A quarta edição do Ironman, maior prova de triathlon do mundo, acontece pelo quarto ano consecutivo em Fortaleza e deve reunir mais de mil atletas de 14 países, atraindo cerca de 12 mil turistas durante os cinco dias de evento, número superior à prova do ano  passado, que reuniu 10 mil pessoas na capital cearense. Entre os competidores, atletas da Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Suíça, Chile, Espanha, França, Itália, Holanda, Panamá, Filipinas, Portugal e Estados Unidos.

O triatleta e secretário executivo da Secretaria de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, comemora os bom resultados desta edição da prova. “Em seu quarto ano acontecendo em Fortaleza, o evento se consolidou em 2017, com inscrições esgotadas meses antes da realização da prova e já está inserido oficialmente no calendário turístico de Fortaleza como o maior evento regular captado na nossa cidade, gerando emprego e renda em um mês de baixa estação, deixando em torno de R$ 10 milhões na nossa cidade,” diz ele. Erick Vasconcelos também destaca a realização do Ironman Kids, que contará com a participação de 300 crianças.

Na edição 2017 do Ironman em Fortaleza, a largada será em ondas, a partir das 6h, para um percurso de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, em um percurso técnico, plano e rápido. Focado na Faixa Etária, o evento classificará 30 atletas para o IRONMAN 70.3 World Championship 2018, programado para Mandela Bay, na África do Sul.

Serão duas premiações: a primeira, que visa estimular a participação nas quatro etapas do 70.3, oferecendo um passaporte que, com carimbo de ao menos três provas, garantirá troféus IRONMAN 70.3 Brazil Tour; a segunda premiação se dará por meio de um ranking entre os atletas amadores, os quais devem participar de pelo menos três provas do Circuito IRONMAN 70.3 Brasil, em 2017. Os cinco melhores de cada categoria receberão troféus IRONMAN 70.3 Brazil Tour.

Organizado pela Unlimited Sports, com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Setfor e Governo do Ceará, o evento em Fortaleza encerrará o IRONMAN 70.3 Brazil Tour, um programa que incentiva e estimula a participação de triatletas no Circuito IRONMAN 70.3 Brasil, em 2017.

A 4ª edição do Ironman será realizada dia 26 de novembro.

Erick Vascocnelos e Rodrigo Pereira

Foto: Balada In