Studart assina a suíte presidencial do hotel 100% DESIGN com roupa de cama e cortinas da loja  BLINDS STORE CORTINAS.

Os arquitetos Eduardo Rommel e Josafá Neto assinam a Suíte de hotel Urbano da Mostra.

Felipe Costa assina o espaço  Cinema PUB design com iluminação da Loja Portela Iluminação.

A paisagista Jacqueline Martins do Nascimento fará o projeto da praça de eventos. 

Os arquitetos da Lagus, Lais Sampaio e Gustavo Augusto Lima Neto desenvolvem o projeto do espaço Gourmet com móveis e modulados da Loja PLANNEJE DESIGN. 

O trio de designers, Luisa Pontes, Bárbara Bortoloti e Aurilene Deusdará assinaram o Lounge do Lobby do hotel. 

A arquiteta Márcia Andreia assina o projeto do Lobby do hotel 100% DESIGN.

A arquiteta Mirian Bastos e Roberto Dias ficaram com a tarefa de projetar e manter a loja Ceará Deisgn do hotel.

Roberto Pamplona Junior assina a entrada do hotel, ambiente que ficará totalmente Indoor para todo o Shopping RioMar. 

O casal de arquitetos Simon Rágafa e Taline Rabelo , mais um ano assinam um Loft, nessa edição com a temática Hotel Praiano que terá com iluminação da Loja Portela Iluminação.

A arquiteta Sabrina Max assina o projeto da biblioteca com moveis planejados da Marcato e todos os móveis soltos e decoração da Loja Evidencia Decorações. 

A designer Telma Aguiar assina a suíte de hotel de campo com roupa de camas e estofados da loja  BLINDS STORE CORTINAS . 

O designer Vinícius Ferreira assina a adega do hotel com mobiliário planejado da sua PLANNEJE DESIGN. 

A design de interiores Luciana Brasileiro assina o café com letras em homenagem a  Núbia Brasileiro.

 A mostra que tem curadoria de Omar de Albuquerque e acontecerá no período de 22 de Julho a 13 de agosto no Piso L3 do Shopping RioMar Fortaleza.




A decoração reflete sua personalidade

30 de Abril de 2017 . Por Omar de Albuquerque

Nada melhor que um descanso em nossa casa depois de um dia com tanta correria, não é mesmo? Por isso, todo cuidado é necessário na hora de construir nosso cantinho e, principalmente, no momento de decorá-lo. Cada cômodo retrata a identidade, a personalidade e o desejo de seus donos. Mas hoje, vamos falar um pouco mais sobre um espaço destinado às diversas atividades e inclusive, dar aquele belo descanso: a sala. É um ambiente, que para muitos precisa ser descontraído e bem arrojado. Já para outros, basta uma decoração sóbria, enfim...tem gosto para tudo. Mas o que não podemos dispensar é o conforto, o aconchego e a praticidade, que este espaço irá proporcionar. Para explicar um pouco mais sobre a importância de uma boa decoração e a influência que ela tem no comportamento das pessoas, convidamos a arquiteta Nathalia Maule, da Santa, fábrica de ladrilhos, do Grupo Villagres. Um dos pontos que ela ressalta é o poder que a decoração tem ao despertar estímulos sensoriais como: tranquilidade, bem estar, frescor, etc. “Estas sensações podem ser influenciadas através das cores, texturas e formas. Textura e tons naturais trazem a paz e a harmonia da natureza para dentro de casa, transportando o ambiente externo para o nosso interior. Desta maneira é possível desacelerar a rotina insana de nosso dia a dia. Quando usamos produtos Vintage ou Retrô, inconscientemente, retornamos à memorias de nossa infância, talvez da casa de nossos avós, o que traz um aconchego e acolhimento ao lar”.

Por Omar de Albuquerque 

A estética do carnaval

28 de Fevereiro de 2017 . Por Omar de Albuquerque

Mascaras e fantasias carnavalescas, serviam para proporcionar anonimato aos nobres da época, hoje servem para contar historias de um personagem ou fatos do passado. A estética do carnaval arte tem os seus encantos, o processo de criação nas caprichosas mascaras e fantasias carnavalescas, tem sua origens nos meados do século 19, como no caso do carnaval de Veneza, assim como o carnaval do Brasil são festas pagãs, mesmo tendo seu vinculo com as datas do catolicismo, já que sempre comemorado em uma época em que antecedia o período de quaresma. Os personagens que fazem grande sucesso no carnaval veneziano são aqueles que têm a sua origem no teatro, como a tragédia e a comedia. Todo o glamour e sofisticação da monarquia da época que se caracterizavam com vestes de tecidos e acessórios preciosos e como complemento, usavam as mascaras para terem o anonimato necessário para desfrutarem da festa pagã sem ser identificada, uma espécie de conservadorismo hipócrita da sociedade europeia da época. Não só de corpos nus é feito o carnaval no Brasil, como no caso do carnaval do Rio de Janeiro, considerado o maior espetáculo da terra, por sua grandeza e sua estética plástica das alegorias, fantasias e carros alegóricos, tudo feito de forma e tamanho apoteótico para encher os olhos do mundo. Em uma época em que distraímos a realidade através de fantasias, mesmo que seja de uma criança vestida de pirata ou uma linda colombina a rodopiar no salão, as grandes fantasias de mascaras e indumentárias nobres, a estética do carnaval sempre vai trazer esse clima mágico de uma eterna festa onde o que está em jogo é a alegria de vivenciar a fantasia que se veste. 

Por Omar de Albuquerque